Ana Maria Álvares Cea Álvarez

Edit

Contactos

Instituto de Letras e Ciências Humanas
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga


E-mail: Erro: Browser não suporta Javascript


Grupo de Investigação

GHD
LTE


Breve Apresentação

(2016) DOUTORADA PELA UNIVERSIDADE DE SANTIAGO DE COMPOSTELA. Título da tese: “Desarrollo de la competencia estratégica en el aprendizaje de la expresión oral de una lengua extranjera”. Disponível em: https://minerva.usc.es/xmlui/handle/10347/14706.

(2007) DIPLOMA DE ESTUDOS AVANÇADOS (DEA), Universidade de Murcia (Espanha). Título da tese: “Dramatización, simulación y autonomía: técnicas que potencian la expresión oral en el aprendizaje de ELE”.

(2011) Reconhecimento de Habilitações ao grau de MESTRE, Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

(1999/00) “Diploma Universitário de Formação de Professores de Português/Língua Estrangeira” (FLUP, Porto, Portugal);

(2004/05) "Especialista universitario en la Enseñanza de Español/Lengua Extranjera", Universidade de Murcia (UM, Espanha).

(1995) LICENCIATURA EM FILOLOGIA INGLESA (USC).

(2004-05) BOLSEIRA DA FUNDAÇAO RAMÓN ARECES e Consejería de Educación de Espanha em Portugal para desempenhar as funções de Leitora de Espanhol na Universidade da Beira Interior, Covilhã (Portugal).

(2005-2017) Docente de Espanhol na Área de Estudos Espanhóis e Hispano-americanos (Departamento de Estudos Românicos) do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (Braga, Portugal).




Categoria Profissional

Professora Convidada equiparada a Professora Auxiliar


Atividade Profissional

Docente em diferentes cursos de licenciatura (LLE/LA) e mestrado:
- Mestrado no Ensino do Inglês e do Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário (Universidade do Minho, Braga, Portugal), (presencial), https://www.ie.uminho.pt/pt/Ensino/mestrados/ensino/Paginas/EnsinodeInglesedeEspanholno3CiclodoEnsinoBasicoeES.aspx

- Mestrado no Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário y do Espanhol Ensino Básico e Secundário (Universidade do Minho, Braga, Portugal), (presencial), https://www.ie.uminho.pt/pt/Ensino/mestrados/ensino/Paginas/EnsinodePortuguesedeLinguaEstrangeirano3CiclodoEnsinoBasicoenoEnsinoSecundarioareadeespecializacaodePLE.aspx

- Mestrado em Ensino do Espanhol Língua Segunda/Língua Estrangeira (MELSLE), (Universidade do Minho, Braga, Portugal), (MELSLE), (blended-learning), http://melsle.ilch.uminho.pt/es/



Qualificações Académicas

(2016) Doutoramento na Faculdade de Filologia Inglesa e Alemã da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha).
(2011) Reconhecimento de Habilitações ao grau de Mestre pela Universidade do Porto a partir do Diploma de Estudos Avançados (DEA).
(2007) Diploma de Estudos Avançados - Didáctica do Espanhol como Língua Estrangeira (Universidade de Múrcia, Espanha).
(2004) Pós-graduação em Didáctica do Espanhol Língua Estrangeira (Universidade de Múrcia, Espanha).
(1999) Pós-graduação em Didáctica do Português Língua Estrangeira (FLUP, Universidade do Porto).
(1995)Licenciatura em Filologia, variante Inglês-Espanhol e Estágio Pedagógico (CAP) na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha).



Áreas de Investigação de Interesse

Didáctica e aquisição do espanhol /L2.


Publicações

(2017) "Contributo para o desenvolvimento das competências digitais de professores de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE)", em (coord.), P. Pinto, Livro de Atas do CNaPPES 16, Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Lisboa, Universidade de Lisboa (pp. 157-168). Em colaboração com Sílvia Araújo.

(2017) "Revisión del concepto de estrategia en el proceso de adquisición y aprendizaje de segundas lenguas a la luz de las nuevas investigaciones", em DIACRÍTICA 31/1, Revista do Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM), série Ciências da Linguagem, Braga, Humus, Universidade do Minho, pp. 99-128.
Disponível em: http://diacritica.ilch.uminho.pt/index.php/dia/issue/view/1/v31n1

(2017) "El diario del profesor como medio para ampliar la competencia y autonomía docentes", Revista APROLÍNGUAS, FLUP, Porto, Portugal (no prelo).

