José Luís Pimenta Lopes

ORCID: 0000-0003-4023-0102

EHUM2M
NETCULT

Luís Pimenta Lopes é mestre em Alemão como Língua Estrangeira pelas Universidades de Leipzig e Salamanca, com uma tese sobre a aquisição de conteúdos culturais na aprendizagem do Alemão como língua estrangeira, a partir do exemplo dos discursos mediáticos sobre Alemães de Leste e Oeste. Durante a escrita da tese, foi tutor da unidade curricular de Kulturwissenschaftliche Forschung (Investigação em Estudos Culturais), no Herder-Institut da Universidade de Leipzig, sob orientação do Prof. Dr. Claus Altmayer. Atualmente é docente de Alemão, Cultura Alemã e Alemão Jurídico no Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos da Universidade do Minho, e investigador do Centro de Estudos Humanísticos desta universidade nos grupos NETCULT (Núcleo de Estudos Transculturais) e EHUM2M (Estudos Humanísticos em Migração e Marginalização). Foi bolseiro do DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst) enquanto aluno de mestrado, e é bolseiro de doutoramento da FCT, desde 2016, com o projeto individual "A receção do Holocausto em Portugal: mediação e debate intelectual do pós-guerra até 1974", sob orientação do Prof. Dr. Orlando Grossegesse. Os seus interesses de investigação abarcam tanto as áreas da Didática da Língua e da Cultura, como os Estudos Culturais e a Literatura Comparada, em especial a relação entre literatura, meio intelectual e memória (transcultural) do Holocausto.

Leitor

- Docente do Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (Língua Alemã, Cultura Alemã, Alemão Jurídico)
- Investigador júnior do CEHUM (grupos de investigação NETCULT e EHUM2M)

- desde 2013: aluno do programa doutoral em Modernidades Comparadas: Línguas, Artes e Culturas , do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho

- 2011: MA Deutsch als Fremdsprache - Estudios contrastivos de lengua, literatura y cultura alemanas , grau duplo pela Universidade de Leipzig e Universidade de Salamanca

- 2008: Licenciatura em Ensino de Inglês e Alemão , com classificação final de 17 valores, e de 19 no estágio curricular, pela Universidade do Minho

Outras Habilitações

4-7 de julho de 2016: Masterclass de Aleida Assmann "Kulturelles Gedächtnis. Praktiken des Erinnerns und Vergessens". Goethe-Nationalmuseum, Weimar.

30 de março - 11 de abril de 2014: Erasmus Intensive Programme – Writing the Mediterranean , Universidade de Malta

Estudos Culturais, Literatura Comparada, Literatura e Memória, Memória do Holocausto, Didática da Língua e da Cultura

- desde 2016: "A receção do Holocausto em Portugal: mediação e debate intelectual do pós-guerra até 1974" (Projeto de Doutoramento, financiado pela FCT)
- Colaboração no projeto "MoMel" (Mobilidade e Memória Local: representações interculturais da Região Minho), do grupo de investigação NETCULT

Denunciar o horror: o caso de Bernardo Santareno. In Outros Lugares - Utopias, Distopias, Heterotopias , CEHUM. (no prelo)

'Um camarote para a CRIL': Suburban Spaces and Transculturality in Pedro Vieira's Última Paragem Massamá. In Ana Filipa Prata/Doris Wieser (eds.), Cities of the Lusophone World. Framing, Struggling and Crossing. Oxford: Peter Lang [Série Reconfiguring Identities in the Portuguese-Speaking World] (no prelo)

(2011) "Ossis und Wessis" als Thema einer kulturwissenschatlich orientierten Landeskunde in DaF. Dissertação de Mestrado. Universidade de Leipzig/Universidade de Salamanca (orientação de Prof. Dr. Claus Altmayer).

Comunicações orais

18 de outubro de 2017: "'Deus criou o mundo, o Homem criou Auschwitz': a imagética religiosa em Primo Levi e Imre Kertész." XIX Colóquio de Outono 2017 - No Princípio era a Palavra: O Lugar das Humanidades. Universidade do Minho, Braga.

12 de julho 2017: "Die Holocaust-Rezeption in Portugal: Vermittlung und intellektuelle Debate von der Nachkriegszeit bis 1974". Südeuropa-Germanistik Sommerakademie 2017 - Im Wandel. Ansätze und Methoden der aktuellen Germanistikforschung in Südeuropa und im Mittelmeerraum. Universidade Católica Portuguesa, Lisboa.

30 de junho de 2017: "From Lego Auschwitz to Yolocaust: Holocaust Memory 2.0". TRANSFORMERS - International Conference on Practices and Memes in Contemporary Media and Culture, Universidade de Aveiro

1 de junho de 2017: "A receção do Holocausto em Portugal: mediação e debate intelectual do pós-guerra até 1974". III Jornadas de Investigadores Juniores, CEHUM, Braga

17 de novembro de 2016: "Denunciar o horror: o caso de Bernardo Santareno". XVIII Colóquio de Outono 2016 - Outros lugares: Utopias, distopias, heterotopias. Universidade do Minho, Braga.

17 de setembro de 2015: “Um camarote para a CRIL: espaço suburbano e transculturalidade em 'Última paragem Massamá’ (2011) de Pedro Vieira”. 11º Congresso de Lusitanistas 2015, Aachen, Alemanha.

30 de junho de 2012: "Kultur(en) erlernen: Herausforderungen einer praktischen Anwendung der Kulturwissenschaft als Forschungsmethode in Deutsch als Fremdsprache". 4º Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Estudos Germanísticos, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Organização de congressos

16-18 de abril de 2015: Congresso Internacional "Transcultural Amnesia: Mapping displaced memories", organização do grupo de investigação NETCULT, CEHUM, Braga.