Joaquín Núñez Sabarís

Edit

Contactos

Departamento de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos
Instituto de Letras e Ciências Humanas
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga


E-mail: Erro: Browser não suporta Javascript


Categoria Profissional

Professor Auxiliar


Actividade Profissional

Professor Auxiliar no Departamento de Estudos Românicos


Qualificações Académicas

• Doutoramento em Filologia Hispânica pela Universidade de Santiago de Compostela, com a classificação de “Sobresaliente Cum Laude”, com a tese intitulada Femeninas de Valle-Inclán. Estudio y Edición crítica, sob a orientação do Professor Doutor Javier Serrano Alonso (12 de Dezembro de 2002).

• Máster en “Enseñanza del Español como Lengua Extranjera” pela Universidade Antonio de Nebrija de Madrid, com o relatório de investigação “La literatura desde un enfoque diacrónico y comunicativo. Propuesta de programación de un curso de Historia Moderna de la Literatura Española”, sob a orientação da Professora Doutora Marta Sanz Pastor, com a classificação de “Sobresaliente” (8 de Março de 2005).

• Habilitação para a investigação, obtida na Universidade de Santiago de Compostela, no programa de doutoramento “Literatura Espanhola e Hispoanoamericana” (29 de Setembro de 1998).

• Grau de Licenciado pela Universidade de Santiago de Compostela, com classificação de “Sobresaliente”, com a tese de licenciatura “Estrategia de la escritura en «Octavia Santino» de Valle-Inclán. Edición crítica”, sob a orientação do Professor Doutor Javier Serrano Alonso (25 de Março de 1999).

• Licenciado em Filologia Hispânica, Secção de Espanhol, pela Universidade de Santiago de Compostela (Junho de 1996).



Áreas de Investigação de Interesse

Narrativas contemporâneas / modernismo / literatura comparada


Projectos de Investigação

• Investigador do Projecto de investigação “La obra de Valle-Inclán: ediciones y estudios críticos” - Universidade de Santiago de Compostela, subvencionado pela D.G.I.C.Y.T. (Ministerio de Educación y Ciencia - HUM 2004-05139/FILO).
• Investigador do Projecto de Investigação “Mutações do conto nas sociedades urbanas contemporâneas – exuberância e minimalismo” – Universidade do Minho (Fundação para a Ciência e Tecnologia - PTDC/CLE-LLI/103972/2008) - (2010-2013).
• Investigador do Projecto “A prensa e o sistema editorial” – Universidade de Santiago de Compostela - (Ministerio de Educación y Ciencia - INCITE09 263 078 PR) (2009-2012)
• Investigador colaborador do Projecto “Avaliación e aprendizaxe do galego” – Centro de Investigación Ramón Piñeiro – Xunta de Galicia (2007-2013).
• Investigador do Projecto “Avaliación de competencias en galego e castelán en alumnos galegos de 4º da ESO”- Universidade de Santiago de Compostela-Xunta de Galicia (Outubro de 2008-Junho de 2010).
• Membro da equipa da Universidade do Minho que integra o projeto europeu de investigação em rede IntUNI: Erasmus Academic Network (Outubro de 2012 a 2015), financiado pelo Lifelong Learning Program da União Europeia.



Publicações


 Livros e estudos monográficos

 (2011) Coordenação e edição de Diálogos Ibéricos sobre a modernidade, Braga, Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho-Edições Humus. (RespositoriUM Universidade do Minho http://hdl.handle.net/1822/23587)
 (2010) Edição de A Formação Inicial de Professores na Universidade do Minho: Que (Des) Continuidades?, Braga, Universidade do Minho (vários editores).
 (2010) Avaliación da competencia do alumnado de 4º da ESO nos idiomas galego e castelán, Santiago de Compostela, Universidade de Santiago de Compostela (vários autores / Bieito Silva Validivia [coord..])
 (2006) Valle-Inclán en el Fin de Siglo. Estudio crítico de Femeninas, Pontevedra, Servizo de Publicacións da Deputación de Pontevedra (“Premio de Ensaio Valle-Inclán” - Deputación de Pontevedra).
 (2005) La novela corta en Valle-Inclán. Estudio textual de Femeninas, Santiago de Compostela, Universidade de Santiago de Compostela.
 (2005) La literatura desde un enfoque diacrónico y comunicativo. Propuesta de programación de un curso de Historia Moderna de la Literatura Española, en redELE, http://www.mecd.gob.es/redele/Biblioteca-Virtual/2005/memoriaMaster/1-Semestre/NUNEZ-S.html.
 (2003) Femeninas de Valle-Inclán. Estudio y edición crítica, Santiago de Compostela, Universidade de Santiago de Compostela (Tese de doutoramento em CD Rom).
 (2001) Edição de El Mariscal Pedro Pardo. Obra inédita de Doña Emilia Pardo Bazán, Lugo, Servizo de Publicacións da Deputación de Lugo (em colaboração com Francisco Blanco Sanmartín)

