Elisa Maria Maia Silva Lessa

Edit

Contactos

Instituto de Letras e Ciências Humanas
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga


E-mail: Erro: Browser não suporta Javascript


Breve Apresentação

Elisa Lessa estudou piano nos Conservatórios de Música Calouste Gulbenkian de Braga e Nacional de Lisboa. É doutorada em Ciências Musicais pela Universidade Nova com a tese "Os Mosteiros Beneditinos Portugueses (séculos XVII a XIX): Centros de Ensino e Prática Musical”, Mestre em Ciências Musicais, pela Universidade de Coimbra, e Licenciada em Ciências Musicais pela Universidade Nova. É Professora Associada no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho. Foi Directora do Departamento de Expressões Artísticas e Educação Física do Instituto de Estudos da Criança e Directora do Departamento de Música e Curso de Licenciatura em Música de 2007 a 2011, Directora do curso de Mestrado em Estudos da Criança, especialização em Educação Musical (2000-2009) e Coordenadora de Investigação, área de Estudos Artísticos, Centro de Investigação em Estudos da Criança (2000-2009). De 2004 a 2007 foi Directora da Revista de Educação Musical e Presidente da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM). É Presidente da Associação Cultural Suonart.
Como musicóloga é autora de diversos estudos sobre Música Portuguesa dos séculos XVIII a XX. Tem artigos científicos publicados em revistas especializadas portuguesas e estrangeiras.
Editou obras de música portuguesa do século XVIII e de Música Portuguesa para a infância dos séculos XIX e XX. As suas áreas de interesse incluem trabalhos no âmbito da História Cultural, questões de Género e Estudos de Cultura Musical luso-brasileira.
Orientou mais de 40 teses de mestrado e 4 teses de doutoramento, em diferentes temáticas no âmbito dos Estudos de Cultura Portuguesa.
Desenvolve paralelamente uma intensa actividade artística, tendo sido fundadora e Directora Artística da Orquestra de Câmara do Minho. Nos anos 90 fundou a Companhia da Música de Braga, Conservatório de ensino artístico especializado tendo sido sua Directora Pedagógica, em regime de voluntariado, cerca de 30 anos.
É responsável pelo projecto Património Musical no Concelho de Braga e directora artística de inúmeros concertos realizados ao longo dos últimos anos.
Integra o Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM) e o Núcleo de Investigação Caravelas da Universidade Nova de Lisboa (CESEM).



Categoria Profissional

Professora Associada do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, com provimento definitivo desde Outubro de 2003.


Atividade Profissional

Professora no Departamento de Música do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho.


Qualificações Académicas

1998 - Doutoramento em Ciências Musicais, área de Ciências Musicais Históricas. Universidade Nova de Lisboa. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

[Em 8 de Julho de 1998, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, realizou provas de doutoramento em Ciências Musicais, na área de conhecimento de Ciências Musicais Históricas, com a dissertação intitulada Os Mosteiros Beneditinos Portugueses (Séculos XVII a XIX): Centros de Ensino e Prática Musical. O Júri foi constituído por: Presidente - Doutor Mário Vieira de Carvalho (Professor Catedrático e Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa); Vogais - Doutor Gerhard Doderer (Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, orientador científico e arguente); Doutor António Bispo (Professor Catedrático da Universidade de Colónia, Alemanha, arguente); Doutor Manuel Carlos Brito (Professor Associado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, arguente); Doutor Rui Vieira Nery (Professor Associado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, arguente); Doutor Aires Pereira (Professor Auxiliar da Universidade de Aveiro, arguente); Doutor Geraldo Dias Coelho (Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, arguente).]


1992 - Mestrado em Ciências Musicais Históricas. Universidade de Coimbra. Faculdade de Letras.

[Em 3 de Dezembro de 1992, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, realizou provas de Mestrado em Ciências Musicais, área de Ciências Musicais Históricas, com a dissertação intitulada A Actividade Musical na Sé de Braga no Tempo do Arcebispo D. Frei Agostinho de Jesus (1588-1609). O Júri foi constituído por: Doutor Aníbal Pinto de Castro (Professor Catedrático e Director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra); Vogais - Doutora Maria Augusta Barbosa (Professor Catedrática Jubilada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, arguente); Doutor Gerhard Doderer (Professor Associado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, orientador científico).]

