Ricardo Iván Barceló Abeijón

Edit

Contactos

Instituto de Letras e Ciências Humanas
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga


E-mail: Erro: Browser não suporta Javascript

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-8152-6041


Categoria Profissional

Professor Auxiliar


Atividade Profissional

Docente do Departamento de Música do ILCH, Universidade do Minho. Director adjunto da Licenciatura em Música. Professor de Instrumento - Guitarra Clássica, e de Música de Câmara na Licenciatura em Música e no Mestrado em Ensino de Música (ILCH-IE).Concertista de Guitarra Clássica, como solista e como integrante de grupos de Câmara. Compositor.


Qualificações Académicas

- Doutor em Música - Universidade de Aveiro (2009).
Doutoramento em Música, Universidade de Aveiro (tese intitulada “O Sistema Posicional na Guitarra. Origem e conceitos de Posição. O caso de Fernando Sor”).2009.
- Mestrado em Interpretação Instrumental. Escola Superior de Música e Dança de Roterdão – Países Baixos.2002.
Licenciatura, especialidade Guitarra Clássica. Real Conservatório de Música de Madrid – Espanha.1992.




Áreas de Investigação de Interesse

História da Interpretação Guitarristica e Estudos em Performance.


Publicações

- Barceló, Ricardo. 1995. “La Digitación Guitarrística”. Real Musical – Madrid.
- Barceló, Ricardo.1997. “Un emigrante en Carnaval”. Flauta e guitarra (in “Guitare a deux”. Francis Goudard). Lemoine, Paris.
- Barceló, Ricardo.1998. Revisão e digitação de obras para guitarra de F. Tárrega: Lágrima, Adelita, Capricho Árabe e Recuerdos de la Alhambra. Real Musical, Madrid.
- Barceló, Ricardo.2000. “20 Piezas fáciles para 2 y 3 guitarras”. Real Musical, Madrid.
- Barceló, Ricardo.2000. “Adestramento técnico para guitarristas” (castelhano/português). Real Musical, Madrid.
- Barceló, Ricardo.2008. “Método para Guitarra”. Fernando Sor. Co-autor da tradução para castelhano do “Méthode pour la guitare” de F. Sor (1778-1839). Editora Labirinto- Fafe (primeira tradução mundial do original francês para espanhol).
- Barceló, Ricardo.2010. Máscaras I, II, III – Diputación de Badajoz – Espanha.
- Barceló, Ricardo.2010. Publicação de várias obras originais para guitarra solo e música de câmara em AvA Editions (http://www.editions-ava.com/store/composer/103/):
- Allende el Río Uruguay. Guitarra solo.
- Estudio Nº 1. Guitarra solo.
- Estudio Nº 2. Guitarra solo.
- Estudio Nº 3. Guitarra solo.
- Estudio Nº 4. Guitarra solo.
- Los Heraldos Negros. Voz e guitarra.
- Manchas Sonoras. Violino e guitarra.
- Barceló, Ricardo.2010. “O Méthode pour la guitare de Fernando Sor”. Artigo publicado na revista digital Guitarra Clássica Nº 2, Portugal. (http://pt.scribd.com/doc/34646413/Revista-Guitarra-Classica-n2).
- Barceló, Ricardo.2010. “Del violín a la guitarra: influencias en la técnica, escritura, organología y expresión”. Artigo publicado na revista Roseta Nº 5, publicação da “Sociedad Española de la Guitarra”.
- Barceló, Ricardo.2011. “Gatayes e Sor: Professori de chitarra in scuole per fanciulle a Parigi?”. Artigo publicado na revista italiana especializada em guitarra clássica “Il Fronimo”, nº 156.
- Barceló, Ricardo.2012. “Guitarra, música y poder femenino durante el período napoleónico”. Artigo publicado na revista espanhola especializada em guitarra clássica “Sexto Orden”, nº 7.

Barceló, Ricardo. 2014. CD "Música Latinoamericana del siglo XX para guitarra" (Intérprete). MT/FONAM. Maldonado, Uruguai.

Barceló, Ricardo. 2015. O sistema posicional na guitarra. Origem. Conceitos de posição. Saarbrücken: NEA Edições. ISBN: 978-3-8417-1075-8.

- Barceló, Ricardo. 2016.(autor). Una eminenza grigia nella mano sinistra. L’azione silenciosa del police sinistro nella chitarra. Milão: Il Fronimo nº 173.
- Barceló, Ricardo. 2016 (autor). “A pausa musical como signo polissémico na obra para guitarra de Fernando Sor”. Revista Portuguesa de Educação Musical Funchal, 2016, pp. 43-50.Peer review. Revista indexada e referenciada em Latindex, Erihplus, NSD e DOAJ.
- Barceló, Ricardo. 2016 (autor). The musical rest as a polysemous sign in the guitar works of Fernando Sor. Soundboard Magazine, GFA. 42, nº 4 - December, 2016, pp. 26-28. http://www.guitarfoundation.org/?page=424digital&terms=%22soundboard+and+42+and+4%22

- Barceló, Ricardo & Sousa, Tiago. 2017(co-autor). Canto para tocar. Toco para cantar Murcia: Editorial Diego Marín. Múrcia, Espanha.ISBN: 8417010203 - ISBN-13: 9788417010201.