 Artigos
• (2014) “El microrrelato en José María Merino: estrategias narrativas de lo mínimo”, em. Dedalus. Revista Portuguesa de Literatura Comparada, pendiente de evaluación p-r.
• (2013) “La enseñanza de la literatura en el contexto del Espacio Europeo de Enseñanza Superior. Mapeando Luces de bohemia, de Valle-Inclán”, em Eutomia. Revista de Literatura e Lingüística, Universidade Federal de Pernambuco. (no prelo)
• (2013) “En tanto que de rosa y azucena”. Un ejemplo práctico de enseñanza por tareas en la didáctica de la literatura en contextos multilingües, em Lenguaje y textos, Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y la Literatura, nº 37.
• (2013) “Resistencia y canonización en el microrrelato: de la teoría y crítica a las antologías especializadas”, em Pasavento. Revista de Estudios Hispánicos, nº2.
• (2013) “Fantástico e imaginario colectivo en los cuentos de Valle-Inclán”, em Setenta años de fantástico español, XXX.
• (2013) “La enseñanza de la literatura en la docencia universitaria en Portugal: oferta educativa y selección de contenidos”, em Actas del XIII Congreso de la Sociedad Española de la Didáctica de la Lengua y Literatura “La conquista de la libertad”, Cádiz, Universidad de Cádiz (no prelo).
• (2012), “Cenografias deformantes e performance dramática em Fialho de Almeida e Valle-Inclán”, em Modernidades Comparadas. Estudos Literários / Estudos Culturais Revisitados, Braga, Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho-Edições Humus, pp. 33-52 (em colaboração com Isabel Cristina Mateus)
• (2012) “Los estudios de español en la Universidade do Minho (Portugal): formación universitaria, habilitación del profesorado y posgraduación e-learning”, em IV Congreso internacional: La enseñanza del español en un mundo intercultural. Jornadas pedagógicas. Santiago de Compostela, 17-20/04-2011, redELE, http://www.mecd.gob.es/dctm/redele/Material-RedEle/Numeros%20Especiales/2012_ESP_13_IVCongreso%20FIAPE/2012_ESP_31Sabaris.pdf?documentId=0901e72b812f4d8b. (RepositoriUM Universidade do Minho: http://hdl.handle.net/1822/17487)
• (2011) “La recepción de Eça de Queiros en Valle-Inclán: las traducciones” em Queirosiana, Fundação Eça de Queirós, pp. 19-28. (RepositoriUM Universidade do Minho: http://hdl.handle.net/1822/17455)
• (2011) “El discurso de la modernidad en España: Del modernismo al 98 (y viceversa)”, em Diálogos ibéricos sobre a modernidade, Braga, Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho-Edições Humus, pp. 235-281. (RepositoriUM Universidade do Minho: http://hdl.handle.net/1822/17474)
• (2011) “El flâneur como ángel cadído. Luces de bohemia, La colmena y Tiempo de silencio.”, em Literatura, Espaço, Cartografias, Coimbra, Centro de Literatura Portuguesa – Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, pp. 253-287. (RepositoriUM Universidade do Minho: http://hdl.handle.net/1822/17486)
• (2011) “El aprendizaje autónomo en un posgrado semipresencial de formación de profesores de español”, em Actas do Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomia, Braga, Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, pp. 415-425. (RepositoriUM Universidade do Minho: http://hdl.handle.net/1822/17475)
• (2010) “Eça de Queirós en Valle-Inclán”, em "Diálogos Ibéricos e Iberoamericanos”. Actas del VI Congreso Internacional de ALEPH (Asociación de Jóvenes Investigadores en Literatura Hispánica), celebrado en la Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa entre el 27 y el 30 de abril de 2009". Lisboa, ALEPH-Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pp. 87-96.
• (2010) “Valle-Inclán en la escena portuguesa”, em Theatralia, nº 13, pp. 119-138. (RepositoriUM Universidade do Minho: http://hdl.handle.net/1822/17659)
• (2009) “Caminos inciertos, caminhos cruzados. La novela urbana en Camilo José Cela y Erico Veríssimo”, em Actas del VI Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Literatura Comparada / X Colóquio de Outono Comemorativo das Vanguardas, Braga, Centro de Estudos Humanísticos-Universidade do Minho, http://ceh.ilch.uminho.pt/publicacoes/pub_xaquin_sabaris.pdf.
• (2009) “¿De qué hablaban cuándo hablaban de modernismo? Las encuestas de Gente Vieja (1902) y El Nuevo Mercurio (1907)”, em Actas do Congreso Internacional Literatura hispánica y prensa periódica (1875-1931). Facultad de Humanidades de Lugo, noviembre de 2008, Santiago de Compostela, Universidade de Santiago de Compostela, pp. 134-156.
• (2008) “Valle-Inclán afrancesado. La legitimación del discurso modernista”, em Anales de la Literatura Española / Anuario Valle-Inclán VIII, vol. 33 issue 3, Boulder-Colorado, pp. 89-113.
• (2007) “De Cervantes a Martín Santos: a revisão do género”, em Actas do VII e VIII Colóquios de Outono, Braga, Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, pp. 95-102.
• (2006) “Docencia e interculturalidad. Un nuevo reto de los estudios literarios”, em Diacrítica, vol. 20.3, Braga, Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, pp. 413-430.
• (2006) “Intertextualidad y reescritura en Epitalamio”, em Moenia. Revista lucense de lingüística & literatura, Lugo, Universidade de Santiago de Compostela, vol. 12, pp. 51-65 (em colaboração com Rafael López Mella)
• (2005) “Un ejemplo de transmodalización. El ciclo de Octavia Santino”, em Cuadrante, Vilanova de Arousa, nº 10, pp. 94-108.
• (2004) “A tipoloxía feminina no Fin de Século. O primeiro Valle-Inclán”, em Actas do Congresso Internacional “Histórias da literatura e literaturas lusófonas”, Braga, Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho, pp. 99-121.
• (2003) “Las anotaciones autógrafas de Valle-Inclán a Femeninas”, em Anales de la Literatura Española Contemporánea / Anuario Valle-Inclán III, vol. 28, issue 3, Boulder-Colorado, pp. 99-121.
• (2001) “Octavia Santino: De la prensa mejicana a Flores de almendro”, em Libro Homenaje al profesor don Benito Varela Jácome, Santiago de Compostela, Universidade de Santiago de Compostela, pp. 429-444.
• (2001) “Ecos en la prensa de un homenaje a Valle-Inclán en Madrid (1922)”, em Anales de la Literatura Española Contemporánea / Anuario Valle-Inclán I, vol 26, issue 3, Boulder-Colorado, pp. 206-218 (em colaboração com Pilar Veiga Grandal).
• (2000) “Manuel Machado ante el Modernismo: defensa y reflexión”, em Literatura modernista y tiempo del 98. Actas del Congreso Internacional, Lugo, noviembre de 1998, Santiago de Compostela, Universidade de Santiago de Compostela, pp. 185-196.
• (2000) “Vilanova de Arousa como fonte de inspiración valleinclaniana”, em Cuadrante, Vilanova de Arousa, nº 0, pp. 62-66.
• (2000) “Os textos de Ramón Valle Bermúdez. Reseña e análise”, em Cuadrante, Vilanova de Arousa, nº 1, pp. 33-43.



