Ângelo Martingo

Professor Auxiliar

Pós-Doutoramento (2004-2007), em Estudos de Interpretação, registado no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), sob a orientação de Mário Vieira de Carvalho (Professor Catedrático, Universidade Nova de Lisboa) e Helena Rodrigues (Professora Auxiliar, Universidade Nova de Lisboa).

Doctor of Philosophy, pela Universidade de Sheffield (2004) em colaboração com o Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM/UNL), sob a orientação de Nicola Dibben (Lecturer), e Mário Vieira de Carvalho (Prof. Catedrático).

Master of Music in Performance (Distinction) (1999) pela Universidade de Reading (Inglaterra) sob orientação de Cristopher Wilson (Lecturer) e Jonathan Dunsby (Professor Catedrático).

Sociologia da Música, Interpretação Musical

Ontem, Hoje e Amanhã – Preservar o Passado para construir o Futuro. Responsável: Vasco Silva de Faria
Financiamento: Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, Tempos Cruzados Programa Associativo.

Livros
Martingo, A. 2011 Contextos da modernidade – Um inquérito a compositores portugueses. Porto: Atelier de Composição.

Martingo, A. 2007 (co-ed.). Interpretação Musical – Teoria e Prática. Ed. F. Monteiro & A. Martingo. Lisboa: Colibri.

Capítulos em Livros
Martingo, A. 2011. Temporalidade do espaço/espacialização do tempo – razão e sonho na produção e recepção artística contemporânea. In Rosas, João Cardoso & Vítor Moura (Eds.): Pensar radicalmente a humanidade - Ensaios de Homenagem ao Prof. Doutor Acílio da Silva Estanqueiro Rocha, pp. 69-79. V. N. Famalicão: Húmus/CEHUM.

Martingo, A. 2009. Musique informelle as postmodern thought: Adorno and Lyotard on the critical possibility of art. In Vieira de Carvalho, Mário (Ed.): Expression, Truth, Authenticity: On Adorno´s Theory of Music and Musical Performance, pp. 209-19. Lisboa: Colibri.

Martingo, A. 2007. A racionalidade expressiva: agógica e dinâmica em música tonal. In F. Monteiro & Martingo, A. (Eds): Interpretação Musical – Teoria e Prática, pp. 133-152. Lisboa: Colibri.

Martingo, A. 2007. Thinking the visible: Mallarmé, Boulez, Lyotard. In R. C. Homem & M. F. Lambert (eds.): Olhares e Escritas: Ensaios Sobre a Palavra e a Imagem, pp. 227-234. Porto: FLUP E-DITA.

Artigos em Revistas Científicas

Martingo, A. 2012. Melodia e imitação musical em Ensaio sobre a origem das línguas. Diacrítica, 26(2): 369-381.

Martingo, A. 2011. A mecânica do sentir – racionalidade e mimesis na performance musical, Diacrítica, 25(2): 2003-2012.

Martingo, A. 2010. Do espaço e tempo musical – Teoria científica e prática artística na vanguarda musical do pós-guerra. European Review of Artistic Studies, 1: 1-10. ISSN 1647-3558.

Martingo, A. 2007. Modernidade como tensão: tradição, autonomia e vanguarda em Fernando Lopes-Graça. Revista de Educação Musical – APEM: 126, 24-30.

Publicações Científicas em Actas de Encontros Científicos

Martingo, A. 2012. A força da estrutura: música, linguagem, e o poder da expressão. In Santos, Maria do Girão Rosário & Lessa, Elisa (Coords.): Música, Discurso, Poder, pp. 309-316. Vila Nova de Famalicão: Húmus/Universidade do Minho – Centro de Estudos Humanísticos.

Martingo, A. 2011. [Martingo, A. & P. Maia] Os discursos poético e musical na construção de sentido em Dichterliebe. In Macedo, Gabriela, Carlos Mendes de Sousa & Vítor Moura (Eds.): Vozes, discursos e identidades em conflito, pp. 289-295. V. N. Famalicão: Húmus/CEHUM.

Martingo, A. & D. Coimbra. 2011. Taste, again: Naïve listener’s preferences of performed tonal music. In Williamon, Aaron, Darryl Edwards & Lee Bartel (Eds.): Proceedings of the International Symposium on Performance Science 2011, pp. 399-404. Utrecht, Netherlands: Association Européen des Conservatoires, Académies de Musique et Musikhochsculen (AEC).

Martingo, A. 2010. Um olhar sobre o génio: O ‘efeito Mozart’ e a recepção musical. In D. Cranmer (Ed.): Mozart, Marcos Portugal and Their Time, pp. 185-191. Lisboa: CESEM/Colibri.

Martingo, A. 2010. História da interpretação como memória de civilização – gesto, corpo, e expressão na performance musical do barroco pós-modernidade. In Macedo, G., Sousa, C. M., & Moura, V. (Orgs.): Estudos performativos: Global performance, political performance, pp. 285-298. V. N. Famalicão: Húmus/CEHUM.

Martingo, A. 2008. Play it again: a repetição como factor de preferência na recepção musical. 4th Symposium on Cognition and Musical Arts. São Paulo: Paulistana. CD ROM, ISBN 978-85-99829-25-7.

Martingo, A. 2007. Making sense out of taste: Listener’s preferences of performed tonal music. In Williamon, A. & D. Coimbra (eds.): Proceedings of the International Simposium of Performance Science, pp. 245-250. Porto: Casa da Música.