Pedro Manuel Ribeiro de Sousa Meneses

ORCID: 0000-0001-7856-9166

GRUPO2I

Bolseiro de doutoramento

(2013-) Doutoramento em Ciências da Literatura, Especialização Literatura Comparada, com a tese Um valoroso lugar incerto. A cartografia do humano em Uma viagem à Índia de Gonçalo M. Tavares. Universidade do Minho, Instituto de Letras e Ciências Humanas, Braga-Portugal.

(2009-2013) Mestrado em Mediação Cultural e Literária. Especialização Cinema e Literatura. Com uma tese intitulada A natureza não reza. Sobre a tetralogia O Reino de Gonçalo M. Tavares. Universidade do Minho, Instituto de Letras e Ciências Humanas, Braga-Portugal.

(2004-2009) Licenciatura em Estudos Portugueses - Via Ensino. Universidade do Minho, Instituto de Letras e Ciências Humanas, Braga-Portugal.

Literatura Comparada, Literatura Portuguesa Moderna Contemporânea, Estudos Intermediais, Estudos de Identidade, Cinema, Retratística

Doutoramento em Ciências da Literatura, Especialização Literatura Comparada, com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com a tese Um valoroso lugar incerto. A cartografia do humano em Uma viagem à Índia de Gonçalo M. Tavares. Universidade do Minho, Instituto de Letras e Ciências Humanas, Braga-Portugal.

Meneses, P. et alii (2010), "Breve cartografia do imaginário contemporâneo. NYC, femmes fatales, amazonas", Diacrítica, dossiê Literatura Comparada, 24/3, p. 325-345.

Meneses, P. (2011) "Recuperação do Romantismo como material em Nuno Júdice e Rui Chafes", in Ribeiro, E. (2011) (org.) Envolvimento e Clímax, consultável em http://hdl.handle.net/1822/13521 ,p. 77-91.

— (2013), "A máquina e a coleção e Joseph Walser", in Mourão, L. & Vaz Pinto, M. (2013), Convergência Lusíada jul/dez, consultável em http://www.realgabinete.com.br/revistaconvergencia/?p=2926 .

— (2014), "A Era da Técnica em animalescos de Gonçalo M. Tavares", in Macedo, A. G., Sousa, C. M. & Moura, V. (2014), Atas do XV Colóquio de Outono. As Humanidades e as Ciências. Disjunções e Confluências, Famalicão, Húmus, pp.181-196.

— (2015), "Depois da epopeia: ironia e desencanto n' Uma viagem à Índia de Gonçalo M. Tavares" in Álvares, C., Curado, A. L. & Sousa, S. G. (2015) (orgs.) Atas do Colóquio Figuras do Idiota. Literatura, Cinema e Banda Desenhada, Famalicão, Húmus, pp. 227-239.

— (2016a), "Gonçalo M. Tavares: um caso tardo-modernista?", in Macedo, A. G., Brugioni, E. & Passos, J. (2016) (orgs.) Prémios Literários. O poder das narrativas, as narrativas do poder, Porto, Afrontamento, pp. 169-181.

— (2016b), "Dentro e fora do mapa, e todavia dentro do território: corpo e imaginação segundo O dicionário do menino Andersen de Gonçalo M. Tavares e Madalena Matoso", Diacrítica, 30, Famalicão, Húmus, pp. 183-205.

— (no prelo), "O Bairro de Gonçalo M. Tavares como utopia", in Atas do XVIII Colóquio de Outono. Outros lugares: utopias, distopias, heterotopias. Famalicão, Húmus.

— (no prelo), "Pedalando contra o céu na Era da Técnica", in Vaz Pinto, M. (org.), Gonçalo M. Tavares: ensaios, leituras, aproximações, Rio de Janeiro, Oficina Raquel.