Doutoramento: Modernidades Comparadas


Programa Doutoral em Modernidades Comparadas:
Literaturas, Artes e Culturas


Mais Informações: Página ILCH
Brochura: PDF
E-mail: pedagogico@ilch.uminho.pt | ceh@ilch.uminho.pt

Últimas Atualizações:
- Seminários Itinerâncias Críticas 2016-2017 [link]
- Visita de estudo, dezembro de 2016 [link]
- 4ª ESCOLA DE VERÃO CEHUM Liminaridades. Género, Tradução, Performance, 13-15 de junho 2016 [link]
- Ciclo de Seminários de Literatura 2015-2016 [link]
- Protocolo com o Institute for World Literature, da Universidade de Harvard [link]
- Rede Internacional com Universidade de Malta e o Goldsmith College (Univ. de Londres): "Writing the Mediterranean"

Visita de estudo, dezembro de 2016


A evolução dos Estudos Literários nas últimas décadas tem sido marcada pelo ultrapassar das fronteiras nacionais e pelo estudo das literaturas integrado numa perspectiva internacional, transdisciplinar e transcultural, o que levou a um importante desenvolvimento dos Estudos Comparatistas. A Literatura Comparada tem vindo a afirmar-se desde a segunda metade do século XX como o espaço por excelência da interrogação e da reflexão sobre o fenómeno literário e das suas múltiplas contaminações e cruzamentos, considerados numa perspectiva transnacional e no eixo das suas relações com outras linguagens artísticas e culturais. Esta constatação levou ao desenvolvimento de áreas de especialização diversas no âmbito dos Estudos Comparatistas, tais como os Estudos de Tradução, os Estudos Feministas, os Estudos Pós-Coloniais, as Interartes, etc., os quais colocam novas questões ao estudo das literaturas nacionais e à própria teoria da literatura.

Ao longo das últimas duas décadas, os departamentos de línguas do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) têm vindo a desenvolver vários cursos de pós-graduação departamentais (Mestrado e Especialização) na área das Literaturas e das Culturas referentes a cada departamento, desenvolvendo simultaneamente redes de investigação e projectos pedagógicos e científicos de colaboração com outras universidades, nacionais e estrangeiras. Tem vindo a verificar-se um interesse cada vez maior, por parte dos candidatos a estes cursos, pelos Estudos Comparatistas, o que levou já as direcções de vários destes cursos a incluir opções de Literatura e Cultura Comparadas nos seus planos de estudos e a procurarem a colaboração de outros departamentos, e levou também à realização de inúmeras teses de Mestrado e algumas de Doutoramento em Literatura Comparada.

Por outro lado, importa salientar a incidência de projectos de investigação neste âmbito no Centro de Estudos Humanísticos, a unidade de investigação que congrega docentes e investigadores do ILCH (avaliada como Excelente na última avaliação internacional); um número crescente de investigadores deste Centro tem vindo a orientar a sua investigação para projectos transversais, que ultrapassam as fronteiras nacionais e mesmo disciplinares, verificando-se assim um grande número de projectos e publicações em Literatura Comparada, Estudos Culturais, Estudos de Tradução, Estudos de Género e Interartes que acompanham a evolução da investigação internacional em Ciências Humanas no sentido da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade, sobressaindo deste modo a necessidade de uma reflexão aturada e de um estudo integrado das manifestações culturais e artísticas no mundo pós-industrial e globalizado em que vivemos.

A proposta de criação deste 3º ciclo de Estudos, denominado Modernidades Comparadas: Literaturas, Artes e Culturas, vem assim colmatar uma imperiosa necessidade de formação a nível avançado nesta área de estudos científicos e de enquadramento de todo um trabalho de investigação transversal já em curso, ciente de corresponder às inúmeras solicitações por parte de estudantes e investigadores nas áreas de Ciências Humanas, ou ainda de investigadores de outros sectores interessados numa especialização em Estudos Literários e Culturais numa óptica transdisciplinar.

A criação deste curso de 3º ciclo visa assim aprofundar a formação dos estudantes de 1º e de 2ºciclos da UM, articulando-se coerentemente com as várias Licenciaturas em Línguas, Literaturas e Culturas existentes no ILCH, cuja recente reestruturação aponta para um substancial alargamento interdisciplinar no âmbito da formação, sendo na sua estrutura profundamente ancorado nos 2º ciclos (Mestrados em Literaturas e Culturas) vigentes.

