Maria Clara Faria Costa Oliveira

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Centro de Estudos Humanísticos/Instituto de Educação
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga


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Grupo de Investigação

EHUM2M


Breve Apresentação

Membro efectivo da STOL (Science Through Our lives) da UMINHO

Voluntária em COM ALMA e CLIB
Formação gratuita em ONG, empresas, escolas e IPSS.


Categoria Profissional

Prof. associada com agregação


Qualificações Académicas

licenciada em Filosofia; mestre em Epsitemologia e Filosofia do Conhecimento; doutorada em Filosofia da Educação; associada em pedagogia; agregada em Educação para a Saúde


Áreas de Investigação de Interesse

Bem-estar nos refugiados; Educação não formal; comunicação não verbal;Filosofia e Medicina; Filosofia e Enfermagem; Educação em/para a saúde; promoção da saúde. Teoria salutogénica; movimento da auto-organização, em especial: Bateson, teoria da autopoiesis, von Foerster, Henri Atlan. Bioética.


Projetos de Investigação

Membro e professora visitante regular em 3 projectos de investigação brasileiros, em 3 universidades: PUCRS; UNISC; UFERSA.


Publicações

Possui várias publicações, sob formas de livros, capítulos de livros, artigos, verbetes e recensões, em Portugal e no estrangeiro. destacamos apenas os livros e os artigos pulicados em revistas com índice de impacto (e peer review) mais recentes:

Livros (autor)
Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa, Axioma/Aletheia.


Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa, Axioma/Aletheia. (versao on line). http://www.publicacoesfacfil.pt/product.php?

Vieira, F., Silva, JL. Oliveira, C.C et alli (2016). Inovação Pedagógica no Ensino Superior: Ideias (e) Práticas (em 2 volumes). S. Tirso, DEFACTO.

OLIVEIRA, Clara Costa et al. (2012). Aprendizagem e Sofrimento: narrativas. STa Cruz do Sul. EDUNISC.

OLIVEIRA, Clara Costa (2004). Auto-organização, Educação e Saúde. Coimbra. Ariadne.

OLIVEIRA, Clara Costa, AMARAL, João e SARMENTO, Teresa (org.) (2002). Pedagogia em Campus: contributos. Braga. Universidade do Minho. Apontamentos UM.
OLIVEIRA, Clara Costa (1999). A Educação como Processo Auto-organizativo – Fundamentos Teóricos para uma Educação Permanente e Comunitária. Lisboa. Ed. Instituto Piaget.
OLIVEIRA, Clara Costa, PAULO, João e ANTUNES, Maria Conceição (org.) (1999). Educação de Adultos e Intervenção Comunitária. Braga. Instituto de Educação e Psicologia.


Capítulos de livros

Oliveira, C. C., Encarnação. P. (2017). Na rota da espiritualidade: a paz como promotora de saúde. EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE: construindo tessituras para a paz.
https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/ebook-educacao-espiritualidade.pdf

Delboni, M., Oliveira, C. C. et al. (2017) Experiências Da Universidade Do Minho/Portugal E Da Universidade De Santa Cruz Do Sul/Brasil Nas Ações Relacionadas Com O Envelhecimento Ativo. Cenários de práticas em Psicologia (org. de Silvia Areosa), pp. 31-46.

Oliveira, C. C. (2017). Análise e Desenvolvimento de Conceitos Base no GAIA: Aprendizagem-Educação; Complexidade; Padrão; Narrativa; Metáfora. Viver/conhecer na perspectiva da complexidade (Org. Nize Pellanda, Dulci Boettchere Maura Pinto). Santa Cruz do Sul. EDUNISC.

Oliveira, C. C. (2017). Análise e Desenvolvimento de Conceitos Base no GAIA: Aprendizagem-Educação; Complexidade; Padrão; Narrativa; Metáfora. Viver/conhecer na perspectiva da complexidade (Org. Nize Pellanda, Dulci Boettchere Maura Pinto). E-book A4
ISBN: 978-85-7578-455-6


Oliveira, C. C., J. Correia Jesuíno (2016) Introdução. Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa, Axioma/Aletheia. cap. livro, versão papel.

Oliveira, C. C., J. Correia Jesuíno (2016) Introdução. Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa, Axioma/Aletheia. cap. livro, versão on line. DOI 10.17990/Axi/2016_9789726972570_001

Oliveira, C. C. (2016). Luto de vivos: caminhando (como uma casa) em chamas. In Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa. Axioma/Aletheia. cap. livro, versão papel.

Oliveira, C. C. (2016). Luto de vivos: caminhando (como uma casa) em chamas. In Oliveira, C. C. , J. Correia Jesuíno (2016) (org.). DO LUTO. Lisboa, Axioma/Aletheia. cap. livro, versão on line DOI 10.17990/Axi/2016_9789726972570_143

Oliveira, Clara Costa. Um método auto-organizativo na formação de educadores de adultos. In Vieira, F., Silva, JL. Oliveira, C.C et alli. Inovação pedagógica no ensino superior - Ideias (e) práticas. Sto Tirso, De Facto editora, 2016, vol. 2, pp. 129-139.

Oliveira, C. C., Encarnação, P. Na rota da paz: a espiritualidade como promotora da saúde. In Soares , E.E., Rech, J. (2016). Educação e Espiritualidade: tecendo abordagens para construção de uma cultura de paz. Caxias do Sul -RS, Editora da Universidade de Caxias do Sul, RS.

Simões, C, A. Alves, A., Cunha, E, Oliveira, C.C., Nobre, A. (2016) (ed. K. Percy). Non‐formal adult education using experimental science activities. In LEARNING IN LATER LIFE: THEORY, POLICY & PRACTICE . U.K., Association for Education and Ageing.

Simões, Clara; Oliveira, Clara Costa (2016). Respeitar no corpo a dignidade da Pessoa: perspectiva dos enfermeiros. Revista Portuguesa de Bioética, 23, 111-123.