Orientação de Teses de Doutoramento

• Projeto de doutoramento na área científica de Cultura Espanhola, de Carlos Pazos Justo “Relações intersistémicas no espaço cultural ibérico: O caso da trajectória de Alfredo Guisado (1910-1930)” (concluído – defensa 13/9/2013).
• Projeto de doutoramento na área de Didática do Espanhol, de Ana María Cea Álvarez “Desarrollo de la autonomía y la subcompetencia estratégica con especial incidencia en la expresión oral” (inscrito na Universidade de Santiago de Compostela - em curso).
• Projeto de doutoramento na área científica de Literatura Espanhola, de Ana Cláudia da Costa Dória “O posicionamento feminino na narrativa espanhola de posguerra (1960-1975)” (em curso).



Orientação de Teses de Mestrado

• Orientação do projeto para a obtenção do grau de mestre no Mestrado “Mediação Cultural e Literária”, de Celine Lopes: “A narrativa espanhola em Portugal (1932-1968)” (em curso).
• Supervisão do projeto para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Susana Santos “A expressão escrita na Aula de Espanhol” (concluído em 2012).
• Supervisão do projeto para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Brígida Soares “A competência sociocultural do mundo hispano através dos conteúdos léxico-nocionais” (em curso).
• Supervisão do projeto para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Filipa Pereira, “O E-Portefólio: um instrumento de avaliação que promove a autonomia dos alunos. Um estudo nas disciplinas de Inglês e Espanhol” (em curso).
• Supervisão do projeto para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Aristides Ribeiro “A escrita textual: a planificação, construção e revisão” (concluído em 2012).
• Supervisão do projeto para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Bruno Maurício Abreu “A competência intercultural no mundo lusófono e hispano através dos saberes e conhecimentos sócio-culturais” (concluído em 2012).
• Supervisão do projeto para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Ana Rita Freitas “Os conteúdos léxicos na competência comunicativa” (concluído em 2012).
• Supervisão do projeto para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Sara Martins “A exposição oral em LM e LE” (concluído em 2012).
• Supervisão do projeto para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Daniela Garrido “Desenvolvimento da autonomia comunicativa na expressão oral em LE na sala de aula” (concluído em 2012).
• Supervisão do projeto para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Ana Margarida Antunes “A interacção oral na aula de LE” (concluído em 2012).
• Supervisão do projeto para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Sara Salgueiro “A competência de compreensão leitora, a partir da leitura extensiva” (concluído em 2012).
• Supervisão do projeto para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Ana Isabel Dias, “Uso e prática dos géneros textuais na sala de aula de língua portuguesa e espanhola” (concluído em 2012).
• Supervisão do projeto para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de João Tavares, “Jogos sem barreiras e sem fronteiras. As TIC e a interculturalidade na aula de Língua Estrangeira” (concluído em 2012).
• Supervisão do projeto para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Celina Bastos, “A Pedagogia da Autonomia em contexto de diferenciação pedagógica” (concluído em 2012).
• Supervisão do projeto para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Maria Conceição Coutinho, “Organização Textual na Expressão Escrita” (concluído em 2012).
• Supervisão do projeto para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Liliana Araújo, “Modalidade expositiva na expressão oral na Língua Materna e na Língua Estrangeira” (concluído em 2012).
• Supervisão do projeto para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Maria Lúcia Mandosio, “A Metodologia da Leitura Eficaz na Aprendizagem de ELE (Iniciação)” (concluído em 2012).
• Supervisão do projeto para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Paula Fernandes, “A Aquisição da Competência Gramatical na aula de Língua Espanhola” (concluído em 2012).
• Supervisão do projeto para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Raquel Vasques, “A aprendizagem e uso de léxico na aula de ELE” (concluído em 2012).
• Supervisão do projeto para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Fábio Pinheiro, “Incrementar a Escrita no Processo de Ensino e Aprendizagem das Línguas Inglesa e Espanhola” (previsto para dezembro de 2013).
• Supervisão do projeto para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Catarina Lopes Pires, “O desenvolvimento da autonomia dos alunos na competência leitora: “dar sentido à leitura”” (previsto para dezembro de 2013).
• Supervisão do projeto para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Cláudia Maria Ferreira Reis, “Interferência da Língua Materna na aquisição do Espanhol Língua Estrangeira” (previsto para dezembro de 2013).
• Supervisão do projeto para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Francisca Monteiro, “Potenciar a autonomia no processo de aquisição da competência plurilingue e intercultural no âmbito da aprendizagem do Espanhol” (previsto para dezembro de 2013).
• Supervisão do projeto para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Fábio Pinheiro, “Incrementar a Escrita no Processo de Ensino e Aprendizagem das Línguas Inglesa e Espanhola” (previsto para dezembro de 2013).
• Supervisão do projeto para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Marisa Costa, “O desenvolvimento da interação oral nas aulas de língua materna e de língua estrangeira” (previsto para dezembro de 2013).
• Supervisão do projeto para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Marta Cardoso, “A avaliação contínua e formativa como instrumento de aprendizagem de Espanhol Língua Estrangeira” (previsto para dezembro de 2013).
• Supervisão do projeto para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Paulo Santos, “O blogue como estratégia de motivação para a aprendizagem de uma língua estrangeira” (previsto para dezembro de 2013).
• Supervisão do projeto para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Rita Grilo, “A avaliação formativa
na expressão escrita em língua espanhola” (previsto para dezembro de 2013).