(2015) “La formación b-learning en el Máster de Español Segunda Lengua y Lengua Extranjera de la Universidade do Minho: innovación pedagógica y desafíos educativos”, em NÚÑEZ Sabarís, Xaquín et al., Horizontes científicos y planificación académica en la didáctica de la lengua y la literatura, pp. 323-336. Braga, HÚMUS-SEDLL-CEHUM, em colaboração com Carlos Pazos Justo, Álvaro Iriarte Sanromán, Pedro Dono López e Xaquín Núñez Sabarís. Disponível em:
http://ceh.ilch.uminho.pt/publicacoes/horizontes_cientificos_pub.pdf.

(2015) “El diario de aprendizaje como medio de reflexión y herramienta de investigación en clase de ELE”, em NÚÑEZ Sabarís, Xaquín et al., Horizontes científicos y planificación académica en la didáctica de la lengua y la literatura, pp. 129-147. Disponível em:
http://ceh.ilch.uminho.pt/publicacoes/horizontes_cientificos_pub.pdf

(2015) "La experiencia previa de los alumnos lusófonos de ELE: una variable a tener en cuenta", em MORIMOTO, Yuko, María Victoria Pavón e Rocío Santamaría, La enseñanza de ELE centrada en el alumno, Actas del XXV Congreso Internacional de la ASELE, pp. 235-243, Málaga, Universidade de Málaga, ASELE (Espanha). Disponível em:
http://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/asele/pdf/25/25_0235.pdf

(2014) “La competencia literaria en el micro-relato: prácticas transmedia en contextos de aprendizaje interdisciplinares y plurilingües”, em Cleger, Osvaldo e de Amo, Jose M., La educación literaria y la e-literatura desde la minificción. Enfoques hipertextuales para el aula. Recerca i innovació docent en llengua i literatura, Nº 3, pp. 154-168. Barcelona, ICE. Universitat de Barcelona. Disponível em: http://hdl.handle.net/2445/67641.

(2013) “La observación de clases en una investigación centrada en el desarrollo de la competencia estratégica con alumnos lusófonos de ELE”, em Cancelas e Ouviña, Lucía Pilar et al. (ed.), Aportaciones para una educación lingüística y literaria en el siglo XXI, pp. 1-9 (em colaboração com Paula Vilas Eiroa), SEDLL, Editorial Geu (Granada).

(2013) “Contribuciones de la observación de clases para el desarrollo de la competencia estratégica en alumnos lusófonos de ELE”, artigo publicado nas Atas do XXIII Congreso de ASELE, Universidade de Girona, Espanha.

(2011), “El aprendizaje autónomo en un posgrado semipresencial de formación de profesores de español”, publicado nas Atas do Congresso Ibérico/ 5º Encontro do GT-PA, em co-autoria com Xaquín Núñez Sabarís.

(2011) “El cuento como recurso didáctico, algunas propuestas de aula”, em DE SANTIAGO, Javier et al., Del texto a la lengua: La aplicación de los textos a la enseñanza-aprendizaje del español L2/LE, Actas del XXI Congreso Internacional del ASELE, pp. 1013-1026, Salamanca, Universidad de Salamanca. Disponível em: http://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/asele/pdf/21/21_1013.pdf

(2010) “El cuento como recurso didáctico, algunas propuestas de aula”, publicado nas Atas do XXI Congreso Internacional de ASELE, Universidade de Salamanca, Espanha.

(2009) “¿Error o estrategia? Identificación y clasificación de las estrategias de comunicación de un alumno lusófono de ELE”, em BARRIENTOS Clavero, Agustín et al., El Profesor de Español LE/L2, Actas del XIX Congreso Internacional de ASELE, pp. 351-362, Cáceres, Universidad de Extremadura. Disponível em: http://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/asele/pdf/19/19_0351.pdf

(2008) “¿Error o estratégia? Identificación y clasificación de las estratégias de comunicación de un alumno lusófono de ELE”, publicado nas Atas do XIX Congreso Internacional de ASELE, Universidade de Cáceres, Espanha.

