Maria Clara Faria Costa Oliveira

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Centro de Estudos Humanísticos/Instituto de Educação
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga


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Breve Apresentação

voluntária na Pastoral da Saúde.
Formação gratuita em ONG, empresas, escolas e IPSS.


Categoria Profissional

Prof. associada com agregação


Qualificações Académicas

licenciada em Filosofia; mestre em Epsitemologia e Filosofia do Conhecimento; doutorada em Filosofia da Educação; associada em pedagogia; agregada em Educação para a Saúde


Áreas de Investigação de Interesse

Filosofia e Medicina; Filsofia e Enfermagem; Educação em/para a saúde; promoção da saúde. Teoria salutogénica; movimento da auto-organização, em especial: Bateson, teoria da autopoiesis, von Foerster, henri Atlan. Bioética.


Projectos de Investigação

Coordena a linha temática «Filosofia das ciências da saúde», bem como o subprojecto 'Sofrimento, Educação e Saúde', do CEHUM.
Coordena o Grupo de Reflexão e Investigação «Educar em Saúde - doenças crónicas» da SPCE (Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação»
Colabora em 3 projectos de investigação brasileiros, em 3 universidades: PUCRS, UFRS; UNISC.


Publicações

Possui várias publicações, sob formas de livros, capítulos de livros, artigos, verbetes e recensões, em Portugal e no estrangeiro. destacamos apenas os livros e os artigos pulicados em revistas com índice de impacto (e peer review) mais recentes:

Livros (autor)

OLIVEIRA, Clara Costa et al. (2012). Aprendizagem e Sofrimento: narrativas. STa Cruz do Sul. EDUNISC.
OLIVEIRA, Clara Costa (2004). Auto-organização, Educação e Saúde. Coimbra. Ariadne.
OLIVEIRA, Clara Costa, AMARAL, João e SARMENTO, Teresa (org.) (2002). Pedagogia em Campus: contributos. Braga. Universidade do Minho. Apontamentos UM.
OLIVEIRA, Clara Costa (1999). A Educação como Processo Auto-organizativo – Fundamentos Teóricos para uma Educação Permanente e Comunitária. Lisboa. Ed. Instituto Piaget.
OLIVEIRA, Clara Costa, PAULO, João e ANTUNES, Maria Conceição (org.) (1999). Educação de Adultos e Intervenção Comunitária. Braga. Instituto de Educação e Psicologia.


Capítulos de livros
Oliveira, C. C. (2012). Aprendizagem e sofrimento: cruzamento de vida e pesquisa. In C. C. Oliveira, N. Pellanda, D. Boettcher & A. Reis (ed.s) Aprendizagem e sofrimento: narrativas (p. 22-35). SCS: Santa Cruz do Sul, EDUNISC.
Oliveira, C. C. & Reis, A. (2012). Pesquisar em sofrimento, educação e saúde: um testemunho. In C. C. Oliveira, N. Pellanda, D. Boettcher & A. Reis (ed.s) Aprendizagem e sofrimento: narrativas (p. 36-43). SCS: Santa Cruz do Sul, EDUNISC.
Oliveira, C. C., Pellanda, N., Boettcher, D., Reis, A. (2012). Aprendendo a aprender com o sofrimento. In C. C. Oliveira, N. Pellanda, D. Boettcher & A. Reis (ed.s) Aprendizagem e sofrimento: narrativas (p. 110-130). SCS: Santa Cruz do Sul, EDUNISC.
Oliveira, C. C. (2010). Prefácio de Boettcher, D.; Pellanda, N. (orgs) Vivências Autopoiéticas. Santa Cruz do Sul: EDUNISC. ISBN 978-85-7578-287-3.
Oliveira, C. C. (2011). Viver aconchegada na mão de Deus. Deus na universidade. Lisboa. Fronteira do caos.
Oliveira, C. C. (2010). Suffering, Education and Health. Signified Bodies: Explorations in Biosemiosis and Health. Ed.: A. Dinis, J. C. Major, S. Steffensen, S. Cowley.Braga: University Catholic of Portugal - Faculty of Philosophy of Braga; University of Southern Denmark; University of Hertfordshire.
Oliveira, C. C., Meireles, A. C. e Teixeira, M. (2009). Developing a Healthy Eating School Policy in Braga, Portugal. Better Schools Through Health: Learning from Practice (ed. Buijs, G., Joiuté, A., Paulus, P. e Simonvska, V.). Holanda (Institute for Heath Promotion) e Lituânia (State Environmental Health Centre). ISBN: 9789986649335.
Oliveira, C. C. (2003). Jean Piaget e a Epistemologia Contemporânea. Discursos Epistemológicos. Modernos e Pós-modernos. Pernambuco. Univ. Federal de Pernambuco. ISBN: 85-7485-036-5.
Oliveira, C. C. (2002). A Importância da interdisciplinareidade na História da Ciência: o Caso da Cibernética e da Escola de Palo Alto. LaMusa Digital. UCLM (Universidade de Castela e da Mancha), nº 1 (versão papel que agrupa artigos seleccionados dos Monográficos 1 e 2 da edição digital da revista).
Oliveira, C. C. (2005). (Uma) Biologia do Amor. Crescer nos Afectos. Coimbra. Ariadne.
Oliveira, C. C. (2004). Auto-organização, Educação e Identidade Pessoal. Sumares, M. e Teixeira, F. (org.). Identidade Pessoal: Caminhos e Perspectivas. Porto. Quarteto.