Encarnação, P., Oliveira, C.C., Martins, T (2015). Dor e sofrimento conceitos entrelaçados – Perspetivas e desafios para os enfermeiros.
Cuidados Paliativos, 02(2), 22-31.
Oliveira, C. C. (2015). Inteligência emocional e educação sexual. In Vilela, A. P. (coord.) Educação Sexual: do Saber ao Fazer. Um Contributo para a Formação de Professores (pp. 21-29). Braga, CFAE Braga Sul. http://issuu.com/tiagolopess95/docs/tomo_i_-_educa____o_sexual_do_saber

Oliveira, C. C., Muller, C. (2015). História da Biologia no séc. XX – momentos epistemológicos relevantes. In Rodrigues, I., Azevedo, J. (ed.). 1º Encontro de História da Ciência no Ensino ( pp.. 137-147). Vila Real, UTAD. ISBN: 978-989-704-206-5

Encarnação, P., Oliveira, C. C. & Martins, T. (2015). Sofrimento, um foco de intervenção em Enfermagem, que desafio e perspetivas . In Vieira, M., Araújo, B. & Deodato, S. (coord.) 9th INTERNATIONAL SEMINAR ON NURSING RESEARCH (p. 40) .
Porto,UCP.http://www.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/ics/ISNR/ISNR_EBook_2015Final.pdf

Oliveira, C. C. (2012). Aprendizagem e sofrimento: cruzamento de vida e pesquisa. In C. C. Oliveira, N. Pellanda, D. Boettcher & A. Reis (ed.s) Aprendizagem e sofrimento: narrativas (p. 22-35). SCS: Santa Cruz do Sul, EDUNISC.
Oliveira, C. C. & Reis, A. (2012). Pesquisar em sofrimento, educação e saúde: um testemunho. In C. C. Oliveira, N. Pellanda, D. Boettcher & A. Reis (ed.s) Aprendizagem e sofrimento: narrativas (p. 36-43). SCS: Santa Cruz do Sul, EDUNISC.
Oliveira, C. C., Pellanda, N., Boettcher, D., Reis, A. (2012). Aprendendo a aprender com o sofrimento. In C. C. Oliveira, N. Pellanda, D. Boettcher & A. Reis (ed.s) Aprendizagem e sofrimento: narrativas (p. 110-130). SCS: Santa Cruz do Sul, EDUNISC.
Oliveira, C. C. (2010). Prefácio de Boettcher, D.; Pellanda, N. (orgs) Vivências Autopoiéticas. Santa Cruz do Sul: EDUNISC. ISBN 978-85-7578-287-3.
Oliveira, C. C. (2011). Viver aconchegada na mão de Deus. Deus na universidade. Lisboa. Fronteira do caos.
Oliveira, C. C. (2010). Suffering, Education and Health. Signified Bodies: Explorations in Biosemiosis and Health. Ed.: A. Dinis, J. C. Major, S. Steffensen, S. Cowley.Braga: University Catholic of Portugal - Faculty of Philosophy of Braga; University of Southern Denmark; University of Hertfordshire.
Oliveira, C. C., Meireles, A. C. e Teixeira, M. (2009). Developing a Healthy Eating School Policy in Braga, Portugal. Better Schools Through Health: Learning from Practice (ed. Buijs, G., Joiuté, A., Paulus, P. e Simonvska, V.). Holanda (Institute for Heath Promotion) e Lituânia (State Environmental Health Centre). ISBN: 9789986649335.
Oliveira, C. C. (2003). Jean Piaget e a Epistemologia Contemporânea. Discursos Epistemológicos. Modernos e Pós-modernos. Pernambuco. Univ. Federal de Pernambuco. ISBN: 85-7485-036-5.
Oliveira, C. C. (2002). A Importância da interdisciplinareidade na História da Ciência: o Caso da Cibernética e da Escola de Palo Alto. LaMusa Digital. UCLM (Universidade de Castela e da Mancha), nº 1 (versão papel que agrupa artigos seleccionados dos Monográficos 1 e 2 da edição digital da revista).
Oliveira, C. C. (2005). (Uma) Biologia do Amor. Crescer nos Afectos. Coimbra. Ariadne.
Oliveira, C. C. (2004). Auto-organização, Educação e Identidade Pessoal. Sumares, M. e Teixeira, F. (org.). Identidade Pessoal: Caminhos e Perspectivas. Porto. Quarteto.

Artigos

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Simões, C., Oliveira, C. C., Nobre. A et al. (2017). Non-formal scientific education reaches new learners. EAEA. 11.8.2017

Oliveira, C. C. (2016). Para compreender o sofrimento humano. Revista de Bioética, 24(2), 225-34.

Encarnação, P, . Martins, T., Oliveira, C.anopartícula da fé na intervenção dos enfermeiros. Revista Reflexão e Ação, 24(2), 24-39.
Simães, C., Oliveira, C. C. (2016). Dimensão do corpo na Antropologia clínica. Boletim da Saúde. 25(1), 75- 85.
Rodrigues, Sílvia, Oliveira, Clara Costa, Silva, Paulo (2015). Perceções dos enfermeiros e doentes com AVC sobre Educação para a Saúde.
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Oliveira, C. C. (2016). Aprendizagem e comunicação em Bateson. A exigência de uma epistemologia formal e complexa.
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Rodrigues, S., Oliveira, C. C. & Silva, P. (2015). Perceções dos enfermeiros e doentes com AVC sobre a Educação para a Saúde. Revista de
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Silva, M., Oliveira, C. C. (2015). O outro lado da guerra colonial. Perspetiva Salutogénica de Inclusão. REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN 2015, Volumen Extraordinario, Actas XIII CIG-PP, No. 8., 44-47. DOI:
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Encarnação, P., Oliveira, C. C. & Martins, T. (2015). A generalized resistance resource: faith. A nursing view. Health Promotion International. Dec 17. pii: dav114. [Epub ahead of print]doi: 10.1093/heapro/dav114 - factor de impacto: 1.989; indexada em Journal
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Oliveira, C (2015). Suffering and salutogenesis. Health Promotion Journal, 30 (2):222-227 . factor de impacto: 1.989; indexada em Journal Citation Reports /Social Sciences Edition, Social Sciences Citation Index®

Pena, L., Oliveira, C. C. (2015).Psicoterapia de Vittorio Guidano e suas influências epistemológicas. Psicologia Clínica, 27(1), 245-265; factor de impacto: 0,15. Indexada em SCOPUS, entre outras.