(2008) Unidade didática intitulada “Sobresaliente en Derechos Humanos”, 3º Prémio no concurso Premios Internacionales RedELE Red Electrónica de Didáctica del Español como Lengua Extranjera, organizados pelo Ministério de Educação, Cultura e Desporto de Espanha, pela Disponível em:
https://www.mecd.gob.es/educacion/mc/redele/documentosactividades/premiosredele/convocatoria2.html

(2008) “Análisis de la producción oral de un alumno lusófono de ELE” no III Foro de Profesores de Español como Língua Estrangeira, organizado pela Universidade de Valência, Espanha (publicado em actas).




Orientação de Teses de Mestrado

• (2017) Orientação do projeto, para a obtenção do grau de mestre de Márcio Manuel Azevedo Ferreira com a tese intitulada "O potencial da música na sensibilização à diversidade cultural na aprendizagem de línguas estrangeiras", no curso de Mestrado no Ensino do Inglês e do Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal). Data da defesa: 12 de junho de 2017.

• (2017) Orientação do projeto, para a obtenção do grau de mestre de Lisete Rego Correia Gomes com a tese intitulada "A imagem como veículo de desenvolvimento da competência oral", no curso de Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal). Data da defesa: 24 de fevereiro de 2017.

• (2017) Orientação do projeto, para a obtenção do grau de mestre de Rosa Maria Fidalgo de Sousa Antunes com a tese intitulada “O uso do diário de aprendizagem como instrumento de reflexão na interação oral em língua estrangeira”, no curso de Mestrado no ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e do Espanhol no Ensino Básico e Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal). Data da defesa: 13 de janeiro de 2017.

• (2016) Orientação do projeto, para a obtenção do grau de mestre de Sandrine Jesus Freitas Magalhães com a tese intitulada "Aprender a escrever, escrevendo: o treino estratégico da expressão escrita em E/LE através da aprendizagem cooperativa", no curso de Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal). Data da defesa: 9 de dezembro de 2016.

• (2016) Orientação do projeto, para a obtenção do grau de mestre de Maria Ivânia Teixeira Peixoto com a tese intitulada "Conhecer-me a mim e ao outro: promoção da competência intercultural na aula de língua estrangeira", no curso de Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal). Data da defesa: 13 de dezembro de 2016.

• (2016) Orientação do projeto, para a obtenção do grau de mestre de Pedro Braga Liz da Cruz Mendes com a tese intitulada “A aprendizagem cooperativa na interação oral em línguas estrangeiras", no curso de Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal). Data da defesa: 13 de dezembro de 2016.

• (2016) Orientação do projeto, para a obtenção do grau de mestre de Ana Maria Carvalho Pedras com a tese intitulada “A aprendizagem de ELE em contexto digital - o desenvolvimento das competências de produção a partir do texto multimodal”, no curso de Mestrado no ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e do Espanhol no Ensino Básico e Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal). Data da defesa: 5 de outubro de 2016.

• (2016) Orientação do projeto, para a obtenção do grau de mestre de Adriana Gonçalves Sousa Polido com a tese intitulada “As práticas de leitura e sua relação com a compreensão leitora nas aulas de língua”, no curso de Mestrado no ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e do Espanhol no Ensino Básico e Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal). Data da defesa: 30 de março de 2016.

• (2016) Orientação do projeto, para a obtenção do grau de mestre de Maria Carmélia Lopes Moreira com a tese intitulada "O treino estratégico da compreensão oral no processo de aprendizagem de línguas", no curso de Mestrado no ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e do Espanhol no Ensino Básico e Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal). Data da defesa: 30 de março de 2016.

• (2014) Orientação do projeto, para a obtenção do grau de mestre de Ana Maria da Costa Gomes Sampaio com a tese intitulada "Transpondo as fronteiras dos estereótipos culturais: o desenvolvimento da subcompetência pragmática na aula de língua estrangeira", no curso de Mestrado no Ensino do Inglês e do Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal). Data da defesa: 27 de março de 2014.

• (2014) Orientação do projeto, para a obtenção do grau de mestre de Pedro Couto Páscoa dos Santos com a tese intitulada "Aprender a debater: o debate como atividade de interação e de participação democrática", no curso de Mestrado no Ensino do Inglês e do Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal). Data da defesa: 4 de setembro de 2014.

