Ana Lúcia Carmo Almeida do Amaral Curado

ORCID: 0000-0002-0172-4444

GRUPO2I

Ana Lucia Curado is a professor at the University of Minho that obtained her Ph.D. in Classical Studies from the University of Coimbra. She is the author of the book Women in Athens (Lisbon, Sá da Costa, 2008), and co-author of Against Neera (Coimbra, CECH, 2011; Coimbra and São Paulo, IUC and Annablume Publisher, 2012), The Italian Letters of Verney (Lisbon, Sílabo, 2008), among other works. She is devoted to the study of Attic oratory, and the feminine in ancient and classical theater. She is also a translator of classical texts. She was Vice-President of the Institute of Arts and Humanities at the University of Minho and President of its Pedagogical Council (Braga, Portugal).

Professora Auxiliar

Professora Auxiliar na área de Estudos Clássicos e Investigadora também na área de Estudos Clássicos.

Doutoramento em Letras, pela Universidade de Coimbra, em abril de 2005.
Mestre em Literaturas Clássicas, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em julho de 1992.
Licenciada em Línguas e Literaturas Clássicas (Variante Estudos Clássicos e Portugueses), pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em julho de 1989.

Dedica-se aos estudos de oratória ática, do feminino na antiguidade, de teatro clássico e da receção de temas clássicos. É também tradutora de textos clássicos.

Investigadora do Grupo 2i, do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho.

1. Cristina Álvares, Ana Lúcia Curado, Sérgio Guimarães de Sousa, Isabel Cristina Mateus, org. (2016). O Imaginário Esotérico. Literatura, Cinema e Banda Desenhada. Braga: Húmus/Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho.

2. Cristina Álvares, Ana Lúcia Curado, e Sérgio Guimarães de Sousa, org. (2014). Figuras do Idiota. Literatura, Cinema e Banda Desenhada. Braga: Húmus/Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho.

3. Cristina Álvares, Ana Lúcia Curado e Sérgio Guimarães de Sousa,org. (2013). Imaginário das Viagens. Literatura, Cinema e Banda Desenhada. Braga: Húmus/Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho.

4. Cristina Álvares, Ana Lúcia Curado e Sérgio Guimarães de Sousa, org. (2012). Figuras do Herói. Literatura, Cinema e Banda Desenhada. Braga: Húmus/Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho.

5. Apolodoro [Demóstenes] 59, CONTRA NEERA. Tradução do grego de Glória Onelley; introdução, notas e índice de Ana Lúcia Curado. (Coleção Autores Gregos e Latinos/Série Textos Gregos.) São Paulo: Classica Digitalia Brasil/ Imprensa da Universidade de Coimbra e Annablume Editora, 2012.
(http://classicadigitalia.uc.pt)

6. Apolodoro [Demóstenes] 59, CONTRA NEERA. Tradução do grego de Glória Onelley; introdução, notas e índice de Ana Lúcia Curado. (Colecção Autores Gregos e Latinos/Série Textos.) Coimbra: Classica Digitalia Vniversitatis Conimbrigensis e Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, 2011.
(http://classicadigitalia.uc.pt)

7. Ana Lúcia Curado (2008). Mulheres em Atenas. Prefácio de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Sá da Costa Editora.

8. Ana Lúcia Curado e Manuel Curado, eds. (2008). Cartas Italianas, de Luís António Verney. Lisboa: Sílabo.

9. Virgínia Soares Pereira e Ana Lúcia Curado, org. (2006). A Antiguidade Clássica e Nós. Herança e Identidade Cultural. Braga: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho.

1. Licª Marta Maria Ribeiro Gomes, 2014, no Mestrado em Mediação Cultural e Literária, no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, cujo título foi o seguinte: Ésquilo em Palco: A Oresteia no Theatro Circo.
2. Licº Hugo Daniel Gomes de Lima e Silva, 2015, no Mestrado em Mediação Cultural e Literária, no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, cujo título é o seguinte: «A produção de espetáculo e a formação de públicos na Companhia de Teatro de Braga.»
3.Licª Patrícia Gomes Leal, 2016, no Mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas, no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, cujo título foi o seguinte: «A arqueologia do espaço urbano na construção ficcional de Um deus passeando pela brisa da tarde de Mário de Carvalho.»
4. Licª Ana da Cruz Nelas, 2012, no Mestrado em Mediação Cultural e Literária (Ramo Cinema e Literatura), no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, cujo título foi o seguinte: «Evolução da Produção Cinematográfica de Tema Clássico: dos anos 50 à actualidade».