Artigos

Oliveira, C. C. (2013). What Bateson had in mind about 'mind'? Biosemiotics.DOI 10.1007/s12304-013-9190-8.ISI
Oliveira, C. & Costa, A. L. (2012) Viver o estado terminal de um familiar: leitura salutogénica de resultados de um estudo de caso. Revista saúde e sociedade, 21 ( 3), 698-709. SCOPUS
Oliveira, C. C. & Reis, A. (2012) Questões epistemológicas e bioéticas da prevenção quaternária. Physis- Revista de Saúde Coletiva, 22, nº 4. SCOPUS
Reis, A. & Oliveira, C. C. (2012). Formação ética dos enfermeiros: qual a realidade portuguesa? Revista Brasileira de Enfermagem, nº 4. SCOPUS
Pena, L. & Oliveira, C. C. (2012). Auto-organização e psicoterapia. Revista saúde e sociedade, 21 (3), 668-674. SCOPUS
Oliveira, C. C. e Costa, A. L. (2012). Viver o estado terminal de um familiar: leitura salutogénica de resultados de um estudo de caso. Revista saúde e sociedade, 21 (3) pp. 698-709. SCOPUS
Oliveira, C. C. & Teixeira, M. (2012). Bioética e a investigação em células estaminais humanas - em Portugal e na Comunidade Europeia. Revista Brasileira de Bioética, 7(1-4).
Oliveira, C. C. & Meireles, A. (2012). Bioética e saúde global : cuidados primários como instrumento de justiça social. Rev bioét (Impr.), 20 (1), 28-40 http://hdl.handle.net/1822/19743.
Oliveira, C. C. & Azevedo, M. C. (2012). Ethics and deontology of medical education and nurses in Portugal. Revista Reflexão e Ação, v. 20, nº 1, 192-208. http://hdl.handle.net/1822/19992;
Oliveira, C. C. e Feio, A. (2011). Responsabilidade e tecnologia: a questão da futilidade médica. Revista Bioética, 19 (3).
Oliveira, C. C. e Feio, A. (2010). O Modelo das Crenças de Saúde (Health Belief Model) e a Teoria da Autopoiesis. Reflexão e Ação.vol.18 (nº1): 215-243.
Oliveira, C. C. (2010). Cibernética e Autopoiesis: Continuidades e Descontinuidades. Revista Informática na Educação: teoria e prática, vol. 12, nº 2: 23-34. UFRGS (Brasil). ISSN: 1516-084X; online-ISSN: 1982-1654.
Oliveira, Clara Costa (2009). Humanidades na Formação Médica: Realidade ou Farsa? Reflexão e Ação, vol. 17, 2: 225-242; ISSN: 1982-9949.
Oliveira, C. C. (2008). Educação: Pesquisa, Complexidade e Contemporaneidade. Reflexão e Ação, volume 16, nº 2: 19-37. UNISC (Brasil). ISSN: 1982-9949.
Oliveira, C. C. (2007). Integração e Diferença em Educação Comunitária: Missão Impossível? Reflexão e Ação, volume 15, nº 1: 08-28. UNISC (Brasil). ISSN: 1982-9949.
Oliveira, C. C. (2007), Contributos Educativos e Comunitários do Movimento Epistemológico da Auto-organização - Um Método Auto-organizativo na Formação de Educadores de Adultos. Educação, ano XXX, nº1 (61): 165-180. PUCRS (Brasil). ISNN: (versão impressa): 0101-465X; ISNN: (versão online): 1981-2582.
Oliveira, C. C. (2002). Perspectivas Holistas na Educação para a Saúde. Revista galego-portuguesa de Psicoloxia e Educación, n. 6 (vol. 8), ano 6º: 39-47. ISSN: 1138-
1663.
OLIVEIRA, Clara Costa (2002). “A importância da interdisciplinareidade na História da Ciência: o caso da Cibernética e da Escola de Palo Alto”. In LaMusa Digital. UCLM (Universidade de Castela e da Mancha), Monográfico nº 2.
