Ana Bessa de Carvalho

ORCID: 0000-0001-7022-7276

GAPS

Leitora

Leitora a 59% no DEINA, ILCH, Universidade do Minho.
Doutoranda do Programa Doutoral em Modernidades Comparadas na Universidade do Minho, com a tese "We Carry this Map of Ourselves Around: the Queer Body as Transnational".

2012 - Licenciatura em Línguas e Literaturas Europeias, Universidade do Minho

Teoria Queer, Literatura Comparada, Estudos Interartes

junho de 2013 a setembro de 2013
Bolseira de Investigação no Projeto Mutações do conto nas sociedades urbanas contemporâneas: exuberância e minimalismo, PTDC/CLE-LLI/103972/2008, financiado pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, na Universidade do Minho, Braga.

janeiro 2015 - abril 2015
Bolseira de Investigação no Projecto Incentivo/ELT/UI0305/2014, no Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, Braga, Portugal.

janeiro 2015 - janeiro 2016
O Poder das Narrativas, as Narrativas do Poder. Premios Literários, cânone e políticas editoriais no universo de língua portuguesa. Fundação Calouste Gulbenkian.

"“That Third Gender”: New Possible Ways of Being Male and/or Female
in a Contemporary Society". Lopes, António; de Mattos-Parreira, Merja. (ed.) Challenges in the Construction of an Inclusive Society. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, 2017.

"Los Desastres de la Guerra: Framed Pictures of Framed Bodies". Macedo, Ana Gabriela; Moura, Vítor; Mendes de Sousa, Carlos (ed.). XVII Colóquio de Outono: Outros Mapas. Linguagem, Migração, Diáspora. V.N. Famalicão. Edições Húmus e Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2016.

"My Medical Report Says I’m (Fe)Male: Constructions of Gender in Jeffrey Eugenides's Middlesex." Macedo, Ana Gabriela; Moura, Vítor; Mendes de Sousa, Carlos (ed.). XV Colóquio de Outono: As Humanidades e as Ciências - Disjunções e Confluências. V. N. Famalicão: Edições Húmus e Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2014.

Paisana, Joanne e Carvalho, Ana. “TUTOPAR-LLE: an experiment in peer tutoring.” Actas do Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomia. Braga: Universidade do Minho, 2011. ISBN: 978-989-8525-02-4

Poesia

Sousa, Maria (ed.). Casa. Coimbra: Edições do Lado Esquerdo, 2016.

“Seahorse” in Gibson, Andrea (ed.). We Will Be Shelter: Poems for Survival. Write Bloody Publishing, 2014. ISBN: 978-1938912474

Edição

Keating, Eduarda et all. (eds.) Mutações do Conto nas Sociedades Contemporâneas. Braga: Húmus, Coleção Hespérides 33, 2014. ISBN: 978-989-755-043-0

Tradução

Carvalho, Ana Bessa. (trad.) "Body Art/ A Performance do Sujeito". in Macedo, Ana Gabriela (ed.). Estudos Comparatistas e Comparativismo: Pós-Colonialidade, Tradução, Arte e Género. Braga: Húmus, 2017. ISBN: 9789897553264

Apresentações de Colóquios

junho 2018
“Com Muitos Dedos Puxamos as Cortinas Para Trás”: Invisibilidade e Silenciamento na Poesia Feminina Contemporânea Brasileira". Colóquio Internacional "Queering Luso-Afro-Brazilian Studies", Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal.

outubro 2017
"Straight as an Arrow: Queering St. Sebastian". XIX Colóquio de Outono. No princípio era a palavra: O lugar das Humanidades. Universidade do Minho, Braga, Portugal.

junho 2017
“In Drag as a “Memoirist”: the Queer Bodies of Maggie Nelson’s The Argonauts". Transformers. Universidade de Aveiro. Aveiro, Portugal.

maio 2017
“Travelling Cures Melancholia”: The Bodies-Cities of Al Berto". Queering Luso-Afro-Brazilian Studies. University of Birmingham. Birmingham, Inglaterra.

abril 2017
"War is a man's game": the conflict between Maori masculinities and homosexuality in Witi Ihimaera's The Uncle's Story". 38th Conference of the Portuguese Association for Anglo-American Studies. Universidade do Minho, Braga, Portugal.

junho 2016
"The Melancholy Porthole of History: Photographic Frames and Other Windows". Transvisuality: VI Lisbon Summer School for the Study of Culture. Universidade Católica, Lisboa, Portugal.

novembro 2015
"Los Desastres de la Guerra: Framed Portraits of Framed Bodies". XVII Colóquio de Outono. Outros Mapas. Linguagem, Migração, Diáspora, Braga, Portugal

junho 2015
“Don’t Meet Me at the Airport”: the Body in Transit”. Intercultural Poetics. Literary Representations of ‘The Foreign Other’. Universidade do Minho, Braga, Portugal.

abril 2015
“At the Door of a Strange Room: Spaces for the (Dis)placement of Memory”. International Conference Transcultural Amnesia: Mapping displaced memories. Universidade do Minho, Braga, Portugal.

dezembro 2014
“Cartographies of the Body: a Dialogue at the Borders of Gender and Nation”. International Conference Arch&Lit: Inter-Arts Dialogues. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

junho 2014
"Cartographies of the Queer Body: Where Are We Heading?" II TransCEHUM. Universidade do Minho, Portugal.

maio 2014
“We Carry this Map of Ourselves Around”: Mapping the Queer Body". 2nd International Graduate Conference in English and American Studies. Interventions: Private Voices and Public Spaces. Universidade de Coimbra, Portugal.

abril 2014
"That Third Gender: New Possible Ways of Being Male and Female in a Contemporary Society". 35th APEAA Meeting. Universidade do Algarve, Portugal.

novembro 2013
"My Medical Report Says I’m (Fe)Male: Constructions of Gender in Jeffrey Eugenides's Middlesex". XV Colóquio de Outono. Universidade do Minho, Portugal.

julho 2013
“We Carry this Map of Ourselves Around”: The Queer Body as Transnational". III Summer School CEHUM. Universidade do Minho, Portugal.

julho de 2011
"TUTOPAR-LLE: an experiment in peer tutoring". Co-autoria de Joanne Paisana. Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomia. Universidade do Minho, Portugal.