Anabela Alves dos Santos Rato

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Department of Spanish and Portuguese
University of Toronto
Northrop Frye Hall,
73 Queen's Park Cres. East
Toronto, ON M5S 1K7


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Página Web: https://anabelarato.wordpress.com


Grupo de Investigação




Categoria Profissional

Professora Auxiliar


Qualificações Académicas

Doutoramento em Ciências da Linguagem, na especialidade de Linguística Inglesa.
Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas.
Licenciatura em Ensino de Português e Inglês.


Áreas de Investigação de Interesse

Fonética (Percetivo-auditiva e Acústica ), Fonologia, Sociolinguística, Psicolinguística e Aquisição de L2.


Projetos de Investigação

Em curso: "The role of cross-language phonetic similarity and articulatory difficulty in L2 speech learning", Connaught New Research Award, Universidade de Toronto, Canadá, Investigadora responsável: A. Rato.

2014-15: "Portuguese as Heritage Language and Language Change", EXPL/MHC-LIN/0763/2013, Investigadora responsável: C. Flores, CEHUM, UMinho. http://cehum.ilch.uminho.pt/heritage

2010-15: "Perfil Sociolinguístico da Fala Bracarense", PTDC/CLELIN/112939/2009, Investigadora responsável: P. Barbosa, CEHUM, UMinho. https://sites.google.com/site/projectofalabracarense/

2008-2009: "The perception and production of English vowels by native speakers of Mandarin", PI: Andreia Rauber, CEHUM, Universidade do Minho.



Publicações

Artigos

Valente, D., Ferré, P., Soares, A. P., Rato. A., & Comesaña, M. (2017). Does phonological overlap of cognate words modulate cognate acquisition and processing in developing and skilled readers? Language Acquisition, 24(4).
doi: 10.1080/10489223.2017.1395029


Kivistö-de Souza, H., Carlet, A., Julkowska, I. & Rato, A. (2017). Vowel inventory size matters: Assessing cue-weighting in L2 vowel perception. Ilha do Desterro – Investigating Second Language Speech, vol. 71(3), pp. 33-46. https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro

Flores, C., Rato, A., & Rinke, E. (2017) Comparing the outcomes of early and late acquisition of European Portuguese: an analysis of morpho-syntactic and phonetic performance. Heritage Language Journal, 14(2). National Heritage Language Resource Center, UCLA. http://www.heritagelanguages.org/Journal.aspx

Varanda, P., Barroso, H., & Rato, A. (2017). Estudo Acústico de /a/ acentuado na fala bracarense. Revista Portuguesa de Humanidades - Estudos Linguísticos, 20(1). Braga: Axioma, pp. 101-136.

Flores, C., & Rato, A. (2016). Global accent in the Portuguese Speech of Heritage Returnees. Heritage Language Journal - Special Issue on Heritage Phonetics and Phonology, 13(2). National Heritage Language Resource Center, UCLA, pp. 161-183. http://www.heritagelanguages.org/Journal.aspx

Rato, A., Flores, C., Oliveira, D., & Neves, D.(2015). A competência fonológica de falantes bilingues luso-alemães: um estudo sobre sotaque global, compreensibilidade e inteligibilidade da sua língua de herança. Revista Diacrítica - série ciências da linguagem, 29(1). CEHUM, Universidade do Minho, Braga, pp. 297-326. http://ceh.ilch.uminho.pt/publicacoes/Diacritica_29-1.pdf

Yang, S., Rato, A., & Flores, C. (2015). Perceção das consoantes oclusivas de Português L2 sob a influência de Mandarim L1. Revista Diacrítica - série ciências da linguagem, 29(1). CEHUM, Universidade do Minho, Braga, pp. 61-94. http://ceh.ilch.uminho.pt/publicacoes/Diacritica_29-1.pdf

Rato, A., Rauber, A., Soares, L., & Lucas. L. (2014). Challenges in the perception and production of English front vowels by native speakers of European Portuguese. Revista Diacrítica – série ciências da linguagem, 28(1). CEHUM, Universidade do Minho, Braga, pp. 141-160.
http://ceh.ilch.uminho.pt/publicacoes/Diacritica_28-1.pdf

Santos, G., Rauber, A., Rato, A. Kluge, D., & Figueiredo, M.(2013). TP (v. 3.1): Una herramienta para experimentos de percepción. Estudios de Fonética Experimental XXII. Laboratori de Fonètica, Universitat de Barcelona, pp. 335-366.
http://stel.ub.edu/labfon/en/estudios-de-fonetica-experimental-xxii-2013

Kluge, D. C., Rauber, A. S., Rato, A., & Santos, G. R. (2013). Percepção de sons de língua estrangeira: questões metodológicas e o uso dos aplicativos Praat e TP. Revista Letras, 88. Universidade Federal do Paraná, Brasil, pp. 171-188. http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/letras/article/view/34276/22061

Rauber, Rato, & Silva. (2010). Percepção e produção de vogais anteriores do inglês por falantes nativos de mandarim. Revista Diacrítica – série ciências da linguagem, 24(1). CEHUM, Universidade do Minho, Braga, pp. 5-24. http://ceh.ilch.uminho.pt/publicacoes/Diacritica24-1.pdf

Capítulos

Rato, A., Rodrigues, C., & Varanda, P. (2017). Stressed vowels of European Portuguese in spontaneous speech. In P. Barbosa, M. C. Paiva, & C. Rodrigues (Eds.) Studies on Variation in Portuguese - Issues on Hispanic and Lusophone Linguistics. John Benjamins, pp. 23-47.

