Márcia Cristina Almeida Oliveira

Edit

Contactos

Instituto de Letras e Ciências Humanas
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga


E-mail: Erro: Browser não suporta Javascript


Grupo de Investigação

GAPS


Categoria Profissional

Bolseira de Pós-Doutoramento (bolsa FCT SFRH/BPD/110741/2015)


Qualificações Académicas

- Doutoramento em Ciências da Literatura, especialidade em Literatura Comparada pela Universidade do Minho com tese intitulada Arte e Feminismo em Portugal no contexto pós-Revolução (orientação da Professora Doutora Ana Gabriela Macedo). Aprovada por unanimidade do júri nas provas públicas realizadas a 21 de Outubro de 2013.

- Mestrado em Filosofia Estética pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa com tese intitulada "Aproximação à obra de Paula Rego a partir dos conceitos de Devir e de Diferença" (2008)

- Licenciatura em Jornalismo pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2003)


Áreas de Investigação de Interesse

Os meus actuais interesses de investigação prendem-se com a problematização do feminismo no território das artes plásticas, questionando a sua importância no conjunto da arte ocidental do século XX. Esta problematização encontra-se em sintonia com a exploração de novas metodologias a serem exploradas no campo da história da arte que nos permitem não só produzir re-leituras das práticas artísticas mas também explorar novas linhas de pensamento a partir do passado. Conceitos como memória, arquivo e a relação entre imagem e texto são centrais na minha actual pesquisa que incide sobre livros de artista.



Projetos de Investigação

The making of art: tracing feminist processes through XXth Century artists’ books


Publicações



LIVROS:

• OLIVEIRA, Márcia (2015), Arte e Feminismo em Portugal no contexto pós-revolução (Braga: Húmus/CEHUM).

ARTIGOS EM REVISTA CIENTÍFICA (PEER REVIEW):

• OLIVEIRA, Márcia (2018), De profundis: a cartography of the face in the work of Paula Rego, Woman’s Art Journal, Rutgers, U.S.A. (accepted for publication).
• OLIVEIRA, Márcia (2017), Weaving the archive: some notes on Louise Bourgeois’ Artists’ Books, JAB – Journal of Artists’ Books 42, Fall 2017, Columbia College Chicago Center for Book and Paper Arts (in press).
• OLIVEIRA, Márcia & COELHO, Maria Luísa (2016), On Appropriation and Craft: Considering the Feminist Problem of de-politicization. n.paradoxa: international feminist art jornal. Vol. 38 Polemics/Contestations (Julho).
• OLIVEIRA, Márcia (2015), Is this desire? Power, Politics and Sexuality in Paula Rego's Extreme Bodies. Journal of Romance Studies, 15, 2: 22 - 39 (Oxford and New York: Bergham).
• OLIVEIRA, Márcia (2014), Entre palavra e imagem: sobre uma possível abordagem política ao livro de artista. In Afonso, Lígia e Rosendo, Catarina (eds.), Revista Marte#05 – Os processos da arte (Lisboa: FBAUL).
• OLIVEIRA, Márcia (2014), As artistas e o espaço público no Portugal político circa 1970. In MENDES, João Ribeiro e MATOS, Mário (eds.) Diacrítica. 40 Anos de Abril, Série Filosofia e Cultura, 28.2, (Braga: Húmus/Cehum).
• OLIVEIRA, Márcia (2011), The postmodern paradox in the visual arts: aestheticism, politics and contemporary materialism, n.paradoxa – International Feminist Art Journal, volume 28.
• OLIVEIRA, Márcia e COELHO, Maria Luísa (2010), Lourdes Castro, Helena Almeida e o seu encontro com o mundo, Diacrítica, 24/3, 311-325, ed. Húmus, Vila Nova de Famalicão.
• OLIVEIRA, Márcia (2008), Paula Rego: uma leitura transversal a partir de conceitos de Gilles Deleuze e do feminismo, Diacrítica. Dossier Género e Estudos Feministas, 22/3: 75-87, ed. CEHUM, Braga.

