Orquídea Conceição Lima Ferreira Maia Santos Cadilhe

GAPS

Investigadora

Leitor

• Doutoramento, Modernidades Comparadas – Literaturas, Artes e Culturas (unidades curriculares concluídas – 60 créditos)
• Mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas, Universidade do Minho, Braga, (2009) – Equivalência nos E.U.A. (Educational Credentials Evaluators)
Título da tese: Intertextualidade e Relações Intersemióticas: Reflexos da Pintura de Johannes Vermeer na Literatura e no Cinema, supervisora: Professora Doutora Ana Gabriela Vilela Pereira de Macedo
• Licença Profissional de docente do 3º ciclo e ensino secundário (ensino de Inglês, Inglês como Língua Estrangeira, Leitura e Alemão), Novo Mexico, EUA
• Certificado de Professora Substituta, nível 1, pré-escolar - ensino secundário, Novo Mexico, EUA
• Licenciatura em Ensino de Inglês e Alemão, Universidade do Minho, Braga, (2003) – Equivalência nos E.U.A. (Educational Credentials Evaluators)
• Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas – Inglês e Alemão, Universidade do Porto, (1992) – Equivalência nos E.U.A. (Educational Credentials Evaluators)

Relações intertextuais e intersemióticas: literatura e artes performativas (música, cinema, televisão) em diálogo com os estudos feministas, os estudos de género e os estudos "queer" e sua importância na área dos estudos culturais e estudo dos média.

- Participação no projeto "Feminismos de A a Z", grupo de pesquisa GAPS, Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho.

- Participação no projeto: Literalidad Multimodal, Cultura Mediática y Estudos Culturales: havia una educación cidadania en la sociedad postmoderna, Didáctica de las Ciencias Sociales del Departamento de Didáctica de la Matemática, de las Ciencias Sociales y de las Ciencias Experimentales, Universidade de Malaga, Espanha.

Capítulos de livros:

- Cadilhe, O. (2016). Cher’s Music Videos. Gender as a Performative Construction In C. Cerqueira; R. Cabecinhas & S.I. Magalhães (Eds.), Gender in Focus: (new) trends in media (pp. 103-121). Braga: CECS.

Artigos em revistas de circulação internacional com arbitragem científica:

- Cadilhe, O. (2015). Cherilyn Sarkisian - ‘Cher’ or the Postmodern Prometheus: Voicing the ‘Marginal’ In Diacrítica (nº29/3 - 2015) - Série Ciências da Literatura (pp. 167-180). Vila Nova de Gaia. Húmus Edições – CEHUM.