Sara Tiago Gonçalves

Página Web: http://lettersfromanunknownwoman2015.blo...

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2952-8568

Nascida a 28/02/1990, em Torres Vedras, Sara Gonçalves licenciou-se em Filosofia pela Universidade do Minho, instituição na qual é Assistente Convidada. Em 2011, venceu a medalha de ouro no concurso de poesia de celebração dos 20 anos do Novo Hospital de Guimarães com o poema "A Rosa e a Esperança". Desde 2013, é uma das organizadoras da Comunidade de Leitores de Filosofia de Braga. Em 2015, concluiu o Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário pela mesma instituição de ensino que a licenciou, com o relatório de estágio "A Aprendizagem do Filosofar através do Texto Poético". Entretanto, escreveu, com o Professor Doutor António Camilo Cunha, o livro "A Criança e o Brincar como Obra de Arte. Analogias e Sentidos", editado pela Wh!te Books. Neste momento, é bolseira de investigação da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia) e está a estudar a relação existente entre a estética e a moralidade dos filmes. O seu projeto de doutoramento intitula-se "Filosofia e Cinema: uma interseção entre a Estética e a Moralidade do Filme".

Assistente Convidada

Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)
Assistente Convidada no Departamento de Filosofia da Universidade do Minho

Mestre em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário

Estética; Filosofia das Artes; Cinema.

"Filosofia & Cinema: Uma Interseção entre a Estética e a Moralidade do Filme."

Livros:
CUNHA, António Camilo & Gonçalves, Sara (2015), A Criança e o Brincar como Obra de Arte, Analogias e Sentidos, Santo Tirso: Wh!tebooks.

Capítulos de Livros:
Gonçalves, Sara (2016). A aprendizagem do filosofar através do texto poético. In Manso, A. & Martins, C. (Orgs.), Ensino da Filosofia em Portugal. Tradição e Atualidade da Formação (pp.171-194). Famalicão: Húmus.

Artigos:
Gonçalves, Sara (2016). A função da arte para lá do espaço e do tempo. In Macedo, A.G., Sousa, C.M., Moura, V. (Orgs.), Outros Mapas. Linguagem, migração, diáspora (pp.87-97). Famalicão: Húmus.
Gonçalves, Sara (2016). O Lado Hermético de Lars von Trier. In Álvares, C. et al. (Orgs.), O Imaginário Esotérico. Literatura, Cinema, Banda Desenhada, (pp.225-234). Famalicão: Húmus.
Gonçalves, Sara (2014), “A Transformação da nossa Autoconsciência a partir da Bioarte de Patricia Piccinini”, in MACEDO, Ana Gabriela, Carlos Mendes de Sousa e Vítor Moura (2014), As Humanidades e as Ciências. Disjunções e Confluências, XV Colóquio de Outono, Famalicão: Húmus, pp.555-556.

Vencedora do diploma referente ao Prémio de Mérito Escolar, na sequência da deliberação exarada pelo Vice-Reitor da Universidade do Minho, a 25 de maio de 2012;
Vencedora do Prémio Caixa Geral de Depósitos: “Melhor Aluno” da Universidade do Minho, entregue a 17 de fevereiro de 2012 e respeitante ao ano letivo 2010/2011;
1ª classificada no concurso de poesia de comemoração dos 20 anos do Novo Hospital de Guimarães, subordinado ao tema “A Vida e a Morte”, com o poema “A Rosa e a Esperança”, em setembro de 2011.