CAPÍTULOS DE LIVROS:
• OLIVEIRA, Márcia (2017), Portuguese Women Artists at the National Society of Fine Arts (1977): why was this not a feminist exhibition?, in Deepwell, Katy e Jabukowska, Agata All Women Art Spaces in the Long 1970s (Liverpool: Liverpool University Press); in press.
• OLIVEIRA, Márcia (2016), A revista KWY e o exílio artístico português em Paris, in XVII Colóquio de Outono – Outros mapas. Linguagem, migração, diáspora (Braga: Húmus/CEHUM).
• OLIVEIRA, Márcia (2014), Arte, colectivismo e activismo. In Macedo, Ana Gabriela, Sousa, Carlos Mendes de, e Moura, Vítor (eds.), XV Colóquio de Outono “As Humanidades e as Ciências - Disjunções e Confluências” (Braga: Húmus/Cehum), p. 413-423.
• OLIVEIRA, Márcia (2013), Para além do olhar: o feminismo na obra de Maria José Aguiar e Graça Pereira Coutinho. In Macedo, Ana Gabriela, Sousa, Carlos Mendes de, e Moura, Vítor (eds.), Humanidades. Novos paradigmas do conhecimento e da investigação (Braga: Húmus, CEHUM), pp. 49-60.
• OLIVEIRA, Márcia (2013), From practice to theory: the ontological turn in 1970s feminist art, in Almeida, Diana (ed.), Women and the Arts: Dialogues in Female Creativity (Berna: Peter Lang), pp. 33-52.
• OLIVEIRA, Márcia (2013), Art and feminism from a poststructuralist perspective: modernism, postmodernism and the avant-garde, in Krystyna Kujawińska Courtney, Izabella Penier, Sumit Chakrabarti (eds.) The Post-Marked World: Theory and Practice in the 21st Century (Newcastle Upon Tyne: CSP), pp. 109-122.
• OLIVEIRA, Márcia (2012), Inside the box: a gendered perspective through the work of Túlia Saldanha. In Macedo, Ana Gabriela, Sousa, Carlos Mendes de, e Moura, Vítor (eds.), Estética, Cultura Material e Diálogos Intersemióticos (Braga: Húmus, CEHUM), pp. 57-69.
• OLIVEIRA, Márcia (2010), Some considerations on the relationship between feminism and aesthetics and its recent developments, in All My Independent Women (catálogo), Coimbra, Portugal, Maio-Junho (edição de autor).
• OLIVEIRA, Márcia (2010), A ‘escrita-corpo’ de Ana Hatherly: “Poema d’Entro” e “Rotura”, XI Colóquio de Outono. Estudos performativos, 75-85, Ed. Húmus, Vila Nova de Famalicão.
• OLIVEIRA, Márcia (2008), Lourdes Castro: um caminho de sombras, publicado online nas actas do X Colóquio de Outono (CEHUM, 6-8 Novembro 2008) em http://ceh.ilch.uminho.pt/Pub_Marcia_oliveira.pdf).
• OLIVEIRA, Márcia (2008), India Song: the expression of a micro-feminism in the cinematographic work of Marguerite Duras, publicado nas actas no Congresso Feminista (Lisboa FCG/FBAUL, 2008) em cd editado pela UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta).
• Autora de capítulos do livro1994Serralves2002, ed. Público/Museu de Arte Contemporânea de Serralves, 2005 (História; Teresa Patrício Gouveia; João Marques Pinto; Fernando Pernes; Parque; Projecto Museológico; António Gomes de Pinho; Ulrich Loock).

TRADUÇÃO E REVISÃO

• Tradução dos textos Painting, Feminism, History (Griselda Pollock) e Cronology through Cartography. Mapping 1970s Feminist Art Globally (Marsha Meskimmon), para a antologia de textos traduzidos a ser editada na série CEHUM/ Antologias (Ed. Húmus): Estudos Comparatistas e Cosmopolitismo. Pós-colonialidade, Tradução, Arte e Género (2017-18) (com Maria Luísa Coelho).
• Revisão completa do livro de actas do XVII Colóquio de Outono – Outros Mapas. Linguagem, Migração, Diáspora (Universidade do Minho, 26-27 de Novembro de 2015);
• Revisão de textos do volume in XVII Colóquio de Outono - Outros mapas. Linguagem, migração, diáspora (Braga: Húmus/CEHUM).
• Tradução e revisão de textos da antologia Género, Cultura Visual e Performance, (Macedo, Ana Gabriela e Rayner, Francesca Claire (eds.), ed. Húmus, Braga, 2011.



Outros Dados

Visiting Scholar, Rutgers Uiversity (NJ/USA), Fall 2016