Sandra Isabel Cunha de Sousa

GRUPO2I

Bolseira de Investigação FCT

2008- Licenciatura em Ensino de Português.
2013- Mestrado em Teoria da Literatura-Ramo Poéticas Interartes
2013- Programa Doutoral em Modernidade Comparadas: Literaturas Artes e Culturas (em fase de elaboração da tese)

Literatura Comparada, Interartes, Cultura Clássica.

Membro do Grupo de Investigação em Identidade(s) e Intermedialidade(s) (Grupo2i), no projeto de investigação Retrato e Representação (R&R).

Mais informações sobre o projeto em:

(2016), “O dia em que o sol gela: uma leitura de Desmesura. Exercício com Medeia de Hélia Correia”, O Imaginário Esotérico. Literatura, Cinema, Banda Desenhada, Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho/Húmus, Braga, pp. 215-224.

(no prelo), “O ruído do passado: memória e ruínas em A Casa Eterna de Hélia Correia", Atas do Congresso Internacional Verba volant? Oralidade, escrita e memória, Faculdade de Filosofia da Universidade Católica de Braga, 13-15 de novembro de 2014 (com arbitragem científica).

Comunicações:

- TransCEHUM II- Jornadas de Jovens Investigadores do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 26-27 de junho de 2014.
Painel Estudos literários e cultura.
Título da comunicação e do póster: “Retratos do Herói: Releituras da Cultura Clássica na Ficção Portuguesa Contemporânea”.

- Congresso Internacional “Verba volant? Oralidade, escrita e memória”, Faculdade de Filosofia da Universidade Católica de Braga, 13-15 de novembro de 2014.
Título: "O ruído do passado: memória e ruínas em A Casa Eterna de Hélia Correia".

- Seminários CEHUM «Literaturas em Trânsito», Universidade do Minho, CEHUM/ILCH, 19 de março de 2015.
Título: “Dos destroços à reinvenção da memória: para uma leitura de Ulisses e Medeia na ficção de Hélia Correia”.

- Colóquio Internacional «O Imaginário esotérico. Literatura, Cinema, Banda Desenhada», Universidade do Minho, CEHUM/ILCH, 23-24 de abril de 2015.
Título: “O dia em que o sol gela: uma leitura de Desmesura. Exercício com Medeia de Hélia Correia.”

- III Jornadas de investigadores juniores, Universidade do Minho, CEHUM/ ILCH, 1-2 de julho de 2017. Apresentação do projeto da tese de doutoramento: “Retratos do Herói: Releituras da Cultura Clássica na Ficção Portuguesa Contemporânea”.

-XIX Colóquio de Outono: "No Princípio era a Palavra: o Lugar das Humanidades", Universidade do Minho, CEHUM/ ILCH, 18-20 de outubro de 2017.
Título: "Para além da morte:Uma Leitura da Fotografia de Joel-Peter Witkin".