Jaime José Becerra da Costa

Departamento de Estudos Ingleses e Norte-Americanos

NETCULT

Jaime Becerra da Costa. Doutorado em Literatura Norte-Americana pela Universidade de Salamanca. É professor na Universidade do Minho, Instituto de Letras e Ciências Humanas, onde leciona Literatura Norte-Americana e Sociedade e Cultura Anglo-Americana. No âmbito dos estudos norte-americanos tem publicado, em revistas nacionais e estrangeiras, artigos relacionados com a Literatura, a História e as Artes dos Estados Unidos. Dentro do seu âmbito de interesse, encontra-se a relação entre o romantismo e o pós-modernismo. É, por outra parte, investigador do Centro de Estudos Humanísticos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho. Editou a primeira edição em língua portuguesa de Visões Democráticas, de Walt Whitman, Uma Vida sem Princípios, de Henry David Thoreau e, recentemente, Contra a Guerra, de Randolph Bourne. Neste momento, está a preparar uma edição crítica que reúne ensaios literários de vários autores norte-americanos dos séculos XIX e XX.

Professor Auxiliar

Docente nas áreas de Estudos Norte-americanos e Literatura Norte-americana.

Doutoramento

Pensamento romântico norte-americano, literatura e cultura pósmodernista.

“The Culture of Commodities, The Commodities of Culture.”

Artigos:

"A economia de a vida sem princípios", in Agora, Papeles de Filosofia, Santiago: Universidade de Santiago de Compostela, nº 34-2, 2015, 87-109.

"Randolph Bourne e a Grande Guerra da América", Conflicto e Trauma, Colóquios de Outono, Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2015, pp. 125-145.

Livros:

Henry Thoreau, "Vida sem Princípios," Tradução, introdução e notas de Jaime Becerra da Costa, Edições Opera Omnia, Guimarães, 2014.

Randolph Bourne, "Contra a Guerra," Tradução, introdução e notas de Jaime Becerra da Costa, Edições Opera Omnia, Guimarães, 2016.

Orientação de Projetos de Pós-doutoramento

-Simona Vermeer. "The Plants in Magalhães Lima and Henry Thoreau", (iniciado em Setembro de 2016).

Orientação de Teses de Doutoramento

Doutoramento de Maria Salomé Osório, "John Cheeever and Ann Beatty: Echoes of a Generational Memory in their Shorter (and longer) Fiction." Tese defendida em Julho de 2012.

Doutoramento de João Jorge Coelho Pereira, "Perspectives on American Idealism Since 1945." Tese defendida a 2 de Julho de 2016.Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho. Defendida a 16 de Janeiro de 2017.

Doutoramento de Inês Freitas Gonçalves, "The Woman as Witch in Nineteenth-century American Women's Fcition." Trabalho em curso.

- Sofia Raquel da Silva Vilas-Boas. "A problematização da discriminação no contexto do ensino de inglês." Relatório do Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesa, Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho (defendido em 12 Janeiro de 2014).

-Marta Moreiras da Silva, "Oficina de Escrita Criativa: Como se conta uma História?" Relatório de Mestrado em Mediação Cultural e Literária: Ramo de Cinema e Literatura. Defendido a 13 de Novembro de 2015.

-Cristina dos Santos Lacerda, "A Evolução da Desobediência Civil," dissertação de Mestrado em Mediação Cultural e Literária, Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho. Defendida a 16 de Janeiro de 2017.

- Cátia Vaz: "The Memamorphosis of the American Sublime, Nature, technology and the Individual in Young Adult Literature, The Hunger Games," Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesa, Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho (entregue a 31 de Outubro de 2017).

Arguições em Júris de Doutoramento:

-Guo Haixia. "The Woman Warrior," Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Universidade do Porto, 22 de Junho de 2015.

Participações como vogal em Júris de Doutoramento:

- Habiba Chafai. "(Mis) Representing the ‘other’ “Honour killing” in the British Press." Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho (defendida a 10 Dezembro de 2013).

Arguições de Teses de Mestrado:

– Ana Cristina Rodrigues Machado. "Digital Storytelling: Um olhar sobre os caminhos da arte de contar histórias no século XXI." Relatório de mestrado realizado no âmbito do 2º ano do Mestrado em Mediação Cultural e Literária (defendido em 29 de Janeiro de 2016).

Jaime Manuel Moreira Soares, "O meu nome é Abecedário: Mistério, ritual e sistemas em “The Names” de Don de Lillo," Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, 15 de Novembro de 2016.

– António Carlos Martins Ferreira, "Animated Cartoon Humor in Second Language Learning." Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas. Universidade do Minho (defendido em 23 de Março de 2017).

Participação em Júris de Mestrado como vogal:

– Cátia Vanessa Baptista Barbosa, "Falar melhor para melhor nos entendermos: a competência fonológica no desenvolvimento da oralidade nas aulas de língua estrangeira." Relatório de estágio de Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, realizado no âmbito do 2º ano do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol (defendido em 16 de Dezembro 2016).

- Carla Susana Paradela Meneses, "Agora falas tu, agora falo eu: a comunicação oral na aula de LE." Relatório de estágio de Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, realizado no âmbito do 2º ano do Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol (defendido em 24 de Janeiro 2017).