Xaquín Núñez Sabarís

Edit

Contactos

Departamento de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos
Instituto de Letras e Ciências Humanas
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga


E-mail: Erro: Browser não suporta Javascript

Página Web: www.xaquinnunez.com


Grupo de Investigação

GRUPO2I


Categoria Profissional

Professor Associado


Atividade Profissional

Professor Associado no Departamento de Estudos Românicos


Qualificações Académicas

• Doutoramento em Filologia Hispânica pela Universidade de Santiago de Compostela, com a classificação de “Sobresaliente Cum Laude”, com a tese intitulada Femeninas de Valle-Inclán. Estudio y Edición crítica, sob a orientação do Professor Doutor Javier Serrano Alonso (12 de Dezembro de 2002).

• Máster en “Enseñanza del Español como Lengua Extranjera” pela Universidade Antonio de Nebrija de Madrid, com o relatório de investigação “La literatura desde un enfoque diacrónico y comunicativo. Propuesta de programación de un curso de Historia Moderna de la Literatura Española”, sob a orientação da Professora Doutora Marta Sanz Pastor, com a classificação de “Sobresaliente” (8 de Março de 2005).

• Habilitação para a investigação, obtida na Universidade de Santiago de Compostela, no programa de doutoramento “Literatura Espanhola e Hispoanoamericana” (29 de Setembro de 1998).

• Grau de Licenciado pela Universidade de Santiago de Compostela, com classificação de “Sobresaliente”, com a tese de licenciatura “Estrategia de la escritura en «Octavia Santino» de Valle-Inclán. Edición crítica”, sob a orientação do Professor Doutor Javier Serrano Alonso (25 de Março de 1999).

• Licenciado em Filologia Hispânica, Secção de Espanhol, pela Universidade de Santiago de Compostela (Junho de 1996).



Áreas de Investigação de Interesse

Narrativas contemporâneas / intermedialidade / teatro


Projetos de Investigação

CENTRO DE ESTUDOS HUMANÍSTICOS DA UNIVERSIDADE DO MINHO:
o (2016-) “Retrato & Representação: ideias, formas e políticas da identidade no contexto cultural europeu” (co- Investigador Responsável). (Em fase de candidatura para financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia). Investigadora Responsável: Eunice Ribeiro.
o (2010-2013) “Mutações do conto nas sociedades urbanas contemporâneas – exuberância e minimalismo”, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, número de referência: PTDC/CLE-LLI/103972/2008 [http://www5.ilch.uminho.pt/mconto/]. Investigadora Responsável: Eduarda Keating.

GRUPO DE INVESTIGACIÓN VALLE-INCLÁN DA UNIVERSIDADE DE SANTIAGO DE COMPOSTELA:
o (1998-2001) “La obra de Valle-Inclán: ediciones y estudios críticos”, financiado pelo Ministerio de Educación y Ciencia (DGICYT), número de referência PB970536. Investigadora Principal: Margarita Santos Zas.
o (2001-2004) “La obra de Valle-Inclán: ediciones y estudios críticos”, financiado pelo Ministerio de Educación y Ciencia (DGICYT, número de referência BFF2001-3149; e financiamento complementar da Xunta de Galicia (PGIDT01PX120410PR). Investigadora Principal: Margarita Santos Zas.
o (2004-2007) “La obra de Valle-Inclán: ediciones y estudios críticos”, financiado pelo Ministerio de Educación y Ciencia (DGICYT), número de referência HUM2004-05139. Investigadora Principal: Margarita Santos Zas.
o (2007-2011) “La obra de Valle-Inclán: estudios y ediciones críticas”, financiado pelo Ministerio de Educación y Ciencia (DGICYT), número referência HUM2007-62588. Investigadora Principal: Margarita Santos Zas.
o (2009-2012) “A prensa e o sistema editorial”, financiado pelo Ministerio de Educación y Ciencia (MEC), número de referência INCITE09 263 078 PR. Investigador Principal: Javier Serrano Alonso.
o (2011-2014) “La obra y el legado manuscrito de Valle-Inclán: edición y estudios críticos”, financiado pelo Ministerio de Educación y Ciencia (MEC), número de referência: FFI2011-24130. Investigadora Principal: Margarita Santos Zas.
o (2016-2018) “La obra y el legado manuscrito de Valle-Inclán. Ediciones y estudios críticos”, financiado pelo Ministerio de Economía y Competitividad / Programa de Consolidación e Estructuración de Unidades de Investigación Competitivas do Plan Galego de IDT da Xunta de Galicia. Referências: FFI201570845R / GPC2014/039. Investigadora Principal: Margarita Santos Zas.

