Francesca Clare Rayner

Edit

Contactos

Departamento de Estudos Ingleses e Norte-Americanos
Instituto de Letras e Ciências Humanas
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga


E-mail: Erro: Browser não suporta Javascript

ORCID: 000000033601815x


Grupo de Investigação

GAPS
GIEP


Breve Apresentação

Francesca Rayner é Professora Auxiliar da Universidade do Minho e docente de unidades curriculares de graduação e pós-graduação em Teatro e Performance. É doutorada em Ciências da Literatura (Literatura Inglesa) com uma tese intitulada "Caught in the Act: the Representation of Sexual Transgression in three Portuguese Performances of Shakespeare." Publica regularmente em jornais nacionais e internacionais sobre a políticas cultural da Performance.
Brief presentation
Francesca Rayner is an Associate Professor at the Universidade do Minho where she teaches undergraduate and postgraduate courses in Theatre and Performance. She holds a doctoral degree in Literary Sciences (English Literature) with the title "Caught in the Act: the Representation of Sexual Transgression in Three Portuguese Performances of Shakespeare". She has published widely on the cultural politics of performance in national and international journals


Categoria Profissional

Professora Auxiliar/Assistant Professor


Atividade Profissional

Docente de cadeiras de graduação e pós-graduação em Teatro e Performance
Professional Activities
Lecturer in Theatre and Performance on undergraduate and postgraduate degrees


Qualificações Académicas

2005 Tese de Doutoramento em Ciências da Literatura (Literatura Inglesa) “Caught in the Act! The Representation of Sexual Transgression in Three Portuguese Productions of Shakespeare”, orientada por Professora Doutora Maria Filomena Louro, Universidade do Minho.
Academic Qualifications
2005 Doctoral Thesis in Literary Sciences (English Literature) Caught in the Act! The Representation of Sexual Transgression in Three Portuguese Productions of Shakespeare”, supervised by Maria Filomena Louro, Universidade do Minho.



Áreas de Investigação de Interesse

A política cultural da performance, Shakespeare em Portugal, questões de género e sexualidade na performance
Research Interests
The cultural politics of performance, Shakespeare in Portugal, questions of gender and sexuality in performance.


Projetos de Investigação

2016-17 Coordenadora do projeto internacional de Service Learning Teatro para a Integração com alunos e professores de Buffalo State University, EUA, alunos e professores da Universidade do Minho e a associação local Guimarães Acolhe sobre a questão dos refugiados e com apresentação pública na Biblioteca Municipal Raúl Brandão, Guimarães.

2014 Research Associate: Culturizing Sustainable Cities:
catalyzing translocal learning and advancement of emerging artistic/cultural environmental approaches, financiado pelo FCT, Portugal. liderado pela Universidade de Coimbra.

2013-14 Investigadora e avaliadora: “Projeto P-Stage: Portuguese-speaking actors Gathering energy” Estágio internacional em vários países lusófonos e performance intercultural. Financiada pela União Europeia l (ACP-EU Support Programme to ACP Cultural Sectors (ACPCultures II + ACP Films II).
2008-2013 Membro do projecto de investigação internacional “La presencia de Shakespeare en España en el marco de su recepción europea,” coordenado pela Universidade de Murcia, Espana.


Publicações

Livros (autor)/Books (author)

2017 Rayner, Francesca, Teatro Português Contemporâneo: Crítica e Performance (2010-2016/Contemporary Portuguese Theatre: Criticism and Performance, 2010-2015), Lisoba: Ed. Colibri.

2006 Rayner, Francesca, Caught in the Act: A Reopresentação da Transgressão Sexual em Três Produções Portuguesas de Shakespeare” Braga: CEHUM/Universidade do Minho.

Livros (coord.)/Books (editor)

2013 Rayner, Francesca (coord.) Rupturas e Continuidades: Artes e Comunidades, Centro Cultural Vila Flor

2011 Francesca Rayner, Maria João Brilhante & Mónica Almeida (coord.) Teatro e Economia: Desafios em tempo de crise, Lisboa: TNDM & BichodoMato.

2011 Macedo, Ana Gabriela e Rayner, Francesca (org.) Género, Cultura Visual e Performance: Antologia Critica, Ribeirão: Húmus.

2007 Ana Gabriela Macedo, Filomena Louro, Francesca Rayner, Isabel Ermida, Margarida Esteves Pereira, Rebecca Harwood (coord.) Intertextual Dialogues, Travel and Routes, Braga: CEHUM/Universidade do Minho.