OLIVEIRA, Clara Costa (2002). “A importância da interdisciplinareidade na História da Ciência: o caso da Cibernética e da Escola de Palo Alto”. In LaMusa Digital. UCLM (Universidade de Castela e da Mancha), nº 1 (versão papel que agrupa artigos seleccionados dos Monográficos 1 e 2 da edição digital da revista).
OLIVEIRA, Clara Costa (2002). “Perspectivas holistas na educação para a saúde”. In Revista galego-portuguesa de Psicoloxia e Educación , n. 6 (vol. 8), ano 6º.
OLIVEIRA, Clara Costa (1998). “Literature and Science”. In SPIEL (Siegner Periodicum zur Internationalen Empirischen Literaturwissenschaft). Frankfurt am Main. Peter Lang. Jg.16 (1997), Heft 1/2.
Oliveira, C. C. e Reis, Ana (s). O sentido do cuidar no sofrimento: Levinas e Watson. Libro de actas XI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxia. Coruña. Univ. de Coruña. ISSN: 1138-1663.
Oliveira, C. C. (et alli). (2007). Órfãos Universitários: Percursos de Aprendizagem e de (des) Integração. Actas do Congresso Internacional de Psicopedagoxia. ISSN: 1138-1663. http://hdl.handle.net/1822/19743.
Oliveira, C. C. & Azevedo, M. C. (2012). Ethics and deontology of medical education and nurses in Portugal. Revista Reflexão e Ação, v. 20, nº 1, 192-208. http://hdl.handle.net/1822/19992;
Oliveira, C. C. e Feio, A. (2011). Responsabilidade e tecnologia: a questão da futilidade médica. Revista Bioética, 19 (3).
Oliveira, C. C. e Feio, A. (2010). O Modelo das Crenças de Saúde (Health Belief Model) e a Teoria da Autopoiesis. Reflexão e Ação.vol.18 (nº1): 215-243.
Oliveira, C. C. (2010). Cibernética e Autopoiesis: Continuidades e Descontinuidades. Revista Informática na Educação: teoria e prática, vol. 12, nº 2: 23-34. UFRGS (Brasil). ISSN: 1516-084X; online-ISSN: 1982-1654.
Oliveira, Clara Costa (2009). Humanidades na Formação Médica: Realidade ou Farsa? Reflexão e Ação, vol. 17, 2: 225-242; ISSN: 1982-9949.
Oliveira, C. C. (2008). Educação: Pesquisa, Complexidade e Contemporaneidade. Reflexão e Ação, volume 16, nº 2: 19-37. UNISC (Brasil). ISSN: 1982-9949.
Oliveira, C. C. (2007). Integração e Diferença em Educação Comunitária: Missão Impossível? Reflexão e Ação, volume 15, nº 1: 08-28. UNISC (Brasil). ISSN: 1982-9949.
Oliveira, C. C. (2007), Contributos Educativos e Comunitários do Movimento Epistemológico da Auto-organização - Um Método Auto-organizativo na Formação de Educadores de Adultos. Educação, ano XXX, nº1 (61): 165-180. PUCRS (Brasil). ISNN: (versão impressa): 0101-465X; ISNN: (versão online): 1981-2582.
Oliveira, C. C. (2002). Perspectivas Holistas na Educação para a Saúde. Revista galego-portuguesa de Psicoloxia e Educación, n. 6 (vol. 8), ano 6º: 39-47. ISSN: 1138-1663.
OLIVEIRA, Clara Costa (2002). “A importância da interdisciplinareidade na História da Ciência: o caso da Cibernética e da Escola de Palo Alto”. In LaMusa Digital. UCLM (Universidade de Castela e da Mancha), Monográfico nº 2.
OLIVEIRA, Clara Costa (2005). Síndroma de Fadiga Crónica: Aprender, Educar e Agir. In Revista Portuguesa de Psicossomática, vol.6, nº 1.
OLIVEIRA, Clara Costa (2003). A Lógica da Observação – Contributos para o Esclarecimento do Conceito de Construtivismo”. In DiaCrítica, nº 17/3.
OLIVEIRA, Clara Costa (1993). “A Autopoiesis e as Ciências Humanas”. In Revista de Educação. Faculdade de Ciências de Lisboa. Vol. III, nº 2.