UNIVERSIDADE DE ZARAGOZA
o (2016-2018) “El retrato literario en el mundo hispánico siglos XVIII - XXI”, financiado pelo Ministerio de Economía y Competitividad, número de referência: FFI201563673P. Investigador Principal: Jesús Rubio Jiménez.

PROJETOS NÃO INTEGRADOS EM GRUPOS DE INVESTIGAÇÃO

o (2012-2015) Projeto europeu “IntUNI: Erasmus Academic Network”, Universidade do Minho / Erasmus Academic Network financiado pelo Lifelong Learning Programme (UE). Referência: 526646LLP120121DKERASMUSENW [www.intluni.eu].
o (2008 - 2010) Projeto de investigação “Avaliación de competencias en galego e castelán en alumnos galegos de 4º da ESO”, Universidade de Santiago de Compostela-Xunta de Galicia.
o (2007-2013) Projeto de investigação “Avaliación e aprendizaxe do galego”, Centro de Investigación Ramón Piñeiro – Xunta de Galicia.




Publicações

1. LIVROS E ESTUDOS MONOGRÁFICOS

a) Autoria

• (2006) Valle-Inclán en el Fin de Siglo. Femeninas. Pontevedra: Servizo de Publicacións da Deputación de Pontevedra (“Premio de Ensaio Valle-Inclán”, Deputación de Pontevedra).
o Recensão de Carlos Pazos. Diacrítica. Série Literatura, nº 22/23, 2008, pp. 462-463.
• (2005) La novela corta en Valle-Inclán. Estudio textual de Femeninas. Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela.
o Recensão de D. Leuenberger, Analecta Malacitana XXX, nº 2, 2007, pp. 691-746.
o Recensão de Luz América Viveros Anaya. Revista de Filología Hispánica Moderna, vol. LV, nº 1, janeiro-junho, 2007, pp. 213-216.
o Recensão de José Servera Baño. Anales de la Literatura Española Contemporáena, vol. 31, nº 3, 2006, pp. 305-308.
o Citação em “ANNUAL INDEX, VOLUME LXXXIII”. Bulletin of Spanish Studies, vol. LXXXIII, nº 8, University of Glasgow, 200.
o Incluído em bibliografia da Unidade Curricular “Curso Monográfico de Literatura española del siglo XX”, licenciatura em Filologia Hispânica (2010-2011), Universidad de Huelva.
• (2005) La literatura desde un enfoque diacrónico y comunicativo. Propuesta de programación de un curso de Historia Moderna de la Literatura Española, en redELE. Biblioteca, nº 5, http://www.mecd.gob.es/redele/Biblioteca-Virtual/2005/memoriaMaster/1-Semestre/NUNEZ-S.html [Memoria de máster].
o Incluído em bibliografia da Unidade Curricular “Literatura i Aprenentatge de Llengües”, Màster Universitari en Comunicació Intercultural i Ensenyament de Llengües (2012-2013 / 2013-2014), Universitat Jaume I.
o Incluído em bibliografia do Curso “Texto y pretexto: El texto literario como factor de motivación en la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera”, Curso de Formación del Profesorado de ELE, Universidad Internacional Menéndez Pelayo.
• (2003) Femeninas de Valle-Inclán. Estudio y edición crítica. Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela [Edição digital da tese de doutoramento – ISBN: 84-9750-164-0]. (Repositório Minerva da Universidade de Santiago de Compostela: http://hdl.handle.net/10347/10034).

