Sara Isabel Silva de Lima e Sousa

Licenciada em Ensino de Português pela Universidade do Minho, fez escala de um ano letivo na Faculdade de Letras e Filosofia da Università degli Studi di Trieste (Itália), ao abrigo do Programa Sócrates/Erasmus. Finda a licenciatura, em 2006, fez tradução freelance de italiano na empresa Cision Portugal e foi formadora nos Cursos de Especialização Tecnológica (CET) da Universidade de Aveiro, exercendo ambas as atividades em paralelo até 2009. No mesmo ano, iniciou a investigação de doutoramento em Ciências da Literatura, pelo Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, como bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia, desenvolvendo um projeto sobre O 'display' da morte na ficção de José Saramago, que se encontra em fase de finalização.

Investigadora

Actividade Profissional

Investigadora e, desde o segundo semestre de 2013, Formadora de Comunicação em Língua Portuguesa, nos Cursos de Especialização Tecnológica (CET), do Instituto Superior Aveiro Norte, da Universidade de Aveiro.

Licenciatura em Português (Ensino de), pelo Instituto de Letras e Ciências Humanas, da Universidade do Minho.

Literatura Portuguesa, Estudos Interartes, Retratística, Filosofia.

Projectos de Investigação

Tese de Doutoramento, intitulada « O "display" da Morte na Ficção de José Saramago", com a orientação da Professora Doutora Eunice Ribeiro, pelo Instituto de Letras e Ciências Humanas, da Universidade do Minho.

-«Ridendo castigat mor(t)es: Classicismo e Pós-Modernismo em "O Ano da Morte de Ricardo Reis", de José Saramago», in Congresso Internacional "Do Reino das Sombras: Figurações da Morte", Universidade Católica Portuguesa, Braga (no prelo).

Orientação de Projectos de Pós-doutoramento

Orientação de Teses de Doutoramento