VERBETES
“Autopoiesis”. Dicionário de Termos Literários (org. Carlos Ceia): http://www.fcsh.uml.pt/edtl.


ACTAS

Oliveira, C. C. & Gomes, A. (2012). Estilos de vida de profissionais de saúde: narrativas. In A. Vieira, F. Costa & P. Remoaldo (orgs.). Cidades, criatividade(s) e sustentabilidade(s) (pp. 55-62). Braga, Braga: Universidade do Minho, Departamento de Geografia.
Vieira, F., Oliveira, C. C., Morgado, J. C., Almeida, J., Moreira, M. A., Melo, M. C., & Alves, P. (2011) (Orgs.). Actas do Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomia. Braga: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, CD ROM - ISBN 978-989-8525-02-4.

RECENSÕES CRÍTICAS:

Oliveira, C. C. (2012). Recensão crítica de Elder Paisios (2011). With Pain and Love for contemporary man. Vasilika, Thessaloniki. Holy monastery 'Evangelist John the Theologian'. 428 pp.. Diacrítica, vol.26.3
Oliveira, C. C. (2007). Verbete ‘Auto-organização’ do livro Dicionário de Filosofia
da Educação. Porto. Porto ed. ISBN: 978-972-0-05279-7.
Oliveira, C. C. (2007). Verbete ‘Educação para a Saúde’ do livro Dicionário de Filosofia da Educação. Porto. Porto ed. ISBN: 978-972-0-05279-7.
Oliveira, C. C. (2010). Ikeda, Daisaku, Simard, Réné e Bourgeault, Guy (2003). Recensão crítica de On Being Human: Where Ethics, Medicine, and Spirituality Converge. Canadá. MiddlewayPress. Pessoas e Sintomas, nº6 (2008): 43. ISNN: 1646-5180.
Oliveira, C. C. (2010) Groopman, Jerome (2007). Recensão crítica de How doctors think.New York. The Random House. Pessoas e Sintomas, nº6 (2008): 44. ISNN: 1646-5180





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Orientação de Projectos de Pós-doutoramento

Orientei a Prof. Nize Pellanda, da UNISC, em pós-doc, na UM.


Orientação de Teses de Doutoramento

Orientação de duas teses de doutoramento (finalizadas); orienta 4 teses de doutoramento, uma na Um e 3 em outras instituições universitárias


Orientação de Teses de Mestrado

Orientação de cerca de 20 teses de mestrado, na UM, no Brasil, no ICBAS, no IPSSP, etc.