Capítulos de livros publicados no estrangeiro/Chapters in Books published abroad

2017 Rayner, Francesca “Chapter 2: The Performance History” em Efterpi Mitsi (ed,). Troilus and Cressida: A Critical Reader, Arden Renaissance Drama Guides, London: Bloomsbury, (no prelo)

2017 Rayner, Francesca, “O Corpo Presente: Feminismo e Performance de Shakespeare em Portugal” em Enéias Farias Tavares et al (org) Discursos do Corpo na Arte vol. 2, Santa Maria: EditoraUFSM, 69-86.

2014 Rayner, Francesca “From the Snares of Watchful Tyranny to Post-Human Dictators: Macbeth under the Portuguese Dictatorship and in Democracy” em Keith Gregor (ed.) Shakespeare and Tyranny: Regimes of Reading in Europe and Beyond, Cambridge: Cambridge Scholars Publishing, 127-144.

2013 Rayner, Francesca “From Individual Conflict to Interlocking Conflicts: The Merchant of Venice for New European Audiences” in Carla Dente & Sara Soncini (eds.) Shakespeare and Conflict: A European Perspective, Basingstoke, Hants: Palgrave Macmillan, pp.157-169.

2013 Rayner, Francesca “Building Sustainability: Theatres and Communities in an Environment of (Non)abundance” in Nancy Duxbury (ed.) Animation of Public Space through the Arts: Towards More Sustainable Communities. Coimbra: Almedina, pp. 355-358.

2012 Rayner, Francesca “From Portuguese Hamlet to Um Hamlet a Mais” em Ruth J. Owen (ed) The Hamlet Zone: Reworking Hamlet in European Culture, Cambridge Scholars Press (no prelo)

2012 Rayner, Francesca, “From individual conflict to interlocking conflicts: performing The Merchant of Venice for New European Audiences” em Carla Dente & Sara Soncini (org) Shakespeare and European Conflict, Palgrave Macmilla (no prelo).

2010 Rayner, Francesca “The Dead Weight of the Text: Conflicting Narratives of The Merchant of Venice in Performance” em Ana Gabriela Macedo, Carlos Mendes de Sousa and Vitor Moura (org) Estudos Performativos: Global Performance- Political Performance” Edições Húmus: Famalicão, pp. 193-204.

2008 Rayner, Francesca, “Rearticulating a Culture of Links: Peter Brook’s European Shakespeare” em Graham Bradshaw & Tom Bishop (eds.) The Shakespeare International Yearbook, Aldershot & Burlington N.T.: Ashgate, pp. 71-81.

2008 Rayner, Francesca, “Shakespeare and the Censors: Translation under the Portuguese dictatorship” em Maria Lino et al (coord.), Translation and Censorship, Cambridge Scholars Press.

2007 Rayner, Francesca, “Reinventing Roots: Performing Bodies at the Globe Theatre” em Ana Gabriela Macedo, Filomena Louro, Francesca Rayner, Isabel Ermida, Margarida Esteves Pereira, Rebecca Harwood (coord.) Intertextual Dialogues, Travel and Routes, Braga: CEHUM/Universidade do Minho, 2007, pp. 119-128.

Capítulos de livros publicados em Portugal/Chapters in books published in Portugal

2014 Rayner, Francesca “Reinventar a Tradição (1846-2002)” em Maria João Brilhante (coord.) Sete Olhares sobre o Teatro da Nação, Lisboa: Imprensa Naciona/Teatro Nacional D. Maria II, pp. 113-154.

2013 Rayner, Francesca, “Artes e Comunidades: A pluralidade de uma relação” em Uma Mapa para Cinco (ou Mais) Caminhantes, Observatório Serviço Educativo Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, pp. 64-69.

2013 Rayner, Francesca, “Language that Moves: Performance Criticism as Creative Engagement” em Transbordamentos Infinitos: A Dramaturgia Contemporânea, Cadernos de Literatura Comparada 22/23 2010, Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, Porto: Edições Afrontamento, pp.211-230.

2012 Francesca Rayner, “Prefácio” de Duas Peças com História(s) de Armando Nascimento Rosa, Prémio Literário Aldónio Gomes 2012, Universidade de Aveiro, pp.11-15.

2009, Rayner, Francesca, “Making transversality the norm: The interdisciplinarity of Performance Studies” in Margarida Esteves, Mario Matos, Rebecca Harwood and Sérgio Guimarães de Sousa (coord.) Transversalidades: Viagens/Literatura/Cinema, Braga: CEHUM/Universidade do Minho Hespérides/Literatura 23, pp.21-26.

