Elisa Maria Maia Silva Lessa

Edit

Contactos

Instituto de Letras e Ciências Humanas
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga


E-mail: Erro: Browser não suporta Javascript


Breve Apresentação

Elisa Lessa estudou piano no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e no Conservatório Nacional de Lisboa. É doutorada em Ciências Musicais pela Universidade Nova com a tese "Os Mosteiros Beneditinos Portugueses (séculos XVII a XIX): Centros de Ensino e Prática Musical”, Mestre em Ciências Musicais, pela Universidade de Coimbra, e Licenciada em Ciências Musicais pela Universidade Nova. É Professora Associada no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho. Foi Directora do Departamento de expressões artísticas e Educação Física do Instituto de Estudos da Criança e Directora do Departamento de Música e Curso de Licenciatura em Música de 2007 a 2011, Directora do curso de Mestrado em Estudos da Criança, especialização em Educação Musical (2000-2009) e Coordenadora de Investigação, área de Estudos Artísticos, Centro de Investigação em Estudos da Criança (2000-2009). De 2004 a 2007 foi Directora da Revista de Educação Musical e Presidente da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM).
Como musicóloga é autora de diversos estudos sobre Música Portuguesa dos séculos XVIII a XX. Tem artigos científicos publicados em revistas especializadas portuguesas e estrangeiras.
Editou obras de música portuguesa do século XVIII e de Música Portuguesa para a infância dos séculos XIX e XX. As suas áreas de interesse incluem trabalhos no âmbito da História Cultural, questões de Género e Estudos de Cultura Musical luso-brasileira.
Orientou mais de 30 teses de mestrado e 4 teses de doutoramento, em diferentes temáticas no âmbito dos Estudos de Cultura Portuguesa.
Desenvolve paralelamente uma intensa actividade artística, tendo sido fundadora e Directora Artística da extinta Orquestra de Câmara do Minho. Actualmente é Directora Artística da Orquestra Theatro e do Com.cordas Ensemble. Nos anos 90 fundou a Companhia da Música de Braga, Conservatório de ensino artístico especializado, onde continua a exercer funções de Directora Pedagógica em regime de voluntariado.
Integra o Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM) e o Núcleo de Investigação Caravelas da Universidade Nova de Lisboa (CESEM).



Categoria Profissional

Professora Associada do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, com provimento definitivo desde Outubro de 2003.


Actividade Profissional

Docente do Departamento de Música do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho.


Qualificações Académicas

1998 - Doutoramento em Ciências Musicais, área de Ciências Musicais Históricas. Universidade Nova de Lisboa. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

[Em 8 de Julho de 1998, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, realizou provas de doutoramento em Ciências Musicais, na área de conhecimento de Ciências Musicais Históricas, com a dissertação intitulada Os Mosteiros Beneditinos Portugueses (Séculos XVII a XIX): Centros de Ensino e Prática Musical. O Júri foi constituído por: Presidente - Doutor Mário Vieira de Carvalho (Professor Catedrático e Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa); Vogais - Doutor Gerhard Doderer (Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, orientador científico e arguente); Doutor António Bispo (Professor Catedrático da Universidade de Colónia, Alemanha, arguente); Doutor Manuel Carlos Brito (Professor Associado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, arguente); Doutor Rui Vieira Nery (Professor Associado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, arguente); Doutor Aires Pereira (Professor Auxiliar da Universidade de Aveiro, arguente); Doutor Geraldo Dias Coelho (Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, arguente).]


1992 - Mestrado em Ciências Musicais Históricas. Universidade de Coimbra. Faculdade de Letras.

[Em 3 de Dezembro de 1992, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, realizou provas de Mestrado em Ciências Musicais, área de Ciências Musicais Históricas, com a dissertação intitulada A Actividade Musical na Sé de Braga no Tempo do Arcebispo D. Frei Agostinho de Jesus (1588-1609). O Júri foi constituído por: Doutor Aníbal Pinto de Castro (Professor Catedrático e Director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra); Vogais - Doutora Maria Augusta Barbosa (Professor Catedrática Jubilada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, arguente); Doutor Gerhard Doderer (Professor Associado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, orientador científico).]

1987 - Licenciatura em Ciências Musicais Históricas. Universidade Nova de Lisboa. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

1984 - Frequência do 9º ano do Curso Superior de Piano do Conservatório Nacional de Lisboa.






Áreas de Investigação de Interesse

Musicologia Histórica.
Música Erudita na perspectiva dos Estudos Culturais.
Música Educação e Pedagogia

Estudos Musicais Luso-Brasileiros

[1] A Música Sacra no Brasil Colonial.
[2] O Brasil visto de fora – A Música no Brasil Colonial na perspectiva dos portugueses.
[3] Recepção Musical e Intercâmbio Portugal-Brasil, na primeira metade do século XX.




