Pedro Filipe Azevedo Oliveira Marques Vieira

Edit

Contactos

Instituto de Letras e Ciências Humanas
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga


E-mail: Erro: Browser não suporta Javascript

ORCID: 0000-0003-3322-8979


Grupo de Investigação

GELA


Categoria Profissional

Leitor


Atividade Profissional

Docente e gestor de empresas


Qualificações Académicas

2014/2015
Doutoramento em Ciências da Comunicação (parte lectiva com aprovação)
Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho

2004/2005
MBA Executivo com especialização em Marketing
Escola de Negócios da Universidade do Porto (Porto Business School)

1996/1997
Pós-Graduação em Estudos Europeus
Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

1992/1996
Licenciatura em Relações Internacionais, Ramo Económicas e Políticas
Universidade do Minho
(Prémio AIMinho para melhor aluno da licenciatura em 1995/1996)


Áreas de Investigação de Interesse

Comunicação Intercultural e Negócios Internacionais, com foco na China e no Japão.


Projetos de Investigação

Doutoramento em Ciências da Comunicação. Parte lectiva concluída. Tema da dissertação aprovado: "A estratégia de comunicação da Abyss & Habidecor na China: Um olhar intercultural"


Publicações

Vieira, Pedro A., Sousa, Helena & Balonas, Sara (2016) ‘Comunicação estratégica em contexto intercultural: desafios da utilização de um estudo de caso’ in Z. Pinto-Coelho, N. Zagalo, T. Ruão (orgs.), Comunicação, Culturas e Estratégias, Braga, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, pp. 34-57, ISBN: 978-989-8600-49-3 (e-book).

Vieira, Pedro A. & Sousa, Helena (2015) ‘A importância do contexto cultural para a comunicação empresarial: um breve enquadramento’, RUA-L, Revista da Universidade de Aveiro, nº4 (II Série): 17-28.

Vieira, Pedro A. & Silva, José Bento (2013), “Negócios Internacionais – O Caso da China”, in Sun Lam, “Herança de Confúcio: Dez Ensaios sobre a China”, Humus, Famalicão.


Orientação de Teses de Mestrado

Co-orientações mestrado (em curso)

18. 2017 Treinadores Portugueses de Futebol e o Mercado Chinês: Abordagem Intercultural
Pinto, Henrique

17. 2017 Metodologias Promocionais de Marcas de Moda na China: o Caso da H&M
Silva, Ana Isabel Melo

16. 2017 Cultura Organizacional em Contexto Educacional Português e Chinês: o Caso do Instituto de Letras e Ciências Humanas
Maradey, Paola

Co-orientações mestrado (terminadas)

15. 2017 Divulgação das Instituições do Ensino Superior Portuguesas no Mercado Chinês
Bowen Li

14. 2017 Pastel de Nata - Marco da Gastronomia de Macau
Chat Hoi Tong

13. 2017 Recursos e Modos de Entrada em Novos Mercados: O caso da consultoria de gestão
Catarino, Mariana Moreira Catarino

12. 2016 Impacto de aspetos culturais em contexto de trabalho
Wu Xia

11. 2016 Influência de características culturais na decisão de marketing: o caso de marcas chinesas de automóveis em Portugal e no Brasil
Wang Xiaoyue

10. 2016 Cultura e etiqueta de negócios: o caso de Portugal e da China
Carvalho, Andreia de Lurdes Oliveira

9. 2015 Portugal, China, Macau e a Companhia de Jesus : análise de episódios históricos à luz das teorias da comunicação intercultural
Marques, Mauro Adriano Santos

8. 2015 As relações bilaterais entre Portugal e a China: enquadramento histórico-económico e distância cultural
Alves, Sara Filipa Fonseca

7. 2015 Estudo do mercado cosmético chinês
Silva, Vânia Filipa Murta da
2013 Dificuldades de comunicação intercultural : empresas portuguesas na China
Lin Manlin

6. 2013 A importância da cultura nos negócios com a China
Arantes, Virginie

5. 2012 A influência das culturas individuais num ambiente empresarial multucultural
Silva, Gonçalo Miguel Carvalho e

4. 2012 A sobrevivência de uma empresa chinesa em Portugal
Wu Yipei

3. 2012 Análise do desenvolvimento do turismo de Portugal na China
Zhu Mingshan

2. 2011 Comunicação empresarial em contexto intercultural Portugal-China : ultrapassar barreiras
Wang Mingsheng

1. 2011 A importância do sistema logístico no comércio internacional
Ribeiro, João Carlos Lima