Orientação de Teses de Mestrado

2011. 15 de Maio. Defesa e aprovação do mestrando em Direcção de Orquestra de Sopros, José Ribeiro, sob a sua orientação, no ISEIT de Almada.
2011. 15 de Maio. Defesa e aprovação do mestrando em Direcção de Orquestra de Sopros, Joaquim Ribeiro, sob a sua orientação no ISEIT de Almada.


- Barceló, Ricardo (2015). Provas de Mestrado (Orientador). Rúben Dario Rego Henriques. “Respiração e articulação nos primórdios da aprendizagem. A sua importância para desenvolver uma técnica interpretativa eficaz”. 27 de novembro de 2015. IE, Universidade do Minho.
- Barceló, Ricardo (2015). Provas de Mestrado (Orientador). Francisca Maria da Costa Moreira. “Estratégias didático-pedagógicas para resolução de problemas da técnica do arco aplicadas a jovens violetistas”. 27 de novembro de 2015. IE, Universidade do Minho.
- Barceló, Ricardo (2015). Provas de Mestrado (Orientador). Artur Miguel Lemos de Oliveira. “Utilização de recursos áudio no ensino do trompete”. 27 de novembro de 2015. IE, Universidade do Minho.
- Barceló, Ricardo (2015). Provas de Mestrado (Orientador). Rafael Fernando Cutiño Dieguez. “Música e Vida: Aprendizagem, Performance e Docência em Cuba e Portugal”. 26 de novembro de 2015. IE, Universidade do Minho.
- Barceló, Ricardo (2015). Provas de Mestrado (Orientador. Carlos Ferreira dos Santos David. “Repertório multi-estilístico para guitarra clássica no ensino especializado da música. Consequências da sua inclusão”. 13 de novembro de 2015. IE, Universidade do Minho.
- Barceló, Ricardo (2015). Provas de Mestrado (Orientador). André Daniel Marques Castilho de Matos Lopes.“Prática composicional no ensino da Guitarra clássica: Uma articulação pertinente?”. 13 de novembro de 2015. IE, Universidade do Minho.
- Barceló, Ricardo (2015). Provas de Mestrado (Orientador). Armando García González. “Relatório de Atividade Profissional - Descrição e reflexão sobre um percurso profissional”. 13 de março de 2015. IE, Universidade do Minho.
- Barceló, Ricardo (2015). Provas de Mestrado (Orientador). Alexandre Barbosa Ferreira. “O gosto como fator motivacional nos primeiros anos de estudo de violino”. 3 de março de 2015. IE, Universidade do Minho.
- Barceló, Ricardo (2015). Provas de Mestrado (Orientador). Rudesindo Soutelo-Fernández. “Relatório de Atividade Profissional - Sons e silêncios duma vida”. 25 de fevereiro de 2015. IE, Universidade do Minho.
- Barceló, Ricardo (2015). Provas de Mestrado (Orientador). Tiago Emanuel de Oliveira Sampaio. “Estratégias de ensino-aprendizagem de obras musicais com e sem recurso à partitura. Vantagens e desvantagens”. 11 de fevereiro de 2015. IE, Universidade do Minho.
- Barceló, Ricardo (2015). Provas de Mestrado (Orientador). Marco Paulo Duarte Ferreira. “Aprendizagem contextual. Impacto motivacional de atividades musicais extracurriculares em alunos de Guitarra de um Conservatório de Música”. 11 de fevereiro de 2015. IE, Universidade do Minho.
- Barceló, Ricardo (2015). Provas de Mestrado (Orientador). Sofia Alexandra Mendes Martins de Brito. “Otimização do estudo inicial do oboé: A procura da motivação”. 9 de fevereiro de 2015. IE, Universidade do Minho.
9 de fevereiro de 2015. IE, Universidade do Minho.
- Barceló, Ricardo (2015). Provas de Mestrado (Orientador). Daniel Joaquim Ferreira Lemos. “Performance musical: Melhor com recurso à partitura?”. 28 de janeiro de 2015. IE, Universidade do Minho.
- Barceló, Ricardo (2015). Provas de Mestrado (Orientador). Tiago Morais Ribeiro de Sousa.”Desenvolvimento da gramática tonal na aula de guitarra clássica através da improvisação”. 28 de janeiro de 2015. IE, Universidade do Minho.