2005 Rayner, Francesca, Entradas sobre “Travestismo” e “Teoria Queer” em Ana Gabriela Macedo & Ana Luisa Amaral (orgs.) Dicionário Terminológico de Conceitos da Crítica Feminista, (Porto: Afrontamento, 2005).

2004 Rayner, Francesca, “Como Luva na Mão Errada: Teatro Queer em Portugal” em Fernando Cascais (org.), Indisciplinar a Teoria: Estudos Gays, Lésbicos e Queer, (Lisboa: Fenda, 2004), pp. 269-282.

2003 Rayner, Francesca, “Cultural Inscription and Body Techniques in Twelfth Night” em Ana Gabriela Macedo & Orlando Grossegasse (coord.) (Re)presentações do Corpo/Representing the Body, (CEHUM, Universidade do Minho, 2003), pp. 67-78.

2002 “A Página em Branco e Questões Acerca da Criatividade Feminina” (tradução de “The Blank Page and Issues of Female Creativity” de Susan Gubar) em Ana Gabriela Macedo (org.), Género, Identidade e Desejo: Antologia Crítica do Feminismo Contemporâneo, (Lisboa: Cotovia, 2002).

2000 Rayner, Francesca, “A Trip through the Land of Cockaigne: Symbolic Inversion in Measure for Measure, A Midsummer Night’s Dream and King Lear” em Álvaro Pina, João Ferreira Duarte e Maria Helena Serôdio (org.). Do Esplendor na Relva: Elites e Cultura Comum de Expressão Inglesa, (Lisboa, Cosmos, 2000), pp. 319-328.

Artigos em Revistas internacionais (com referee)/Peer-reviewed artilhes in international journals

2017 Rayner, Francesca, Lear, Primeiros Sintomas dir. Bruno Bravo @ Teatro Nacional Dona Maria II, Lisbon, 2017 Reviewing Shakespeare em http://bloggingshakespeare.com/reviewing-shakespeare/13380-2/

2017 Rayner, Francesca, “The Footballer, the Trickster and the Dictator: DisidentifiedNational Subjects and Failed European Identifications in Nuno Cardoso’s Portuguese Shakespeares” Cahiers Elisabethains: A Journal of English Renaissance Studies, (no prelo)

2017 Rayner, Francesca, “Dehierarchizing Space: Performer-Audience Collaborations in Two Portuguese Performances of Shakespeare” in Multicultural Shakespeare: Translation, Appropriation and Performance vol. 15 (30), 31-45
https:/doi.org/10.15/mstap-2017-0003

2017 Rayner, Francesca “Collaborating across borders: Theatre for Integration Project in Portugal”, em The Theatre Times: https://thetheatretimes.com/collaborating-across-borders-theatre-integration-project-portugal/. Posted 29th March 2017.


2016 Rayner, Francesca e Tiago Porteiro “Investigação Artística em contexto universitário em Portugal” em Repertório: Teatro e Dança. Salvador, Bahia, nº 27, 104-116.

2016 Rayner, Francesca “Review of Shakespeare en Espâna/Shakespeare in Spain: Bibliografia Anotada/Annotated Bibliography” em Cahiers Elisabethains: A Journal of English Renaissance Studies, Vol. 89 (1), April 2016, pp. 136-138.

2015 Rayner, Francesca “Richard III @ Teatro Nacional Dona Maria II, Lisbon, Portugal. 2015” em Reviewing Shakespeare: http://bloggingshakespeare.com/reviewing-shakespeare/richard-iii-teatro-nacional-dona-maria-ii-lisbon-portugal-2015/
Posted 29 de Dezembro de 2015.

2015 Rayner, Francesca, “Adapting Macbeth in a Lusophone context: The Challenges of intercultural performance” em SEDERI: The Yearbook of the Spanish and Portuguese Society for Renaissance Studies 25, 129-151.

2015 Rayner, Francesca, “Miguel Ramalhete Gomes. 2014. Texts Waiting for History: Shakespeare re-imagined by Heiner Müller. Amsterdam and New York: Rodopi” em SEDERI: The Yearbook of the Spanish and Portuguese Society for Renaissance Studies, 25.207-211.