Carlet, A., & Rato, A. (2017). Identification and discrimination of initial voiceless stops by Catalan and Portuguese learners of English: the role of formal instruction and L2 exposure. In E. Babatsouli, & D. Ingram. Phonology in Protolanguage and Interlanguage. Sheffield, UK: Equinox. doi: 10.1558/equinox.31678

Rato, A., Rauber, A. S., Kluge, D. C., & Santos, G. R. (2015). Designing speech perception tasks with TP. In J. A. Mompean & J. Fouz-González (Eds.), Investigating English pronunciation: Trends and directions. Basingstoke, UK/New York, NY: Palgrave Macmillan, pp. 295–313.

Atas

Rato, A., & Rauber, A. (2015). The Effects of Perceptual Training on the Production of English Vowel Contrasts by Portuguese Learners. Proceedings of ICPhS 2015. University of Glasgow, Glasgow, UK. http://www.icphs2015.info/pdfs/proceedings.html

Carlet, A., & Rato, A. (2015). Non-native perception of English voiceless stops. In E. Babatsouli & D. Ingram (eds.), Proceedings of the International Symposium on Monolingual and Bilingual Speech 2015, 57-67. http://ismbs.eu/publications

Rato, A. (2014). Effects of Perceptual Training on the Identification of English Vowels by Native Speakers of European Portuguese, Proceedings of the International Symposium on the Acquisition of Second Language Speech - Concordia Working Papers in Applied Linguistics, 5, 529-546. http://doe.concordia.ca/copal/documents/34_Rato_Vol5.pdf

Rauber, A. S., Rato, A., Kluge, D. C., & Santos, G. R.(2013). TP 3.1 Software: A tool for designing audio, visual, and audiovisual perceptual training tasks and perception tests. Proceedings of Interspeech 2013, Lyon, 2095-2098. http://www.isca-speech.org/archive/archive_papers/interspeech_2013/i13_2095.pdf

Rato, A. (2009). On the successful management of TV interviews. In A. Barker, D. Callahan, & M. A. Ferreira (Eds.) Success and Failure - Essays from the 29th APEAA Conference, University of Aveiro.

Software

Rauber, A. S., Rato, A., Kluge, D. C., & Santos (2012). TP, Version 3.1. http://www.worken.com.br/tp


Orientação de Teses de Doutoramento

Em curso

Orientação

Diana Oliveira, "Effects of Short-term Perceptual Training on the Perception and Production of European Portuguese Consonant Sounds by Chinese Learners" (BD FCT). Doutoramento em Ciências da Linguagem.

Coorientação

Meï-Lan Mamode, ‘Rhythm Perception Training: Effects of Perception and Production in L2 French’, Departamento de Francês, Universidade de Toronto, Canadá, Orientador: Jeffrey Steele.

Ruth Martinez, ‘L2 acquisition and inhibition of the phonetic properties of BP nasal vowels’, Departamento de Espanhol e Português, Universidade de Toronto, Canadá, Orientadora: Laura Colantoni.

Chao Zhou, "Aquisição da Fonologia Segmental do Português Europeu por Aprendentes Adultos Chineses". Doutoramento em Linguística, Universidade de Lisboa, Portugal, Orientadora: Maria João Freitas.

Botelho Isalino Jimbi, "A reflection on the Umbundo Corpus Planning for the Angolan Education System: Towards the harmonization of the Catholic and Protestant orthographies". Doutoramento em Sociolinguística, Universidade do Minho, Portugal, Orientador: Pedro Dono López.


Orientação de Teses de Mestrado

Coorientação

Elsa Sousa,"Perception and production of English /h/: the case of native Portuguese speakers of English as a Foreign Language", Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas, 20 de abril de 2017.

Diana Oliveira,"Perceção e produção de sons consonânticos do português europeu por aprendentes chineses", Mestrado em Português Língua Não Materna, 5 de fevereiro de 2016.

Patrícia Varanda,"Estudo acústico de /a/ acentuado na fala bracarense: potenciais aplicações", Mestrado em Ciências da Linguagem, 23 de outubro de 2015.

António Macedo, "Estudo da perceção de vogais e ditongos orais de alunos de PLNM, falantes de Inglês L1", Mestrado em Português Língua Não Materna, 7 de setembro de 2015.

Yang Shu, "Perceção das Consoantes Oclusivas de Português L2 sob a Influência de Mandarim L1", Mestrado em Português Língua Não Materna, 22 de setembro de 2014.

Em curso
Priscila Machado, “Speech Pathologies in English Pronunciation: A case study of cleft palate informants”, Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas, Universidade do Minho.