Joanne Madin Vieira Paisana

Edit

Contactos

Instituto de Letras e Ciências Humanas
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga


E-mail: Erro: Browser não suporta Javascript


Categoria Profissional

Professora Auxiliar


Qualificações Académicas

1978 - Bachelor em Ciências Sociais - Relações Internacionais, Universidade de Birmingham, Inglaterra.

1991 - Mestrado em Inglês e Educação, Universidade de Loughborough, Inglaterra.

1993 - Reconhecimento do Mestrado em Inglês e Educação pela Universidade do Minho.

2002 - Doutoramento: Tipplers, Drunkards and Backsliders. The Temperance Movement in England 1830 - 1872, including a case study of Lincoln, Universidade do Minho.


Áreas de Investigação de Interesse

Cultura Inglesa - Séculos XIX - XXI; Estudos Culturais.Movimentos de mulheres no século 19, especialmente de 'temperance'.


Projectos de Investigação

Membro do grupo de investigação NetCult (CEHUM): projeto em apreciação pelo FCT: Project title:
Visões Glocais: imagética transcultural e construções identitárias (Glovis),Project reference EXPL/CPC-CMP/2091/2013.

Participação como Coordenadora local no projeto: The Challenges of the Multilingual and Multicultural Learning Space in the International University / IntlUni, Erasmus Academic Network Lifelong Learning Programme, 526646‐LLP‐1‐2012‐1‐DK‐ERASMUS‐ENW, coordenação Aarhus University, Denmark, European Commission (EACEA),Outubro 2012 - Setembro 2015

Participação no projeto: Formação de professores de inglês para o terceiro ciclo do ensino básico de Timor Leste: elaboração de programas escolares.
Project, Ref. code RW 7L4ZKG-67 . UNICEF/UM
Início/conclusão: Janeiro 2012 – Novembro 2012.

Coordenadora na UMinho; elaboração do manual de inglês, 8º ano, SKMBT_C25212043014260 CONTRACT, Ministério da Educação de Timor-Leste e UMinho,manual digital entregue no ministério de Educação, Timor Leste,31 de novembro de 2012.

Participação no projecto LANQUA (Language Network for Quality Assurance – Lifelong Learning Programme), 10031-CP-1-2000-1-DE-ERASMUS-TN; 10031-CP-2-2001-1-DE-ERASMUS-TN; 10031-CP-3-2002-1-DE-ERASMUS-TN, European Commission,62 parceiros, 30.03.07 – 30.07.10.

Coordenadora programa TUTUM, programa POCI 2010, Medida IV.1, Acção IV.1.2 “Projectos Inovadores no Ensino Superior” Eixo IV – Ciência e Ensino Superior, “Promoção do Sucesso Escolar e Combate ao abandono e ao Insucesso na Universidade do Minho”, Set. 2006 - Set. 2007.




Publicações

“Do Everything” or “Single Issue”: Lady Henry Somerset, Frances Willard, and the 1890s Policy Dispute in the British Women’s Temperance Association´, em Intercontinental Crosscurrents: Women's Networks Across Europe and the Americas, European Views of the United States, vol. 9, Julia Nitz, Sandra Petruliolis, Theresa Schon (eds), 2016, Universitatsverlag, Winter, Heidelberg, pp. 53-70. ISBN: 978-3825365684

Book review:
"Black Woman Reformer: Ida B. Wells, lynchings, and transatlantic activism" in The Journal of Transatlantic Studies vol. 14 No. 3, September 2016, Routledge, pp. 313-15.
Print ISSN 1479-4012. Online ISSN 1754-1018 http://dx.doi.org/10.1080/14794012.2016.1169876

co-autoria com Georgina Abreu, “The Early Nineteenth-Century English Popular Radical Press and Today’s Anti-Capitalist Protest Movement”, em Conflito e Trauma, XVI Colóquio de Outono, Braga, org. Ana Gabriela Macedo, Carlos Mendes de Sousa e Vítor Moura, Ed. Humus, 2015, pp. 487-507.

'Multilingual and multicultural practices in higher education: the IntlUni project', em Horizontes científicos y planificación académica en la didáctica de lenguas y literaturas, 2015, Braga,(em colaboração com Xaquín Sabarís e Maria Alfredo Moreira)., Ed. Humus, Braga, pp. 777-789.

'Agnes Slack and the Temperance Movement',em Women Past and Present:Biographic and Multidisciplinary Studies
Zina Abreu e Steve Fleetwood (eds.),Cambridge Scholars Publishing, 2014,
ISBN (10): 1-4438-5679-7, ISBN (13): 978-1-4438-5679-9

'Stereotypical Representations of the Other in Nineteenth-Century Satirical Journals: John Bull versus Zé Povinho', (2012), em Mnemo-Grafias Interculturais, Matos, M, & Grossegesse, O., (eds.), pp. 93-113, Húmus.

co-autoria com Almeida L.S. and M. Adelina Guisande, 'Extra-curricular involvement, academic adjustment and achievement in higher education: A study of Portuguese students', anales de psicologia, vol. 28, nº 3 (outubro 2012). http://dx.doi.org/10.6018/analesps.28.3.pp. 860-865. PEER REVIEWED

‘BICENTENÁRIO DE CHARLES DICKENS’, prefácio InfoCehum, nº 33, (Jan-março 2012), Cehum, Braga.

‘The Religious Face of William Blake’, Diacrítica dossier literature e religião, 2011, CEHUM, Universidade do Minho, Braga, pág. 9-22.

