Rita Roque Gameiro Tenreiro Patrício

Departamento de Estudos Portugueses

Professora Auxiliar

Doutoramento em Teoria da Literatura, com a tese "Episódios. Da teorizaçãoestética em Fernando Pessoa" (2009)
Mestrado em Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa, com a tese "Conhecimento de Poesia: a crítica literária segundo Vitorino Nemésio" (2000)
Licenciatura em Línguas e Literatura Modernas, Estudos Portugueses e Franceses (1994)

Teoria da Literatura, Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea, Literatura Brasileira

Projectos de Investigação

"A figura do autor em Fernando Pessoa", no âmbito de Estranhar Pessoa - um escrutínio das pretensões heteronímicas.

"A figura do autor em Carlos Drummond de Andrade", no âmbito do Gres: Grupo de pesquisa em estudos brasileiros

ContArt - Grupo de pesquisa nas mutações do conto nas sociedades contemporâneas

Patrício, R., Episódios. Da teorização estética em Fernando Pessoa. Cehum,Húmus,2012.

Patrício, R. e Pizarro, J. (eds) Jean Seul de Méluret. Edição crítica de Fernando Pessoa. Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda. 2006

Patrício, R. e Sousa, C. M., (ed) Largo Mundo aluminado - Estudos em Homenagem a Vítor Aguiar e Silva. (2 vols). Braga, Cehum, 2004.

Patrício, R., Conhecimento de Poesia: a crítica literária segundo Fernando Pessoa. Braga, Cehum, 2000.