2015 Rayner, Francesca, “Antony and Cleopatra @ Centro Cultural Vila Flor, Guimarães, Portugal, 2015”: http://bloggingshakespeare.com/reviewing-shakespeare/antony-cleopatra-centro-cultural-vila-flor-guimaraes-portugal-2015
Posted Agosto de 2015

2014 Rayner, Francesca “Whose hand do we kiss? Performing democracy in a Portuguese A Midsummer Night’s Dream”, Shakespeare Bulletin, Vol 33 Baltimore, Maryland: Johns Hopkins University Press, 533-558 (no prelo).

2014 Rayner, Francesca “O Corpo Presente: Feminismo e Performance de Shakespeare em Portugal” em "Discursos do Corpo na Arte" (vol. 2) Editora da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil (no prelo)

2014 Rayner, Francesca ”Corialanus (Ao Cabo Teatro) @ Teatro Nacional Dona Maria II, Lisbon em http://bloggingshakespeare.com/reviewing-shakespeare/coriolanus-ao-cabo-teatro-teatro-nacional-dona-maria-ii-lisbon-portugal-2014

2011 Rayner, Francesca, “Keith Gregor 2010 Shakespeare in the Spanish Theatre: 1772 to the Present” em SEDERI: The Yearbook of the Spanish and Portuguese Society for Renaissance Studies, vol. 21 (2011), pp. 169-174.

2010 Rayner, Francesca, “History recycled: Contemporary performances of Shakespeare’s Richard II at Portuguese national theatres” em Portuguese Studies 26.2 London: Modern Humanities Research Association 134-148.

2008 Rayner, Francesca, “Performance Review of Ricardo II” em Shakespeare: (Journal of the British Shakespeare Association) London & New York: Routledge, vol.4. nº 2, Dez, pp. 192-3.

2007 Rayner, Francesca “Between transgression and institutionalization”: Teatro Comuna’s Measure for Measure”, em Lawrence Guntner (ed.) Shakespeare: History, Performance, Memory, Multicultural Shakespeare vol. 4, Universidade de Lódz, Polonia, pp. 89-98.

2007 Rayner, Francesca, “Nationalizing the Bard: Contemporary Performances of Shakespeare at Portuguese National Theatres”, Luso-Brazilian Review, University of Wisconsin Press, vol. 43 pp.142-157.

Artigos em Revistas nacionais (com referee)/Peer-reviewed articles in national journals

2017 Rayner, Francesca, “Phantasms of Africa: Teatro Praga’s Zululuzuand mala voadora’s Moçambique” em Sinais de Cena Série II Nº 2, Maio de 2017. 281-288

2013 Rayner, Francesca “O que nos reserva o futuro? Os Negócios do Senhor Júlio César pelo TEP” em Sinais de Cena nº 20, Dezembro de 2013 Ribeirão: Húmus, pp.117-118.

2011 Rayner, Francesca “Cartografias Políticas: Atlas de Ana Borralho e João Galante” em Sinais de Cena, nº 16, Dezembro de 2011, Ribeirão: Húmus, pp. 110-112,

2010 Rayner, Francesca “Um Exercício em Tensão Criativa: A Gaivota de Tchekov” em Sinais de Cena nº 14 Dezembro de 2010, Lisboa: Campo das Letras, pp.102-4

2010 Rayner, Francesca, “O Pensamento em Acção: Hannah e Martin no Teatro Aberto” em Sinais de Cena, nº 13, Junho de 2010, Lisboa: Campo das Letras, pp.84-86

2009 Rayner, Francesca, “Written on the Body: Gender, Violence and Queer Desire in Sarah Kane’s Blasted” em João Manuel de Oliveira & Conceição Nogeuira (coord.) Ex AEQUO: Revista da Associação Portuguesa de Estudos Sobre as Mulheres nº 20, Lisboa: Afrontamento, pp. 35-64.

2009 Rayner, Francesca, “If nature don’t provide ‘em, we must do what we can: Playing at Family in Mark Ravenhill’s Handbag and Mother Clap’s Molly House,” a ser publicada na série Homografias: A Homossexualidade na Literatura pela Universidade de Aveiro (no prelo)

2009 Rayner, Francesca, “Amor em Estado Puro: Purificados de Sarah Kane” em Sinais de Cena, nº 11, Junho de 2009, Lisboa: Campo das Letras, pp. 91-92.

2008 Rayner, Francesca, “Straight Acting: Theatrical Performance and Gender Performativity in André Muraças’ Pour Homme” em Diacrítica nº 22/3 – 2008, Braga: CEHUM/Universidade do Minho, pp.49-58.

