Andreia Márcia de Castro Galvão

NETCULT

Andréia Márcia de Castro Galvão é mestra em Ciências Sociais e Humanidades, com foco em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado pela Universidade Estadual de Goiás, com uma dissertação sobre o humor em Goiás no início do séxulo XX por meio do jornal religioso Santuario da Trindade. Durante o período do mestrado foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (CAPES). Atualmente desenvolve o projeto individual “A gênese discursiva e midiática de um 'Eça de Queiroz brasileiro': luso-brasilidade e modernismo (1878-1922)”, sob orientação do Prof. Dr. Orlando Grossegesse. Os seus interesses de investigação abrangem tanto a história da intelectualidade e da mídia brasileira do início do século XX, quanto a Literatura Comparada e os Estudos Culturais.

- desde 2015: aluna do programa doutoral em Modernidades Comparadas: Literaturas, Artes e Culturas , do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho.

- 2015: Mestrado em Ciências Sociais e Humanidades - área de concentração: Territórios e Expressões Culturais no Cerrado - pela Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis.

- 2012: Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis.

Estudos Culturais, Literaturas Comparadas, História da intelectualidade brasileira

- desde 2017: “A gênese discursiva e midiática de um 'Eça de Queiroz brasileiro': luso-brasilidade e modernismo (1878-1922)”.

(2017) "A medicina é uma piada: representações humorísticas sobre médicos no jornal Santuario da Trindade". In: História, Ciências, Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro. (co-autoria de Eliézer Cardoso de Oliveira). V.24, n.3, jul.-set.p.745-765.

(2015) “'Um remédio para a alma': o risível em Goiás no jornal Santuario da Trindade (1922-1931)” Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Goiás (orientação de Prof. Dr. Eliézer Cardoso de Oliveira).

Comunicações orais

3 outubro 2017. "Conselheiro Acácio: 'Cavalheiro mais sábio que Zarathustra' - recorrência e influência na mídia brasileira". XXVI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa - ABRAPLIP. Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

14 de setembro 2017. "A gênese discursiva e midiática de um 'Eça de Queiroz brasileiro': luso-brasilidade e modernismo (1878-1922)". I Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Literatura Comparada. Associação Portuguesa de Literatura Comparada, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa.

1 de junho 2017. "A gênese discursiva e midiática de um 'Eça de Queiroz brasileiro': luso-brasilidade e modernismo (1878-1922)". III Jornadas de Investigadores Juniores. Instituto de letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho, Braga.

10 de abril 2014: "Entre punição e recompensa: e você, de que lado está? estratégias discursivas no jornal Santuario da Trindade". In: "VII Congresso Internacional em Ciências da Religião: a religião entre o espetáculo e a intimidade". Goiânia.