Feio, A., Oliveira, C. C. (2015). Confluências e divergências conceituais em Educação em Saúde. Saúde e sociedade. 24 (2), 704-715. Thomsom Reuters: Social Sciences Citation Index, Social Scisearch, Journal Citation Reports/Social. SCOPUS.factor de impacto: 0,04.

Oliveira, C. C. (2013). What Bateson had in mind about 'mind'? Biosemiotics.DOI 10.1007/s12304-013-9190-8.ISI
Oliveira, C. & Costa, A. L. (2012) Viver o estado terminal de um familiar: leitura salutogénica de resultados de um estudo de caso. Revista saúde e sociedade, 21 ( 3), 698-709. SCOPUS
Oliveira, C. C. & Reis, A. (2012) Questões epistemológicas e bioéticas da prevenção quaternária. Physis- Revista de Saúde Coletiva, 22, nº 4. SCOPUS
Reis, A. & Oliveira, C. C. (2012). Formação ética dos enfermeiros: qual a realidade portuguesa? Revista Brasileira de Enfermagem, nº 4. SCOPUS
Pena, L. & Oliveira, C. C. (2012). Auto-organização e psicoterapia. Revista saúde e sociedade, 21 (3), 668-674. SCOPUS
Oliveira, C. C. e Costa, A. L. (2012). Viver o estado terminal de um familiar: leitura salutogénica de resultados de um estudo de caso. Revista saúde e sociedade, 21 (3) pp. 698-709. SCOPUS
Oliveira, C. C. & Teixeira, M. (2012). Bioética e a investigação em células estaminais humanas - em Portugal e na Comunidade Europeia. Revista Brasileira de Bioética, 7(1-4).
Oliveira, C. C. & Meireles, A. (2012). Bioética e saúde global : cuidados primários como instrumento de justiça social. Rev bioét (Impr.), 20 (1), 28-40 http://hdl.handle.net/1822/19743.
Oliveira, C. C. & Azevedo, M. C. (2012). Ethics and deontology of medical education and nurses in Portugal. Revista Reflexão e Ação, v. 20, nº 1, 192-208. http://hdl.handle.net/1822/19992;
Oliveira, C. C. e Feio, A. (2011). Responsabilidade e tecnologia: a questão da futilidade médica. Revista Bioética, 19 (3).
Oliveira, C. C. e Feio, A. (2010). O Modelo das Crenças de Saúde (Health Belief Model) e a Teoria da Autopoiesis. Reflexão e Ação.vol.18 (nº1): 215-243.
Oliveira, C. C. (2010). Cibernética e Autopoiesis: Continuidades e Descontinuidades. Revista Informática na Educação: teoria e prática, vol. 12, nº 2: 23-34. UFRGS (Brasil). ISSN: 1516-084X; online-ISSN: 1982-1654.
Oliveira, Clara Costa (2009). Humanidades na Formação Médica: Realidade ou Farsa? Reflexão e Ação, vol. 17, 2: 225-242; ISSN: 1982-9949.
Oliveira, C. C. (2008). Educação: Pesquisa, Complexidade e Contemporaneidade. Reflexão e Ação, volume 16, nº 2: 19-37. UNISC (Brasil). ISSN: 1982-9949.
Oliveira, C. C. (2007). Integração e Diferença em Educação Comunitária: Missão Impossível? Reflexão e Ação, volume 15, nº 1: 08-28. UNISC (Brasil). ISSN: 1982-9949.
Oliveira, C. C. (2007), Contributos Educativos e Comunitários do Movimento Epistemológico da Auto-organização - Um Método Auto-organizativo na Formação de Educadores de Adultos. Educação, ano XXX, nº1 (61): 165-180. PUCRS (Brasil). ISNN: (versão impressa): 0101-465X; ISNN: (versão online): 1981-2582.
Oliveira, C. C. (2002). Perspectivas Holistas na Educação para a Saúde. Revista galego-portuguesa de Psicoloxia e Educación, n. 6 (vol. 8), ano 6º: 39-47. ISSN: 1138-
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OLIVEIRA, Clara Costa (2002). “A importância da interdisciplinareidade na História da Ciência: o caso da Cibernética e da Escola de Palo Alto”. In LaMusa Digital. UCLM (Universidade de Castela e da Mancha), Monográfico nº 2.
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OLIVEIRA, Clara Costa (2002). “Perspectivas holistas na educação para a saúde”. In Revista galego-portuguesa de Psicoloxia e Educación , n. 6 (vol. 8), ano 6º.
OLIVEIRA, Clara Costa (1998). “Literature and Science”. In SPIEL (Siegner Periodicum zur Internationalen Empirischen Literaturwissenschaft). Frankfurt am Main. Peter Lang. Jg.16 (1997), Heft 1/2.
Oliveira, C. C. e Reis, Ana (s). O sentido do cuidar no sofrimento: Levinas e Watson. Libro de actas XI Congreso Internacional Galego-Português de Psicopedagoxia. Coruña. Univ. de Coruña. ISSN: 1138-1663.
Oliveira, C. C. (et alli). (2007). Órfãos Universitários: Percursos de Aprendizagem e de (des) Integração. Actas do Congresso Internacional de Psicopedagoxia. ISSN: 1138-1663. http://hdl.handle.net/1822/19743.
Oliveira, C. C. & Azevedo, M. C. (2012). Ethics and deontology of medical education and nurses in Portugal. Revista Reflexão e Ação, v. 20, nº 1, 192-208. http://hdl.handle.net/1822/19992;
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Oliveira, C. C. e Feio, A. (2010). O Modelo das Crenças de Saúde (Health Belief Model) e a Teoria da Autopoiesis. Reflexão e Ação.vol.18 (nº1): 215-243.
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Oliveira, Clara Costa (2009). Humanidades na Formação Médica: Realidade ou Farsa? Reflexão e Ação, vol. 17, 2: 225-242; ISSN: 1982-9949.
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OLIVEIRA, Clara Costa (2002). “A importância da interdisciplinareidade na História da Ciência: o caso da Cibernética e da Escola de Palo Alto”. In LaMusa Digital. UCLM (Universidade de Castela e da Mancha), Monográfico nº 2.
OLIVEIRA, Clara Costa (2005). Síndroma de Fadiga Crónica: Aprender, Educar e Agir. In Revista Portuguesa de Psicossomática, vol.6, nº 1.
OLIVEIRA, Clara Costa (2003). A Lógica da Observação – Contributos para o Esclarecimento do Conceito de Construtivismo”. In DiaCrítica, nº 17/3.
OLIVEIRA, Clara Costa (1993). “A Autopoiesis e as Ciências Humanas”. In Revista de Educação. Faculdade de Ciências de Lisboa. Vol. III, nº 2.