Ela responde, por outro lado, a um crescendo de solicitações externas diversas: de professores de línguas e literaturas do ensino básico e secundário que desejam dispor de ferramentas e conhecimentos globais e actualizados que lhes permitam uma maior proficiência científica e maior grau de profissionalismo na sua área docente; de Mestres que gostariam de prosseguir com o Doutoramento num âmbito de investigação científica mais específico; de um número crescente de estudantes e investigadores estrangeiros em Literatura e Cultura (nomeadamente de Espanha, Brasil, França, Alemanha, Bélgica e Holanda) que desejam fazer parte da sua formação pós-graduada em Portugal em áreas como os Estudos de Tradução, Estudos de Género, Estudos Culturais, ou Interartes aos quais o ILCH não tem tido condições de dar resposta dado o carácter monodisciplinar das formações existentes até aqui.

O programa de Doutoramento consiste num ano curricular e de elaboração do projecto de dissertação, e de dois anos para a escrita da dissertação. O plano de estudos inclui quatro seminários obrigatórios e quatro seminários de opção nas áreas científicas do curso. Os seminários funcionarão num sistema de módulos coordenados por docentes de diferentes departamentos do ILCH e investigadores do CEHUM, com a participação em seminários de professores convidados de outras universidades, portuguesas e estrangeiras, estando previstas colaborações das Universidades de Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Santiago de Compostela, Utrecht, Warwick, Londres, Paris IV – Sorbonne, Aix-en-Provence, Bochum, Leipzig, Munique, Wisconsin e Indiana.

Estrutura Curricular e Plano de Estudos:


Conteúdos Programáticos:
PDF
Informações

1.Ciclo de estudos:
Doutoramento em Modernidades Comparadas: Literaturas, Artes e Culturas

2.Grau:
3º Ciclo - Doutor

3.Área científica predominante do ciclo de estudos:
Literatura Comparada

4.Número de créditos ECTS necessário à obtenção do grau:
180 ECTS

5.Duração normal do ciclo de estudos (art.º 3 DL-74/2006):
3 anos (2 semestres lectivos + 4 semestres de tese)

6.Número de vagas proposto:
10

7.Horário:
Maioritariamente pós-laboral

8.Regime de funcionamento:
O programa doutoral funciona em regime de tempo integral, diurno, sendo a escolaridade média de 8 horas colectivas semanais, acrescidas de 2,8 horas tutoriais, no 1º ano do Curso. Depois da aprovação do plano da tese pelo Conselho Científico da Escola e do registo do tema da tese de doutoramento e respectivo plano nos serviços competentes da U.M., segue-se um período de dois anos curriculares para elaboração da tese, procedendo-se posteriormente à sua apresentação e defesa em provas públicas.

9.Duração e Estrutura do Curso:
O Curso de Doutoramento em Modernidades Comparadas: literaturas, artes e culturas tem a duração de seis semestres, compreendendo dois semestres a parte curricular e quatro semestres a preparação e apresentação de uma dissertação original. O Curso está organizado de acordo com o sistema de unidades de crédito, sendo as unidades curriculares e respectivas áreas científicas, o regime de escolaridade e a carga horária os que constam do diploma de criação do Curso e do plano de estudos aprovado.

10.Orientação de Teses:
A concessão do grau de Doutor é feita mediante a frequência com aproveitamento das unidades curriculares que integram o plano de estudos e a elaboração de uma dissertação original, e a obtenção nesta, e em provas públicas, do resultado final de Aprovado.

11.Valor das Propinas e Forma de Pagamento:
A definir em Despacho Reitoral

12.Professor Coordenador:
Ana Gabriela Macedo

13.Local de funcionamento:
Campus de Gualtar, Universidade do Minho em Braga

14.Áreas de especialização:
Literatura Comparada, Ciências da Cultura e Interartes
Candidaturas

Página Oficial sobre Candidaturas: ILCH
E-mail para informações: pedagogico@ilch.uminho.pt

Prazos de Candidatura:
1ª fase: 18/05/2017 a 09/06/2017
2ª fase: 10/07/2017 a 21/07/2017
3ª fase: 28/08/2017 a 08/09/2017

Início das Aulas:
Outubro de 2016

Taxa de candidatura no valor de 30€ (não reembolsável).

Condições de Admissão:
São admitidos à candidatura à matrícula no Curso:
1.Titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
2.Titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da Universidade do Minho;
3.Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da Universidade do Minho.