2008 Rayner, Francesca, “Performance e direitos de autor(a): After Darwin de Timberlake Wertnbaker” em Sinais de Cena 9, Lisboa: Campo das Letras, pp. 85-86.

2007 Rayner, Francesca, “Perversamente Plural: Recensão crítica de Actos e Variedades de Paulo Eduardo Carvalho ” em Obscena 3 (revista online: www.revistaobscena.com), p.31.

2006 Rayner, Francesca, “O Teatro Experiencial de Mark Ravenhill” em Sinais de Cena 5 Junho de 2006, Lisboa: Campo das Letras, pp. 104-6.

2006 Rayner, Francesca, “Renewing Old Acquaintances; Performing Shakespeare at the End of the Millennium” em Diacrítica 20-3, Braga: CEHUM/Universidade do Minho, pp. 215-230.

2005 Rayner, Francesca, “A Festa das Palavras : Dez Anos do Sindicato de Poesia » em Sinais de Cena 4 Dezembro de 2005, Lisboa : Campo das Letras,, pp. 102-4.

Rayner, Francesca, "A Festa das Palavras: Dez Anos do Sindicato de Poesia" em Sinais de Cena 4 (Lisboa : Campo das Letras).


Orientação de Projetos de Pós-doutoramento

2014 José Eduardo Leite Fernandes da Silva "Teatro e comunidade." Financiado pelo FCT
2012 Arthur Belloni “O teatro da operação e a po-ética de “antes das formas.”


Orientação de Teses de Doutoramento

2017 Pedro Meneses, “Um valoroso lugar incerto – a cartografia do humano em Uma viagem à Índia de Gonçalo M. Tavares”, Doutoramento em Ciências da Literatura (Literatura Portuguesa), Universidade do Minho (coorientação),

2015 Célia Maria Oliveira, “Teatro Lusófono: realidades e utopias de um projeto em construção”, Doutoramento em Ciências da Cultura (Cultura Portuguesa), Universidade do Minho.

2015 Helena Carlos “O Pano Cai, A Perforamnce continua! Género e Teatro no Estado Novo Português, Doutoramento em Estudos Culturais, Universidade do Minho/Universidade do Aveiro, (ooorientação)

2013 Everton Samuel dos Santos Melo “Homens e Mulheres Emancipados: casos de estudo a partir do teatro político de Augusto Boal", projeto no âmbito do Doutoramento em Modernidades Comparadas: Literaturas, Artes e Culturas


Orientação de Teses de Mestrado

2015-2017 Estela Magalhães Cosme, Putting It Together: Postmodernism and the musicals of Stephen Sondheim.

2010-2014 Cátia Ferreira dos Santos Faísco Despidos em Palco: A Representação de Mark Ravenhill e Sarah Kane em Portugal, Mestrado em Mediação Literária e Cultural: Área de Especialização em Estudos do Cinema e da Literatura.

2011-12 Tese de Mestrado da Licª Célia Maria Oliveira “Roy Williams: from the Margin to the Mainstream” no âmbito do Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas.

2010 Tese de Mestrado da Licª Tânia Pereira “Comédias do Minho: teatro num contexto rural” no âmbito do Mestrado em Mediação Literária e Cultural

2010-2011 Projecto de Mestrado da Licª Silvy Ferreira “A Universidade do Minho: um olhar sobre a sua actuação no contexto cultural” no âmbito do Mestrado em Mediação Literária e Cultural

2009-2010 Projecto de Mestrado da Licª Gao Wen “The Chinese Performing Arts” no âmbito do Mestrado em Tradução, Nankai University, China.

2008 Tese de Mestrado da Licª Bernarda Maria Carneiro Esteves “Power to the People: Kenneth Branagh’s Revision of Romantic Comedy” no âmbito do Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas




Outros Dados

Coordenadora do Grupo de Investigação em Estudos Performativos (GIEP)Coordinator of the Research Group in Performance Studies (GIEP)

Edição de Revistas/Journal editor

2013 - Editor adjunto (Portugal) da revista online/Joint Editor (Portugal) of the online journal www.reviewingshakespeare.com.

Comissões de Avaliação/Evaluation Committees
2012-2013 Membro do Observatório de Avaliação da programação do Serviço Educativo do Centro Cultural Vila Flor para Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura/Member of the Evaluation Panel for the Educational Services of the Centro Cultural Vila Flor during the 2012 European Capital of Culture