- Barceló, Ricardo. 2016.Tânia Sofia Capela Barbosa. "Técnicas de respiração na aprendizagem do clarinete no nível básico do ensino especializado da música". 20 de dezembro de 2016.
- Barceló, Ricardo. 2016. Paulo Pedro Pereira Dias Vasques Cepêda. "Exercícios benéficos para a rotina performativa de um violoncelista". 20 de dezembro de 2016.
- Barceló, Ricardo. 2016.Andreia Filipa Fernandes Soares. "A importância da aprendizagem de escalas no estudo da flauta transversal". 13 de dezembro de 2016.
- Barceló, Ricardo. 2016. David Louro Ribeiro. “Harmonia e Melodia: duas faces da mesma moeda. A linguagem musical
na prática de guitarra clássica”. 13 de dezembro de 2016.
- Barceló, Ricardo. 2016.Tiago Manuel Carneiro Marques. “Uma abordagem da leitura à primeira vista na Guitarra Clássica”. 13 de dezembro de 2016.
- Barceló, Ricardo. 2016.André Pires Morais da Costa. “Estudo de padrões de digitação de escalas. Uma estratégia para promover o domínio do diapasão da guitarra clássica no ensino artístico especializado. 12 de outubro de 2016.
- Bárbara Maria Falcão Peixoto Ribeiro. “As novas tecnologias no ensino artístico especializado. Implicações na organização e estruturação do estudo da viola de arco”. 22 de julho de 2016.
Outras orientações (estágios avançados, etc)
- Barceló, Ricardo. 2016. Ana Beatriz Veloso Cardona. “A preparação do som no silêncio: A respiração como técnica consciente ligada a um gesto expressivo no violino”.
- Barceló, Ricardo. 2016. Ana Rita Von Doellinger Magalhães. “A importância da relação professor/aluno no ensino do Instrumento”.
- Barceló, Ricardo. 2016.Bruno Ricardo Fernandes. “A aplicação técnica do buzzing no ensino do trombone”.
- David José Lopes Ramalho. “A dança como atividade artística complementar ao ensino de música”.
- Barceló, Ricardo. 2016.Flávia Freitas Oliveira. “Estratégias para a resolução de passagens musicais problemáticas no ensino formal da guitarra clássica”.
- Barceló, Ricardo. 2016.Flávio Ulisses Vasco Cardoso. “Práticas vocais e instrumentais no ensino da música em Formação Musical”
- Hugo André Ribeiro da Costa. “A importância da música pop/rock na aprendizagem da trompete”.
- Barceló, Ricardo. 2016.Luís Miguel Pontes Sousa. “Compilação de exercícios e estratégia para consolidação da técnica no ensino da flauta transversal”.
- Barceló, Ricardo. 2016.Maria Leonor Pereira Xavier de Almeida Bravo. “O papel do repertório Barroco no ensino do violino”.
- Barceló, Ricardo. 2016.Paulo Boaventura. “A utilização de efeitos sonoros para promover a motivação no ensino do contrabaixo”.




Outros Dados

Palestras/Comunicações/Colóquios
2010. “Violinismo e Guitarrismo”, comunicação apresentada no 1º Colóquio em Estudos de Interpretação “A Performance em Contexto”, na Universidade do Minho.
2010. “O Sistema Posicional na Guitarra”. Palestra oferecida na UFPEL, Universidade de Pelotas, Brasil.
2010. “Del violinismo al guitarrismo”. Palestra na Escola Universitária de Música de Montevideu, Uruguai.
2011. “Guitarra, música e poder feminino durante o período napoleónico”. Comunicação apresentada no Congresso “MÚSICA DISCURSO PODER”, na Universidade do Minho.
2011. “Do violinismo ao guitarrismo”. Palestra no Festival de Guitarra de Leiria.
2011. “Guitarra, música e poder feminino durante o período napoleónico”. Conferência no “1er Festival Internacional de Guitarra de Maldonado” – Uruguai.
2012. Integra a Comissão Organizadora do 2º Colóquio de Estudos de Interpretação Musical, do Departamento de Música do I.L.C.H., da Universidade do Minho. Este realizar-se-á nos dias 27 e 28 de Abril de 2012, no Edifício dos Congregados – Braga.
2012. “Um instrumento em evolução. Novas tendências e possibilidades na construção de guitarras”. Comunicação: I Congresso de Organologia. ANIMUSIC | Universidade de Aveiro. 22-01 2012.
2012.”Uma eminência parda na esquerda. A importância do polegar na guitarra”. Comunicação: A Performance em Contexto | II Colóquio em estudos de Interpretação Musical. 4/5-05-2012. Universidade do Minho | Salão Nobre do Edifício dos Congregados
2012. “Consideraciones sobre la enseñanza musical académica en la integración regional” (Videoconferencia). Comunicação: 1ra. Bienal de Educación Artística. Educación y Arte: Geografía de un vínculo. Maldonado - Uruguai. 19-09-2012.
2012. Un instrumento en evolución. Nuevas tendencias y posibilidades en la construcción de guitarras. Palestra realizada no II Festival Internacional de Guitarra de Maldonado, Uruguai. 23-11-2012.

Discografia
1997. “Por las calles de Maldonado”. CD integrado por composições próprias interpretadas pelo autor. Plectrum-Factor, Madrid - Espanha.
2005. Aromas de Sefarad. Romanceiro tradicional sefaradita. Trío Sefarad. Lachrimae, Madrid, Espanha.
2009. Ad Libitum. Participação num CD integrado por obras de Y. Marr. São Petersburgo - Federação Russa.
2011. Máscaras. CD solista. Obras do intérprete e música espanhola. Portugal.