Doutoramento: Modernidades Comparadas

Literaturas, Artes e Culturas



Inscrições online em: link
- Renata Flaiban Zanete, aluna de doutoramento do Programa Doutoral em Modernidades Comparadas, ganhou um prémio literário no concurso do Prémio Literário Manuel Laranjeira, promovido pela Câmara Municipal de Espinho. [link]

2021/06/12: Lançamento de Livro de Ellen Lima e Manuella Bezerra de Melo (Alunas DMC)

8/11/2019 - Museu Serralves

8/11/2019 - Museu Serralves

8/11/2019 - Museu Serralves

10/2019

Workshop Womanart 2019
Visita de estudo 2018

Visita de estudo ao Museu Soares dos Reis, dia 17 Janeiro 2017

Visita de estudo, dezembro de 2016
A evolução dos Estudos Literários nas últimas décadas tem sido marcada pelo ultrapassar das fronteiras nacionais e pelo estudo das literaturas integrado numa perspectiva internacional, transdisciplinar e transcultural, o que levou a um importante desenvolvimento dos Estudos Comparatistas. A Literatura Comparada tem vindo a afirmar-se desde a segunda metade do século XX como o espaço por excelência da interrogação e da reflexão sobre o fenómeno literário e das suas múltiplas contaminações e cruzamentos, considerados numa perspectiva transnacional e no eixo das suas relações com outras linguagens artÃsticas e culturais. Esta constatação levou ao desenvolvimento de áreas de especialização diversas no âmbito dos Estudos Comparatistas, tais como os Estudos de Tradução, os Estudos Feministas, os Estudos Pós-Coloniais, as Interartes, etc., os quais colocam novas questões ao estudo das literaturas nacionais e à própria teoria da literatura.
Ao longo das últimas duas décadas, os departamentos de lÃnguas do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) têm vindo a desenvolver vários cursos de pós-graduação departamentais (Mestrado e Especialização) na área das Literaturas e das Culturas referentes a cada departamento, desenvolvendo simultaneamente redes de investigação e projectos pedagógicos e cientÃficos de colaboração com outras universidades, nacionais e estrangeiras. Tem vindo a verificar-se um interesse cada vez maior, por parte dos candidatos a estes cursos, pelos Estudos Comparatistas, o que levou já as direcções de vários destes cursos a incluir opções de Literatura e Cultura Comparadas nos seus planos de estudos e a procurarem a colaboração de outros departamentos, e levou também à realização de inúmeras teses de Mestrado e algumas de Doutoramento em Literatura Comparada.
Por outro lado, importa salientar a incidência de projectos de investigação neste âmbito no Centro de Estudos HumanÃsticos, a unidade de investigação que congrega docentes e investigadores do ILCH (avaliada como Excelente na última avaliação internacional); um número crescente de investigadores deste Centro tem vindo a orientar a sua investigação para projectos transversais, que ultrapassam as fronteiras nacionais e mesmo disciplinares, verificando-se assim um grande número de projectos e publicações em Literatura Comparada, Estudos Culturais, Estudos de Tradução, Estudos de Género e Interartes que acompanham a evolução da investigação internacional em Ciências Humanas no sentido da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade, sobressaindo deste modo a necessidade de uma reflexão aturada e de um estudo integrado das manifestações culturais e artÃsticas no mundo pós-industrial e globalizado em que vivemos.
A proposta de criação deste 3º ciclo de Estudos, denominado Modernidades Comparadas: Literaturas, Artes e Culturas, vem assim colmatar uma imperiosa necessidade de formação a nÃvel avançado nesta área de estudos cientÃficos e de enquadramento de todo um trabalho de investigação transversal já em curso, ciente de corresponder à s inúmeras solicitações por parte de estudantes e investigadores nas áreas de Ciências Humanas, ou ainda de investigadores de outros sectores interessados numa especialização em Estudos Literários e Culturais numa óptica transdisciplinar.
