ITINERÂNCIAS CRÍTICAS

Estudos Pós-coloniais, Género e Política de
Localização na Arte e Literatura Contemporâneas

Curso Breve GruPocLi | NIGEF

-Confirma-se o início do Curso Breve-


Últimas vagas: inscrições abertas até dia 20 de Dezembro 2011.

Aula inaugural:
Dia 7 de Janeiro de 2012 no auditório do ILCH, piso 0, às 10:00h.


Curso acreditado para:
Professores do Ensino Básico e Secundário e Educadores de Infância.

O Curso Breve ITINERÂNCIAS CRÍTICAS. Estudos Póscoloniais, Género e Política de Localização na Arte e Literatura Contemporâneas procura dar respostas a questões prementes que marcam a sociedade contemporânea, contribuindo para o desenvolvimento de uma cidadania multicultural e cosmopolita. A reciprocidade entre as diversas culturas e as suas línguas passa necessariamente pela aquisição de paradigmas críticos e epistemológicos diferenciados que permitam questionar concepções eurocêntricas e estereotipadas do mundo. Por via de uma reflexão em torno da Teoria Póscolonial e de Género serão propostas leituras de autores e textos literários e artísticos de diferentes contextos culturais (África, Américas, Ásia, Oceânia, Europa) contribuindo para uma mais ampla compreensão da diversidade e da diferença. Os percursos críticos que o Curso se propõe seguir serão desenvolvidos em torno dos seguintes módulos temáticos: Representando o ‘Outro’: Problemas e Itinerários Críticos; Identidade e Diferença: Cartografias na Literatura e nas Artes Visuais; ‘Grandes Narrativas’ em Diálogo: Nações, Identidades e Narrações; Geografias do Corpo e do Espaço; Novas Corpografias e Localizações Pós-coloniais. Todos os módulos pretendem articular reflexões situadas em contextos culturais e linguísticos diferenciados através de leituras de textos literários e artísticos emblemáticos das realidades que representam.


O Curso Breve insere-se no âmbito das actividades culturais e científicas desenvolvidas pelo Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, sendo ministrado por Investigadores do CEHUM e Professores do Instituto de Letras e Ciências Humanas da UM. Integrarão a acção de formação Conferências e Seminários ministrados por especialistas nacionais e estrangeiros.


> Número mínimo de alunos: 10

> Últimas vagas: inscrições abertas até dia 20 de Dezembro 2011.

> Área científica: Literatura e Cultura

> Disciplinas: Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa, Literaturas e Culturas de Língua Francesa, Literaturas e Culturas de Língua Inglesa, Estudos Pós-coloniais, Estudos de Género.

> ECTS 1,5

> Inscrições: Todas as inscrições deverão ser efectuadas via internet, através do formulário presente [aqui]

> Local de realização da acção: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho — Instituto de Letras e Ciências Humanas

> Preço:
.Alunos UM, ex-alunos membros AAUM, docentes, funcionários: 60€
.Público em geral: Propina: 90€

Para mais informações contactar: ceh@ilch.uminho.pt
UM
Uminho
ICLH
ILCH

FCT

COMPETE

QREN

UE FEDR