b) Edição e coordenação

• 2017) Ramón del Valle-Inclán. Jardín umbrío. Historias de duendes, de almas en pena y de ladrones. Madrid: Alianza Editorial – Edição e introdução.
• (2016) Valle-Inclán. Obras completas. Narrativa (tomo I) Madrid: Biblioteca Castro (coordenação de Margarita Santos Zas e edição de Xaquín Núñez Sabarís, Javier Serrano Alonso e Rosario Mascato Rey).
o Artigo de Félix de Azúa, “El fenómeno”. El País, 6 de dezembro de 2012.
o Recensão de Ángel Vivas, “Valle-Inclán, «este gran don Ramón…»”. El Mundo, 24 de dezembro de 2016.
o Recensão de Andrés Amorós, “La otra verdad de Valle-Inclán”. ABC, 15 de janeiro de 2017.
o Recensão de María José Solano “La Biblioteca Castro recupera a Valle-Inclán. XL Semanal, 9 de fevereiro de 2017.
• (2015). La didáctica de la literatura en la enseñanza de ELE. Lenguaje y textos, nº 42. (Coordinação e edição de número monográfico da revista)
• (2015) Mutações do conto nas sociedades contemporâneas. Braga: Centro de Estudos Humanísticos / Edição Humus – Edição (vários editores).
• (2015) Horizontes científicos y planificación académica en la didáctica de lenguas y literaturas. Famalicão: Edição Humus – Coordenação e edição (edição em colaboração com Pedro Dono López, Carlos Pazos Justo e Aránzazu González Sánchez).
• (2015) Horizontes científicos y planificación académica en la didáctica de lenguas y literaturas [edição eletrónica]. Braga: Centro de Estudos Humanísticos [Publicações online: http://ceh.ilch.uminho.pt/publicacoes_online.php] – Coordenação e edição (edição em colaboração com Pedro Dono López, Carlos Pazos Justo e Aránzazu González Sánchez).
• (2010) Avaliación da competencia do alumnado de 4º da ESO nos idiomas galego e castelán. Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela (vários autores / Bieito Silva Validivia [coord.]).
o Recensão de Rosario Pérez Magdalena. Estudios de Lingüística galega. vol. 3, junho de 2011, pp. 291-295.
• (2011) Diálogos ibéricos sobre a modernidade. Braga: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho / Edições Humus – Coordenação e edição (Repositorium Universidade do Minho: http://hdl.handle.net/1822/23587).
• (2010) A Formação Inicial de Professores na Universidade do Minho: Que (Des) Continuidades?. Braga: Universidade do Minho - Edição (vários editores).
• (2001) El Mariscal Pedro Pardo. Obra inédita de Doña Emilia Pardo Bazán. Lugo: Servizo de Publicacións da Deputación de Lugo – Edição (em colaboração com Francisco Blanco Sanmartín).
o Texto utilizado para a leitura dramatizada El mariscal Pedro Pardo, de Emilia Pardo Bazán, adaptada e dirigida por Santiago Fernández (A Coruña, 4 de maio de 2017)

c) No prelo

• (2017) Geografías literarias. Un enfoque por tareas. Santiago de Compostela: Servizo de Publicacións da Universidade de Santiago de Compostela – Cuadernos de Español Lengua Extranjera.