A criação deste curso de 3º ciclo visa assim aprofundar a formação dos estudantes de 1º e de 2ºciclos da UM, articulando-se coerentemente com as várias Licenciaturas em LÃnguas, Literaturas e Culturas existentes no ILCH, cuja recente reestruturação aponta para um substancial alargamento interdisciplinar no âmbito da formação, sendo na sua estrutura profundamente ancorado nos 2º ciclos (Mestrados em Literaturas e Culturas) vigentes.
Ela responde, por outro lado, a um crescendo de solicitações externas diversas: de professores de lÃnguas e literaturas do ensino básico e secundário que desejam dispor de ferramentas e conhecimentos globais e actualizados que lhes permitam uma maior proficiência cientÃfica e maior grau de profissionalismo na sua área docente; de Mestres que gostariam de prosseguir com o Doutoramento num âmbito de investigação cientÃfica mais especÃfico; de um número crescente de estudantes e investigadores estrangeiros em Literatura e Cultura (nomeadamente de Espanha, Brasil, França, Alemanha, Bélgica e Holanda) que desejam fazer parte da sua formação pós-graduada em Portugal em áreas como os Estudos de Tradução, Estudos de Género, Estudos Culturais, ou Interartes aos quais o ILCH não tem tido condições de dar resposta dado o carácter monodisciplinar das formações existentes até aqui.
O programa de Doutoramento consiste num ano curricular e de elaboração do projecto de dissertação, e de dois anos para a escrita da dissertação. O plano de estudos inclui quatro seminários obrigatórios e quatro seminários de opção nas áreas cientÃficas do curso. Os seminários funcionarão num sistema de módulos coordenados por docentes de diferentes departamentos do ILCH e investigadores do CEHUM, com a participação em seminários de professores convidados de outras universidades, portuguesas e estrangeiras, estando previstas colaborações das Universidades de Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Santiago de Compostela, Utrecht, Warwick, Londres, Paris IV – Sorbonne, Aix-en-Provence, Bochum, Leipzig, Munique, Wisconsin e Indiana.
1.Ciclo de estudos:
Doutoramento em Modernidades Comparadas: Literaturas, Artes e Culturas
2.Grau:
3º Ciclo - Doutor
3.Ãrea cientÃfica predominante do ciclo de estudos:
Literatura Comparada
4.Número de créditos ECTS necessário à obtenção do grau:
180 ECTS
5.Duração normal do ciclo de estudos (art.º 3 DL-74/2006):
3 anos (2 semestres lectivos + 4 semestres de tese)
6.Número de vagas proposto:
10
7.Horário:
Maioritariamente pós-laboral
8.Regime de funcionamento:
O programa doutoral funciona em regime de tempo integral, diurno, sendo a escolaridade média de 8 horas colectivas semanais, acrescidas de 2,8 horas tutoriais, no 1º ano do Curso. Depois da aprovação do plano da tese pelo Conselho CientÃfico da Escola e do registo do tema da tese de doutoramento e respectivo plano nos serviços competentes da U.M., segue-se um perÃodo de dois anos curriculares para elaboração da tese, procedendo-se posteriormente à sua apresentação e defesa em provas públicas.
9.Duração e Estrutura do Curso:
O Curso de Doutoramento em Modernidades Comparadas: literaturas, artes e culturas tem a duração de seis semestres, compreendendo dois semestres a parte curricular e quatro semestres a preparação e apresentação de uma dissertação original. O Curso está organizado de acordo com o sistema de unidades de crédito, sendo as unidades curriculares e respectivas áreas cientÃficas, o regime de escolaridade e a carga horária os que constam do diploma de criação do Curso e do plano de estudos aprovado.
10.Orientação de Teses:
A concessão do grau de Doutor é feita mediante a frequência com aproveitamento das unidades curriculares que integram o plano de estudos e a elaboração de uma dissertação original, e a obtenção nesta, e em provas públicas, do resultado final de Aprovado.
11.Valor das Propinas e Forma de Pagamento:
A definir em Despacho Reitoral
12.Professor Coordenador:
Ana Gabriela Macedo
13.Local de funcionamento:
Campus de Gualtar, Universidade do Minho em Braga
14.Ãreas de especialização:
Literatura Comparada, Ciências da Cultura e Interartes