Outros Dados

ALGUMAS COMUNICAÇÕES/PALESTRAS

Novembro 2013: 5 em 2 univs brasileiras: UNISC; PUCRS
Comunicações orais por convite
Em 2010, foi convidada pela Reitoria da UNISC (Brasil), para fazer a palestra ‘Pedagogia Universitária’.
Em 2011, apresentou a comunicação, por convite, «A dor e o sofrimento no luto» no curso de conselheiros do luto, no Espaço do luto, em Aveiro.
Em 2011, apresentou a comunicação, por convite, «É possível conceber, em contexto escolar, recursos de resistência ao sofrimento no luto?», no Curso de formação Educação para a morte e para o luto em contexto escolar, na Univ. de Aveiro.
Em 2010, apresentou as seguintes comunicações, por convite, na Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Brasil): ' A importância da Educação em Saúde Pública', ‘O ensino da ética na formação de profissionais de saúde’ e 'Dor e Sofrimento na formação de profissionais de Saúde'no Encontro Científico de Profissionais de Saúde Pública.
Em 2010, apresentou a seguinte comunicação, por convite, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil): ‘O ensino da ética na formação de profissionais de saúde’.
Em 2009, foi convidada pelos Departamentos de Medicina e de pós-graduação em Educação da UNISC (Brasil) a colaborar na criação e dinamização de uma área de Humanidades do curso de Medicina daquela universidade. Esta visita concretizou-se em três sessões de Capacitação de Docentes do curso de Medicina da UNISC. RS, Brasil: ‘O sofrimento psíquico dos estudantes’; ‘Inserção das Humanidades nos currículos da Saúde’; ‘ Conversando sobre a docência’.
No que respeita ao Departamento de Pós-Graduação em Educação, as sessões de formação tiveram por temas: ‘Epistemologia da Ciência’, no evento «Roda de conversa», promovido pela linha de pesquisa Aprendizagem, Tecnologias e Educação do Mestrado em Educação da UNISC; debate com pesquisadores e académicos do grupo de pesquisa Linguagens, Cultura e Educação do Mestrado em Educação da UNISC.
workshop 2012
Realizou e coordenou o workshop ‘Educação para o sofrimento: a saúde do luto’ (18h), em 2011.
Realizou e coordenou o workshop ‘As dúvidas e as dores de quem vê sofrer’(18 h), realizado em 2010.
Organizou e realizou, em 2009, o workshop ‘Formação de cuidadores de saúde pela Literatura’. (15horas).
Em 2008, realizou e coordenou um workshop e um curso avançado, respectivamente: ‘Questões éticas na formação de cuidadores de saúde’. (15 horas) e ‘Educação para o sofrimento e para a morte’. (25 horas).
Em 2008, levou a cabo na Escola Superior de Tecnologias da Saúde (Porto), por convite, o curso breve sobre ‘Formação Pedagógica sobre tutorias’. (4 horas)
Em 2008, foi formadora, por convite, em dois painéis de investigação em Educação (‘Pesquisar a educação de um modo complexo’. e ‘Literatura e Cognição’.), que tiveram lugar na UNISC.

