Ana Gabriela Macedo

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Departamento de Estudos Ingleses e Norte Americanos
Instituto de Letras e Ciências Humanas
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga


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Categoria Profissional

Professora Catedrática


Actividade Profissional

- Professor, English Dept., Universidade do Minho, Braga, Portugal.
- Director of the “Humanities Research Centre” (CEHUM) at Universidade do Minho.
- President of the “Cultural Council” at Universidade do Minho.


Qualificações Académicas

Ph. D. University of Sussex, 1990, “Wyndham Lewis’s Literary Work (1908-1928); Futurism, Vorticism and the Poetics of the Avant-garde”.


Áreas de Investigação de Interesse

Comparative Literature; English Literature (Modernism and Postmodernism); Feminist Studies; Visual Poetics.


Projectos de Investigação

-Dicionário Terminológico de Conceitos da Crítica Feminista (em colaboração com a Prof. Ana Luísa Amaral da Fac. Letras do Porto). Projecto financiado pela FCT, no âmbito do Programa PRAXIS XXI e POCTI. Terminado em 31 de Maio de 2004 e publicado pela Editora Afrontamento, Porto, 2005.

Projectos de investigação em curso:
a) Individuais:

- Virginia Woolf e as Artes(investigação em curso para posterior publicação pela Ed. Cotovia, Lisboa).

- Projecto sobre "O Prémio Nobel na Literatura" (apresentado à FCT em Fevereiro 2011, não financiado)

- Projeto "Itinerâncias Críticas" (GAPS CEHUM)(apresentado à FCT)

b)em colaboração:

-Poéticas Visuais e a representação do feminino (linha de investigação no âmbito do projecto Literatura e Identidades: História, Mitos e Representações;Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, FLUP, financiado pela FCT).

- Colaboração no projecto FCT "As Novas Cartas Portuguesas 40 anos depois" (investigador resp. Ana Luisa Amaral, FLUP)

c)Colaboração nas seguintes Redes europeias:
European Intertexts (coord. Univ. of Hull); Athena - Women´s Studies in Europe (coord. Univ. of Utrecht); ACUME 1 Women and Cultural Memory (coord. Univ. of Bologna e Univ. of Warwick); ACUME 2 (coord. Univ. Bologna); Translation Studies (Coord. Univ. de Calabria, em fase de candidatura).


Publicações

1) Books: (author/editor)
- Prémios Literários. O Poder das Narrativas as Narrativas do Poder, org. Ana G. Macedo, Elena Brugioni, Joana Passos, Braga: Edições Afrontamento, 2016.

-Conflito e Trauma, org. Ana Gabriela Macedo, Carlos Mendes de Sousa e Vítor Moura, Braga: Húmus/Cehum, 2015.

-As Humanidades e as Ciências - disjunções e confluências, org. Ana Gabriela Macedo, Carlos Mendes de Sousa e Vítor Moura, Braga: Húmus/Cehum, 2014.

-Wyndham Lewis's Literary Work, 1908-28; Vorticism, Futurism and the Poetics of the Avantarde. Famalicão: Húmus, 2014.

-Humanidades. Novos Paradigmas da Investigação e do Conhecimento, eds. Ana Gabriela Macedo, Carlos Mendes de Sousa e Vítor Moura, Braga: Húmus/Cehum, 2013.

-Estética, Cultura Material e Diálogos Intersemióticos, eds. Ana Gabriela Macedo, Carlos Mendes de Sousa e Vítor Moura, Braga: Húmus/Cehum, 2012.

-Género, Cultura Visual e Performance, orgs. AG Macedo e F. Rayner, CEHUM/Húmus, Braga, 2011.

-Vozes, Discursos e Identidades em Conflito, orgs. AG Macedo, C. Mendes de Sousa e V. Moura, CEHUM/Húmus, Braga, 2011.

-Paula Rego e o Poder da Visão. ‘A minha pintura é como uma história interior’. Lisboa: Cotovia, 2010.

-Estudos Performativos. Global Performance/ Political Performance, org. Ana Gabriela Macedo, C. Mendes de Sousa and V. Moura, Húmus/Cehum, Braga, 2010.