Projectos de Investigação

Projectos em Curso:
ORFEUS - EXPL/EPH-PAT/2253/2013
A reforma tridentina e a música no silêncio claustral. O mosteiro de S. Bento de Cástris.

[1]Para a História da Cultura Musical Portuense: a figura de Eduardo da Fonseca.
[2]Casas Editoras portuenses (século XIX)

[3]Entrar para o convento: A música nos mosteiros entre Douro e Minho

[4]Vida Musical Bracarense
a) Pós- Concílio de Trento.
b) Nos séculos XIX e XX.
[5] Música Portuguesa para a Infância




Publicações


(2012) “Entre poesia e música. “Quatro poemas da Mensagem por Fernando Pessoa de Maria de Lourdes Martins””. Estética, Cultura Material e Diálogos Intersemióticos. Universidade do Minho, Centro de Estudos Humanísticos, pp. 329-338.

(2012)“D. Frei João de Seixas e as sonate da címbalo di piano e forte de Lodovico Giustini di Pistoia” . Congresso Luso Brasileiro do Barroco. Braga, pp-301-310.

(2012) Música Discurso Poder. Coordenação Maria do Rosário Girão Santos. Elisa Maria Lessa. Universidade do Minho, Centro de Estudos Humanísticos, pp. 43-56.

(2012) “ Música e expressão ideológica: a obra Buchenwald para piano solo de Eurico Tomás de Lima (1908-1989)”. Música Discurso Poder. Coordenação Maria do Rosário Girão Santos. Elisa Maria Lessa. Universidade do Minho, Centro de Estudos Humanísticos, pp. 43-56.

(2012) "Instrução e prática musical em Belém do Pará: o contributo do Bispo D. Frei Caetano de Brandão nos anos de 1783 a 1789" in As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime Repertórios, Práticas e Representações.Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian,pp. 455-469.

(2011) Do Convento ao Instituto. Portas para a Vida. "A Música no Mosteiro da Conceição ( séc. XVII, XVIIIXIX),Braga: Instituto Monsenhor Airosa. Coord. Ernesto Português. pp.155-163.

(2011)Do Convento ao Instituto. Portas para a Vida." O fundo musical do Instituto Monsenhor Airosa: Testemunho de Louvor, Educação e Cultura"Braga: Instituto Monsenhor Airosa. Coord. Ernesto Português. pp. 373-384.

(2011) "Nun's Musical Activity North's Convents of Portugal in the eighteenth and early nineteenth centuries" Keyboard Music in the Female Monasteries and Convents of Spain, Portugal and the Americas. Almeria: FINTE, pp.61-66

(2009) Figuras Limianas. "Jerónimo Xavier Varella". Ponte de Lima: Município de Ponte de Lima.

(2008) Eurico Thomaz de Lima e a imprensa brasileira: um caso feliz de recepção musical. Revista Música. Universidade de S. Paulo.


(2008) Angélica Lima Cruz, Elisa Lessa & Maria Flôr Dias Male and Female BIGHEADS: Different ways of lookin. International Journal of Education Through Art, GreatBritain.

(2008) Elisa Lessa e Magna Ferreira . The Forest (A Floresta) Children’s opera by Eurico Carrapatoso after Sofia de Melo Breyner Andersen’s homonymous tale. From words to music. International Conference on Children’s Literature and Culture – Metamorphic Spaces in Children’s Literature and Culture. Jyvaskyla Finlândia.

(2007) “Eurico Thomaz de Lima e a Imprensa Brasileira: Um Caso Feliz de Recepção Musical”, Revista Música, pp.165-174. Universidade de S. Paulo, vol.12

(2001)”Missionação e Diálogo de Culturas: a Música nos Mosteiros Beneditinos do Brasil Colonial”, A Música no Brasil Colonial, pp. 133-157.Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

(2000) "Perspectivas de Educação Artística no contexto da escolaridade obrigatória". Revista A Boca do Beco. Porto, Bando dos Gambozinos, 2000, pp. 40-44.

(2000)"Os beneditinos Portugueses e o voto de 'Passar o Mar': a música nos mosteiros do Brasil", Brasil-Europa 500 Jahre: Musik und Visionen. Koln, Bericht des Internationalen Kongresses.

(1999)"A Música no quotidiano das monjas nos séculos XVII e XVIII - Mosteiros de beneditinas e ursulinas em Portugal", Revista Portuguesa de Musicologia. Lisboa, Associação Portuguesa de Ciências Musicais, 1999, pp. 47-58.

(1998) "Mãe, canta-me uma canção! - Um olhar sobre o valor da música na vida e educação das crianças", Educação para a Saúde, Braga, Universidade do Minho, IEP, 1998, pp. 499-504.