Em 2012, Workshop “Formação de cuidadores de Saúde pela Comunicação não-verbal”, por convite, 'Comunicação analógica e digital', Braga- IE, 26 Abril.
Em 2012, Workshop “Formação de cuidadores de Saúde pela Comunicação não-verbal”, por convite, ,'Saber observar para comunicar' Braga- IE, 27
Abril.
Em 2012, Conferência em Conversas controversas, por convite, 'Luto de doentes, de mortos e de vivos', Hospital de Braga,26 Janeiro.
Em 2012, Conferência em Conversas controversas, por convite, 'Estudo sobre influência da formação académica na prática clínica: resultados' ,Hospital de Braga,31 Maio.
Em 2012, Conferência em Conversas controversas, por convite, 'Sofrimento de profissionais de saúde: narrativas', Hospital de Braga, 25 Outubro.
Em 2012, Conferência em 100º aniversário ESE da UM, por convite, 'Dor e Sofrimento', ESE da UM, Braga, 1 Out.
Em 2012, comentadora convidada em 100º aniversário ESE da UM da Conferência da Prof. Constança Paúl 'Isolamento e solidão dos mais velhos',
ESE da UM, Braga, 19 de Out.
Em 2012, comunicação, por convite, em Seminário Envelhecimento ativo, comunicação 'Solidão e sofrimento nos idosos', Guimarães, 6 Nov.
Em 2012, comunicação, por convite, em Colóquio Pluridimensional de Educadores e Professores em Dinâmicas de Intervenção Educacional: Currículo(s), Cultura(s) e Saberes na Sociedade do Conhecimento. 'Atuação salutogénica em contexto de luto', Ponta Delgada- Açores, 24-28 Out..
Em 2012, conferência, por convite, em BRAMUN- The Braga Model of United Nations, 'Ethics in Medicine', Museu Diogo de Sousa/ CLIB, Braga,
12 Out.
Em 2012, comunicação, como participante, em VIII Congresso Jornadas Planeamento em Geografia e Planeamento, 'Estilos de vida em profissionais de saúde; narrativas' Guimarães, 15 Nov.
Em 2012, comunicação, como participante, em Congresso Internacional de Psicologia do trabalho e das organizações, 15 Nov. Sofrimento e lazer
nas organizações'. Braga, 13 julho.
Em 2011, apresentou as comunicações, por convite, sobre 'Dor, sofrimento no luto' e 'Tipos de luto'; Portugal, Pastoral universitária, 2h, Faculdade de Teologia de Braga.
Em 2011, apresentou a comunicação, por convite, ‘Dor e sofrimento: implicações no envelhecimento’, no II Congresso Pessoas e Sintomas - Conferências sobre Cognição e Envelhecimento – Discursos e Boas Práticas.
Em 2011, apresentou três comunicações no Congresso ibérico de Psicologia e Saúde, na Univ. de Vigo: ‘ Salutogenesis e musicoterapia’, ‘Auto-organização e Psicoterapia’ e ‘Dor e sofrimento’.
Em 2010, apresentou a comunicação, por convite ‘Expressão e Gestão das emoções em Enfermagem’ no Congresso Emoções na Saúde, em Ourém.
Em 2010, apresentou a comunicação, por convite da Direcção da Escola EB 2/3 do Cávado, ‘A sexualidade numa visão integradora da pessoa’, para os encarregados de educação e docentes do Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado (na escola EB 2/3 do Cávado), distrito de Braga.
Em 2010, apresentou a comunicação ‘Inteligência emocional e sexualidade’, por convite da Administração de Saúde do Norte, nas seguintes escolas (a docentes e a encarregados de educação): EB 2/3 André Soares, EB 2/3 Francisco Sanches, EB 2/3 de Lamaçães (todas do concelho de Braga).
Em 2010, apresentou a comunicação ‘Inteligência emocional e sexualidade’, por convite da Associação de Pais e Encarregados de Educação, na escola secundária Sá de Miranda.
Apresentou as seguintes comunicações (no âmbito de workshop, já mencionado, realizado em 2010: ‘Condições crónicas, vida e morte: quem está educado?’, ‘Significados para o sofrimento ‘ (em co-autoria com a Professora Doutora Maria da Conceição Azevedo) e ‘Espiritualidade e Resiliência’.
Em 2009, apresentou a comunicação, por convite, ‚Aprender é viver., no encontro Aprendizagem ao Longo da Vida: Perspectivas e Paradigmas, organizado pelo Centro Novas Oportunidades Martins Sarmento, em Guimarães.
Em 2009, apresentou a comunicação, por convite, ‘Sentidos para o sofrimento’, inserida no painel ‘Cuidar o Sofrimento’, do Simpósio Perturbações Afectivas – Depressão: Perspectivas Futuras, no Departamento de Psiquiatria do Hospital de Braga.
Em 2009, apresentou a comunicação ‘Educação para o sofrimento e para a morte’, no I Congresso Internacional de Cuidados Paliativos Pediátricos, realizado no Instituto de Bioética, no Porto.
Em 2009, apresentou a comunicação, por convite, ‚Dor e Sofrimento. no Congresso Pain and Suffering: the two sides of disease. Braga. Escola de Ciências da Saúde. Universidade do Minho.
Em 2009, apresentou a comunicação, por convite ‘Educação, Sofrimento e Morte’. no Congresso Apoio ao Luto. Viseu. Instituto Piaget.
Em 2009, foi oradora, por convite, no painel ‘Perfil profissional do licenciado em Educação: realidade ou utopia?’, nas X Jornadas de Educação - Raízes de um Percurso Incerto, organizadas pelo NEDUM (Núcleo de Estudantes em Educação da Universidade do Minho).
Em 2009, apresentou a comunicação (em co-autoria com Ana Reis) ‘O Ensino da Ética e Deontologia nas Licenciaturas Em Enfermagem Em Portugal’ no II Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-americano, realizado em Coimbra.
Em 2009, apresentou a comunicação (em co-autoria com Sílvia Leite) ‘Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e Modelos de Educação para a Saúde’ no II Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-americano, realizado em Coimbra.
Em 2009, apresentou a comunicação (no âmbito de workshop, já mencionado) ‘Aprendizagem e Sofrimento’.
Em 2008, apresentou as comunicações (no âmbito do curso avançado, já mencionado) ‘Dor e sofrimento: continuidade e descontinuidade’; ‘Da negação à aceitação do sofrimento e da morte’ e ‘Sentidos para o sofrimento’.
Em 2008, apresentou a comunicação (no âmbito de workshop, já mencionado) ‘Perspectivas éticas em cuidados de saúde: revisão histórica, fundamentação e debate de casos’.
Em 2007, apresentou a comunicação (em co-autoria) ‘Preparation of the Medical Student While Community Health Promoter. no Congresso do NEGEA (subordinado ao tema ‘HealthEducation’), em StonyBrook – Univ. de Nova Iorque.
Em 2007, apresentou as seguintes comunicações (em co-autoria com Joaquim Pinto-Machado):
"O personalismo na formação médica", nas jornadas da associação personalista espanhola;
"Suffering in health education (doctors, patients and families) no Congresso do NEGEA, UNiv. Pittsb.; NY- EUA;
"A unicidade do conhecimento na formação médica", no congresso internacional sobre a unicidade do conhecimento, em Évora.
Em 2006, foi-lhe aceite (em co-autoria) o poster intitulado “Preparation of the Medical Student While Community Health Promoter: Preliminary Results of the Questionnaire ‘Educational Indicators on Health Education’”, no âmbito da 12th International Ottawa Conference on Clinical Competence, a realizar em Maio de 2006.
É conferencista convidada, em Maio de 2006, da Fundação Bracara Augusta para Tertúlia “Vida, Sofrimento e Morte: questões éticas”, a realizar na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga.

