Ricardo Iván Barceló Abeijón

Professor Auxiliar

Docente do Departamento de Música do ILCH, Universidade do Minho. Director adjunto da Licenciatura em Música. Professor de Instrumento - Guitarra Clássica, e de Música de Câmara na Licenciatura em Música e no Mestrado em Ensino de Música (ILCH-IE).Concertista de Guitarra Clássica, como solista e como integrante de grupos de Câmara. Compositor.

- Doutor em Música - Universidade de Aveiro.
Doutoramento em Música, Universidade de Aveiro (tese intitulada “O Sistema Posicional na Guitarra. Origem e conceitos de Posição. O caso de Fernando Sor”).2009.
- Mestrado em Interpretação Instrumental. Escola Superior de Música e Dança de Roterdão – Países Baixos.2002.
Licenciatura, especialidade Guitarra Clássica. Real Conservatório de Música de Madrid – Espanha.1992.

História da Interpretação Guitarristica e nos Estudos em Performance

- Tradução para português e analise crítica do livro "The art of guitar" - Charles Duncan.

1995. “La Digitación Guitarrística”. Real Musical – Madrid.
1997. “Un emigrante en Carnaval”. Flauta e guitarra (in “Guitare a deux”. Francis Goudard). Lemoine, Paris.
1998. Revisão e digitação de obras para guitarra de F. Tárrega: Lágrima, Adelita, Capricho Árabe e Recuerdos de la Alhambra. Real Musical, Madrid.
2000. “20 Piezas fáciles para 2 y 3 guitarras”. Real Musical, Madrid.
2000. “Adestramento técnico para guitarristas” (castelhano/português). Real Musical, Madrid.
2008. “Método para Guitarra”. Fernando Sor. Co-autor da tradução para castelhano do “Méthode pour la guitare” de F. Sor (1778-1839). Editora Labirinto- Fafe (primeira tradução mundial do original francês para espanhol).
2010. Máscaras I, II, III – Diputación de Badajoz – Espanha.
2010. Publicação de várias obras originais para guitarra solo e música de câmara em AvA Editions (http://www.editions-ava.com/store/composer/103/):
- Allende el Río Uruguay. Guitarra solo.
- Estudio Nº 1. Guitarra solo.
- Estudio Nº 2. Guitarra solo.
- Estudio Nº 3. Guitarra solo.
- Estudio Nº 4. Guitarra solo.
- Los Heraldos Negros. Voz e guitarra.
- Manchas Sonoras. Violino e guitarra.
2010. “O Méthode pour la guitare de Fernando Sor”. Artigo publicado na revista digital Guitarra Clássica Nº 2, Portugal. (http://pt.scribd.com/doc/34646413/Revista-Guitarra-Classica-n2).
2010. “Del violín a la guitarra: influencias en la técnica, escritura, organología y expresión”. Artigo publicado na revista Roseta Nº 5, publicação da “Sociedad Española de la Guitarra”.
2011. “Gatayes e Sor: Professori de chitarra in scuole per fanciulle a Parigi?”. Artigo publicado na revista italiana especializada em guitarra clássica “Il Fronimo”, nº 156.
2012. “Guitarra, música y poder femenino durante el período napoleónico”. Artigo publicado na revista espanhola especializada em guitarra clássica “Sexto Orden”, nº 7.

2011. 15 de Maio. Defesa e aprovação do mestrando em Direcção de Orquestra de Sopros, José Ribeiro, sob a sua orientação, no ISEIT de Almada.
2011. 15 de Maio. Defesa e aprovação do mestrando em Direcção de Orquestra de Sopros, Joaquim Ribeiro, sob a sua orientação no ISEIT de Almada.

Palestras/Comunicações/Colóquios
2010. “Violinismo e Guitarrismo”, comunicação apresentada no 1º Colóquio em Estudos de Interpretação “A Performance em Contexto”, na Universidade do Minho.
2010. “O Sistema Posicional na Guitarra”. Palestra oferecida na UFPEL, Universidade de Pelotas, Brasil.
2010. “Del violinismo al guitarrismo”. Palestra na Escola Universitária de Música de Montevideu, Uruguai.
2011. “Guitarra, música e poder feminino durante o período napoleónico”. Comunicação apresentada no Congresso “MÚSICA DISCURSO PODER”, na Universidade do Minho.
2011. “Do violinismo ao guitarrismo”. Palestra no Festival de Guitarra de Leiria.
2011. “Guitarra, música e poder feminino durante o período napoleónico”. Conferência no “1er Festival Internacional de Guitarra de Maldonado” – Uruguai.
2012. Integra a Comissão Organizadora do 2º Colóquio de Estudos de Interpretação Musical, do Departamento de Música do I.L.C.H., da Universidade do Minho. Este realizar-se-á nos dias 27 e 28 de Abril de 2012, no Edifício dos Congregados – Braga.
2012. “Um instrumento em evolução. Novas tendências e possibilidades na construção de guitarras”. Comunicação: I Congresso de Organologia. ANIMUSIC | Universidade de Aveiro. 22-01 2012.
2012.”Uma eminência parda na esquerda. A importância do polegar na guitarra”. Comunicação: A Performance em Contexto | II Colóquio em estudos de Interpretação Musical. 4/5-05-2012. Universidade do Minho | Salão Nobre do Edifício dos Congregados
2012. “Consideraciones sobre la enseñanza musical académica en la integración regional” (Videoconferencia). Comunicação: 1ra. Bienal de Educación Artística. Educación y Arte: Geografía de un vínculo. Maldonado - Uruguai. 19-09-2012.
2012. Un instrumento en evolución. Nuevas tendencias y posibilidades en la construcción de guitarras. Palestra realizada no II Festival Internacional de Guitarra de Maldonado, Uruguai. 23-11-2012.

Discografia
1997. “Por las calles de Maldonado”. CD integrado por composições próprias interpretadas pelo autor. Plectrum-Factor, Madrid - Espanha.
2005. Aromas de Sefarad. Romanceiro tradicional sefaradita. Trío Sefarad. Lachrimae, Madrid, Espanha.
2009. Ad Libitum. Participação num CD integrado por obras de Y. Marr. São Petersburgo - Federação Russa.
2011. Máscaras. CD solista. Obras do intérprete e música espanhola. Portugal.