Linhas Temáticas


Ciências da Literatura Ciências da Linguagem Filosofia e Cultura

Coordenador:

Objectivos:

A linha temática em Filosofia e Cultura é muito heterogénea e engloba grupos de investigação em diversas áreas da Filosofia, dos Estudos Culturais e dos Estudos Musicais, correspondendo desta forma ao perfil interdisciplinar do Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM). Em Filosofia, são particularmente activos os grupos de Ética e Filosofia Política, Filosofia e Cultura em Portugal, Estética, Filosofia da Mente e Epistemologia. Nos Estudos Culturais enquadram-se grupos de investigação das áreas dos Estudos Alemães, Franceses e Ingleses e Norte-Americanos, assim como os investigadores que se dedicam à Cultura Clássica. O grupo de Estudos Musicais, mais recente, surgiu no seguimento da integração do Departamento de Música no Instituto de Letras e Ciências Humanas, ao qual se encontra associado o CEHUM.

Os diferentes grupos de investigação desenvolvem projectos com financiamento externo e interno e promovem cursos breves, seminários e conferências. Os investigadores participam nestas actividades, mas contribuem também com os seus projectos individuais e com as publicações que deles resultam. A linha temática em Filosofia e Cultura organiza também, aglutinando os investigadores das diversas áreas que a compõem, o Seminário Permanente de Filosofia e Cultura. Este seminário reúne com uma periodicidade mensal ou aproximada em torno de palestras proferidas quer pelos membros da linha temática, quer por convidados externos.

A linha temática em Filosofia e Cultura conta com um número aproximado de 35 membros, a maior parte dos quais são docentes do Instituto de Letras e Ciências Humanas. No entanto, nos anos mais recentes, tem sido grande o crescimento através de investigadores de outras instituições, de alunos de doutoramento e de doutorados que escolheram este centro para realizar os seus projectos de pós-doutoramento. Este último desenvolvimento, aliás, tem dado um forte influxo às actividades da linha temática.