Em 2005 e 2004 realizou, por convite, um conjunto de Conferências na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, no âmbito do Mestrado em Pedagogia Social.

Em 2004, realizou a comunicação “Do contributo de uma ética orgânica na saúde comunitária” nas Primeiras Jornadas de Bioética e Sociedade, na Faculdade de Filosofia de Braga- U.C.P..

Em 2004, realizou uma comunicação sobre a temática “Da identidade social do ser humano- perspectiva emergentista”, a convite da Sociedade Portuguesa de Ciências Cognitivas.

Em 2003, apresentou, por convite, a comunicação “Ética e Formação em Saúde Comunitária”, na Universidade Fernando Pessoa, nas Jornadas - Ética e Enfermagem.

Em 2003, apresentou, por convite, a comunicação “Concepções de educação/promoção da saúde” na escola secundária de Amares.

Em 2003, apresentou, por convite, a comunicação “Concepções de educação/promoção da saúde” na Biblioteca Professor Machado Vilela, em Vila Verde .

Em 2002, apresentou, por convite, uma comunicação intitulada “Multiculturalismo” na Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, dirigida a um público misto: portugueses e ucranianos (a comunicação foi traduzida a simultaneo para russo).

Em 2002, apresentou, por convite, a comunicação “O alcoolismo como forma de vida” (em co-autoria com a Dr.ª Maria Inês Pereira) no I Congresso Nacional sobre Família-Escola-Sociedade: que futuro?, organizado pelo Instituto Politécnico de Bragança.

Em 2001, apresentou a comunicação “Integração e Diferença em Educação” no Seminário - Crianças na sombra, realizado na Universidade do Minho.

Em 2001, apresentou, por convite, uma comunicação (“Contributo para uma Educação Comunitária, vertente Saúde”), no I Encontro Regional de Educação para a Saúde, realizado na Fundação Cupertino de Miranda, e organizado pela Câmara Municipal de Famalicão.