2. ARTIGOS

a) Capítulos de livro

• (2015). “Construíndo baratarias: de límites espaciais e infinitos ficcionais”. In Pedro Linde. (ed.). Mateus DOC VIII –Infinito. Vila Real: Instituo Internacional Casa Mateus, pp. 142-147.
• (2015) “La competencia literaria en el microrrelato: prácticas transmedia en contextos de aprendizaje interdisciplinares y plurilingües”. In Osvaldo Cleger e José de Amo (eds.). La educación literaria y la e-literatura desde la minificción. Enfoques hipertextuales para el aula. Barcelona: Universidade de Barcelona, pp. 154-158. (em colaboração com Ana María Cea Álvarez e Ivonete da Silva Isidoro)
• (2015) “Multilingual and multicultural practices in higher education: the IntlUni project”. In Xaquín Núñez Sabarís et al. (eds.). Horizontes científicos y planificación académica en la didáctica de lenguas y literaturas. Braga: Edição Humus, pp. 777-788 (em colaboração com Joanne Paisana e Maria Alfredo Moreira).
• (2015) “La formación b-learning en el Máster de Español Segunda Lengua y Lengua Extranjera de la Universidade do Minho: innovación pedagógica y desafíos educativos”, In Xaquín Núñez Sabarís et al. (eds.). Horizontes científicos y planificación académica en la didáctica de lenguas y literaturas. Famalicão: Edição Humus, pp. 323-336. (vários autores).
• (2014) “Fantástico e imaginario colectivo en los cuentos de Valle-Inclán”. In David Roas e Ana Casas (ed.). Visiones de lo fantástico en la cultura española (1900-1970). Málaga: E.D.A., pp. 15-28. (Repositorium Universidade do Minho: http://hdl.handle.net/1822/28590)
• (2013) “La enseñanza de la literatura en la docencia universitaria en Portugal: oferta educativa y selección de contenidos”. In Lucía Pilar Cancelas y Ouviña et al. (ed.). Aportaciones para una educación lingüística y literaria en el siglo XXI. Granada: Editorial Geu (em colaboração com Carlos Pazos Justo). (Repositorium Universidade do Minho: http://hdl.handle.net/1822/26955).
• (2012) “Cenografias deformantes e performance dramática em Fialho de Almeida e Valle-Inclán”. In Eunice Ribeiro (org.). Modernidades Comparadas. Estudos Literários / Estudos Culturais Revisitados. Braga: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho / Edições Humus, pp. 33-52 (em colaboração com Isabel Cristina Mateus). (Repositorium Universidade do Minho: http://hdl.handle.net/1822/27935).
• (2011) “El discurso de la modernidad en España: Del modernismo al 98 (y viceversa)”. In Xaquín Núñez Sabarís (coord.). Diálogos ibéricos sobre a modernidade. Braga: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho / Edições Humus, pp. 235-281. (Repositorium Universidade do Minho: http://hdl.handle.net/1822/17474).
• (2011) “El flâneur como ángel caído. Luces de bohemia, La colmena y Tiempo de silencio”. In António Apolinário Lourenço e Osvaldo Manuel Silvestre (coord.). Literatura, Espaço, Cartografias. Coimbra: Centro de Literatura Portuguesa - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, pp. 253-287. (Repositorium Universidade do Minho: http://hdl.handle.net/1822/17486).
• (2001) “`Octavia Santino´: De la prensa mejicana a Flores de almendro”. In Ángel Abuín González et al. (eds.). Libro Homenaje al profesor don Benito Varela Jácome. Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela, pp. 429-444.

