Sofia Daniela Ferreira Barreiro

Centro de Estudos Humanísticos

Estudante de doutoramento

(2010-presente) Doutoramento em Ciências da Linguagem, área de conhecimento Linguagem e Cognição. Universidade do Minho, Instituto de Letras e Ciências Humanas, Braga-Portugal.

(2008-2010) Pós-graduação em Linguística Portuguesa e Comparada (mestrado sem tese). Universidade do Minho, Instituto de Letras e Ciências Humanas, Braga-Portugal.

(2002-2007) Licenciatura em Ensino de Português e Inglês (pré-Bolonha). Universidade do Minho, Instituto de Letras e Ciências Humanas, Braga-Portugal.

Neurolinguística, Psicolinguística, Linguística Clínica e Experimental.

Interesses atuais de investigação: Processamento de linguagem normal e patológica, abordagens neuro- e psicolinguística de perturbações da linguagem, afasiologia linguística, identificação de marcadores (psico)linguísticos em agramatismo, morfologia flexional verbal, referência pronominal e anafórica.

(em curso) Projeto individual de doutoramento financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e Fundo Social Europeu - Programa Operacional Potencial Humano (POPH): Compreensão e processamento de referência temporal e pronominal em afasia não fluente em português europeu. Referência: SFRH/BD/70938/2010.

Barreiro, S. (2015). Algumas considerações sobre morfologia flexional verbal em agramatismo. [Some notes on verb inflectional morphology in agrammatism] In Diacrítica 29 – Série Ciências da Linguagem (pp. 261-296), Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho: Edições Húmus.

Barreiro, S. (2014). Evidências a favor de uma abordagem transdisciplinar: O caso do agramatismo. [Evidence in favour of a transdisciplinary approach: the case of agrammatism] In A. G. Macedo, C. M. Sousa, & V. Moura (Orgs.) Atas do XV Colóquio de Outono As Humanidades e as Ciências: Disjunções e Confluências (pp. 261-287). Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho: Edições Húmus.