VERBETES
“Autopoiesis”. Dicionário de Termos Literários (org. Carlos Ceia): http://www.fcsh.uml.pt/edtl.


ACTAS
Delboni, M., Oliveira, C. C. et al. (2017). A Regionalização da Saúde e as suas singularidades em Braga (Portugal) e em Santa Maria (Brasil). Anais do VIII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional (2017) Territórios, Redes e Desenvolvimento Regional: Perspectivas e Desafios.Santa Cruz do Sul, RS, Brasil
Martins, J., Freitas, M, Oliveira, C. C., Nobre, A. (2017). O sucesso da ciência para a inclusão e participação dos mais velhos. Livro de Atas da I Conferência Cientifica Internacional de Projetos Educativos para seniores: Minute book of I international scientific conference of educational projects for senior: Euedito. ISBN: 978-989-8856-64-7 Impressão Print On Demand Liberis.


Delboni, M., Areosa, S., Remoaldo, P., Oliveira, C.C., Santos, M.C. (2016). Estudo documental das políticas públicas e participação em saúde direcionadas para o idoso de Portugal e Brasil. Atas CIAIQ2016 Investigação Qualitativa em Saúde//Investigación Cualitativa en Salud. V. 2. 1208

Muller, A., Oliveira, C. C. (2015). Emocionar:experiências enquanto acontecimentos utilizando as tecnologias digitais de informação e comunicação.Livro de actas Atas CIAIQ2015 (congresso internacional de avaliação e investigação qualitativa), vol. 2, 114-118. Aracajú (ebook). Ludopedia.

Gomes, A., Oliveira, C. C. (2015). Musicoterapia e educação em saúde: momentos históricos . Atas de Congresso SPCE 2014 (pp.754-759). Vila Real, UTAD.

Peres. P., Oliveira, C. C. (2015). Sofrimento e fé em doenças crónicas: contributos para a inovação da formação dos enfermeiros. Atas de
Congresso SPCE 2014 (pp.785-790)


Oliveira, C. C. & Gomes, A. (2012). Estilos de vida de profissionais de saúde: narrativas. In A. Vieira, F. Costa & P. Remoaldo (orgs.). Cidades, criatividade(s) e sustentabilidade(s) (pp. 55-62). Braga, Braga: Universidade do Minho, Departamento de Geografia.
Vieira, F., Oliveira, C. C., Morgado, J. C., Almeida, J., Moreira, M. A., Melo, M. C., & Alves, P. (2011) (Orgs.). Actas do Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomia. Braga: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, CD ROM - ISBN 978-989-8525-02-4.

RECENSÕES CRÍTICAS:

Oliveira, CC (2016). Book Review - Valter Hugo Mãe – A desumanização. Porto: Porto Editora, 2013, 238 p.,” Revista Portuguesa de Filosofia 72(1), 239–242, DOI 10.17990/RPF/2016_72_1_0239

Oliveira, C. C. (2015). Recensão de When these things begin. Conversations with Michel Treguer, 2014, de Réné Girard . Revista Portuguesa de Filosofia, 7 (1), 229-232. DOI 10.17990/RPF/2015_71_1_0229

Oliveira, C. C. (2012). Recensão crítica de Elder Paisios (2011). With Pain and Love for contemporary man. Vasilika, Thessaloniki. Holy monastery 'Evangelist John the Theologian'. 428 pp.. Diacrítica, vol.26.3
Oliveira, C. C. (2007). Verbete ‘Auto-organização’ do livro Dicionário de Filosofia
da Educação. Porto. Porto ed. ISBN: 978-972-0-05279-7.
Oliveira, C. C. (2007). Verbete ‘Educação para a Saúde’ do livro Dicionário de Filosofia da Educação. Porto. Porto ed. ISBN: 978-972-0-05279-7.
Oliveira, C. C. (2010). Ikeda, Daisaku, Simard, Réné e Bourgeault, Guy (2003). Recensão crítica de On Being Human: Where Ethics, Medicine, and Spirituality Converge. Canadá. MiddlewayPress. Pessoas e Sintomas, nº6 (2008): 43. ISNN: 1646-5180.
Oliveira, C. C. (2010) Groopman, Jerome (2007). Recensão crítica de How doctors think.New York. The Random House. Pessoas e Sintomas, nº6 (2008): 44. ISNN: 1646-5180

POSTER
Martins, J., Freitas, M, Oliveira, C. C., Nobre, A. et al. (2017). Educação de Adultos e Intervenção comunitária da UMINHO. Saberes em Festa. 7 e 8 agosto





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Orientação de Projetos de Pós-doutoramento

Orientei a Prof. Nize Pellanda, da UNISC, em pós-doc, na UM, bem como a DR.a Solange Godoy (co-orientação).


Orientação de Teses de Doutoramento

Orientação de várias teses de doutoramento (finalizadas);


Orientação de Teses de Mestrado

Orientação de cerca de cerca de 40 teses de mestrado, na UM, no Brasil, no ICBAS, no IPSSP, etc.


Outros Dados

organizadora e oradora de vários seminários e cursos breves; coordenadora e formadora, 2016. UMINHO; cf. facebook Luto: saúde ou doença?, continuamente actualizado por mmim, com cerca de 700 likes.


AVALIADORA CIENTÍFICA DE artigos de várias revistas, algumas indexadas em ISI/SCOPUS; MEMBRO de Comissão científica de algumas revistas, em Portugal e no estrangeiro
ALGUMAS COMUNICAÇÕES/PALESTRAS
Oficina «controle de ansiedade via ioga - iniciação»; âmbito regional; Associação Projecto Homem - 3 sessões de 2h- total de 6h Palestra sobre «Passagem da Páscoa: qual o sigificado cristão?»; âmbito regional; Centro Comunitário do Vale do Cávado Palestra sobre «A Gestão do Luto»; âmbito regional; SCMisericórdia de Braga, Lar Nevarte; 2h
Palestra «Envelhecimento activo; educação ao longo da vida e envelhecimento», âmbito regional, UNAGUI .universidade senior de Guimarães, 1h.


Oliveira, C. C. Comunicaçao livre. POR CONVITE -Sessão de Abertura. Curso breve «Luto: doença ou saúde?». IE- UMINHO, Outubro 2016.

Oliveira, C. C. Comunicaçao livre. POR CONVITE -Sessão de encerramento. Curso breve «Luto: doença ou saúde?». IE- UMINHO, Outubro 2016.

Oliveira, C. C. COMUNICAÇÃO LIVRE POR CONVITE - Luto de vivos. Curso breve «Luto: doença ou saúde?». IE- UMINHO, Outubro 2016.

Oliveira, C. C. ECS - UMINHO curso de Medicina, Palestra . «Educação em Saúde». Março 2016. Oliveira, C. C. ECS - UMINHO curso de Medicina, Palestra «Dor e sofrimento», Março 2016.
Oliveira, C. C. ECS - UMINHO curso de Medicina. Palestra «Credos e práticas religiosas»- Abril 2016.

Oliveira, C. C. ECS - UMINHO curso de Medicina. Workshop sobre O livro “A Morte de Ivan Ilitch” ( com Prof. José Mendes). Abril 2016. Oliveira, C. C. ECS - UMINHO curso de Medicina. Workshop «Como comunicar más notícias». Abril 2016.
Oliveira, C. C. Palestra «Evolution of Critical and Scientific Thinking in Biology – XXth century». 1st JOINT WORKSHOP OF THE PhD PROGRAMS in APPLIED AND ENVIRONMENTAL MICROBIOLOGY
(DP_AEM) MOLECULAR AND ENVIRONMENTAL BIOLOGY (PDBMA)- CBMA-ECUM- UMINHO. Setembro 2016

Oliveira, C. C. POSTER. «Ciência experimental com públicos incomuns». Congresso Nacional da APCEP. Pavilhão do Conhecimento de Lisboa. Abril 2016.
Oliveira, C. C. Comunicação livre. «Educação para o sofrimento». Congresso Nacional da APCEP. Pavilhão do Conhecimento de Lisboa. Abril 2016.

Oliveira, C. C. Comunicação livre. «Conunicação não verbal». Noite Europeia dos Investigadores. Museu D. Diogo de Sousa. Braga, Setembro 2016.
Oficina «controle de ansiedade via ioga - iniciação»; âmbito regional; Associação Projecto Homem - 3 sessões de 2h- total de 6h Palestra sobre «Passagem da Páscoa: qual o sigificado cristão?»; âmbito regional; Centro Comunitário do Vale do Cávado Palestra sobre «A Gestão do Luto»; âmbito regional; SCMisericórdia de Braga, Lar Nevarte; 2h
Palestra «Envelhecimento activo; educação ao longo da vida e envelhecimento», âmbito regional, UNAGUI .universidade senior de Guimarães, 1h.
Oficina «controle de ansiedade via ioga - iniciação»; âmbito regional; Associação Projecto Homem - 3 sessões de 2h- total de 6h Palestra sobre «Passagem da Páscoa: qual o sigificado cristão?»; âmbito regional; Centro Comunitário do Vale do Cávado Palestra sobre «A Gestão do Luto»; âmbito regional; SCMisericórdia de Braga, Lar Nevarte; 2h
Palestra «Envelhecimento activo; educação ao longo da vida e envelhecimento», âmbito regional, UNAGUI .universidade senior de Guimarães, 1h.
Oficina «controle de ansiedade via ioga - iniciação»; âmbito regional; Associação Projecto Homem - 3 sessões de 2h- total de 6h Palestra sobre «Passagem da Páscoa: qual o sigificado cristão?»; âmbito regional; Centro Comunitário do Vale do Cávado Palestra sobre «A Gestão do Luto»; âmbito regional; SCMisericórdia de Braga, Lar Nevarte; 2h
Palestra «Envelhecimento activo; educação ao longo da vida e envelhecimento», âmbito regional, UNAGUI .universidade senior de Guimarães, 1h.
Oficina «controle de ansiedade via ioga - iniciação»; âmbito regional; Associação Projecto Homem - 3 sessões de 2h- total de 6h Palestra sobre «Passagem da Páscoa: qual o sigificado cristão?»; âmbito regional; Centro Comunitário do Vale do Cávado Palestra sobre «A Gestão do Luto»; âmbito regional; SCMisericórdia de Braga, Lar Nevarte; 2h
Palestra «Envelhecimento activo; educação ao longo da vida e envelhecimento», âmbito regional, UNAGUI .universidade senior de Guimarães, 1h.



Novembro 2013: 5 em 2 univs brasileiras: UNISC; PUCRS
Comunicações orais por convite
Em 2010, foi convidada pela Reitoria da UNISC (Brasil), para fazer a palestra ‘Pedagogia Universitária’.
Em 2011, apresentou a comunicação, por convite, «A dor e o sofrimento no luto» no curso de conselheiros do luto, no Espaço do luto, em Aveiro.
Em 2011, apresentou a comunicação, por convite, «É possível conceber, em contexto escolar, recursos de resistência ao sofrimento no luto?», no Curso de formação Educação para a morte e para o luto em contexto escolar, na Univ. de Aveiro.
Em 2010, apresentou as seguintes comunicações, por convite, na Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Brasil): ' A importância da Educação em Saúde Pública', ‘O ensino da ética na formação de profissionais de saúde’ e 'Dor e Sofrimento na formação de profissionais de Saúde'no Encontro Científico de Profissionais de Saúde Pública.
Em 2010, apresentou a seguinte comunicação, por convite, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil): ‘O ensino da ética na formação de profissionais de saúde’.
Em 2009, foi convidada pelos Departamentos de Medicina e de pós-graduação em Educação da UNISC (Brasil) a colaborar na criação e dinamização de uma área de Humanidades do curso de Medicina daquela universidade. Esta visita concretizou-se em três sessões de Capacitação de Docentes do curso de Medicina da UNISC. RS, Brasil: ‘O sofrimento psíquico dos estudantes’; ‘Inserção das Humanidades nos currículos da Saúde’; ‘ Conversando sobre a docência’.
No que respeita ao Departamento de Pós-Graduação em Educação, as sessões de formação tiveram por temas: ‘Epistemologia da Ciência’, no evento «Roda de conversa», promovido pela linha de pesquisa Aprendizagem, Tecnologias e Educação do Mestrado em Educação da UNISC; debate com pesquisadores e académicos do grupo de pesquisa Linguagens, Cultura e Educação do Mestrado em Educação da UNISC.
workshop 2012
Realizou e coordenou o workshop ‘Educação para o sofrimento: a saúde do luto’ (18h), em 2011.
Realizou e coordenou o workshop ‘As dúvidas e as dores de quem vê sofrer’(18 h), realizado em 2010.
Organizou e realizou, em 2009, o workshop ‘Formação de cuidadores de saúde pela Literatura’. (15horas).
Em 2008, realizou e coordenou um workshop e um curso avançado, respectivamente: ‘Questões éticas na formação de cuidadores de saúde’. (15 horas) e ‘Educação para o sofrimento e para a morte’. (25 horas).
Em 2008, levou a cabo na Escola Superior de Tecnologias da Saúde (Porto), por convite, o curso breve sobre ‘Formação Pedagógica sobre tutorias’. (4 horas)
Em 2008, foi formadora, por convite, em dois painéis de investigação em Educação (‘Pesquisar a educação de um modo complexo’. e ‘Literatura e Cognição’.), que tiveram lugar na UNISC.

Em 2012, Workshop “Formação de cuidadores de Saúde pela Comunicação não-verbal”, por convite, 'Comunicação analógica e digital', Braga- IE, 26 Abril.
Em 2012, Workshop “Formação de cuidadores de Saúde pela Comunicação não-verbal”, por convite, ,'Saber observar para comunicar' Braga- IE, 27
Abril.
Em 2012, Conferência em Conversas controversas, por convite, 'Luto de doentes, de mortos e de vivos', Hospital de Braga,26 Janeiro.
Em 2012, Conferência em Conversas controversas, por convite, 'Estudo sobre influência da formação académica na prática clínica: resultados' ,Hospital de Braga,31 Maio.
Em 2012, Conferência em Conversas controversas, por convite, 'Sofrimento de profissionais de saúde: narrativas', Hospital de Braga, 25 Outubro.
Em 2012, Conferência em 100º aniversário ESE da UM, por convite, 'Dor e Sofrimento', ESE da UM, Braga, 1 Out.
Em 2012, comentadora convidada em 100º aniversário ESE da UM da Conferência da Prof. Constança Paúl 'Isolamento e solidão dos mais velhos',
ESE da UM, Braga, 19 de Out.
Em 2012, comunicação, por convite, em Seminário Envelhecimento ativo, comunicação 'Solidão e sofrimento nos idosos', Guimarães, 6 Nov.
Em 2012, comunicação, por convite, em Colóquio Pluridimensional de Educadores e Professores em Dinâmicas de Intervenção Educacional: Currículo(s), Cultura(s) e Saberes na Sociedade do Conhecimento. 'Atuação salutogénica em contexto de luto', Ponta Delgada- Açores, 24-28 Out..
Em 2012, conferência, por convite, em BRAMUN- The Braga Model of United Nations, 'Ethics in Medicine', Museu Diogo de Sousa/ CLIB, Braga,
12 Out.
Em 2012, comunicação, como participante, em VIII Congresso Jornadas Planeamento em Geografia e Planeamento, 'Estilos de vida em profissionais de saúde; narrativas' Guimarães, 15 Nov.
Em 2012, comunicação, como participante, em Congresso Internacional de Psicologia do trabalho e das organizações, 15 Nov. Sofrimento e lazer
nas organizações'. Braga, 13 julho.
Em 2011, apresentou as comunicações, por convite, sobre 'Dor, sofrimento no luto' e 'Tipos de luto'; Portugal, Pastoral universitária, 2h, Faculdade de Teologia de Braga.
Em 2011, apresentou a comunicação, por convite, ‘Dor e sofrimento: implicações no envelhecimento’, no II Congresso Pessoas e Sintomas - Conferências sobre Cognição e Envelhecimento – Discursos e Boas Práticas.
Em 2011, apresentou três comunicações no Congresso ibérico de Psicologia e Saúde, na Univ. de Vigo: ‘ Salutogenesis e musicoterapia’, ‘Auto-organização e Psicoterapia’ e ‘Dor e sofrimento’.
Em 2010, apresentou a comunicação, por convite ‘Expressão e Gestão das emoções em Enfermagem’ no Congresso Emoções na Saúde, em Ourém.
Em 2010, apresentou a comunicação, por convite da Direcção da Escola EB 2/3 do Cávado, ‘A sexualidade numa visão integradora da pessoa’, para os encarregados de educação e docentes do Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado (na escola EB 2/3 do Cávado), distrito de Braga.
Em 2010, apresentou a comunicação ‘Inteligência emocional e sexualidade’, por convite da Administração de Saúde do Norte, nas seguintes escolas (a docentes e a encarregados de educação): EB 2/3 André Soares, EB 2/3 Francisco Sanches, EB 2/3 de Lamaçães (todas do concelho de Braga).
Em 2010, apresentou a comunicação ‘Inteligência emocional e sexualidade’, por convite da Associação de Pais e Encarregados de Educação, na escola secundária Sá de Miranda.
Apresentou as seguintes comunicações (no âmbito de workshop, já mencionado, realizado em 2010: ‘Condições crónicas, vida e morte: quem está educado?’, ‘Significados para o sofrimento ‘ (em co-autoria com a Professora Doutora Maria da Conceição Azevedo) e ‘Espiritualidade e Resiliência’.
Em 2009, apresentou a comunicação, por convite, ‚Aprender é viver., no encontro Aprendizagem ao Longo da Vida: Perspectivas e Paradigmas, organizado pelo Centro Novas Oportunidades Martins Sarmento, em Guimarães.
Em 2009, apresentou a comunicação, por convite, ‘Sentidos para o sofrimento’, inserida no painel ‘Cuidar o Sofrimento’, do Simpósio Perturbações Afectivas – Depressão: Perspectivas Futuras, no Departamento de Psiquiatria do Hospital de Braga.
Em 2009, apresentou a comunicação ‘Educação para o sofrimento e para a morte’, no I Congresso Internacional de Cuidados Paliativos Pediátricos, realizado no Instituto de Bioética, no Porto.
Em 2009, apresentou a comunicação, por convite, ‚Dor e Sofrimento. no Congresso Pain and Suffering: the two sides of disease. Braga. Escola de Ciências da Saúde. Universidade do Minho.
Em 2009, apresentou a comunicação, por convite ‘Educação, Sofrimento e Morte’. no Congresso Apoio ao Luto. Viseu. Instituto Piaget.
Em 2009, foi oradora, por convite, no painel ‘Perfil profissional do licenciado em Educação: realidade ou utopia?’, nas X Jornadas de Educação - Raízes de um Percurso Incerto, organizadas pelo NEDUM (Núcleo de Estudantes em Educação da Universidade do Minho).
Em 2009, apresentou a comunicação (em co-autoria com Ana Reis) ‘O Ensino da Ética e Deontologia nas Licenciaturas Em Enfermagem Em Portugal’ no II Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-americano, realizado em Coimbra.
Em 2009, apresentou a comunicação (em co-autoria com Sílvia Leite) ‘Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e Modelos de Educação para a Saúde’ no II Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-americano, realizado em Coimbra.
Em 2009, apresentou a comunicação (no âmbito de workshop, já mencionado) ‘Aprendizagem e Sofrimento’.
Em 2008, apresentou as comunicações (no âmbito do curso avançado, já mencionado) ‘Dor e sofrimento: continuidade e descontinuidade’; ‘Da negação à aceitação do sofrimento e da morte’ e ‘Sentidos para o sofrimento’.
Em 2008, apresentou a comunicação (no âmbito de workshop, já mencionado) ‘Perspectivas éticas em cuidados de saúde: revisão histórica, fundamentação e debate de casos’.
Em 2007, apresentou a comunicação (em co-autoria) ‘Preparation of the Medical Student While Community Health Promoter. no Congresso do NEGEA (subordinado ao tema ‘HealthEducation’), em StonyBrook – Univ. de Nova Iorque.
Em 2007, apresentou as seguintes comunicações (em co-autoria com Joaquim Pinto-Machado):
"O personalismo na formação médica", nas jornadas da associação personalista espanhola;
"Suffering in health education (doctors, patients and families) no Congresso do NEGEA, UNiv. Pittsb.; NY- EUA;
"A unicidade do conhecimento na formação médica", no congresso internacional sobre a unicidade do conhecimento, em Évora.
Em 2006, foi-lhe aceite (em co-autoria) o poster intitulado “Preparation of the Medical Student While Community Health Promoter: Preliminary Results of the Questionnaire ‘Educational Indicators on Health Education’”, no âmbito da 12th International Ottawa Conference on Clinical Competence, a realizar em Maio de 2006.
É conferencista convidada, em Maio de 2006, da Fundação Bracara Augusta para Tertúlia “Vida, Sofrimento e Morte: questões éticas”, a realizar na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga.

Em 2005 e 2004 realizou, por convite, um conjunto de Conferências na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, no âmbito do Mestrado em Pedagogia Social.

Em 2004, realizou a comunicação “Do contributo de uma ética orgânica na saúde comunitária” nas Primeiras Jornadas de Bioética e Sociedade, na Faculdade de Filosofia de Braga- U.C.P..

Em 2004, realizou uma comunicação sobre a temática “Da identidade social do ser humano- perspectiva emergentista”, a convite da Sociedade Portuguesa de Ciências Cognitivas.

Em 2003, apresentou, por convite, a comunicação “Ética e Formação em Saúde Comunitária”, na Universidade Fernando Pessoa, nas Jornadas - Ética e Enfermagem.

Em 2003, apresentou, por convite, a comunicação “Concepções de educação/promoção da saúde” na escola secundária de Amares.

Em 2003, apresentou, por convite, a comunicação “Concepções de educação/promoção da saúde” na Biblioteca Professor Machado Vilela, em Vila Verde .

Em 2002, apresentou, por convite, uma comunicação intitulada “Multiculturalismo” na Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais, dirigida a um público misto: portugueses e ucranianos (a comunicação foi traduzida a simultaneo para russo).

Em 2002, apresentou, por convite, a comunicação “O alcoolismo como forma de vida” (em co-autoria com a Dr.ª Maria Inês Pereira) no I Congresso Nacional sobre Família-Escola-Sociedade: que futuro?, organizado pelo Instituto Politécnico de Bragança.

Em 2001, apresentou a comunicação “Integração e Diferença em Educação” no Seminário - Crianças na sombra, realizado na Universidade do Minho.

Em 2001, apresentou, por convite, uma comunicação (“Contributo para uma Educação Comunitária, vertente Saúde”), no I Encontro Regional de Educação para a Saúde, realizado na Fundação Cupertino de Miranda, e organizado pela Câmara Municipal de Famalicão.

Em 2001, apresentou, por convite, uma comunicação na Liga Portuguesa contra o Cancro (organizada pelo Centro de Área Educativa do Porto e pela DREN), subordinada ao tema: “O Holismo na Educação para a Saúde”.

Em 2001, apresentou uma comunicação no Congresso Internacional - Percursos Femininos: Saúde e Psicopatologia da Mulher, intitulada “Desenvolvimento pessoal na formação universitária: a utilização de um método narrativo”.

Em 2001, apresentou (em co-autoria) um Poster intitulado “Observatório permanente da Qualidade do Ensino” no IV Seminário de Investigação e Intervenção Psicológica no Ensino Superior - A Relação Pedagógica no Ensino Superior, realizado na Universidade do Algarve.

Em 2000, apresentou, por convite, uma comunicação na sessão de abertura no II Congresso Luso-Galaico de Psicopedagogia, em Coruña (Espanha): “O presente e o futuro da Psicopedagogia: um olhar a partir dos cursos de Educação e Psicologia da Universidade do Minho”.

Em 2000, apresentou, por convite, uma comunicação na AEDO (Associação para a Educação e Desenvolvimento), subordinada ao tema “Como devolver a Educação à Comunidade?”, em Ovar.

Em 2000, apresentou, por convite, uma comunicação na Sessão de Abertura da Acção de Avaliação do Centro de Formação entre o Homem e o Cávado, no Gerês. A comunicação intitulou-se “A Escola e a Educação Comunitária”.

Em 1999, foi palestrante convidada do Encontro Inter-Escolas – Programa de Prevenção das Toxicodependências (PATO - Prevenção de Álcool, Tabaco e Outros), organizado pelo Núcleo distrital de Viana do Castelo do Projecto Vida. A palestra versou sobre o tema: “Educar para a Saúde”.

Em 1999, foi palestrante convidada da Coordenação Concelhia do Ensino Recorrente e Extensão Extra-Escolar de Braga. A palestra versou o tema “Educação para a Saúde”.

Em 1999, foi palestrante convidada na Jornada do Idoso, organizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e integrada no Projecto Nacional da Luta contra a Pobreza. A palestra versou o tema “Educação de Adultos e Intervenção Comunitária junto da Terceira Idade”.

Em 1999, foi palestrante convidada, da Associação dos Jovens Católicos de Esposende. A palestra versou o tema: “Educação em Família”.

Em 1998, apresentou uma comunicação no Congresso Internacional sobre Ideias Pedagógicas (CIVIIC), organizada pela Univ. de Rouen-França, e patrocionado pela UNESCO. A comunicação teve como título Approches pédagogiques de la science contemporaine. No mesmo Congresso participou activamente no atelier 4, subordinado ao tema Les valeurs des idées pédagogiques.

Em 1998, foi palestrante convidada no Fórum - Educação de Adultos -passaporte para a vida, organizado pela Coordenação Concelhia de Ensino Recorrente e Extensão Extra-Escolar de Aveiro. A palestra intitulou-se: “Pedagogia de Educação de Adultos”.

Em 1997, apresentou uma palestra na Associação do Bairro de Moradores das Lameiras na Jornada - Família e Comunidade, subordinada ao tema “Comunidade e Violência”.

Em 1996, apresentou uma comunicação no Seminário - Educação de Adultos e Intervenção Comunitária na Universidade do Minho, subordinada ao tema: “Aprender e educar: sentir e observar”.

Em 1995, apresentou uma comunicação (em co-autoria com Eugénia Fernandes, do Departamento de Psicologia da Universidade do Minho) no Congresso Internacional da Associação Nacional de Literatura Comparada com o título “A self-organising narrative method in psychoterapy”.

Em 1993, apresentou um poster-comunicação (“Epistemo-logical structure of autopoietic systems”) no Congresso Internacional - Etologia e conoscenza - La ricerca nelle scienze cognitive, realizado em S. Quirico d’Orcia, Itália.

Em 1990, foi convidada para palestrante pela escola secundária de Maximinos, Braga. A palestra incidiu no tema: “A importância da Filosofia”.