Cátia Faria

Página Web: http://upf.academia.edu/catiafaria

Estudante de Doutoramento na Universitat Pompeu Fabra (Barcelona, Espanha), onde investiga actualmente sobre obrigações positivas face ao sofrimento dos animais selvagens. Investigadora do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM, Braga, Portugal) e, no passado, investigadora visitante no Departamento de Lógica e Filosofia Moral da Universidade de Santiago de Compostela (Galiza, Espanha, 2010-2011). Mestrado em Ciências Cognitivas pela Universitat de Barcelona (Barcelona, Espanha) e Licenciatura em Filosofia pela Universidade do Porto (Porto, Portugal). Interesses de investigação: Ética Normativa e Aplicada (particularmente, Ética Animal). Meta-ética. Filosofia Política.

Bolseira de Doutoramento FCT

Actividade Profissional

Estudante de Doutoramento / Investigadora em Filosofia Moral.

Mestrado em Ciências Cognitivas, Universitat de Barcelona, Barcelona, Espanha.
Licenciatura em Filosofia, Universidade do Porto, Porto, Portugal.

Ética normativa e aplicada. Meta-ética. Filosofia Politica.

“Egalitarismus”, in Ferrari, Arianna & Petrus, Klaus, Lexikon der Mensch/Tier-Beziehungen, Transcript, Bielefeld, forthcoming.

“Wilde Tiere” (com Oscar Horta), in Ferrari, Arianna & Petrus, Klaus, Lexikon der Mensch/Tier-Beziehungen, Transcript, Bielefeld, forthcoming.

“Differential obligations towards others in need", Astrolabio, forthcoming.

“Equality, priority, and nonhuman animals”, Dilemata 14, 2014, 225-236.

“Equality, democracy and welfare", nr. especial Diacrítica (ed. com Maria João Cabrita), 27/2, 2013.

“Muerte entre las flores: el conflicto entre el ecologismo y la defensa de los animales no humanos”, Viento Sur, 125, 2012, 67-76.

“Igualdade para além da espécie: uma proposta em positivo”, XIV Colóquio de Outono: Humanidades: Novos Paradigmas do Conhecimento e da Investigação, Húmus, 2012.

“Sobre o bem de tudo e de todos: a conjunção impossível entre ambientalismo e libertação animal”, Ágora, 30/2, 2011, 27-41

“Pessoas não humanas: a consideração moral dos grandes símios e outras criaturas”, Diacrítica, 25/2, 2011, 33-50.

“Especismo e libertação animal: a reconciliação possível, review of Zamir, Tzachi, Ethics and the Beast: A Speciesist Argument for Animal Liberation”, Télos, 17/1, 2010, 109-120.