1987 - Licenciatura em Ciências Musicais Históricas. Universidade Nova de Lisboa. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

1984 - Frequência do 9º ano do Curso Superior de Piano do Conservatório Nacional de Lisboa.






Áreas de Investigação de Interesse

Musicologia Histórica.
Música Erudita na perspectiva dos Estudos Culturais.
Música Educação e Pedagogia
Estudos Musicais Luso-Brasileiros








Projetos de Investigação

Projecto concluído:
ORFEUS - EXPL/EPH-PAT/2253/2013 - 2016
A reforma tridentina e a música no silêncio claustral. O mosteiro de S. Bento de Cástris.

Projecto em Curso

Património Musical no Concelho de Braga
Paisagem sonora histórica em Braga
Vida Musical Bracarense
a) Pós- Concílio de Trento.
b) Nos séculos XIX e XX.





Publicações

Artigos Publicados

(2017) “ Cantochão ou Polifonia? Música e Devoção nos Mosteiros Femininos Portugueses no Período Moderno.” João Luís Fontes, Maria Filomena Andrade e Tiago Pires Marques (coord.) – Género e interioridade na vida religiosa: conceitos, contextos e práticas, pp. 159-168. Lisboa: CEHR-UCP.

(2017) “A Música no Mosteiro de Tibães nos séculos XVII e XVIII”, Conhecer o Mosteiro de Tibães. Revista Bracara Augusta. Braga: Câmara Municipal, vol. LXII, pp. 29-48
(2016) “ Memórias Musicais do Theatro Circo” O theatro e a memória. Braga: Caleidoscópio, pp. 149-168.


(2016)“Práticas musicais nos Mosteiros de Clarissas da Ilha da Madeira nos séculos XVII e XVIII: aspetos litúrgicos, culturais e lúdicos da vida conventual feminina”, Diocese do Funchal – a primeira diocese global. História Cultura e Espiritualidades, dir. José Eduardo Franco e João Paulo Oliveira e Costa, ed . 500 anos da Diocese do Funchal em parceria com a Esfera do Caos, Lisboa, 2015, 2 volumes. (editado em 2016) vol. II, pp. 369-384.

(2016) Guardar o silêncio, cantar louvores ao Divino: a vida intramuros das monjas de Cister publicado no e-book: Do Espírito do Lugar - Música, Estética, Silêncio, Espaço, Luz: I e II Residências Cistercienses de São Bento de Cástris (2013, 2014)

(2016) "O património artístico Musical do Mosteiro Santo André de Rendufe: Conhecer o passado para intervir no presente". ARTISON nº3, pp112-120. http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao/issue/view/8/.


(2016) “ Evidências Pós-Tridentinas na Prática Musical Bracarense nos arcebispados de D. Frei Bartolomeu dos Mártires (1559-1582) e D. Frei Agostinho de Jesus (1588-1609)” Concilio de Trento Innovar en la tradición. Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá, pp. 719-730.

(2016) "O património artístico Musical do Mosteiro Santo André de Rendufe: Conhecer o passado para intervir no presente". ARTISON nº3, pp112-120. http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao/issue/view/8/showToc

(2016) “Manuel Faria, os concertos do círculo de cultura muscal e as crónicas no Diário do Minho” in Manuel Faria-centenário do seu nascimento. 30-37. Vila Nova de Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda.

(2015) “ A obra musical do Cónego Manuel Rodrigues de Azevedo”, in Gil de Azevdo Abreu, Cónego Manuel Rodrigues de Azevedo. Ecos do Centenário do seu nascimento. 22-28. Edição do autor.

(2015) LESSA, Elisa; LALANDA, Margarida Sá Nogueira,
«How valuable was Music for cloistered nuns? A study case in S. Bento de Cástris (Évora, Portugal)». IN European Scientific Journal, edição especial de Agosto de 2015 (ESJ AUGUST 2015 /SPECIAL/ EDITION), pp. 369 – 381; disponível em http://www.eujournal.org/index.php/esj/article/view/6161/5946 . ISSN: 1857 – 7881 (em papel), e 1857 – 7431 (em linha).