• (2014) Orientação do projeto, para a obtenção do grau de mestre de Márcia Isabel da Costa Pitães com a tese intitulada "O Papel do Professor na Autonomia da Aprendizagem", no curso de Mestrado no ensino de Espanhol como Segunda Língua (L2) e Língua Estrangeira (MELSLE) do Instituto de Letras da Universidade do Minho, Braga (Portugal). Data da defesa: 19 de dezembro de 2014.

• (2014) Orientação do projeto, para a obtenção do grau de mestre de Maria Susete Gonçalves Ramalho com a tese intitulada "O potencial didático do cinema no desenvolvimento da competência intercultural", no curso de Mestrado no Ensino do Inglês e do Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal). Data da defesa: 19 de dezembro de 2014.

• (2014) Orientação do projeto, para a obtenção do grau de mestre de Ana Rita Castelar da Silva com a tese intitulada "O Percurso da Escrita - O uso de estratégias metacognitivas na produção textual escrita", no curso de Mestrado no Ensino do Inglês e do Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal). Data da defesa: 19 de dezembro de 2014.

• (2013) Orientação do projeto, para a obtenção do grau de mestre de Maria Helena Fernandes com a tese intitulada “Envolvimento na aprendizagem da língua estrangeira: o valor pedagógico do “livro de recortes””, no curso de Mestrado no Ensino do Inglês e do Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal). Data da defesa: 4 de outubro de 2013.

• (2013) Orientação do projeto, para a obtenção do grau de mestre de Susana Isabel Morais da Silva com a tese intitulada “A motivação e o desenvolvimento da competência de leitura no ensino de línguas”, no curso de Mestrado no ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e do Espanhol no Ensino Básico e Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal). Data da defesa: 19 de setembro de 2013.

• (2013) Orientação do projeto, para a obtenção do grau de mestre de Ana Cristina Ferreira Carneiro com a tese intitulada “Para além das palavras, eu e o texto. O treino estratégico da meta-compreensão da leitura no marco da pedagogia para a autonomia”, no curso de Mestrado no Ensino do Inglês e do Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal). Data da defesa: 24 de setembro de 2013.

• (2013) Orientação do projeto, para a obtenção do grau de mestre de Hugo Alexandre da Costa e Sousa com a tese intitulada “No palco da comunicação: trabalhar a oralidade com atividades de representação”, no curso de Mestrado no Ensino do Inglês e do Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal). Data da defesa: 11 de dezembro de 2013.

b) Em curso

• (201_) Orientação do projeto, para a obtenção do grau de mestre de António Jorge Silvestre Gonçalves com a tese intitulada, “A gestão da expressão oral em interação na aula de ELE”, no curso de Mestrado no Ensino do Inglês e do Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal). Data da defesa: em fase de elaboração.

• (201_) Orientação do projeto, para a obtenção do grau de mestre de Ana Raquel Fernandes Martins Vaz com a tese intitulada "A motivação é a chave: Estratégias para a sua promoção nas aulas de língua” no curso de Mestrado no ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e do Espanhol no Ensino Básico e Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal). Data da defesa: em fase de elaboração.

• (201_) Orientação do projeto, para a obtenção do grau de mestre de Carla Inês Afonso Torres Ribeiro com a tese intitulada "Estratégias Colaborativas para a Compreensão de Textos” no curso de Mestrado no ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e do Espanhol no Ensino Básico e Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal). Data da defesa: em fase de elaboração.

• (201_) Orientação do projeto, para a obtenção do grau de mestre de Marilia Centeno de Guirotane com a tese intitulada "La novela gráfica española, texto multimodal por excelencia, como herramienta para el desarrollo de la interculturalidad en clase de ELE", no curso de Mestrado no ensino de Espanhol como Segunda Língua (L2) e Língua Estrangeira (MELSLE) do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Braga (Portugal). Data da defesa: em fase de elaboração.