Documentação necessária para a candidatura:
1. A apresentação de candidaturas é efectuada no local indicado no respectivo edital, através do preenchimento de um boletim de candidatura.
2.Deverão ainda ser anexados os seguintes documentos:
a) curriculum vitae detalhado;
b) cópia, nos casos aplicáveis, da certidão da Licenciatura com discriminação das unidades curriculares e indicação da respectiva classificação final; cópia da certidão de Mestrado com discriminação das unidades curriculares e indicação da respectiva classificação final; ou cópia da certidão das unidades curriculares de Mestrado com a indicação da respectiva classificação final.
c) fotocópia de outros diplomas pertinentes para a área de especialização;
d) documento comprovativo do tempo de serviço docente;
e) outros elementos que os candidatos entendem relevantes para a apreciação da sua candidatura.
3. A apresentação de processos de candidatura incompletos, designadamente no que se refere a elementos essenciais que permitam a sua correcta apreciação e respectivos procedimentos de selecção e seriação, acarretará a rejeição liminar da candidatura.

Critérios de Avaliação do Candidatos:
Os candidatos são seleccionados pelos professores que integram a Comissão Directiva, por aplicação sucessiva dos seguintes critérios:
a)Classificação de Licenciatura e de outros graus já obtidos pelo candidato;
b)Currículo académico, científico e pedagógico;
c)Actividade profissional e/ou outras relevantes para as áreas científicas do ciclo de estudos.
Cartaz: [+]

Teses/Projetos

Em curso:

Ana Sofia Bessa Carvalho:
“We Carry This Map of Ourselves Around”: the Queer Body as Transnational.

António Manuel Pinto da Silva Mota:
Representações ex-cêntricas e diálogos transnacionais: História, memória e o tema do retorno

Daniel dos Santos Tavares:
Do retrato poético: leituras interartísticas na poesia portuguesa contemporânea

Everton Samuel dos Santos Melo:
Homens e mulheres emancipados: casos de estudo a partir do teatro político de Augusto Boal

Fernanda Maria Cardoso Pereira Vizcaíno:
Critical Edition and Study of Fernando Pessoa’s Sent Correspondence

Maria Amélia Ribeiro de Carvalho:
Identidades Trianguladas – género, tradução e pós-colonialismo nas obras das escritoras luso-americanas Katherine Vaz, Millicent Borges Accardi e Erika de Vasconcelos

Orquídea da Conceição Lima Ferreira Maia Santos Cadilhe:
A performance desconstrutora e empoderadora de Cherilyn Sarkisian – “Cher”: representações e transmutações míticas da “mulher desviante”

Sandra Isabel Cunha de Sousa:
Retratos do herói: releituras da cultura clássica na ficção portuguesa contemporânea.

Susana Margarida de Azevedo Ataíde Ribeiro Mendes:
Poesia e Arquitetura em Sophia de Mello Breyner Andresen

Vanda Andreia Santos Figueiredo:
O corpo moderno: representações na literatura portuguesa e outras artes

Ana Cristina Gomes da Rocha:
Pacific Encounters, Postcolonial Representations and the Challenges of Écriture Féminine: (Re)Writing the Body and Mapping the Silence(s) of History.

Bruna da Silva Ferreira:
Entre todos os nomes, José: poética dos nomes e autoficção na obra Saramaguiana.

Fernanda Felisbela Manuel da Costa dos Santos Benedito:
Literatura Pós-Colonial e Mapeamento de Espaços Transculturais: Um Olhar Sobre o(s) Contexto(s) Africano(s)

Joaquim Pedro Cepêda Ferreira Marques Pinto:
Negritude e Marxismo nas literaturas africanas de língua portuguesa: a geração de 50

José Luís Pimenta Lopes:
A receção do Holocausto em Portugal: mediação e debate intelectual – do pós-guerra até ao 25 de Abril

Seminários

- Seminários Itinerâncias Críticas 2016-2017 [link]

- Ciclo de Seminários de Literatura 2015-2016 [link]

- Seminários Permanentes de Literatura 2013/2014: "Literaturas em Trânsito" [link]

- Itinerâncias Críticas 2013/2014 [link]

- Seminários Permanentes de Literatura 2011/2012: "Itinerários Comparatistas" [calendarização]

Summer Schools

- 4ª ESCOLA DE VERÃO CEHUM Liminaridades. Género, Tradução, Performance, 13-15 de junho 2016 [link]

- TransCEHUM II: Jornadas de Jovens Investigadores [link]

- III Summer School CEHUM - "Modernidades Comparadas: Literaturas, Artes, Culturas", de 8 a 10 de julho de 2013 [link]

Contactos

Instituto de Letras e Ciências Humanas
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga

Tel: 253 604 173 | Fax: 253 601 669
E-mail: pedagogico@ilch.uminho.pt