Apresentação

O Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM) foi fundado em 1994 e representa a continuidade e a adaptação a novos contextos do Centro de Estudos Portugueses (CEP), fundado em 1980.

O CEHUM integra a investigação realizada nas áreas da Literatura, Ciências da Linguagem, Cultura e Artes (Teatro e Música). São seus objetivos prioritários o desenvolvimento e divulgação de investigação nas áreas que acolhe, sendo uma das maiores unidades I&D da Universidade do Minho e um dos maiores das Humanidades a nível nacional, com mais do que 70 investigadores sénior e 40 investigadores júnior (doutoramento / pós-doutoramento; 50% com bolsas), todos com perfis muito diversificados. O CEHUM tem vindo a desenvolver projetos, ao nível internacional e nacional, e a criar grupos de investigação, atraindo colaboradores de outros centros de investigação fora e dentro de Portugal. O CEHUM organiza conferências, colóquios, seminários e workshops cujas publicações daí decorrentes têm vindo a aumentar a dinâmica do centro, bem como a sua visibilidade nacional e internacional.

O CEHUM possui uma biblioteca especializada em Ciências Humanas e edita duas coleções de monografias (col. Hespérides e col. Poliedro), uma revista especializada anual – A Diacrítica, bem como outras publicações. A Diacrítica foi indexada na base de dados SciELO - Scientific Electronic Library Online, encontrando-se distribuída internacionalmente através de uma extensa rede de permutas, e tem transitado em 2017 para versão OJS.

Regulamento [PDF]