Tânia Patrícia Leite Ribeiro dos Reis Azevedo

Doutoranda com Bolsa de Investigação FCT

Actividade Profissional

Estudante de Doutoramento - Ciências da Literatura: Literatura Inglesa

Mestrado em Literatura Inglesa (2009), pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com o tema "A Rescrita do Mito Cristão em J. R. R. Tolkien"

Pós-Graduação em Línguas e Literaturas Modernas (Biénio de Formação Pedagógica) - Estudos Portugueses e Ingleses (2005), pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Ingleses (2003), pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Literatura Medieval; Cultura Inglesa; Tradução.

Projectos de Investigação

Projecto de Doutoramento em Ciências da Literatura - Literatura Inglesa Medieval: "Ler Gawain de Novo" sob orientação da Dr.ª Maria Filomena Louro.

REIS, Tânia et alia (2004), "Feeding the Fatman", Polifonia, nº 7, Lisboa: Edições Colibri, pp. 145-149.

AZEVEDO, Tânia (2015), "Tolkien and Chrétien de Troyes", Tolkien 2014: Tolkien and the Classics, Gruppo Italiano di Studi Tolkieniani & Effata publishers, disponível em ebook no site: https://editrice.effata.it/libro/9788869290428/tolkien-e-i-classici-ebook/

LOURO, Filomena & Tânia Azevedo (2015), “Tolkien a Literary Philosopher”, Cultural Intertexts 3/2015, Casa Cărții de Știință, 72-79.

AZEVEDO, Tânia and Filomena Louro (2015), “Eliot e Tolkien: Da Terra Sem Rei Nem Cura” in XVI Colóquio de Outono – Conflito e Trauma, org. por Ana Gabriela Macedo, Carlos Mendes de Sousa e Vítor Moura. Braga: CEHUM, 569-575.

AZEVEDO, Tânia e Filomena Louro (2016), "Scriptum facere novum: Tradução Linguística vs. Tradução Cultural: um pequeno estudo de caso". Rua-L, Número Temático sobre Tradução. Aveiro: Universidade de Aveiro (no prelo).

AZEVEDO, Tânia (2016), "De Caritate", Women in Tolkien, Tolkien Society (no prelo).

- Comunicação "De Caritate" dada no Seminário Women in Tolkien, em 16 de Junho de 2007, em Wolfson Court, Cambridge, organizada pela Tolkien Society.

- Comunicação "J. R. R. Tolkien" dada no Seminário A Teologia de Tolkien, em 14 de Abril de 2008, organizado pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, orientada pelo Dr. Peter Stilwell.

- Comunicação "The Fall of Arthur: o Verdadeiro Herói Inglês - Gawain", dada no âmbito das Itinerâncias Críticas - Ciclo de Conferências em Estudos Pós-coloniais e de Género, em 27 de Fevereiro de 2014, no Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da Universidade do Minho.

- Comunicação "The Fall of Arthur: Going There and Back...", proferida no International Medieval Congress, na Universidade de Leeds, a 7 de Julho de 2014.

- Comunicação "J. R. R. Tolkien: Rewriting the Christian Myth" dada no Congresso "Myths in Crisis, the Crisis of Myth", Universidad Complutense, Madrid, a 24 de Outubro de 2014.

- Comunicação "Gawain: the hero that came too late", dada em conjunto com a Prof. M. Filomena Louro, no Congresso "Worlds Made of Heroes", FLUP, a 6 de Novembro de 2014.

- Comunicação "Eliot e Tolkien: da terra sem rei nem cura", dada no XVI Colóquio de Outono, ILCH, Braga, a 14 de Novembro de 2014.

- Comunicação "Imagining a Hero: From Fantasy to Mythology", dada no Congresso "Messengers From the Stars", na FLUL, Lisboa, a 19 de Novembro de 2014.

- Comunicação “Reforming the Hero – Sir Gawain”, dada no International Medieval Congress, University of Leeds, a 8 de Julho de 2015.

- Comunicação “Tolkien and Eliot – the wasteland and a fallen king” , apresentada no seminário anual da Tolkien Society, Leeds, 3 de Julho de 2016.

- Comunicação “Sir Gawain and the Green Diet – A Quest”, apresentada no International Medieval Congress, University of Leeds, 6 de Julho de 2016.

- Comunicação “«The burnt hand teaches most about fire»: J. R. R. Tolkien: (re)living the Great War”, apresentada na Conferência Internacional In Remembrance of the Great War, FLUL, 13 de Outubro de 2016.

- Comunicação “Imagining: the Hero and the ‘Other’ “, apresentada na Conferência Internacional Messengers From the Stars, FLUL, 17 de Novembro de 2016.

- Apresentação do projeto de Doutoramento “Ler Gawain de Novo” nas Jornadas de Investigadores Jovens, CEHUM, Universidade do Minho, 1 de Junho de 2017.

- Comunicação “From Galvão to Gwalchmai: Translationg to Read a Hero” no Colóquio Internacional Reading Middle Ages Today: Sources, Text and Translation, ILCH, Universidade do Minho, 23 de Junho de 2017.

- Apresentação de Poster sobre o projeto de Doutoramento “Ler Gawain de Novo” no Encontro Ciência 2017, FCT, Centro de Congressos de Lisboa, 3 a 5 Julho 2017.