(1995) "A Música no Mosteiro de Palme nos séculos XVII, XVIII e XIX". Barcelos Património, Barcelos, Câmara Municipal, 1995, pp. 81-88.

(1995)"Apontamentos sobre a prática musical no Mosteiro de Santo Tirso: mestres, cantores e organistas (séculos XVII-XIX)", Revista Portuguesa de Musicologia, nos 4-5, Lisboa, Associação Portuguesa de Ciências Musicais, 1995, pp. 95-114.

(1994) "A Música no Mosteiro de Tibães (sécs. XVII e XVIII)", Mínia, 3º Série, nº 2, Braga, Associação para a Defesa, Estudo e Divulgação do Património Cultural e Natural, 1994, pp. 83-102.

(1994) "Concepções e práticas dos professores de Educação Musical no 2º ciclo do Ensino Básico: contributos para uma reflexão", Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical, Vol. 82, Jul./Ago., Lisboa, 1994, pp. 4-8.





Orientação de Projectos de Pós-doutoramento

"A Música da Semana Santa de São João del-rei e de Braga:influ|encias e trajectórias recíprocas. " Suely Franco. ( Brasil)



Orientação de Teses de Doutoramento

(2007) Universidade do Minho, Instituto de Estudos da Criança. Helena Maria Gonçalves Vieira.
(2012) Universidade do Minho, Instituto de Educação. Doutoramento de Sandra Isabel Pires Barroso.
(2012) Universidade do Minho, Instituto de Educação. Doutoramento de Sérgio Azevedo.



Orientação de Teses de Mestrado

(2008)
José Miguel Piteira Fernandes." A Temática Infantil nos Cancioneiros Alentejanos: estudo e aplicação pedagógica das canções tradicionais".
Marta Isabel Lopes Garcia Tracana com o tema: Cultura Musical na Europa: a influência das actividades de complemento curricular".
Vítor Hugo Ferreira de Matos." A Sociedade Musical de Guimarães: contributos para a sua história".
Paulo Alexandre de Jesus Clemente." O ensino da música em Portugal e Espanha nas Bandas filarmónicas".
Rui Monteiro da Costa."Os pequenos cantores da Escola Claustral do Mosteiro de Singeverga: contributos para a sua história".
Cláudia Maria Couto Maia " O Papel do Compositor e Pedagogo César Morais (1918-1992) no Ensino da Música no Concelho de Vila Nova de Gaia".
Maria Madalena Rodrigues Coutinho Duarte "O repertório musical português na “Formação Musical”. Manual Complementar para o Ensino Especializado da Música".
Olga Vladimirovna Vasilieva Rego "Tendências impressionistas, nacionalistas e neoclássicas na música portuguesa para a infância. Manual para o jovem pianista".
Delfim Jorge da Silva Peixoto."Os manuais de Educação musical para o ensino básico (segundo ciclo): presença da música tradicional portuguesa".
Hildeberto Manuel Pereira Peixoto "O contributo das Bandas Filarmónicas para a Formação Musical de jovens músicos na Ilha do Pico – Açores".
Paula Cristina Nunes Barbosa Nunes "Teresa Macedo – uma personalidade de relevo na história do ensino vocacional da música".
Alexandre de Sousa Rodrigues"Ensino Artístico – a motivação na aprendizagem musical".
Daniela Alexandra Cunha Labandeiro "As canções e danças populares infantis em Fernando Lopes-Graça".
Joana Mendez Raposo "Das palavras à música: As canções Infantis para coro e piano [2007-2008] de Sérgio Azevedo sobre textos próprios, e o seu papel no enriquecimento estético do imaginário infantil português".




Outros Dados

Direcção Artística
COM.CORDAS – COMPANHIA DA MÚSICA ENSEMBLE
TEMPORADA DE 2012
Theatro Circo de Braga. Concerto com obras Corelli, Vivaldi, Bach, Bocherini e Mozart
17 Maio 2012 - Theatro Circo de Braga. Concerto com obras Tchaikovsky, Grieg, Samuel Barber e Joly Braga Santos
14 Setembro 2012 – Igreja de Santa Cruz, Braga. Concerto com obras de Mozart, Shostakovich, Bach, Mendelssohn e Samuel Barber
30 Novembro 2012 – Grande Auditório do Parque de Exposições de Braga. As Quatro Estações, de Antonio Vivaldi
(2012) Prefácio e Apresentação do Cancioneiro de Sobreposta. Braga: Associação Social e Cultural de Sobreposta, Maio de 2012.


(2012) Lançamento de álbum de CD’s com obras para piano de Fernando Lopes-Graça do pianista brasileiro José Eduardo Martins. mercado Cultural do Carandá.


(2012) 16 de Junho e 8 de Setembro - Homenagem a Jos Wuytack- Elogio Público. Porto: Fund. Eng António de Almeida, Associação Wuytack de Pedagogia Musical.