João Marcelo Mesquita Martins

- Língua Japonesa;
- Geografia Humana, Económica e Turística da China;
- Filosofias Orientais.

2015 - Mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial
2013 - Licenciatura em Línguas e Culturas Orientais

Ensino e aprendizagem de Chinês Língua Estrangeira;
Ensino e aprendizagem de Japonês Língua Estrangeira;
Estudos interculturais Portugal/China;
Mitologia comparativa;
Pensamento Clássico Chinês.

Doutoramento em Ciências da Cultura, especialização em Culturas do Extremo Oriente, subordinada ao tema "Mitos Chineses de Origem: Envolvências Filosóficas e Perspetivas Contrastivas", sob a co-orientação da Doutora Sun Lam e do Doutor João Ribeiro Mendes, Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho (em curso)

Martins, João Marcelo Mesquita (2017). A Cosmogonia Chinesa numa Visão Comparada. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus.

2017
- "Entre o Clássico e o Moderno: Semelhanças e Afastamentos entre a Filosofia Taoista Clássica Chinesa e as Ideologias de Alberto Caeiro", Patrícia Sá, Dissertação de Mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial, Universidade do Minho, em co-orientação com a Doutora Maria do Carmo Mendes, submetida em outubro de 2017.
- "A Cultura Futebolística em Portugal e na China: um Estudo Comparativo", Wang Xuan, Dissertação de Mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial, Universidade do Minho, em co-orientação com o Doutor João Ribeiro Mendes, em curso.

Participação em Júris Académicos
2017
- Arguente na defesa de Relatório de Estágio “Os media em língua chinesa em Portugal e a filmagem do documentário “Portugal, um país de charme” da CCTV”, Wang Xinyan, Mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial, Universidade do Minho, em novembro 2017.
- Arguente na defesa de Dissertação “Tradições Estudantis Universitárias: Instrução Militar vs Praxe Académica”, Lin Yinan, Mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial, Universidade do Minho, em março 2017.

2016
- Arguente na defesa de Dissertação “Contextualização Cultural e Aprendizagem de Caracteres Chineses: O caso da UC "Cultura Popular da China" da Licenciatura em Línguas e Culturas Orientais”, Diana Maia, Mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial, Universidade do Minho, em dezembro 2016.

Comunicações
- “Mitos Chineses de Origem: Envolvências Filosóficas e Perspetivas Contrastivas”, 1 e 2 de junho de 2017; III Jornadas de Investigadores Juniores do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da Universidade do Minho, Braga, Portugal.
- “O Papel Criador da Deusa Nüwa: O Mito da Criação da Humanidade como Diálogo Intercultural entre China e Ocidente”, 15 a 17 de fevereiro de 2017; Congresso Internacional Diálogos Interculturais Portugal-China, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.
- “O Mito Cosmogónico de Pangu: o Papel da Violência na Fundação do Mundo”, 13 e 14 de fevereiro de 2017; Jornada de Estudo Teoria Mimética e Estudos Literários, ILCH, Universidade do Minho, Braga, Portugal.
- “A Gramática Universal do Mito: um Encontro entre China e Ocidente. A Origem do Mundo”, 09 a 11 de novembro de 2016, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), Leiria, Portugal.