-Cumplicidades Comparatistas: Origens/Influências/Resistências, “Actas do VI Congresso Internacional da Assoc. Port Literatura Comparada/X Colóquio de Outono do CEHUM2, org. Ana Gabriela Macedo et alli, Universidade do Minho, Braga, 2010 (http://ceh.ilch.uminho.pt/outras_publicacoes_online_indice.htm).

-Dossier Literatura Comparada in Diacrítica Ciências da Literatura 24.3, CEHUM/Húmus, (2010).

-Censura e Inter/Dito, Censorship and Inter/Diction, org. Ana Gabriela Macedo and Maria Eduarda Keating, Univ. do Minho, Braga, 2009.

-Dossier Género e Estudos Feministas in Diacrítica Ciências da Literatura 22.3, CEHUM, (2008).

-Narrando o Pós-moderno: Reescritas, Re-visões, Adaptações, Centro de Estudos Humanísticos, Universidade do Minho, Colecção Hespérides, Braga, 2008.

-Narrativas do Poder/O Poder das Narrativas, org. Ana Gabriela Macedo and Maria Eduarda Keating, Univ. do Minho, Braga, 2007.

-Poéticas Inter-Artes/ Interart Poetics, org. Ana Gabriela Macedo and O. Grossegesse, Univ. do Minho, Braga, 2006.

-Dicionário da Crítica Feminista, eds. Ana Gabriela Macedo e Ana Luísa Amaral, Porto, Afrontamento, 2005.

-Identity and Cultural Translation, eds. Ana Gabriela Macedo and Margarida Pereira, Oxford and Bern, Peter Lang, 2005.

-Re-presentações do Corpo/ Re-presenting the Body, org. Ana Gabriela Macedo and O. Grossegesse, Cehum, Braga, 2003.

-Género, Identidade e Desejo: Teoria e Escrita Feministas, org. Ana Gabriela Macedo, Ed. Cotovia, Lisboa, 2002.

-A Mulher, O Louco e a Máquina – entre a margem e a norma, org. Ana Gabriela Macedo, "Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho", Colecção Hespérides, Braga, 1998.

2) Articles:
- “Through the Looking-Glass: Paula Rego’s Visual Rhetoric, an ‘aesthetics of danger’” in Textual Practice, 15 (1), Alan Sinfield, (ed.) Spring, (2001), London, Routledge (67-85).

- “Material Girls! Feminism and Body Matters”, in Corpo e Identidades, Cadernos de Literatura Comparada n.3-4, Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa Porto, Ed. Granito, 2001 (145-168).

- “Da ‘Mulher-Cão’ à ‘Mulher-Anjo’ – Paula Rego, Identidade, Desejo e Mito”, Cadernos de Literatura Comparada n. 2, “Identidades no Feminino”, org. Maria de Fátima Outeirinho e Rosa Maria Martelo, Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, Ed. Granito, Porto, 2001 (63-84).

- “Amaro ‘Entre as Mulheres’ ou ‘The Company of Women’: Paula Rego re-visitando Eça”, O Escritor n.15/16/17 (2001), (110-131).

- “Ana Hatherly e Luísa Costa Gomes”, Literatura: Vozes e Olhares no Feminino, org. Isabel Pires de Lima, Porto, Ed. Afrontamento, 2001 (222; 234).

- “Da Materialidade da Literatura: A Torre de Babel e o Poder da Linguagem”, Diacrítica (16), Braga: CEHUM, 2001 (5-16).

- “Anti-Fábulas, Anti-Mitos e a Arte de Narrar Descolonizando o pensamento” em colaboração com Ana Maria Chaves), Cadernos do Noroeste, vol. 17 (1-2), 2002 (165-172).

- “A Palavra, A Identidade e A Cultura Translativa: Parauma Introdução ao Dicionário Terminológico de Conceitos da Crítica Feminista” (em colaboração com Ana Luísa Amaral), Entre ser e estar. Raízes, percursos e discursos de identidade, org. António Sousa Ribeiro et al., Ed. Afrontamento, Porto, 2002 (383-408).

- “A arte de Paula Rego: uma ‘máfia’ de mulheres?”, O homem de costas: o corpo no teatro, cinema, fotografia e artes plásticas, ed. Helena Serôdio, Lisboa: Livros Horizonte, 2003 (241-251).

- “Jane Eyre de Paula Rego: Histórias de Mulheres”, Jornal de Letras, 12 Novembro 2003 (32-3).

- “Virginia Woolf: Visual Poetics and the Politics of Visibility”, in Cadernos de Literatura Comparada 8/9, Porto, Ed. Granito, Dezembro 2003 (121-139).

- “Herstories: new cartographies of the feminine and the politics of location”, in The Controversial Women’s Body: Images and Representations in Literature and Art, eds. V. Fortunati, A. Lamarra, E. Federici, Bononia : Bononia U.P, 2003 (71-86).

- “Virginia Woolf as cultural icon: the Visual Word and the Visual World”, Studi di genere e memoria culturale/ Women and Cultural Memory, eds. Vita Fortunati, Gilberta Golinelli, Rita Monticelli, Bologna: CLUEB, 2004 (193-210).

- “Scandalous bodies: Visual Poetics and the politics of representation”, European Intertexts: Issues and Methodologies, vol. I, eds. Patsy Stoneman, Angela Leighton and A. Sanchez-Arce, Bern: Peter Lang, 2005 (177-191).

- “Poéticas Visuais e Reconfigurações do Corpo”, Literatura Comparada no século XXI, in Cadernos de Literatura Comparada, ILCML, Porto, 2005 (pp.35-50).

- Review of Paula Rego’s Map of Memory: National and Sexual Politics de Maria Manuel Lisboa, Bulletin of Hispanic Studies, Liverpool, 2006 (pp.137-8).

- “Mulheres, Arte e Poder- uma narrativa de contra-poder?”, in Margens e Confluências, Revista da ESAP 11/12, Porto-Guimarães, 2006, pp.22-35.

“Feminismo e Pós-feminismo(s)” in Revista de Estudos Feministas 14.3, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Univ. Federal de Sta. Catarina, Florianópolis, Brasil, Dezembro 2006 (813-817).

-“Donna Haraway, o Ciberfeminismo e as Novas Cartografias do Feminino”, in O Longo Caminho das Mulheres. Feminismo 80 anos depois, org. Lígia Amâncio, Teresa Joaquim e Teresa Sousa de Almeida, Lisboa: Dom Quixote, 2007 (255-261).

-Ricardo Pais: Actos e Variedades. “A memória do teatro como ‘restauro imaginário’”, Sinais de Cena, Lisboa: Campo das Letras, 2007 ( 115-117).

-Paula Rego: “’Proibições Inevitáveis’ ou o Olhar da Memória” in Jornal de Letras, 26 de Setembro de 2007.

- “The Poetics of the Futurist Stage Manifestos”, in Poesia e Outras Artes: Do Modernismo à Contemporaneidade, Cadernos de Literatura Comparada, ILC Margarida Losa, Porto, 2007.

- “Paula Rego’s Sabotage of Tradition: ‘Visions’ of Femininity”, Luso-Brazilian Review 45/1, 2008 (164-174).

- “Discutindo o Indiscutível ou Bill T. Jones e ‘a arte como vitimização’”, Diacrítica 22.3, dossier Género e Estudos Feministas, 2008 (15-21).

- “Tópicos para repensar a questão do(s) Feminismo(s) hoje”, in Actas do Congresso Feminista, UMAR, Lisboa, 2009, CD-rom.

- “Interdisciplinaridade e Cultura Visual” in Transversalidades: Travel Writing, Film and Literature, eds Margarida Pereira, Rebecca Harwod e Mário Matos, Col Hespérides, Cehum, Braga, 2009.

- A Casa das Histórias – Paula Regoentre Xerazade e Alice por detrás do espelho, JL, Set.2009.

- Wyndham Lewis. Uma exposição antológica, JL Março 2010, p.30.

- “O Sorriso da Gioconda: Feminismo, arte e performance” (Proceedings of the Colloquium Simone de Beauvoir), ed. Isabel Capeloa Gil e Manuel Cândido Pimentel, Univ. Católica, Vega: Lisboa. 2010, p. 187-206.

- “Three Women – a Poem for Three Voices. A Portuguese version. Can a dialogue be polyphonic?” in Eleonora Federici, ed., Translating Gender, Oxford and Bern: Peter Lang, 2011, pp. 189-202.

- “Women, Art and Power: feminist matters in a global world”, in Act Out, Universidade de Évora, Licornio: Évora, 2011, pp.14-16.

- “After Mrs. Rochester: Rewriting as Re-Vision” (Journal of Adaptation in Film and Performance, vol 3, n.3, 2011, 271-289).

- "The Powers of Narrative.Antonia Byatt, Storytelling, Death and Biological Time " in Discourses and Narrations in the Biosciences. Interfacing Science, Literature, and the Humanities, (vol. 8),eds. Paola Spinozzi and Brian Hutwitz, Vandenhoeck & Ruprecht, V&R Unipress Scientific Series: Göttingen, 2011, pp. 227-235.

- Myra de Maria Velho da Costaum “Sul de passagem” - da rasura da identidade à violência indizível” , in Fronteiras de Género 9, eds. Joana Maria Pedro, Sílvia Maria Arendt, Carmen Moraes Rial, Florianópolis, Ilha de Sta Catarina: Ed. Mulheres, 2011, pp. 203-213.

- “O Feminismo como aracnologia e indisciplina: Tópicos para repensar o Feminismo hoje”, in Género e Ciências Sociais, org. Sofia Neves, Castelo da Maia: Edições ISMAI, 2011, pp. 41-47 (peer-reviewed)

- "Gender and Cultural Criticism. Feminism and Gender Studies as an arachnology and an indiscipline", in Transpostcross, Univ. of Bologna (peer review), 2013, http://www.transpostcross.it

- “Oratório” de Paula Rego no Museu da Ordem dos Terceiros, Ponte de Lima, in Jornal de Letras, 12 de Junho 2013, p.9.

- "As Narrativas de Novas Cartas Portuguesas e Dores de Maria Velho da Costa. Uma reflexão sobre o intertexto de histórias no feminino e a História cultural e política", in “Cadernos de Literatura Comparada” 26/27, ILCML, Porto, pp.163-179.

- “’Oratório’ de Paula Rego no Museu da Ordem dos Terceiros em Pte de Lima”, FORUM, 2013 (255-258)

- “Próspero Morreu de Ana Luísa Amaral: Palimpsestos e travessias” Diacrítica, Húmus/CEHUM, 27.3, (2013), (329-332).

- “A Literatura Comparada não é uma ‘no man’s land’”, Dedalus 17-18, Revista da APLC, 2014 (33-39).

- “Enquadrar, Desenquadrar, Reenquadrar/Resistir – Mulheres, Arte e Feminismos, modos de ver diferentemente”, Fazendo Gênero 10, Ed. Mulheres, Univ. Sta Catarina, Florianópolis., 2014 (95-112).
- “Novas Cartas Portuguesas 40 anos depois”, in Diacrítica Filosofia e Cultura, 28.2, 2014 (105-108).

- “Apátrida de Isabel Moreira”, Colóquio Letras 188 (Jan.-Abril 2015), Lisboa (250-252).

- “Performative Identities and Interwoven Art Practices: Paula Rego, Menez and Alberto de Lacerda”, in How Peripheral is the Periphery? Translating Portugal Back and Forth. Essays in honour of João Ferreira Duarte, eds., Marta Pinto, Rita Bueno and Sara Ramos Pinto. Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2015, (297-315).

- AG Macedo and M. Pereira, “Women and Gender Studies in Portugal. An Overview from an Anglicist Perspective”, in Rewriting Academia. The Development of the Anglicist Women’s and Gender Studies of Continental Europe, Renate Haas ed., Frankfurt am Main: Peter Lang, 2015 (27-49).

- Dossier “Prémios Literários. O Poder das Narrativas/As Narrativas do Poder”, in Diacrítica 29/3, Húmus/CEHUM, Braga, 2015 (7-45).

- Visual and Literary Narratives of Dissent. Unframing Women and Representation". Journal of Romance Studies, vol.15, n.3, Winter 2015, pp. 83-98

- (in press) “Ara de Ana Luísa Amaral – uma realidade descontínua”, in Revista Ler

- (in press) “‘To Suffragettes. A Word of Advice…’. Blast, Gender and ‘Art under Attack’”, Cadernos de Literatura Comparada 31, Dez. 2014, ILCML, UPorto.

- (in press) "The art of storytelling and the duty of the storyteller. The Pillowman by M. McDonagh and P. Rego", in Visual Memory, Revista de Comunicação e Socedade, ed. I. Capeloa Gil, FCH, UCP, Lisboa.