(2015) “Musical Life in Portuguese Benedictine and Clarisse Convents through the study of the reports of Visits from the seventeeth and eighteenth centuries” Celesti Sirene II. Italy, Barletta: Cafagna Editore.
(2015) “ A prática musical nos mosteiros femininos na segunda metade do século XVIII e princípios do século XIX: obras de compositors portugueses e italianos no mosteiro de S. Bento de Cástris (Évora) e no convento de Avé Maria (Porto)”. Pp. 61-88. Revista Mátria XXI. Santarém: Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão

(2014) “Conventos de Religiosas Franciscanas em Braga: Pompa, Cerimonial e actividade musical quotidiana (séculos XVII a XIX)” Revista Itinerarium nº209. Lisboa: Província Portuguesa da Ordem Franciscana.

(2014) “Representações musicais do velho mundo nos relatos de viagens pelo Brasil do século XVIII e princípios do século XIX” Atas do Congresso Internacional A música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico http://www.caravelas.com.pt/atas_do_congresso_internacional_a_musica_no_espaco_luso_brasileiro.

(2014) “Os Monges Beneditinos no Alto Minho: a actividade musical no Mosteiro de Ganfei (Séc. XVII e XVIII)” pp. 165178. Monção, entre muralhas, com tantas portas quantos os sentidos. Casa Museu de Monção: Universidade do Minho.

(2013) “Musical life in portuguese benedictine and clarisse convents through the study of the reports of “Visits” from the seventeenth and eighteenth centuries” Celesti Sirene. Musica e monachesimo dal Medioevo all’Ottocento. Itália: Pubblicazione dell’ Archivio Storico Diocesano di San Severo.Claudio Grenzi Editore.

(2013) “Contributos para o conhecimento da História Musical Portuguesa no feminino: marcas de cultura e identidade das monjas músicas dos séculos XVII e XVIII.” Mulheres: Feminino, Plural. (2013) Funchal: Nova Delphi.pp.271-280.

(2013) “Estes senhores não têm mais peças de violoncelo?” Notas sobre a criação musical portuguesa para a Infância. Revista de Educação Musical nº 138 – Janeiro-Junho 2012, pp.11-16.

(2013) “Educação e Cultura Artística: o exemplo da Orquestra de Câmara do Minho”. Revista de Educação Musical nº 138 – Janeiro-Junho 2012, pp. 67-72.

(2013)“As Livrarias dos mosteiros beneditinos: nobres oficinas de Arte e Cultura monástica” As Bibliotecas e o Livro em Instituições Eclesiais. Actas do III Encontro Nacional. (2013) Lisboa: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, pp. 162-169.

(2012) “Entre poesia e música. “Quatro poemas da Mensagem por Fernando Pessoa de Maria de Lourdes Martins””. Estética, Cultura Material e Diálogos Intersemióticos. Universidade do Minho, Centro de Estudos Humanísticos, pp. 329-338.

(2012)“D. Frei João de Seixas e as sonate da címbalo di piano e forte de Lodovico Giustini di Pistoia” . Congresso Luso Brasileiro do Barroco. Braga, pp-301-310.

(2012) Música Discurso Poder. Coordenação Maria do Rosário Girão Santos. Elisa Maria Lessa. Universidade do Minho, Centro de Estudos Humanísticos, pp. 43-56.

(2012) “ Música e expressão ideológica: a obra Buchenwald para piano solo de Eurico Tomás de Lima (1908-1989)”. Música Discurso Poder. Coordenação Maria do Rosário Girão Santos. Elisa Maria Lessa. Universidade do Minho, Centro de Estudos Humanísticos, pp. 43-56.

(2012) "Instrução e prática musical em Belém do Pará: o contributo do Bispo D. Frei Caetano de Brandão nos anos de 1783 a 1789" in As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime Repertórios, Práticas e Representações.Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian,pp. 455-469.

(2011) Do Convento ao Instituto. Portas para a Vida. "A Música no Mosteiro da Conceição ( séc. XVII, XVIIIXIX),Braga: Instituto Monsenhor Airosa. Coord. Ernesto Português. pp.155-163.

(2011)Do Convento ao Instituto. Portas para a Vida." O fundo musical do Instituto Monsenhor Airosa: Testemunho de Louvor, Educação e Cultura"Braga: Instituto Monsenhor Airosa. Coord. Ernesto Português. pp. 373-384.

