Elena Brugioni

Página Web: http://lattes.cnpq.br/0674553484685137

Elena Brugioni é Professora de Literaturas Africanas e Estudos Pós-coloniais no Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp.
As suas áreas de investigação passam pelas Literaturas Africanas Comparadas, Estudos do Índico [Indian Ocean Studies] e Estudos Pós-coloniais.
É membro do GAPS - Grupo de Pesquisa em Artes, Género & estudos Pós-coloniais do Centro de Estudos Humanísticos e Docente no Programa Doutoral em Modernidades Comparadas (CEHUM/ILCH) da Universidade do Minho.

Professora Doutora

Actividade Profissional

Professora de Literaturas Africanas e Estudos Pós-coloniais, Departamento de Teoria Literária, IEL, Universidade Estadual de Campinas
UNICAMP

2009 - Doutoramento em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa [PhD]
Título do Tese: Mia Couto, o contador de estórias, ou a travessia da interpretação da Tradição.
Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho
(2006 – 2009)

2004 - Licenciatura em Letras Modernas [MA]
Facoltà di Lettere e Filosofia
Università degli Studi di Bologna
(1999 – 2004)

Literaturas Africanas de Língua Portuguesa
Literaturas Africanas Comparadas
Teoria Pós-colonial
Estudos do Índico [IOS-Indian Ocean Studies]

Projectos de Investigação

2016 – Membro da equipa do Projecto de Investigação Narrative of the Indian Ocean in the Lusophone Space – NILUS (ref. PTDC/CPC­ELT/4868/2014)
P.I. Ana Mafalda Leite, CESA-ISEG, Lisboa

2014 – 2015 Membro da equipa do Projecto de Investigação financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian “O Poder das Narrativas, as Narrativas do Poder. Prémios Literários, Cânone e Políticas editoriais no universo da língua portuguesa”.
Investigadora Responsável: Ana Gabriela Macedo, CEHUM.

2010 -2015 Projecto de Pós-doutoramento em Literaturas Africanas Comparadas e Estudos Pós-coloniais: Provincianizando o Cânone. O questionamento das ‘grandes narrativas europeias’ em literaturas ‘homoglotas’
Projecto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Programa Operacional Potencial Humano e Fundo Social Europeu [SFRH/BPD/62885/2009]
Supervisor: Ana Gabriela Macedo – CEHUM, Universidade do Minho

Livros, Coletâneas e números temáticos em Revistas Científicas

Macedo, Ana Gabriela, Joana Passos & Elena Brugioni (orgs.) (2016) Prémios Literários em língua portuguesa. O Poder das Narrativas, as Narrativas do Poder. Porto: Afrontamento.

Chaves, Rita, Nazir Ahmed Can & Elena Brugioni (Orgs.) (2016) Moçambique e o Oceano Índico: Representações, Impasses, Diálogos. São Paulo: EDUSP.
(livro; coorganização) (em curso de publicação)

Brugioni, Elena & Joana Passos (Orgs.) (2014) Dossier “50 anos de Luuanda” in Diacrítica – Literatura, 28 (3), Vila Nova de Famalicão-Braga: Húmus Edições-CEHUM, pp. 9-88.
(coorganização de número temático em revista científica com peer review)

Brugioni, Elena & Joana Passos (Orgs.) (2013) Dossier “Narrando o Índico” in Diacrítica – Literatura, 27 (3), Vila Nova de Famalicão-Braga: Húmus Edições-CEHUM, pp.7-158.
(coorganização de número temático em revista científica com peer review)

Brugioni, Elena (2012) Mia Couto. Representação, História(s) e Pós-colonialidade. Vila Nova de Famalicão: Húmus Edições-CEHUM.
(livro; autor)

Brugioni, Elena, Joana Passos, Andreia Sarabando & Marie-Manuelle Silva (Orgs.) (2012) Itinerâncias. Percursos e Representações da Pós-colonialidade. Vila Nova de Famalicão: Húmus Edições-CEHUM.
(coletânea; coorganização)

Brugioni, Elena, Joana Passos, Andreia Sarabando & Marie-Manuelle Silva (Orgs.) (2010) Contemporary Africas | Áfricas Contemporâneas. Vila Nova de Famalicão: Húmus Edições-CEHUM.
(coletânea; coorganização)

outras publicações:
Academia.edu: https://uminho.academia.edu/ElenaBrugioni
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/0674553484685137

Orientação de Teses de Doutoramento

Fernanda Benedito —Título do Projecto de Tese: Literatura Pós-Colonial e Mapeamento de Espaços Transculturais: Um Olhar Sobre o(s) Contexto(s) Africano(s)
Programa de Doutoramento em Modernidades Comparadas - CEHUM

António Mota — Título do Projecto de Tese: Representações ex-cêntricas e diálogos transnacionais: História, memória e o tema do retorno
Programa de Doutoramento em Modernidades Comparadas - CEHUM
(co-orientadora)