Em 2001, apresentou, por convite, uma comunicação na Liga Portuguesa contra o Cancro (organizada pelo Centro de Área Educativa do Porto e pela DREN), subordinada ao tema: “O Holismo na Educação para a Saúde”.

Em 2001, apresentou uma comunicação no Congresso Internacional - Percursos Femininos: Saúde e Psicopatologia da Mulher, intitulada “Desenvolvimento pessoal na formação universitária: a utilização de um método narrativo”.

Em 2001, apresentou (em co-autoria) um Poster intitulado “Observatório permanente da Qualidade do Ensino” no IV Seminário de Investigação e Intervenção Psicológica no Ensino Superior - A Relação Pedagógica no Ensino Superior, realizado na Universidade do Algarve.

Em 2000, apresentou, por convite, uma comunicação na sessão de abertura no II Congresso Luso-Galaico de Psicopedagogia, em Coruña (Espanha): “O presente e o futuro da Psicopedagogia: um olhar a partir dos cursos de Educação e Psicologia da Universidade do Minho”.

Em 2000, apresentou, por convite, uma comunicação na AEDO (Associação para a Educação e Desenvolvimento), subordinada ao tema “Como devolver a Educação à Comunidade?”, em Ovar.

Em 2000, apresentou, por convite, uma comunicação na Sessão de Abertura da Acção de Avaliação do Centro de Formação entre o Homem e o Cávado, no Gerês. A comunicação intitulou-se “A Escola e a Educação Comunitária”.

Em 1999, foi palestrante convidada do Encontro Inter-Escolas – Programa de Prevenção das Toxicodependências (PATO - Prevenção de Álcool, Tabaco e Outros), organizado pelo Núcleo distrital de Viana do Castelo do Projecto Vida. A palestra versou sobre o tema: “Educar para a Saúde”.

Em 1999, foi palestrante convidada da Coordenação Concelhia do Ensino Recorrente e Extensão Extra-Escolar de Braga. A palestra versou o tema “Educação para a Saúde”.

Em 1999, foi palestrante convidada na Jornada do Idoso, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e integrada no Projecto Nacional da Luta contra a Pobreza. A palestra versou o tema “Educação de Adultos e Intervenção Comunitária junto da Terceira Idade”.

Em 1999, foi palestrante convidada, da Associação dos Jovens Católicos de Esposende. A palestra versou o tema: “Educação em Família”.

Em 1998, apresentou uma comunicação no Congresso Internacional sobre Ideias Pedagógicas (CIVIIC), organizada pela Univ. de Rouen-França, e patrocionado pela UNESCO. A comunicação teve como título Approches pédagogiques de la science contemporaine. No mesmo Congresso participou activamente no atelier 4, subordinado ao tema Les valeurs des idées pédagogiques.

Em 1998, foi palestrante convidada no Fórum - Educação de Adultos -passaporte para a vida, organizado pela Coordenação Concelhia de Ensino Recorrente e Extensão Extra-Escolar de Aveiro. A palestra intitulou-se: “Pedagogia de Educação de Adultos”.

Em 1997, apresentou uma palestra na Associação do Bairro de Moradores das Lameiras na Jornada - Família e Comunidade, subordinada ao tema “Comunidade e Violência”.

Em 1996, apresentou uma comunicação no Seminário - Educação de Adultos e Intervenção Comunitária na Universidade do Minho, subordinada ao tema: “Aprender e educar: sentir e observar”.

Em 1995, apresentou uma comunicação (em co-autoria com Eugénia Fernandes, do Departamento de Psicologia da Universidade do Minho) no Congresso Internacional da Associação Nacional de Literatura Comparada com o título “A self-organising narrative method in psychoterapy”.

Em 1993, apresentou um poster-comunicação (“Epistemo-logical structure of autopoietic systems”) no Congresso Internacional - Etologia e conoscenza - La ricerca nelle scienze cognitive, realizado em S. Quirico d’Orcia, Itália.

Em 1990, foi convidada para palestrante pela escola secundária de Maximinos, Braga. A palestra incidiu no tema: “A importância da Filosofia”.