Prazos de Candidatura:
1ª fase: 24 maio a 02 junho 2021 - estudantes internacionais e nacionais
2ª fase: 28 junho a 07 julho 2021 - estudantes internacionais e nacionais
3ª fase: 30 agosto a 03 setembro 2021 - estudantes internacionais e nacionais
InÃcio das Aulas:
Outubro de 2021
Taxa de candidatura no valor de 30€ (não reembolsável).
Condições de Admissão:
São admitidos à candidatura à matrÃcula no Curso:
1.Titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
2.Titulares de grau de licenciado, detentores de um currÃculo escolar ou cientÃfico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão cientÃfico estatutariamente competente da Universidade do Minho;
3.Detentores de um currÃculo escolar, cientÃfico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão cientÃfico estatutariamente competente da Universidade do Minho.
Documentação necessária para a candidatura:
1. A apresentação de candidaturas é efectuada no local indicado no respectivo edital, através do preenchimento de um boletim de candidatura.
2.Deverão ainda ser anexados os seguintes documentos:
a) curriculum vitae detalhado;
b) cópia, nos casos aplicáveis, da certidão da Licenciatura com discriminação das unidades curriculares e indicação da respectiva classificação final; cópia da certidão de Mestrado com discriminação das unidades curriculares e indicação da respectiva classificação final; ou cópia da certidão das unidades curriculares de Mestrado com a indicação da respectiva classificação final.
c) fotocópia de outros diplomas pertinentes para a área de especialização;
d) documento comprovativo do tempo de serviço docente;
e) outros elementos que os candidatos entendem relevantes para a apreciação da sua candidatura.
3. A apresentação de processos de candidatura incompletos, designadamente no que se refere a elementos essenciais que permitam a sua correcta apreciação e respectivos procedimentos de selecção e seriação, acarretará a rejeição liminar da candidatura.
Critérios de Avaliação do Candidatos:
Os candidatos são seleccionados pelos professores que integram a Comissão Directiva, por aplicação sucessiva dos seguintes critérios:
a)Classificação de Licenciatura e de outros graus já obtidos pelo candidato;
b)CurrÃculo académico, cientÃfico e pedagógico;
c)Actividade profissional e/ou outras relevantes para as áreas cientÃficas do ciclo de estudos.
- Seminários ao Lanche 2021 [link1 link2]
- Seminários ao Lanche 2020 [link
- Seminários ao Lanche - 2019-12-10 [link]
- Seminários 2019 [link]
- Seminários Itinerâncias CrÃticas 2018 [link]
- Seminários Doutorais 2018 [link]
- Seminários Itinerâncias CrÃticas 2016-2017 [link]
- Ciclo de Seminários de Literatura 2015-2016 [link]
- Seminários Permanentes de Literatura 2013/2014:
"Literaturas em Trânsito" [link]
- Itinerâncias CrÃticas 2013/2014 [link]
- Seminários Permanentes de Literatura 2011/2012:
"Itinerários Comparatistas" [calendarização]
- 4ª ESCOLA DE VERÃO CEHUM Liminaridades. Género, Tradução, Performance, 13-15 de junho 2016 [link]
- TransCEHUM II: Jornadas de Jovens Investigadores [link]
- III Summer School CEHUM - "Modernidades Comparadas: Literaturas, Artes, Culturas", de 8 a 10 de julho de 2013 [link]
Instituto de Letras e Ciências Humanas
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Tel: 253 604 173 | Fax: 253 601 669
E-mail: pedagogico@ilch.uminho.pt