b) Revistas

• (2017) “A cabeça do Baptista (2010). El teatro de Valle-Inclán en Portugal, con la escena gallega como telón de fondo”. Anagnórisis. Revista de investigación teatral, nº 15, pp. 620-642.
o Indexada em Web of Science, Dialnet, MLA, Latindex, ISOC, DICE, DOAJ, Academic Journal Datbase, Cinefactor, REDIB… (http://www.anagnorisis.es/)
• (2017) “Microrrelato y campo literario: un análisis relacional y de corpus de las antologías contemporáneas (2000-2017)”. Microtextualidades. Revista Internacional de microrrelato y minificción, nº 1, pp. 78-104.
o Número de lançamento da revista (artigo por convite). Publicação em sistema OJS y peer review do projeto de investigação I+D+I "MiRed. Microrrelato. Desafíos digitales de las microformas narrativas literarias de la modernidad. Consolidación de un género entre la imprenta y la red)" (Ref.: FFI2015-70768-R; 2016-2018). (http://revistas.uspceu.com/index.php/microtextualidades)
• (2016) “A cabeça do Baptista”. Bradomín, nº 5, pp. 29-42.
• (2015), “Los borradores manuscritos de “Femeninas” en el Archivo Valle-Inclán Alsina”. Anales de la Literatura Española / Anuario Valle-Inclán XIV, vol. 40, issue 3, pp. 201-216.
o Indexada em Scopus, Web of Science, Dialnet, Latindex, CIRC, MIAR…
• (2015) “El microrrelato en José María Merino: estrategias narrativas de lo mínimo”, Dedalus. Revista Portuguesa de Literatura Comparada, nº 17-18, pp. 1177-1190.
• (2014) “Converxencias actuais entre o teatro galego e o portugués: construíndo un teatro do aquí”. 1616. Anuario de la Sociedad Española de Literatura General y Comparada, vol. 4, pp. 77-106.
o Indexada em MIAR, EBSCO, Proquest y Dialnet. (http://revistas.usal.es/index.php/1616_Anuario_Literatura_Comp/index)
• (2013) “Resistencia y canonización en el microrrelato: de la teoría y crítica a las antologías especializadas”. Pasavento. Revista de Estudios Hispánicos, nº 2, pp. 143-164 (Repositorium Universidade do Minho: http://hdl.handle.net/1822/27824).
o Indexada em ISOC, Latindex, ERE, Dulcinea, MIAR, GICA, REDIAL, SHERPA, DOAJ, ERIPLHUS… (www.pasavento.com)
• (2013) “«En tanto que de rosa y azucena». Un ejemplo práctico de enseñanza por tareas en la didáctica de la literatura en contextos multilingües”. Lenguaje y textos, nº 37, pp. 73-82. (Repositorium Universidade do Minho: http://hdl.handle.net/1822/28591).
o Indexada em CIRC, Latindex, ISOC, MIAR, Dialnet, ULRICH, DULCINEA, ERIPLHUS (https://polipapers.upv.es/index.php/lyt)
• (2011) “La recepción de Eça de Queirós en Valle-Inclán: las traducciones”. Queirosiana, Fundação Eça de Queirós, pp. 19-28. (Repositorium Universidade do Minho: http://hdl.handle.net/1822/17455).
• (2010) “Valle-Inclán en la escena portuguesa”. Theatralia. Revista de poética del teatro, 13, pp. 119-138. (Repositorium Universidade do Minho: http://hdl.handle.net/1822/17659).
o Indexada em Dialnet, CIRC, Latindex, MIAR… (http://www.academiaeditorial.com)
• (2008) “Valle-Inclán afrancesado. La legitimación del discurso modernista”. Anales de la Literatura Española / Anuario Valle-Inclán VIII, vol. 33, issue 3, pp. 89-113.
o Indexada em Scopus, Web of Science, Dialnet, Latindex, CIRC, MIAR…
• (2006) “Docencia e interculturalidad. Un nuevo reto de los estudios literarios”. Diacrítica. Série Literatura, vol. 20.3, Braga, Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, pp. 413-430.
o Indexada em Scielo (http://ceh.ilch.uminho.pt/publicacoes_diacritica.php)
• (2006) “Intertextualidad y reescritura en Epitalamio de Valle-Inclán”. Moenia. Revista Lucense de Lingüística & Literatura, vol. 12, pp. 51-65 (em colaboração com Rafael López Mella).
o Indexada em Dialnet, Latindex, MIAR, CIRC… (http://www.usc.es/revistas/index.php/moenia/index)
• (2005) “Valle-Inclán, la novela corta y el drama. Un ejemplo de transmodalización: El ciclo de Octavia Santino”. Cuadrante, nº 10, pp. 94-108.
o Indexada em Dialnet e Latindex.
• (2003) “Las anotaciones autógrafas de Femeninas”. Anales de la Literatura Española Contemporánea / Anuario Valle-Inclán III. vol. 28, issue 3, pp. 99-121.
o Indexada em Scopus, Web of Science, Dialnet, Latindex, CIRC, MIAR…
• (2001) “Ecos en la prensa de un homenaje a Valle-Inclán en Madrid (1922)”. Anales de la Literatura Española Contemporánea / Anuario Valle-Inclán I, vol. 26, issue 3, pp. 206-218 (em colaboração com Pilar Veiga Grandal).
o Indexada em Scopus, Web of Science, Dialnet, Latindex, CIRC, MIAR…
• (2000) “Os textos de Ramón Valle Bermúdez. Reseña e análise”. Cuadrante, nº 1, pp. 33-43.
o Indexada em Dialnet e Latindex.
• (2000) “Vilanova de Arousa como fonte de inspiración valleinclaniana”. Cuadrante, nº 0, pp. 62-66.
o Indexada em Dialnet e Latindex.