(2011) "Nun's Musical Activity North's Convents of Portugal in the eighteenth and early nineteenth centuries" Keyboard Music in the Female Monasteries and Convents of Spain, Portugal and the Americas. Almeria: FINTE, pp.61-66

(2009) Figuras Limianas. "Jerónimo Xavier Varella". Ponte de Lima: Município de Ponte de Lima.

(2008) Eurico Thomaz de Lima e a imprensa brasileira: um caso feliz de recepção musical. Revista Música. Universidade de S. Paulo.


(2008) Angélica Lima Cruz, Elisa Lessa & Maria Flôr Dias Male and Female BIGHEADS: Different ways of lookin. International Journal of Education Through Art, GreatBritain.

(2008) Elisa Lessa e Magna Ferreira . The Forest (A Floresta) Children’s opera by Eurico Carrapatoso after Sofia de Melo Breyner Andersen’s homonymous tale. From words to music. International Conference on Children’s Literature and Culture – Metamorphic Spaces in Children’s Literature and Culture. Jyvaskyla Finlândia.

(2007) “Eurico Thomaz de Lima e a Imprensa Brasileira: Um Caso Feliz de Recepção Musical”, Revista Música, pp.165-174. Universidade de S. Paulo, vol.12

(2001)”Missionação e Diálogo de Culturas: a Música nos Mosteiros Beneditinos do Brasil Colonial”, A Música no Brasil Colonial, pp. 133-157.Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

(2000) "Perspectivas de Educação Artística no contexto da escolaridade obrigatória". Revista A Boca do Beco. Porto, Bando dos Gambozinos, 2000, pp. 40-44.

(2000)"Os beneditinos Portugueses e o voto de 'Passar o Mar': a música nos mosteiros do Brasil", Brasil-Europa 500 Jahre: Musik und Visionen. Koln, Bericht des Internationalen Kongresses.

(1999)"A Música no quotidiano das monjas nos séculos XVII e XVIII - Mosteiros de beneditinas e ursulinas em Portugal", Revista Portuguesa de Musicologia. Lisboa, Associação Portuguesa de Ciências Musicais, 1999, pp. 47-58.

(1998) "Mãe, canta-me uma canção! - Um olhar sobre o valor da música na vida e educação das crianças", Educação para a Saúde, Braga, Universidade do Minho, IEP, 1998, pp. 499-504.

(1995) "A Música no Mosteiro de Palme nos séculos XVII, XVIII e XIX". Barcelos Património, Barcelos, Câmara Municipal, 1995, pp. 81-88.

(1995)"Apontamentos sobre a prática musical no Mosteiro de Santo Tirso: mestres, cantores e organistas (séculos XVII-XIX)", Revista Portuguesa de Musicologia, nos 4-5, Lisboa, Associação Portuguesa de Ciências Musicais, 1995, pp. 95-114.

(1994) "A Música no Mosteiro de Tibães (sécs. XVII e XVIII)", Mínia, 3º Série, nº 2, Braga, Associação para a Defesa, Estudo e Divulgação do Património Cultural e Natural, 1994, pp. 83-102.

(1994) "Concepções e práticas dos professores de Educação Musical no 2º ciclo do Ensino Básico: contributos para uma reflexão", Boletim da Associação Portuguesa de Educação Musical, Vol. 82, Jul./Ago., Lisboa, 1994, pp. 4-8.





Orientação de Projetos de Pós-doutoramento

"A Música da Semana Santa de São João del-rei e de Braga:influ|encias e trajectórias recíprocas. " Suely Franco. ( Brasil)



Orientação de Teses de Doutoramento

(2007) Universidade do Minho, Instituto de Estudos da Criança. Helena Maria Gonçalves Vieira.
(2012) Universidade do Minho, Instituto de Educação. Doutoramento de Sandra Isabel Pires Barroso.
(2012) Universidade do Minho, Instituto de Educação. Doutoramento de Sérgio Azevedo.



Orientação de Teses de Mestrado


(2017)
Eduardo Miguel Fraguito Gomes Canelas “O Papel da Memória na Aprendizagem das
Ciências Musicais e da Formação Musical”Mestrado em Ensino de Música.
Universidade do Minho, Abril de 2017.