- (in press) “Material culture, new corpographies of the feminine and narratives of dissent. Myra, by Maria Velho da Costa and Paula Rego – an intersemiotic dialogue”, in Livro de Homenagem a Maria Irene Ramalho, Editora UCoimbra.


3) Translations:
-Íntimas Suculências _ (in coll. with Ana Maria Chaves). Translation of Laura Esquivel’s novel, Intimas Suculencias . Ed. Asa, Lisboa, 1999.

-Pátrias Imaginárias _ (in coll. with Ana Maria Chaves, Maria Filomena Louro). Translation of Salman Rushdie’s Imaginary Homelands. Ed. Dom Quixote, Lisboa, 1994.

- O Clube da Sorte e da Alegria _ (in coll. with Ana Maria Chaves). Translation of Amy Tan’s novel , The Joy Luck Club. Ed. Dom Quixote, Lisboa, 1993.

-Fora Deste Mundo - (in coll. with Ana Maria Chaves) Translation of Graham Swift’s novel Out of This World . Ed. Dom Quixote, Lisboa, 1991.

-Três Mulheres _ Translation of Sylvia Plath’s dramatic poem Three Women. Relógio d´Água, Lisboa, 2004.

-Translation of Adrienne Rich’s poems “Cartografias do Silêncio” e “A Leoa” (from The Dream of a Common Language.) in Livro de Homenagem a Margarida Losa, eds. Ana Luísa Amaral e Gualter Cunha, Fac. de Letras da Universidade do Porto, 2007, pp.261-5.


Orientação de Projectos de Pós-doutoramento

Teses de Pós-Doutoramento (em curso):

Joana Vilela Passos (Bolseira FCT), “Literatura Indo-Portuguesa nos séculos XIX e XX: o caso de Goa”.

Elena Brugioni (Bolseira FCT), "Pós-colonialismo, cânone e revisão das literaturas homoglotas no contexto português"


Orientação de Teses de Doutoramento

Teses de Doutoramento:

- Margarida Isabel Esteves da Silva Pereira. Do Romance Vitoriano ao Romance Pós-moderno: reescrita e problematização do feminino em A. S. Byatt. (Universidade do Minho) (tese concluída em Junho de 2006)

- Maria Manuela Ribeiro Veloso (ISCAP), Tradução Intersemiótica, Transculturalidade e Transtextualidade nas Estéticas da Vanguarda de Expressão Inglesa, Alemã e Portuguesa. (tese concluída em Março de 2008)

- Maria Luísa de Sousa Coelho (UM/ bolseira FCT) “Estudos Feministas e Comparados (Literatura/ Poética Visual/ Poética Inter-Artes) ” (tese concluída em Junho 2012)

- Co-orientação Edma Cristina Alencar de Góis (Universidade de Brasília), "Donas dos Próprios Corpos? Representações de Corpos Femininos por Autoras Brasileiras Contemporâneas" (tese concluída em Fevereiro 2013).

- Márcia Oliveira (UM/ bolseira FCT) “Arte e Feminismo em Portugal no Contexto Pós-Revolução” (tese submetida em Julho 2013)

- Em curso:

- Rebecca Harwood (UM/ bolseira FCT), (co-orientação com o Prof. Tim Youngs, Univ. of Nottingham) “Discovering Radical Women on the Road: Gender, Genre, & Identity in British Women’s Travel Writing between the Wars” (em curso)


Orientação de Teses de Mestrado

Teses de Mestrado (2009-2013):

- Orquídea Cadilhe (UM), “Intertextualidades em Girl with a Pearl Earring, Girl in Hyacinth Blue e The Music Lesson: o toque de Vermeer”(concluída 2009).

- Márcio Hemerique (UM), “A Jornada Científica, Psicológica e Literária de Virginia Woolf – em torno de Mrs. Dalloway, To the Lighthouse e The Waves” (concluída 2010)

- Lucília Santos (UM) "Marina Warner e a reescrita dos mitos femininos" (concluída 2011)

- Fátima Silva (UM) “Reescritas Intertextuais de 'Orlando' de Virginia Woolf (concluída 2012)

- Andreia Neto (UM) "Wide Sargasso Sea – Autobiografia, intertextualidade e poéticas do eu" (concluída 2013)


Outros Dados

Teses submetidas/aprovadas em anos transactos:
-15 dissertações de mestrado em estudos ingleses.
-5 teses de Doutoramento em Lit Inglesa e Lit Comparada