• (201_) Orientação do projeto, para a obtenção do grau de mestre de Maria Cristina Simões dos Santos com a tese intitulada "¿Quieres [X]amón o [r]amón? Estudio de las dificultades fonético-fonológicas de los estudiantes portugueses de español?”, no curso de Mestrado no ensino de Espanhol como Segunda Língua (L2) e Língua Estrangeira (MELSLE) do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Braga (Portugal). Data da defesa: em fase de elaboração.

• (201_) Orientação do projeto, para a obtenção do grau de mestre de Ana Marta Mendes Leitão com a tese intitulada “EL uso del cine en el aula de ELE. Propuestas didácticas”, no curso de Mestrado no ensino de Espanhol como Segunda Língua (L2) e Língua Estrangeira (MELSLE) do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Braga (Portugal). Data da defesa: em fase de elaboração.

• (201_) Orientação do projeto, para a obtenção do grau de mestre de Vanessa Benítez García com a tese intitulada "La formación superior de l@s profesor@s de lenguas extranjeras: la particular situación del español", no curso de Mestrado no ensino de Espanhol como Segunda Língua (L2) e Língua Estrangeira (MELSLE) do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Braga (Portugal). Data da defesa: em fase de elaboração.

• (201_) Orientação do projeto, para a obtenção do grau de mestre de Marta Sofia Fernandes Pires com a tese intitulada "A aprendizagem do vocabulario no ensino do Espanhol como língua estrangeira: uma experiencia com alunos do 11º ano de escolaridade ", no curso de Mestrado no Ensino do Inglês e do Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga (Portugal). Data da defesa: em fase de elaboração.






Outros Dados

Faz parte da comissão diretiva e exerce a função de coordenadora pedagógica no Mestrado em Ensino do Espanhol Língua Segunda/Língua Estrangeira (MELSLE), (Universidade do Minho, Braga, Portugal), (MELSLE), (blended-learning), http://melsle.ilch.uminho.pt/es/

• (2017) Orienta as práticas do Estágio Científico Avançado na Universidade do Minho do Dr. Fernando Marín Martí com o projeto titulado “Una educació literária transmèdia”, pertencente ao Programa doctoral de Didácticas Específicas, Departamento de Didáctica de la Lengua y la Literatura, Facultad de Magisterio de la Universidad de Valencia (Espanha).

• (2017) Orienta as práticas da aluna Paola Montalbo, do Mestrado Interuniversitário em Linguística Aplicada da Universidade da Coruña (Espanha), durante os meses de junho e julho de 2017, ao abrigo do Programa Erasmus +.

• (2017) Membro do Comité Científico do VII Congreso sobre la Enseñanza de Español en Portugal: investigación e innovación en la enseñanza de ELE, organizado pela Área de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos da Universidade do Minho e a Consejería de Educación de da Embaixada de Espanha em Portugal (29 de junho a 1 de julho de 2017). http://cehum.ilch.uminho.pt/congresoensenanzaespanol

• (2016) Membro do comité organizador do 1st International Conference - TechLING16, Languages, Linguistics and Technology, Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Braga, Portugal (do 12 ao 14 de outubro de 2016).

• (2010) Membro do comité organizador das I Jornadas ticLINGUAS, organizadas pelo Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (20 de dezembro de 2010).

• (2013) Membro do comité organizador do XIV Congreso Internacional de la Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura: “Didáctica de ELE: Investigación, planificación académica y perspectivas de futuro”, Universidade do Minho, Braga, Portugal (3 a 5 de dezembro). [http://cehum.ilch.uminho.pt/sedllbragaxiv].

• (2009) Coordenadora do comité organizador das III Jornadas de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos “Diálogo entre culturas”, Universidade do Minho, 25 e 26 de março.

• (2007) Organiza a Aula Aberta intitulada "Arte, espectáculo y catástrofe mediática”, pelo professor da Universidade Católica Portuguesa do Porto e crítico de arte David Barro, no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Braga, Portugal, no dia 12 de abril de 2007.

• (2008) Organiza a Aula Aberta intitulada “El documental y la narrativa fílmica”, apresentada pelo realizador e professor da Universidade Católica Portuguesa do Porto, Carlos Ruiz Carmona, no curso de LLE do ILCH da UMINHO, 26 de abril de 2011.

• (2007) Membro do comité organizador “La palabra en escena”. I Jornadas de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos”, Universidade do Minho, Braga, Portugal (14 e 15 de março de 2007).