Ana Maria Álvares Cea Álvarez

Edit

Contactos

Instituto de Letras e Ciências Humanas
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga


E-mail: Erro: Browser não suporta Javascript


Breve Apresentação

Em 1995 licenciou-se em Filologia, variante Inglês-Espanhol, na Universidade de Santiago de Compostela (USC-Espanha), onde realizou também o Estágio Profissional. Em 1995 foi bolseira ERASMUS na Universidade da Madeira (UMA).
Realizou duas pós-graduações na área da didáctica das línguas estrangeiras: (1999/00) “Diploma Universitário de Formação de Professores de Português, Língua Estrangeira” (FLUP); (2004/05) "Especialista universitário no Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira", Universidade de Murcia (UM-Espanha).
Em 2004/05 recebeu uma bolsa da Fundação "Ramón Areces" e da Conselheria da Educação de Espanha para desempenhar as funções de Leitora de Espanhol na Universidade da Beira Interior (UBI).
Em 2007 obtém o Diploma de Estudos Avançados (DEA), na área de Didáctica da Língua Espanhola e da Literatura, pela Universidade de Murcia, Espanha. Em 2011 este diploma recebeu o Reconhecimento de Habilitações ao grau de Mestre pela Universidade do Porto.
Desde 2007 desenvolve o projeto de Doutoramento na área da Didática do Espanhol /LE na USC (Espanha) e na UMINHO (Portugal).
De 2000-02 trabalhou como professora de Espanhol na Escola ES/3 “Arquitecto Oliveira Ferreira”, Arcozelo, Vila Nova de Gaia (Portugal).
Desde 2005 lecciona como leitora de Espanhol na UMINHO, em diferentes cursos de Licenciatura e Mestrado (Mestrado em Ensino e Mestrado no Ensino do Espanhol como LE – formação b-learning). Realizou traduções (inglês, português e espanhol), participou como formadora em E/LE e coordenou Jornadas do ILCH (UMINHO).
Desde 2007 apresenta diversas comunicações em congressos nacionais e internacionais, relacionados com a didática de E/LE (publicadas em atas). Nesse ano, foi premiada como coautora da Unidade Didática “Sobresaliente en DDHH”, no concurso internacional de REDELE, organizado pelo Ministério da Educação da Espanha.
Colabora com várias universidades internacionais: (2010) participa no Programa de Mobilidade ERASMUS para docentes (Universidade de Almería, Espanha); (2010-13) colabora como revisora da revista literária “Álabe” (Universidade de Almería, Espanha); (2013) colabora com a Secção de Espanhol do Departamento de Português da Universidade de Macau (UMAC-China).
Fala e escreve fluentemente espanhol, galego, português e inglês, possui um nível intermédio de alemão e húngaro e conhecimentos de francês. Tem conhecimentos de informática e internet ao nível do utilizador.



Categoria Profissional

Leitor


Actividade Profissional

Docente do Departamento de Estudos Românicos (ILCH).


Qualificações Académicas

(2011) Reconhecimento de Habilitações ao grau de Mestre pela Universidade do Porto a partir do Diploma de Estudos Avançados (DEA).
(2007) Diploma de Estudos Avançados - Didáctica do Espanhol como Língua Estrangeira (Universidade de Múrcia, Espanha).
(2004) Pós-graduação em Didáctica do Espanhol Língua Estrangeira (Universidade de Múrcia, Espanha).
(1999) Pós-graduação em Didáctica do Português Língua Estrangeira (FLUP, Universidade do Porto).
(1995)Licenciatura em Filologia, variante Inglês-Espanhol (Universidade de Santiago de Compostela, Espanha).



Áreas de Investigação de Interesse

Didáctica da Língua Espanhola e da Literatura, aquisição de segundas línguas.


Publicações

(2013) “Contribuciones de la observación de clases para el desarrollo de la competencia estratégica en alumnos lusófonos de ELE”, artigo publicado nas Atas do XXIII Congreso de ASELE, Universidade de Girona, Espanha.
(2011), “El aprendizaje autónomo en un posgrado semipresencial de formación de profesores de español”, publicado nas Atas do Congresso Ibérico/ 5º Encontro do GT-PA, em co-autoria com Xaquín Núñez Sabarís.
(2010) “El cuento como recurso didáctico, algunas propuestas de aula”, publicado nas Atas do XXI Congreso Internacional de ASELE, Universidade de Salamanca, Espanha.
(2008) “¿Error o estratégia? Identificación y clasificación de las estratégias de comunicación de un alumno lusófono de ELE”, publicado nas Atas do XIX Congreso Internacional de ASELE, Universidade de Cáceres, Espanha.
“Sobresaliente en DDHH”, Unidade didáctica ganhadora do 3º Prémio de REDELE, concurso organizado pelo Ministério da Educação Espanhol (publicado em REDELE).
(2008) “Análisis de la producción oral de un alumno lusófono de ELE” no III Foro de Profesores de Español como Língua Estrangeira, organizado pela Universidade de Valência, Espanha (publicado em actas).


Orientação de Teses de Mestrado

(2013) Ana Cristina Ferreira Carneiro, "Para além das palavras, eu e o texto.O treino estratégico da metacompreensão da leitura no marco da pedagogia para a autonomia", Relatório de Estágio, Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.
(2013)Susana Isabel Morais da Silva, "A motivação e o desenvolvimento da competência de leitura no ensino das línguas", Relatório de Estágio, Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário.
(2013)Maria Helena Fernandes
Envolvimento na aprendizagem da língua estrangeira: o valor pedagógico do “livro de recortes”, Relatório de Estágio, Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário.