Maria Micaela Dias Pereira Ramon Moreira

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Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos
Instituto de Letras e Ciências Humanas
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga


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Grupo de Investigação

PLP


Categoria Profissional

Professora Auxiliar do DEPL


Atividade Profissional

- Diretora do curso de Mestrado em Português Língua Não Materna - Português Língua Estrangeira/Língua Segunda (nomeação em 20/setembro/2017)
- Diretora-adjunta do CEHUM (nomeação em 27/julho/2016)



Qualificações Académicas

- Doutoramento em Ciências da Literatura, Área de Especialização de Literatura Portuguesa, com a classificação de “Aprovada por Unanimidade” – Universidade do Minho, 2007.
- Mestrado em Ensino da Língua e Literatura Portuguesas, com a classificação de “Muito Bom por Unanimidade” - Universidade do Minho, 1997.
- Licenciatura em Ensino de Português/Francês, com a classificação de 16 valores – Universidade do Minho, 1992.



Áreas de Investigação de Interesse

- Literatura portuguesa.
- Literaturas de língua portuguesa.
- Português língua não materna: português língua estrangeira e língua segunda.
- Ensino das línguas e das literaturas.


Projetos de Investigação

- Dicionário dos Antis: projeto liderado pelo Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - CLEPUL, a ser editado pela IN-CM (início 2012 - término 2018).
- Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa: projeto liderado pelo Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - CLEPU, em processo de edição e comercialização pelo Círculo de Leitores (início 2014 - término 2019).


Publicações

- RAMON, Micaela, “O binómio língua-cultura no processo de ensino-aprendizagem de português língua estrangeira” in Gonçalves, Luís (Org.) Português como Língua Estrangeira, de Herança e Materna. Abordagens, contextos e práticas. Roosevelt – New Jersey: Boavista Press, 2016, pp. 23-32. ISBN – 13:978-0996051198 (efetivamente saído a público em 2017).
- Recensão crítica da obra Leitura e Educação Literária, de Fernando Azevedo e Ângela Balça (coord.), Lisboa: Pactor in Revista Portuguesa de Educação, 2017, 30(1), pp. 217-221,doi:10.21814/rpe.10295.
- Sermão da Sexagésima e Sermões da Quaresma. Padre António Vieira (coordenação, introdução e notas de Micaela Ramon & Aida Lemos), Lisboa: Temas e Debates, 2017.
- “A produção narrativa de ficção do período barroco no quadro do movimento editorial pós-tridentino” in Franco, J.E., Ruiz Rodrigues, J. I., Abreu, J. P & Cieszynska, B. (direção), Concilio de Trento. Innovar en la Tradición. Historia, Teología y Proyección, Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá, 2016, pp. 735-741.
- “Vieira, dramaturgo e pedagogo” in Franco, J. Eduardo, Lemos, Aida S, & Pereira, Paulo S. (coord.), Vieira, esse povo de palavras. Lisboa: Esfera do Caos, 2016, pp. 45-51.
- «Percursos iniciáticos na ficção narrativa de Luís Cardoso: para uma leitura de O ano em que Pigafetta completou a circum-navegação» in ÁLVARES, C. et alii, (organização), O Imaginário esotérico. Literatura, Cinema, Banda Desenhada, Braga: CEHUM-U. Minho, 2016, pp. 179-188.
- Obra Completa. Padre António Vieira. Sermão da Sexagésima e Sermões da Quaresma. Coordenação, introdução e anotação de Aida Lemos e Micaela Ramon. Tomo II, volume II, Lisboa: Círculo de Leitores, 2014, 314 pp.
- «Contributos para a constituição de um cânone lusófono: Timor-Leste no contexto da produção literária em língua portuguesa» in Martins, L.M., Cabecinhas, R., Macedo, L., & Macedo, I. (Eds.), Interfaces da Lusofonia. Braga: Universidade do Minho, CECS. ISBN: 978-989-8600-21-9, 2014, pp. 61-69.
- «Fernão Rodrigues Lobo Soropita, um poeta editor da lírica de Camões» in Camões e os contemporâneos, org. por Maria do Céu Fraga et alii, Braga: Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos/Universidade dos Açores/Universidade Católica Portuguesa, 2012 (obra efetivamente saída a público em 2014), pp. 519-526
- «Educação e recreação nos mosteiros femininos no contexto da Contra-Reforma católica: as narrativas de ficção em prosa de Sóror Mª do Céu e de Sóror Madalena da Glória» in Para a História das Ordens e Congregações Religiosas em Portugal, na Europa e no Mundo, coordenação de José Eduardo Franco e Luís Machado de Abreu, 2 volumes, Lisboa: Paulinas Editora, 2014, pp. 263-276, v.II.
- «O novo rosto da Europa: imagens literárias de um continente pós-colonial” in Repensar a Europa. Europa de longe, Europa de perto, coordenado por José Eduardo Franco, Béata Cieszynska e Teresa Pinheiro, Lisboa: Gradiva, 2013, pp. 157-166.
- «The New Face of Europe: Literary Images of a Post-Colonial Continent – A Portuguese Portrait” in Ideas of/for Europe. An Interdisciplinary Approach to Europe Identity, editada por Teresa Pinheiro, Beata Cieszynska e José Eduardo Franco, Frankfurt am Main: Peter Lang, 2012, pp. 251-260.
- «Glosas de Camões nas Obras Métricas de D. Francisco Manuel de Melo» in D. Francisco Manuel de Melo. Mundo é Comédia, org. de Mª do Rosário Pimentel e Mª do Rosário Monteiro, Lisboa: Edições Colibri, 2011, pp. 167-179 (obra efetivamente saída a público em abril de 2012).
- «Por quem os sinos dobram: o lugar da literatura não contemporânea no contexto do ensino universitário português» in Ultrapassando Fronteiras. Estudos de Literatura e Cultura Lusófonas, ed. de Ana Luísa Vilela, Elisa N. Esteves e Mª João Marçalo, Évora: Centro de Estudos em Letras da Universidade de Évora, 2012, pp. 15-21.
- «Saraiva, António José (camonista); Sérgio, António (camonista); Sonetos; Sonho de D. Manuel; Tempestade Marítima (Episódio da)» in Dicionário de Camões, coordenação de Vítor Aguiar e Silva, Lisboa: Caminho, 2011, pp. 895-898; 902-903; 904-907; 907-908; 919-920.
- «Nada do que vês é assi,/ trás os olhos não te abales: ilusão e desengano na poesia de Sá de Miranda» in Estética e Ética em Sá de Miranda, org. de José Cândido de Oliveira Martins e Sérgio Guimarães de Sousa, Guimarães: Opera Omnia, 2011, pp. 175-189.
- «Por quem os sinos dobram: o lugar da literatura não contemporânea no contexto do ensino universitário português» in Língua Portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas, www.simelp2009.uevora.pt, ISBN: 978-972-99292-4-3, 2010, pp. 12-22.
- «Glosas de Camões nas Obras Métricas de D. Francisco Manuel de Melo» in Diacrítica – Série Ciências da Literatura, nº24/3, Braga: Húmus, 2010, pp. 373-385.
- «Noites de Inês-Constança de Fiama Hasse Pais Brandão. A pervivência de um mito literário na ficção portuguesa contemporânea» in Boletim da Academia Galega da Língua Portuguesa, n.º 2 Padrão, Galiza: Academia Galega da Língua Portuguesa, 2009, pp. 59-67.
- «Pour une classification généalogique des formes narratives de fiction de la période baroque. Fortunes et infortunes de la nouvelle» in Cahiers de l’Echinox – Fortunes et infortunes des genres littéraires, volume 16, Alain Montandon (coord.), Cluj- România: Université Babes-Bolyai – Le Centre de Recherches sur l’Imaginaire, 2009, pp. 87-97.
- «As leituras do cânone no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário», in Schola, nº17, Maio 2009, Barcelos: Escola Secundária/3 de Barcelinhos/Câmara Municipal de Barcelos, 2009, pp.99-104.
- «Emblématique et persuasion dans une nouvelle allégorique portugaise du XVIIIème siècle» in Pouvoirs de l’Image aux XVe, XVIe et XVIIe Siècles. Pour un nouvel éclairage sur la pratique des Lettres à la Renaissance, Clermont-Ferrand: Presses Universitaires Blaise-Pascal, 2009, pp. 303-313.
- «Unité dans la diversité. Les nouvelles allégoriques comme genre narratif hybride» in NEIVA, Saulo & MONTANDON, Alain (editores), Fortunes et infortunes des genres littéraires en Europe. Deuxième Congrès du Réseau Européen d’études littéraires comparées, Clermont-Ferrand: Centre de Recherches sur les Littératures Modernes et Contemporaines, Université Blaise Pascal – Maison des Sciences de l’Homme, http://eurolit.net/index.php?q=node/24, 2008.
- Recensão crítica da obra «O Padre António Vieira e as Mulheres. O mito barroco do universo feminino», de José Eduardo Franco e Maria Isabel Morán Cabanas, Porto: Campo das Letras in Diacrítica. Série Ciências da Literatura, nº22.3, Braga: Centro de Estudos Humanísticos, 2008, pp. 460-461.
- «Tratado da beleza feminina segundo Camões. Entre imitação e invenção» in Schola nº16, Junho 2008, Barcelos: Escola Secundária/3 de Barcelinhos/Câmara Municipal de Barcelos, pp.170-176.
- «Para uma classificação genológica das formas narrativas de ficção do período barroco» in Revista Portuguesa de Humanidades. Estudos Literários, volume 11-2, 2007, pp.163-180.
- «Psicomaquia, esponsais e salvação eterna. O universo alegórico de três novelas portuguesas barrocas de autoria feminina» in Diacrítica. Ciências da Literatura, nº21/3, Braga: Universidade do Minho/Centro de Estudos Humanísticos, 2007, pp.369-382.
- «Camões é um túmulo perdido num passado senil» in Schola, nº15, Maio 2007, Barcelos: Escola Secundária/3 de Barcelinhos/Câmara Municipal de Barcelos, 2007, pp.80-88.
- «O Poder da Imagem. Emblemática e persuasão numa novela alegórica portuguesa do século XVIII» in Do Entre das Artes. Envolvimento e Clímax, Revista electrónica editada por Eunice RIBEIRO (http://sexta-feira.dyndns.org/interartes), 2007.
- Prefácio da obra de João Mário Caldeira: O Velho Ainda Canta!, Lisboa: Edições Colibri, 2006.
- «Uno sguardo sulla scuola portoghese» in École. Idee per l’Educazione, nº 58, Dicembre/2006, Como, Itália, 2006, pp.32-33.
- «Novos Mundos, Novas Vozes. Fragmentos do Portugal pós-colonial» in Diacrítica – Série Ciências da Literatura, nº20.3, Braga: Centro de Estudos Humanísticos, 2006, pp.353-362.
- «Mais servira, se não fora para tão longo amor tão curta a vida. Amor, “serviço” e lírica camoniana» in Revista Camoniana, Série web – volume 1 – secção “Camões e o século XVI”, São Paulo - Brasil, 2006.
- «Camões na Ficção Portuguesa Contemporânea. (Para uma abordagem da Trilogia Ficcional de Frederico Lourenço.)» in Santa Barbara Portuguese Studies, Vol. VII -2003 (coordenação de José Augusto Cardoso Bernardes), Santa Barbara: University of Califórnia, 2006, pp.265-281.
- «O Lugar da Novela Alegórica na História da Prosa Narrativa de Ficção dos Séculos XVII e XVIII» in História(s) da Literatura. Actas do 1º Congresso Internacional de Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas (coordenação de Maria da Penha Campos Fernandes), Coimbra: Almedina, 2005, pp.466-473.
- «O Lugar do Texto Literário Não-Contemporâneo na Aula de Português» in Línguas & Letras, Volume 6, Número 10, Brasil – Cascavel: UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2005, pp. 195-203 (em colaboração com Aida Lemos)
- «A Fénix Renascida, cancioneiro da poesia barroca portuguesa» in Gramática e Humanismo. Actas do Colóquio de Homenagem a Amadeu Torres (organização de Miguel Gonçalves et alii), Braga: Aletheia, 2005, volumes I e II, pp. 497- 505/II (em colaboração com Américo Lindeza Diogo).
- Recensão da obra: LOBO, Francisco Rodrigues (2004), O Pastor Peregrino, edição de Maria Lucília Gonçalves Pires, Lisboa: Veja, 308 pp., in Diacrítica – Série Ciências da Literatura, nº 18/19.3, Braga: Centro de Estudos Humanísticos, 2004-2005, pp.363-365.
- «À chaque monde sa parole: la magie créatrice des mots. Une lecture de Arthur et la parole magique» in L’écrivain et sa langue: romans d’amour de Marcel Proust à Richard Millet, études rassemblées et présentées par Sylviane Coyault, Clermont-Ferrand: Presses Universitaires Blaise-Pascal, 2005, pp.147-155.
- «O cinema na literatura ou a literatura depois do cinema» in Estudos Literários/Estudos Culturais. Actas do IV Congresso Internacional da APLC, edição de Carlos J.F. Jorge e Christine Zurbach, Évora: APLC/Universidade de Évora, 2004, volume III «Literatura e Outras Artes», secção «Literatura e Cinema». CD-ROM com o ISBN: 972-778-072-5.
- «Inês da Castro na Fénix Renascida – variações barrocas de um mito histórico-literário» in Largo Mundo Alumiado. Estudos em homenagem a Vítor Aguiar e Silva, organização de Carlos Mendes de Sousa e Rita Patrício, Braga: Centro de Estudos Humanísticos – Universidade do Minho, 2004, pp. 933-942, volume II.
- «Ut pictura poesis, ut pictura rhetorica divina. Ética e estética na arte barroca» in Diacrítica – Série Ciências da Literatura, nº. 17/3, Braga: Centro de Estudos Humanísticos, 2003, pp.177-188.
- «A vida, a morte, a ausência de amor e a incomunicabilidade. Tópicos da visão do mundo de Lobo Antunes na construção de sensibilidades contemporâneas» in A escrita e o mundo em António Lobo Antunes. Actas do Colóquio Internacional da Universidade de Évora, organização de Eunice Cabral, Carlos J. F. Jorge e Christine Zurbach, Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2003, pp.187-194.
- «O poeta ao espelho: práticas auto-reflexivas nos sonetos de Camões» in Revista Camoniana, 3ª série, vol.13, Bauru, São Paulo: EDUSC, 2003, pp. 99-114.
- «Reflexos de Os Lusíadas na epopeia barroca portuguesa» in Actes du XVème Congrès International de la Société Rencesvals – L’épopée médiévale, 2 vol, Poitiers, 2002, pp. 475-479, Tome I;
- «A Pontuação: análise comparativa de duas edições do Auto da Índia de Gil Vicente» in Actas do XV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (Faro 1999), org. por Rui Vieira de Castro e Pilar Barbosa, vol.II, Braga: APL, 2000, pp.199-224 (em colaboração com Aida Lemos).
- «Petrarquismo e testemunho: sobre os processos de construção da autoridade testemunhal nos sonetos de raiz petrarquista» in Literatura e Pluralidade Cultural – Actas do 3º Congresso Nacional da APLC, coord. de Isabel Allegro de Magalhães, João Barrento, Silvina Rodrigues Lopes e Fernando Cabral Martins, Lisboa: Edições Colibri, 2000, pp. 281-288.
- «A Presença das Categorias do Discurso Retórico na Construção dos Sonetos de Tradição Petrarquista» in A Retórica Greco-Latina e a sua Perenidade – Actas do Congresso, coord. de José Ribeiro Ferreira, vol. II, Porto: Fundação Engº António de Almeida, 2000, pp. 795-803.
- Os Sonetos Amorosos de Camões. Estudo Tipológico, Braga, Universidade do Minho/Centro de Estudos Humanísticos, 1998.
- «Mitologia e Intertextualidade – A recriação dos sentidos literários e a construção do mundo ficcional pastoril» in Literatura Comparada: Os Novos Paradigmas – Actas do 2º Congresso da APLC, org. por Margarida Losa, Isménia de Sousa e Gonçalo Vilas-Boas, Porto: APLC, 1996, pp. 499- 504.



Orientação de Teses de Doutoramento

1) Concluídas:
- Zheng Shanpei, «A disciplina de Laboratório no contexto do ensino-aprendizagem de PLE na China: da teoria à prática. Conceção e redação do compêndio “Ouvir e Falar Português”»
2) Em curso:
- Han Ying, “A importância da competência intercultural para a comunicação em Português Língua estrangeira no quadro das relações China – Países Lusófonos.


Orientação de Teses de Mestrado

1)Concluídas:
- Ana Paula Domingues Ferreira, «Monges Escritores Beneditinos do Mosteiro de Tibães. A Obra de Frei António da Assunção Meireles» (defendida em 20/julho/2010, com a classificação de 17 valores).
- Zheng Shanpei, «O Ensino da Língua Portuguesa na China: situação actual e perspectivas futuras» (defendida 3/dezembro/2010, com a classificação de 18 valores).
- Rui Miguel Sousa, «Camões, personagem na ficção portuguesa contemporânea» (defendida em 27/julho/2011, com a classificação de 16 valores).
- Rosa Maria Santos Capitão, «Ensino de Português na Universidade de Estudos Estrangeiros de Xi’na, China».(defendido 23/janeiro/2012, com a classificação de 16 valores).
- Fan Wenting, «Problemáticas da Aprendizagem do Português como Língua Estrangeira na China» (defendida 28/2/2012, com a classificação de 17 valores).
- Lília Maria do Rêgo Leão, «A presença da obra poética de Camões nos programas de português na escola timorense» (defendida 20/4/2012, com a classificação de 15 valores).
- Liliana Raquel Monteiro Alves, «O desenvolvimento de destrezas de escrita em estudantes de Português Língua Estrangeira: componentes lexicais, gramaticais, gráficas e pragmáticas» (defendido 18/dezembro/2012, com a classificação final de 15 valores).
- Isabel Maria Teixeira Madureira, «O Imaginário Português: estereótipos de Portugal e dos portugueses nas lendas populares» (defendida 3/janeiro/2013, com a classificação final de 17 valores).
- Qin Maomao, «A Morte Como Fuga: Duas Mulheres. Contextualização Social e Leitura Contrastiva entre a Personagem Bela (杜丽娘Dù Lìniáng), do Dramaturgo Chinês, Tāng Xiănzǔ (co-orientação) (defendida 22/janeiro/2013, com a classificação final de 17 valores).
- Francisco da Costa Tavares, «A presença dos textos literários no ensino da língua portuguesa no ensino secundário: um estudo de caso no distrito de Bobonaro, subdistrito de Maliana» (defendida 3/setembro/2013, com a classificação final de 14 valores).
- Maria Madalena Lopes, «A Utilização de Textos Literários no Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Básico» (defendida 4/setembro/2013, com a classificação final de 15 valores).
- Ramiro Rui Manuel de Oliveira, «Desenvolvimento de Competências Multiculturais e Multilinguísticas em Alunos da Escola Secundária de Liquiçá» (defendida 5/setembro/2013, com a classificação final de 15 valores).
- Aurora Assunção Sarmento Quintão, «A promoção da Língua Portuguesa num contexto multilingue. Contributo para uma definição das políticas linguísticas em Timor-Leste» (defendida 6/setembro/2013, com a classificação final de 16 valores).
- Venâncio Tilman, «Contributos da Utilização de Materiais Autênticos para o Desenvolvimento das Competências Linguísticas e Culturais nas Escolas Secundárias do Subdistrito de Bobonaro» (defendida 6/setembro/2013, com a classificação final de 15 valores).
- Wang Yang, «A aquisição e o desenvolvimento da competência lexical em PLE por estudantes de língua materna chinesa», (defendida 27/junho/2014, com a classificação final de 17 valores).
- Hugo Deus Monteiro, «Contributo das Atividades Lúdicas para o Desenvolvimento de Competências Comunicativas e Culturais em Português para Estudantes Chineses», (defendida 17/dezembro/2014, com a classificação final de 17 valores).
- Sofia Isabel Rente Leonel, “O jogo didáctico na aula de PLE” (defendido em 18/dezembro/2014, com a classificação final de 19 valores).
- Iuliia Serebriakova, “Culturas em comparação: nascer e morrer em diferentes paralelos”, (defendida em 29/maio/2015, com a classificação final de 17 valores).
- Andreia Alexandra Sousa Oliveira, “O texto literário no ensino-aprendizagem de Português Língua Não Materna (PLNM) – Uma proposta de didatização do conto Saga, de Sophia de Mello Breyner Andresen” (defendida em 4/novembro/2015, com a classificação final de 17 valores).
- Ana Margarida Laranjeira Viegas, “Contributos da leitura recreativa e da escrita criativa para a aprendizagem de português língua estrangeira”, (defendida em 21/dezembroo/2015, com a classificação final de 17 valores).
- HAN YING, “Análise dos Manuais de PLE Usados nas Universidades Chinesas no Nível de Iniciação (A1/A2 do QECRL): um estudo de caso em 5 Universidades da China continental” (defendida em 29/março/2016, com a classificação final de 17 valores).
- André Jorge Barbosa Serra da Silva Veloso, «O Dicionário na Aprendizagem de uma Língua Estrangeira: uma reflexão acerca do seu papel no processo de aprendizagem de Português Língua Estrangeira por sinofalantes» (defendida em 25/julho/2016, com a classificação final de 18 valores).
- Marina Brandão Castro, “O desenvolvimento de destrezas de oralidade em estudantes de Português língua estrangeira. Componentes: lexicais, fonológicas, gramaticais e discursivas”. (defendida em 27/outubro/2016, com a classificação final de 15 valores).
- Lu Mingshuang, “O ensino-aprendizagem de Português na China e de Chinês em Portugal. Estudo comparativo ao nível da licenciatura”. (defendida em 28/outubro/2016, com a classificação final de 16 valores).
- Yang Xueling, «Estudo analítico e comparativo dos manuais de PLE para o nível de iniciação. Um estudo de caso aplicado à Universidade de Comunicação da China, Nanquim.». (defendida em 3/março/2017, com a classificação final de 14 valores).
- Dulce Paula Duarte Simões, «A alegoria como sustentação da mensagem. O Sermão de Santo António aos peixes, do Padre António Vieira, no ensino profissional» (defendido em 31/3/2017, com a classificação final de 15 valores).

2) Em curso:
- Yue Qiwen, «Estudo sobre a Influência dos Fatores Culturais no Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa por Sinofalantes».
- CUI ZHE, «A relevância do “estranhamento” cultural no processo de adaptação académica de estudantes chineses em Portugal. Um estudo de caso na Universidade do Minho».
- Maria do Sameiro Salazar Dias, «O ensino da Língua Portuguesa em Timor-Leste através da Literatura com recurso à Aprendizagem Cooperativa».
- Mónica Raquel Oliveira Costa, «O Ensino do Português Língua Estrangeira para Fins Específicos. Proposta de Criação de um Manual de Português Militar».
- Ana Catarina Cibrão Costa, «Contributos do recurso à dramatização no desenvolvimento das competências de oralidade em aprendentes PLE de nível A1 do QECRL».
- Jorge Manuel da Cruz Rodrigues, «Contributos da plataforma online ELIADEMY para o desenvolvimento de competências de produção escrita em Português Língua Estrangeira».
- Ana Cristina Lopes Varela, «A condição feminina e o papel da mulher na sociedade timorense. Uma abordagem a partir da obra de Luís Cardoso».
- Marta Isabel de Jesus Soares, «Manuais escolares para o ensino básico em Timor-Leste: leitura crítica e proposta didática».
- Liliana Alexandra Cerqueira Ferreira, «As políticas culturais em Timor-Leste: o lugar do livro e da literatura».
- Lini Zhang, «O impato da formação em regime de imersão nos alunos de licenciatura em PLE. Um estudo de caso com estudantes da Universidade de Estudos Internacionais de Xi’an».
- Renata Coutinho de Almeida Cambra, «O texto literário na aula de Português Língua Estrangeira: contributos para o desenvolvimento da competência intercultural».
- Inês Teixeira Sampaio, “O discurso literário humorístico como ferramenta para o ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira”.
- Edite Manuela Gouveia de Castro, “Contributos das atividades de complemento cultural para a divulgação e consolidação da Língua Portuguesa em Timor-Leste”.




Outros Dados

Cargos e Funções Administrativas:
- Membro do Grupo MAVE (grupo de missão “Atividades e Visitas de Escolas”), na qualidade de representante do DEP.
- Diretora-adjunta do Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos do ILCH da Universidade do Minho entre 2008 e 2010.
- Coordenadora dos Cursos Anual e de Verão de Português Língua Estrangeira de 2007 até fevereiro de 2015.
- Coordenadora dos Cursos de Português Língua Estrangeira – Pós-Laborais de 2009 até fevereiro de 2015.
- Organizadora e coordenadora dos Cursos de Português para investigadores timorenses, ministrado a professores da Universidade Nacional de Timor Lorosa’e e outras instituições de ensino superior e governamentais timorenses, desde 2008 até fevereiro de 2015.
- Coordenadora de estudos de Estudantes Internacionais provenientes da Universidade de Macau desde 2008 até fevereiro de 2015.
- Membro da Comissão Eleitoral ILCH (vogal).
- Membro da Comissão Eleitoral do CEHUM (vogal).
- Organizadora e coordenadora dos Cursos Intensivos Erasmus de Português Língua Estrangeira (EILC) promovidos pelo Instituto de Letras e Ciências Humanas e pelo Serviço de Relações Internacionais da Universidade do Minho, desde 2008 até fevereiro de 2015.
- Membro da comissão executiva do centro de línguas da Universidade do Minho – BabeliUM (vogal com o pelouro do Português Língua Não Materna) de 2009 a fevereiro de 2015
- Membro da comissão diretiva do Mestrado em Português Língua Não Materna (vogal).
- Membro do Conselho do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho (até 5/fevereiro/2013; nova investidura a 25/fevereiro/2016).
- Representante do ILCH no Conselho de Coordenação do “Projeto de Formação Inicial e Contínua de professores de Timor-Leste” até novembro de 2014.
- Representante do ILCH no Grupo de Trabalho para a Divulgação da Língua e da Cultura Portuguesas na China, coordenado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
- Coordenadora do ILCH para todos os projetos na área do Português Língua Não Materna (Despacho ILCH – 11/2012. Cessação de funções em 12/novembro/2014.).
- Membro do Conselho Científico da Instituto de Letras e Ciências Humanas (a partir de 27 de fevereiro de 2013; nova investidura a 2 de março de 2016).
- Coordenadora ERASMUS do DEPL (desde 2014-2015).

Outras atividades relevantes:
- Membro do Conselho Científico da revista Letras Convida – Literatura, Cultura e Arte, Direção de Miguel Real e Béata Cieszynska. ISSN: 1647-8088.
- Membro do Conselho Científico da revista Golpe d’Asa – Revista de Poesia, Direção de Ana Salomé. ISSN: 2182-2425.
- Membro Associado do Observatório da Língua Portuguesa.
- Revisora de artigos científicos (revisão por pares) para as revistas “Diacrítica”, “Escritoras Ibéricas”, “Letras Convida” e “Queirosiana” e para as instituições “SIPLE” e “FAC-FIL/UCP – Braga”, entre outras.
- Membro do Conselho Consultivo da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira – SIPLE.
- Membro do Conselho de Administração da Fundação Bracara Augusta (nomeação a 20/fevereiro/2017).
- Membro da equipa de elaboração dos programas de “Língua Portuguesa” para o segundo ciclo do ensino básico da Guiné-Bissau (FCG/UNICEF/Ministério da Educação, Ensino Superior e Investigação Científica da Guiné-Bissau) – (Interação com a sociedade – prestação de serviços especializados).