EHUM2M

Estudos Humanísticos em Migrações & Marginalização

O principal foco de pesquisa deste grupo centra-se no papel desempenhado pelas culturas, línguas e literaturas no trabalho de (re)configuração da experiência de refugiados, migrantes e marginalizados. É dedicada especial atenção a fenómenos de tradução, transmediação e hibridização vistos como processos essenciais para alcançar uma sociedade inclusiva e aberta à diversidade criativa. Tal significa questionar uma lógica assente no conceito de ‘centro vs. margens’ e ‘nós vs. eles’ e ir além do tradicional credo democrático de respeito pelos direitos humanos, pelas minorias e pela diferença. A pesquisa far-se-á na interseção de línguas, culturas e literaturas, sendo concebida como uma fonte de conhecimento útil sobre estratégias de sobrevivência individual / promoção da qualidade de vida (imaterial) e sobre o desenvolvimento de uma sociedade onde a criatividade híbrida assume uma função coesiva essencial como expressão e representação de comunidades interétnicas.


Coordenador:
Orlando Grossegesse

Membros:
Investigadores seniores:
Clara Costa Oliveira; Cristina Flores; Fadi Skeiker; Fernando Ferreira Alves; Isabel Ermida; Marie-Manuelle Silva; Micaela Ramón; Orlando Grossegesse.
Investigadores juniores:
José Luís Lopes.
Colaboradores:
César Goes (UNISC, Universidade de Santa Cruz do Sul); Christina Märzhäuser (UMünchen / UWien); Isabel Lopes Cardoso (UNova Lisboa, UEvora e FCG); Camila Borges dos Santos (UFRGS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul); Maria Alfredo Moreira (Instituto de Educação, UMinho); Joana da Silveira Duarte (University of Groningen); Patrícia Penélope Mendes Jerónimo Vink (Direitos Humanos - Centro de Investigação Interdisciplinar, ED, UMinho).