c) Atas

• (2011) “Los estudios de español en la Universidade do Minho (Portugal): formación universitaria, habilitación del profesorado y posgraduación e-learning”. In José María Izquierdo et al. (eds.). IV Congreso internacional: La enseñanza del español en un mundo intercultural. Jornadas pedagógicas. Santiago de Compostela, 17-20/04-2011, redELE, http://www.mecd.gob.es/dctm/redele/Material-RedEle/Numeros%20Especiales/2012_ESP_13_IVCongreso%20FIAPE/2012_ESP_31Sabaris.pdf?documentId=0901e72b812f4d8b (RepositoriUM Universidade do Minho: http://hdl.handle.net/1822/17487).
• (2011) “El aprendizaje autónomo en un posgrado semipresencial de formación de profesores de español”. In José Luís Coelho da Silva et al.(eds). Actas do Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomia. Braga: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, pp. 415-425 (em colaboração com Ana María Cea Álvarez). (Repositorium Universidade do Minho: http://hdl.handle.net/1822/17475).
• (2010) “Eça de Queirós en Valle-Inclán”. In Ângela Fernandes et al. (eds.). "Diálogos Ibéricos e Iberoamericanos”. Actas del VI Congreso Internacional de ALEPH (Asociación de Jóvenes Investigadores en Literatura Hispánica), celebrado en la Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa entre el 27 y el 30 de abril de 2009". Lisboa: ALEPH-Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pp. 87-96.
• (2010) “¿De qué hablaban cuando hablaban de modernismo? Las encuestas de Gente Vieja (1902) y El Nuevo Mercurio (1907)”. In Javier Serrano Alonso e Amparo de Juan Bolufer (eds.). Actas del Congreso Internacional Literatura hispánica y prensa periódica (1875-1931). Facultad de Humanidades de Lugo, noviembre de 2008. Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela, pp. 134-156.
• (2009) “Caminos inciertos, caminhos cruzados. La novela urbana en Camilo José Cela y Érico Veríssimo”. In Ana Gabriela Macedo et al. (eds.). Actas del VI Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Literatura Comparada / X Colóquio de Outono Comemorativo das Vanguardas. Braga: Centro de Estudos Humanísticos, Universidade do Minho, http://ceh.ilch.uminho.pt/publicacoes/pub_xaquin_sabaris.pdf.
• (2007) “De Cervantes a Martín Santos: a revisão do género”. In Ana Gabriela Macedo e Maria Eduarda Keating (orgs.). Actas do VII e VIII Colóquios de Outono. Braga: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, pp. 95-102.
• (2004) “A imaxe feminina no Fin de Século. Os textos iniciais de Valle-Inclán”. In Maria da Penha Campos Fernandes (coord.). História(s) da Literatura. Actas do 1º Congresso Internacional de Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas. Braga: Almedina / Universidade do Minho, pp. 99-121.
• (2000) “Manuel Machado ante el modernismo: defensa y reflexión”. In Javier Serrano Alonso et al. (eds.). Literatura modernista y tiempo del 98. Actas del Congreso Internacional, Lugo, noviembre de 1998. Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela, pp. 185-196.



Orientação de Teses de Doutoramento

• Co-orientação do projeto de doutoramento na área científica de Cultura Espanhola, de Carlos Pazos Justo “Relações intersistémicas no espaço cultural ibérico: O caso da trajetória de Alfredo Guisado (1910-1930)” (concluído – defesa 13/9/2013).
• Co-orientação do projeto de doutoramento na área científica de Didática do Espanhol, de Ana María Cea Álvarez “Desarrollo de la autonomía y la subcompetencia estratégica con especial incidencia en la expresión oral” - Universidade de Santiago de Compostela (concluído – defesa 5/2/2016).
• Orientação do projeto de doutoramento na área científica de Literatura Espanhola, de Ana Cláudia da Costa Dória “O posicionamento feminino no microrrelato espanhol (2000 - 2015)” (finalização prevista para 2019).



