Linhas Temáticas


Ciências da Literatura Ciências da Linguagem Filosofia e Cultura

Coordenador:

Apresentação:

A linha temática de Literatura visa o entendimento do fenómeno literário no seu amplo âmbito, incluindo o seu papel sócio-cultural através da História e a sua interface com assuntos chave na sociedade contemporânea.

O projecto desenvolvido nesta linha temática visa, assim, estudar temas e autores, desde a Antiguidade até ao século XXI, de uma perspectiva teórica e crítica, com o enfoque em corpora literária específica.

Entre os projectos e os estudos submetidos pelos nossos investigadores, deve-se realçar a prevalência de projectos centrados nos trabalhos de autores das literaturas dos tempos modernos e contemporâneos que expressam o papel de literatura como um meio de enunciar os problemas e as preocupações da sociedade actual.

Os projectos de investigação focam predominantemente estudos sobre teoria da literatura, teoria crítica, e literatura comparada, dentro de um âmbito genológico (narrativa, teatro, poesia e contaminações) com um enfoque no estudo das poéticas interartes, das poéticas da tradução, estudos pós-coloniais, estudos de género e culturais.

Os membros do Centro dedicam-se eles próprios a desenvolver investigação numa dinâmica interactiva e dialógica, através de projectos individuais e colectivos, a organização de seminários e colóquios e a publicação de artigos e livros.

Temos vindo gradualmente a reunir esforços no sentido de uma crescente internacionalização e colaboração com outros Centros de Investigação e Universidades. O número de alunos de doutoramento e pós-doutoramento tem vindo a crescer constantemente.