(2016)
Leandro Vieira Monteiro “A imagem como Recurso Pedagógico para o Ensino das Ciências Musicais” . Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais . Universidade do Minho, Braga, Setembro de 2016.

José Manuel Oliveira Marques “Estratégias de motivação e aprendizagem no ensino da História da Música: o papel da iconografia musical.” Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais. Universidade do Minho, Novembro 2016.

David Emanuel Guedes Rodrigues “O Repertório para cordofones dedilhados como fonte de aprendizagem no Ensino das Ciências Musicais: o caso do bandolim. “Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais . Universidade do Minho, Braga, Novembro 2016 .
Victor Thadeu Reis Oliveira “O Cinema como estratégia de motivação e aprendizagem no Ensino das Ciências Musicais Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais .” Universidade do Minho, Braga, 2016.

Ivânia Esteves “Música e Património no contexto da Aprendizagem das Ciências Musicais Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais. “.Universidade do Minho, Braga, Março 2016.
Mónica Teixeira “A importância dos materiais pedagógicos no ensino das Ciências Musicais. Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais”. Universidade do Minho, Braga, Março2016.
Adriano Macedo “ Teoria e Prática nas Aulas de Formação Musical e História da Cultura e das Artes. Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais”. Universidade do Minho, Braga, Novembro 2016.

Paulo Araújo “ O ensino das Ciências Musicais e a Retórica. Discurso Musical no período do Barroco”. Curso de Mestrado em Ensino – especialização em Ciências Musicais . Universidade do Minho, Braga, Julho 2016.





(2008)
José Miguel Piteira Fernandes." A Temática Infantil nos Cancioneiros Alentejanos: estudo e aplicação pedagógica das canções tradicionais".
Marta Isabel Lopes Garcia Tracana com o tema: Cultura Musical na Europa: a influência das actividades de complemento curricular".
Vítor Hugo Ferreira de Matos." A Sociedade Musical de Guimarães: contributos para a sua história".
Paulo Alexandre de Jesus Clemente." O ensino da música em Portugal e Espanha nas Bandas filarmónicas".
Rui Monteiro da Costa."Os pequenos cantores da Escola Claustral do Mosteiro de Singeverga: contributos para a sua história".
Cláudia Maria Couto Maia " O Papel do Compositor e Pedagogo César Morais (1918-1992) no Ensino da Música no Concelho de Vila Nova de Gaia".
Maria Madalena Rodrigues Coutinho Duarte "O repertório musical português na “Formação Musical”. Manual Complementar para o Ensino Especializado da Música".
Olga Vladimirovna Vasilieva Rego "Tendências impressionistas, nacionalistas e neoclássicas na música portuguesa para a infância. Manual para o jovem pianista".
Delfim Jorge da Silva Peixoto."Os manuais de Educação musical para o ensino básico (segundo ciclo): presença da música tradicional portuguesa".
Hildeberto Manuel Pereira Peixoto "O contributo das Bandas Filarmónicas para a Formação Musical de jovens músicos na Ilha do Pico – Açores".
Paula Cristina Nunes Barbosa Nunes "Teresa Macedo – uma personalidade de relevo na história do ensino vocacional da música".
Alexandre de Sousa Rodrigues"Ensino Artístico – a motivação na aprendizagem musical".
Daniela Alexandra Cunha Labandeiro "As canções e danças populares infantis em Fernando Lopes-Graça".
Joana Mendez Raposo "Das palavras à música: As canções Infantis para coro e piano [2007-2008] de Sérgio Azevedo sobre textos próprios, e o seu papel no enriquecimento estético do imaginário infantil português".




Outros Dados

Organização de eventos científicos:
Internacionais :
(2017)
COLÓQUIO Internacional PATRIMÓNIO CULTURAL RELIGIOSO: MEMÓRIA E IDENTIDADE - A Misericórdia de Braga: devoção, generosidade e arte. Braga. Palácio do Raio, 14 e 15 de Julho de 2017


Nacionais:
(2017)
III Jornadas de Musicologia . Universidade do Minho.
(2016)
II Jornadas de Musicologia . Universidade do Minho .


