Sara Isabel Silva de Lima e Sousa

Doutorada em Ciências da Literatura, especialidade em Literatura Portuguesa, na Universidade do Minho, tendo defendido a tese O Display da Morte na Ficção de José Saramago, sob a orientação da Professora Doutora Eunice Ribeiro.

Previamente, licenciou-se em Ensino de Português, na Universidade do Minho, fazendo escala de um ano letivo na Faculdade de Letras e Filosofia da Università degli Studi di Trieste (Itália), ao abrigo do Programa Sócrates/Erasmus.

Finda a licenciatura, em 2006, fez tradução freelance de italiano na empresa Cision Portugal e foi formadora de Comunicação em Língua Portuguesa, nos Cursos de Especialização Tecnológica (CET) da Universidade de Aveiro, exercendo ambas as atividades em paralelo até 2009. No mesmo ano, iniciou a investigação de doutoramento em Ciências da Literatura, pelo Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, como bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Concluído o doutoramento, em 2015, ingressou na instituição financeira BNP Paribas.

Doutorada em Ciências da Literatura, especialidade em Literatura Portuguesa.

Literatura Portuguesa, Estudos Interartes, Retratística, Filosofia.

-«Ridendo castigat mor(t)es: Classicismo e Pós-Modernismo em "O Ano da Morte de Ricardo Reis", de José Saramago», in Colóquio Internacional "Do Reino das Sombras: Figurações da Morte", Braga: Aletheia, 2014.

- O "display" da morte na ficção de José Saramago, Tese de Doutoramento, Instituto de Letras e Ciências Humanas, Braga: Universidade do Minho, 2015.

- “Questione di vita o di morte: text and operatic hypertext in Don Giovanni ossia il Dissoluto Assolto, by José Saramago and Azio Corghi”, in Saramago After the Nobel: Contemporary Readings of José Saramago's Late Works (no prelo).