Paisana, J., 2011, ‘Anglo-Portuguese colonial rivalry in late nineteenth-century Africa: visual commentary in contemporary satirical journals’, Migration, Narration, Communication, Peter Lang, Frankfurt, pág. 103-115.

co-autoria Paisana, J. e Carvalho, A. ‘TUTOPAR-LLE: an experiment in peer tutoring’, Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomia, Centro de Investigação em Educação (CIEd), Julho de 2011, Braga, pág. 299-304

co-autoria com Rebecca Harwood, ‘A Peculiarly British View of the British Abroad: an enduring tradition of comic success and tragic failure’, in Success and Failure. Essays from the 29th APEAA Conference, 2009, Universidade de Aveiro, pág. 37-44.

‘Sedition, Treason and Caricature in England between 1792 and 1817’, in Censura e Inter/Dito Censorship and Interdiction, 2009, CEHUM, Universidade do Minho, Braga, pág. 289-301

co-autoria Almeida, L. S., Soares, A. P., Guisande, M. A) ”Rendimento Académico no Ensino Superior. Estudo com alunos de 1º Ano”, Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educacion, 14(1), 2007, pág. 207-220.

co-org.) Intertextual Dialogues Travels & Routes, 2007, DEINA & ILCH, Universidade do Minho

‘The Rechabite Emblem, Rituals and Ceremonies’, in A Tangled Web: Ideas, Symbols, Images, 2007, Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa, FLUL, Lisboa, pág. 19-32.

‘Temperance in Lincoln 1830 – 1870’ in Hélio Osvaldo Alves. O Guardador de Rios, 2005, CEHUM, Universidade do Minho, Braga, pág. 231 – 240,

(org.)Hélio Osvaldo Alves. O Guardador de Rios, 2005, CEHUM, Universidade do Minho, Braga,

‘Teetotal Self Help’, in Diacrítica , Filosofia e Cultura, nº 19/2, 2005, CEHUM, Universidade do Minho, Braga, pág. 367-379.

‘George Cruikshank and his bottle', in O Largo de Todos os Recursos,2004, Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa, FLUL, Lisboa, pág. 105-118.

‘Joseph Livesey. A Man of his time', in Álvaro Pina, João Ferreira Duarte e M.ª Helena Serôdio (org.), Do Esplendor na Relva. Elites e Cultura Comum de Expressão Inglesa, Lisboa, Edições Cosmos, pág. 223-232.

'Family and Education: A temperance perspective', Primeira Jornada de Cultura Inglesa, Universidade de Lisboa, Lisboa, 21 November, 1997, published in Anglo-Saxónica 8/9, Revista do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa, 1998, Lisbon, pág. 155-164.

“Under the influence”. The fight against the evil drink in nineteenth-century England', XVII Encontro da APEAA, Universidade de Aveiro, Aveiro, 14 - 16 March, 1996, published in Toda Uma Maneira De Viver. Ensaios de Cultura Inglesa, 2000, Braga, pág. 119-127.

‘The Independent Order of Rechabites as a Friendly Society in nineteenth-century England', XIV Encontro da APEAA, Universidade de Coimbra, Coimbra, 25 - 27 March, 1993, published in Actas do Encontro, 1995, Coimbra, pág. 265-276.


Orientação de Teses de Doutoramento

Maria Georgina Abreu, ‘Queen Caroline Affair and the Print Culture of Regency Radicalism'.Tese defesa 2 de Março de 2012.
em curso:

Lívia Vivas, ‘“Caribe pós-colonial de língua inglesa: ambivalências, repercussões literárias e sócio-culturais no século XXI: o caso da ilha de Antigua”



Orientação de Teses de Mestrado

Júlio Lopes, ‘O Namoro e o Casamento da Alta Sociedade na Inglaterra Vitoriana’, Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas,defendido em 2013.

Glória Isabel Portugal Marques Tinoco, ‘Estudo comparativo da componente cultural nos manuais da Língua Inglesa do 10º ano e nos programas de Inglês vigentes nos anos de 2000 e 2003.’defendido em 2013.

Sandra Maria Rodrigues Machado Neves, ‘Film in the English class - Interculturality, education for citizenship and Crash’.defendido em 2012.

-Andreia Sofia Dias de Carvalho, ‘O Ensino da Cultura Inglesa no primeiro ciclo do ensino básico em Portugal: o caso do Agrupamento de Escolas Bernardino Machado’.defendido em 2012

Miriam Raquel Ferreira Alves, Marcas da Presença Britânica na Granja e na Literatura Portuense entre 1837 e 1914, defendido em 2006


Outros Dados

Diretora da licenciatura Linguas e Literaturas Europeias (Fev. 2016 - ...).
Diretora do doutoramento em Ciências da Cultura (Julho 2016 - ...).
Membro da Comissão Diretiva no Mestrado Ensino de Inglês e Espanhol (Maio 2015 -).
Membro da Comissão Diretiva no Mestrado Ensino de Inglês no 1º Ciclo Ensino Básico (Maio 2015 -).
Diretora-Adjunta do Dept. de Estudos Ingleses e N. Americanos (2014 - ...).
Membro da Comissão Diretiva do Curso de Complemento de Formação em Ensino de Inglês no 1º ciclo (2014 - 2016)
Membro do Board of referees: Journal ‘Atlantis A Journal of the Spanish Association of Anglo-American Studies’.
Membro da British Association for Romantic Studies.
Membro da Transatlantic Studies Association.
Membro da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos.