Márcia Cristina Almeida Oliveira

Bolseira de Pós-Doutoramento (bolsa FCT SFRH/BPD/110741/2015)

- Doutoramento em Ciências da Literatura, especialidade em Literatura Comparada pela Universidade do Minho com tese intitulada Arte e Feminismo em Portugal no contexto pós-Revolução (orientação da Professora Doutora Ana Gabriela Macedo). Aprovada por unanimidade do júri nas provas públicas realizadas a 21 de Outubro de 2013.

- Licenciatura em Jornalismo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2003)

Enquanto investigadora, os meus interesses situam-se na área geral dos estudos artísticos, e, mais especificamente, das artes visuais. A Filosofia, a estética, os estudos feministas e a literatura são as restantes áreas que se cruzam no campo da actividade científica em desenvolvimento, de cariz marcadamente transdisciplinar.

Projectos de Investigação

The making of art: tracing feminist processes through XXth Century artists’ books

• OLIVEIRA, Márcia (forthcoming), Portuguese Women Artists at the National Society of Fine Arts (1977): why was this not a feminist exhibition?, in Deepwell, Katy & Jabukowska, Agata, All Women Art Spaces in the long 1970s (Liverpool University Press)
• OLIVEIRA, Márcia & COELHO, Maria Luísa (2016). On Appropriation and Craft: Considering the Feminist Problem of de politicization. n.paradoxa: international feminist art jornal. Vol. 38 Polemics/Contestations (July 2016).
• OLIVEIRA, Márcia (2015), Is this desire? Power, Politics and Sexuality in Paula Rego's Extreme Bodies. Journal of Romance Studies, 15, 2: 22 - 39 (Oxford and New York: Bergham; peer review).
• OLIVEIRA, Márcia (2015), Arte e Feminismo em Portugal no contexto pós-revolução (Braga: Húmus/CEHUM).
• OLIVEIRA, Márcia (2014), Entre palavra e imagem: sobre uma possível abordagem política ao livro de artista. In Afonso, Lígia e Rosendo, Catarina (eds.), Revista Marte#05 – Os processos da arte (Lisboa: FBAUL; no prelo).
• OLIVEIRA, Márcia (2014), As artistas e o espaço público no Portugal político circa 1970. In MENDES, João Ribeiro e MATOS, Mário (eds.) Diacrítica. 40 Anos de Abril, Série Filosofia e Cultura, 28.2, (Braga: Húmus/Cehum; peer review).
• OLIVEIRA, Márcia (2014), Arte, colectivismo e activismo. In Macedo, Ana Gabriela, Sousa, Carlos Mendes de, e Moura, Vítor (eds.), XV Colóquio de Outono “As Humanidades e as Ciências - Disjunções e Confluências” (Braga: Húmus/Cehum), p. 413-423.
• OLIVEIRA, Márcia (2013), Para além do olhar: o feminismo na obra de Maria José Aguiar e Graça Pereira Coutinho. In Macedo, Ana Gabriela, Sousa, Carlos Mendes de, e Moura, Vítor (eds.), Humanidades. Novos paradigmas do conhecimento e da investigação (Braga: Húmus, CEHUM), pp. 49-60.
• OLIVEIRA, Márcia (2013), From practice to theory: the ontological turn in 1970s feminist art, in Almeida, Diana (ed.), Women and the Arts: Dialogues in Female Creativity (Berna: Peter Lang), pp. 33-52.
• OLIVEIRA, Márcia (2012), Inside the box: a gendered perspective through the work of Túlia Saldanha. In Macedo, Ana Gabriela, Sousa, Carlos Mendes de, e Moura, Vítor (eds.) (2012), Estética, Cultura Material e Diálogos Intersemióticos (Braga: Húmus, CEHUM), pp. 57-69.
• OLIVEIRA, Márcia, Art and feminism from a poststructuralist perspective: modernism, postmodernism and the avant-garde publicado no livro de actas da conferência internacional “The ‘post’-marked world”, Universidade de Lodz (Polónia, 22-23 de Novembro de 2010).
• OLIVEIRA, Márcia (2011), The postmodern paradox in the visual arts: aestheticism, politics and contemporary materialism, n.paradoxa – International Feminist Art Journal, volume 28, p. 26-31.
• OLIVEIRA, Márcia (2010), Some considerations on the relationship between feminism and aesthetics and its recent developments, in All My Independent Women (catálogo), Coimbra, Portugal, Maio-Junho (edição de autor).
• OLIVEIRA, Márcia e COELHO, Maria Luísa (2010), Lourdes Castro, Helena Almeida e o seu encontro com o mundo, Diacrítica, 24/3, 311-325, ed. Húmus, Vila Nova de Famalicão.
• OLIVEIRA, Márcia (2010), A ‘escrita-corpo’ de Ana Hatherly: “Poema d’Entro” e “Rotura”, XI Colóquio de Outono. Estudos performativos, 75-85, Ed. Húmus, Vila Nova de Famalicão.
• OLIVEIRA, Márcia (2008), Lourdes Castro: um caminho de sombras, publicado online nas actas do X Colóquio de Outono (CEHUM, 6-8 Novembro 2008) em http://ceh.ilch.uminho.pt/Pub_Marcia_oliveira.pdf).
• OLIVEIRA, Márcia (2008), India Song: the expression of a micro-feminism in the cinematographic work of Marguerite Duras, publicado nas actas no Congresso Feminista (Lisboa FCG/FBAUL, 2008) em cd editado pela UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta).
• OLIVEIRA, Márcia (2008), Paula Rego: a transversal reading from femininist and deleuzian concepts, Diacrítica. Dossier Género e Estudos Feministas, 22/3: 75-87, ed. CEHUM, Braga.
• Autora de capítulos do livro 1994Serralves2002, ed. Público/Museu de Arte Contemporânea de Serralves, 2005 ("História"; "Teresa Patrício Gouveia"; "João Marques Pinto"; "Fernando Pernes"; "Parque"; "Projecto museológico"; "António Gomes de Pinho"; "Ulrich Loock").
• Tradução e revisão de textos da antologia Género, Cultura Visual e Performance, (Macedo, Ana Gabriela e Rayner, Francesca Claire (eds.), ed. Húmus, Braga, 2011.

Visiting Scholar, Rutgers Uiversity (NJ/USA), Fall 2016