Orientação de Teses de Mestrado

• • Supervisão do projeto, para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Francisca Andreia de Azevedo Monteiro (2011-2013), “Potenciar a autonomia no processo de aquisição da competência plurilingue e intercultural no âmbito da aprendizagem do Espanhol”. (concluído em 2015).
• Orientação do projeto, para a obtenção do grau de mestre no Mestrado de Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira (2013-2015), de María Rosa Martín-Peñasco Hurtado, “La importancia de la figura del profesor y del manejo de los factores afectivos y grupales en la clase de ELE para el aumento de la participación en actividades de producción oral”. (concluído em 2015).
• Orientação do projeto, para a obtenção do grau de mestre no Mestrado de Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira (2013-2015), de Marina Arce Alcázar, “Programación de un curso de Español para Fines Específicos en un entorno de formación semipresencial”. (concluído em 2015).
• Supervisão do projeto, para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (2011-2013), de Fábio André Oliveira Pinheiro, “Incrementar a escrita no processo de ensino e aprendizagem das Línguas Inglesa e Espanhola” (concluído em 2014).
• Supervisão do projeto, para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (2009-2011), de Filipa Araújo Gonçalves Pereira, “O E-Portefólio: um instrumento de avaliação que promove a autonomia dos alunos. Um estudo nas disciplinas de Inglês e Espanhol” (concluído em 2014).
• Supervisão do projeto, para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário (2012-2014), de Carina Oliveira Soares, “A importância da gramática na aquisição das línguas materna e estrangeira” (concluído em 2014).
• Orientação do projeto, para a obtenção do grau de mestre no Mestrado de Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira (2013-2014), de Jacobo Priegue Patiño, “La observación de clases y la formación del profesorado de ELE”. (concluído em 2014)
• Orientação do projeto, para a obtenção do grau de mestre no Mestrado de Espanhol Língua Segunda e Língua Estrangeira (2013-2014), de Laura Manuela Domingues Mendes, “El wiki: espacio de comunicación y aprendizaje en ELE”. (concluído em 2014)
• Supervisão do projeto, para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Rita Alexandra Ferreira Pinto Grilo, “A avaliação formativa na expressão escrita em língua espanhola” (concluído em 2014).
• Supervisão do projeto, para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Paula Alexandre Castilho dos Santos, “O blogue como estratégia de motivação para a aprendizagem de uma língua estrangeira” (concluído em 2014).
• Supervisão do projeto, para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Marisa Isabel Magalhães da Costa, “O desenvolvimento da interação oral nas aulas de língua materna e de língua estrangeira” (concluído em 2014).
• Supervisão do projeto, para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Cláudia Maria Ferreira Reis, “Interferência da Língua Materna na aquisição do Espanhol Língua Estrangeira” (concluído em 2014).
• Supervisão do projeto, para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Raquel Beatriz Pereira Vasques, “A aprendizagem e uso de léxico na aula de ELE” (concluído em 2012).
• Supervisão do projeto, para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Paula Cristina Paiva Marques Dias Fernandes, “A Aquisição da Competência Gramatical na aula de Língua Espanhola” (concluído em 2012).
• Supervisão do projeto, para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Maria Lúcia da Silva Mandosio Gomes, “A Metodologia da Leitura Eficaz na Aprendizagem de ELE (Iniciação)” (concluído em 2012).
• Supervisão do projeto, para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Liliana Cristina da Silva Araújo, “Modalidade expositiva na expressão oral na Língua Materna e na Língua Estrangeira” (concluído em 2012).
• Supervisão do projeto, para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Maria da Conceição Lima Sampaio Coutinho, “Organização Textual na Expressão Escrita” (concluído em 2012).
• Supervisão do projeto, para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Celina Ferreira Bastos Cunha, “A Pedagogia da Autonomia em contexto de diferenciação pedagógica” (concluído em 2012).
• Supervisão do projeto, para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de João Paulo Gonçalves Tavares, “Jogos sem barreiras e sem fronteiras. As TIC e a interculturalidade na aula de Língua Estrangeira” (concluído em 2012).
• Supervisão do projeto, para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Ana Isabel Oliveira Dias, “Uso e prática dos géneros textuais na sala de aula de língua portuguesa e espanhola” (concluído em 2012).
• Supervisão do projeto, para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Sara Filipa Lopes Salgueiro, “A competência de compreensão leitora, a partir da leitura extensiva” (concluído em 2012).
• Supervisão do projeto, para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Ana Margarida Timóteo Antunes, “A interacção oral na aula de LE” (concluído em 2012).
• Supervisão do projeto, para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Ana Daniela Godinho Garrido, “Desenvolvimento da autonomia comunicativa na expressão oral em LE na sala de aula” (concluído em 2012).
• Supervisão do projeto, para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Sara Patrícia de Azevedo Martins, “A exposição oral em LM e LE” (concluído em 2012).
• Supervisão do projeto, para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Ana Rita Assis Freitas, “Os conteúdos léxicos na competência comunicativa” (concluído em 2012).
• Supervisão do projeto, para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Bruno Maurício Rodrigues Abreu, “A competência intercultural no mundo lusófono e hispano através dos saberes e conhecimentos sócio-culturais” (concluído em 2012).
• Supervisão do projeto, para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Aristides João Faria Ribeiro, “A escrita textual: a planificação, construção e revisão” (concluído em 2012).
• Supervisão do projeto, para a obtenção do grau de mestre no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e do Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário, de Susana Catarina da Silva Santos, “A expressão escrita na Aula de Espanhol” (concluído em 2012).