José Augusto Guterres Barbosa Colen

Chercheur invité no Cespra da École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris), Visiting Scholar at Notre Dame University (Indiana). Prix Raymond Aron 2010.

Investigador associado ao CEHUM

Doutorado em Ciênciapolítica e relações internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa; MBA pela AESE/IESE Business School da Universidade de Nvarra; Licenciado em História pea Universidade Nova de Lisboa

Political philosophy;Public social policy; History of political thought.

Books in Portuguese (author):

Voto, governos e mercados, Lisboa, Moinho Velho, 2010
Futuro do político, passado do historiador: o historicismo no pensamento de Raymond Aron e de outros adversários – Isaiah Berlin, Karl Popper, Leo Strauss e Friedrich Hayek, Lisboa, Moinho Velho, 2010.

Guia da Introdução à filosofia da História de Raymond Aron, Lisboa, Editorial Aster, 2011.

Facts and Values: A conversation between Raymond Aron, Leo Strauss, Isaiah Berlin and others, Plusprint, London, 2012.

Books in Portuguese (editor):

Leo Strauss, O Problema de Sócrates, Lisboa, Editorial Aster, 2012.

Book in Progress (editor):
Historicism and the unity of the Sciences of Man (Editor) Under contract, Plusprint, London, Forthcoming 2015.

Books chapters:
In João Rosas,Ana Rita Ferreira and others:"Left and equality for its own sake", in Left and Right, Cambridge Scholars Publishing ,Forthcoming 2014.

With André Abranches "O problema de Sócrates em Leo Strauss: filosofia e poesia", in Leo Strauss, O Problema de Sócrates: Conferências de Leo Strauss, Lisboa, Editorial Aster, 2012, pp 5-37.

Books in English (author):

Papers in international scientific periodicals with referees

«Le relativisme se contreditlui-même? Comment la victoire du relativisme chez la culture moderne est surtout un triomphepolitique» Accepted for publication in the Rivista di politica 2013 (Rome)

“As conferências de Annapolis sobre o “Direito Natural”: um textoinédito de Leo Strauss”, publicadonaDiacrítica 26/2 de 2012

“Podecalcular-se o consentimento? The Calculus of consent aoscinquentaanos”, Diacrítica, 25-2 Dez 2011.

"Democratic institutions: the spell of Plato and the return to the classics", publicadanaDiacrítica 26-2 de 2012

Papers in national scientific periodicals with referees

"Tucídides no sec XX? Teoria e praxeologiaem Raymond Aron" publicado na revista RelaçõesInternacionais do IPRI da Universidade Nova de Lisboa (Setembro 2012).

«O CLITOFONTE DE PLATÃO. SÃO OS FILÓSOFOS INÚTEIS NO ENSINO DA JUSTIÇA? ESTUDO E TRADUÇÃO», publicado na Revista da Faculdade de Letras – Série de Filoso?a, 29 (2012), pp. 17-31

«Porqueobedeceràs leis? Reler O Críton de Platão», a ser publicado no nº 5 da revista Direito&Política Outubro-Dezembro de 2013

«PLATÃO, DRAMATURGO E DRAMATIS PERSONAE. Hípias, defensor da Poesia e da "culturageral" contra as falácias de Sócrates», publicada na GaudiumSciendi nº 4 Julho 2013.

«Hipiasmenorou do falso (traduçãoportuguesa)» in GaudiumSciendi nº 4 Julho 2013

Maurício Casarin (IEP, em curso), Isabel Pinto e quatro outros (ISEC, concluídos)