Dir. Artística / Exposições
2017
Projecto: Património Musical no Concelho de Braga
Exposições e concertos.
Património Musical – Misericórdia de Braga
Património Musical – Freguesia de Sobreposta
Património Musical – Freguesia de Tebosa
Património Musical – Freguesia de Padim da Graça
Património Musical – Freguesia de Esporões
Património Musical – Freguesia de Palmeira

Concerto de Música Antiga. Dir. Magna Ferreira .Igreja de S. Marcos. Julho de 2017.
CONCERTO “EXUBERÂNCIA BARROCA - MÚSICA E DANÇA”, COM.CORDAS ENSEMBLE E MÚSICOS CONVIDADOS Miguel Simões (Dir.) e LA PORTINGALOISE Catarina Costa e Silva (Danças Barrocas). Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho


2016

Exposição “O Património Musical da Freguesia de S. Lázaro.
Concerto: Música Sacra na Básílica dos Congregados. Com.cordas Ensemble. Abril de 2016.


Exposição “O Património Musical do Bom Jesus do Monte” – Visita Guiada
Local: Centro de Exposições Cândido Pedrosa - Bom Jesus do Monte. Col. Biblioteca Pública de Braga.
Concerto: Música Sacra na Básílica do Bom Jesus. Com.cordas Ensemble. Julho de 2016.

Projecto: Património Musical no Concelho de Braga
Exposições e concertos.
Património Musical – Freguesias de Este e S. Pedro
Património Musical – Freguesia de Gualtar
Património Musical – Freguesia de Nogeiró e Tenões
Património Musical – Freguesia de Arentim e Cunha
Património Musical – Freguesia de Pedralva

Concerto de Fim do Ano. Aniversário do Centro Interpretativo de Memórias. Santa Casa da Misericórdia de Braga Com.cordas Ensemble. Dir. Miguel Simões. Igreja de S. Marcos. Dezembro de 2016.



2014 Música & Artes Visuais. Braga:Theatro Circo
Presépios Portugueses Vilancicos de Barro. [17 de Dezembro]


2013 Música & Cinema. Braga, Theatro Circo.
[30 minutos de conversa & 30 minutos de música]

A música de John Williams. A Lista de Schindler e outros filmes. [30 de Janeiro]
O Piano e a música de Michael Nyman. [27 Fevereiro]
Musicais da Broadway e a música de G. Gershwin e L. Bernstein. [20 de Março]
A música nos filmes de Stanley Kubrick. [24 de Abril]
Grandes Musicais Cinematográficos. [29 de Maio]
A música para cinema de Nino Rota, Ennio Morricone e Nicola Piovani. [26 de Junho]
Morte em Veneza e a Música de G. Mahler. [25 de Setembro]
A música de F. Chopin e J.S. Bach nos filmes de Ingmar Bergman. [30 de Outubro]
Ópera em E la nave va de Fellini. [27 de Novembro]
Adágio para cordas de Samuel Barber em O Homem Elefante de David Lynch. [18 de Dezembro]

2013 Comemorações do centenário do nascimento da pianista
Helena Sá e Costa. Braga. Theatro Circo. Maio / Junho de 2013.


1- 4 de Maio 21h30 / Sala principal
Recital de Piano
Adriano Jordão, piano
Obras de Carlos Seixas, Haydn, Beethoven, Schumann, Debussy e Armando José Fernandes

2- 18 de Maio, 21h30 / Sala principal
Concerto
Artur Pizarro, piano
Orquestra Theatro / Maestro Toby Hoffmann
Obras de Mozart, Beethoven e Mendelssohn

3- 7 de Junho, 21h30 / Sala principal
Recital de Música de Câmara
Miguel Simões, violino

TEMPORADA DE 2012
Theatro Circo de Braga. Concerto com obras Corelli, Vivaldi, Bach, Bocherini e Mozart
17 Maio 2012 - Theatro Circo de Braga. Concerto com obras Tchaikovsky, Grieg, Samuel Barber e Joly Braga Santos
14 Setembro 2012 – Igreja de Santa Cruz, Braga. Concerto com obras de Mozart, Shostakovich, Bach, Mendelssohn e Samuel Barber
30 Novembro 2012 – Grande Auditório do Parque de Exposições de Braga. As Quatro Estações, de Antonio Vivaldi