Tiago Manuel Monteiro Mora Porteiro

Edit

Contactos

Instituto de Letras e Ciências Humanas
Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga


E-mail: Erro: Browser não suporta Javascript


Breve Apresentação

No meu percurso profissional no domínio das Artes Performativas (mais de 20 anos) tenho procurado combinar carreira académica, investigação e pedagogia, com percurso artístico enquanto ator e encenador.


Categoria Profissional

Professor Auxiliar da Universidade do Minho, com Nomeação definitiva


Atividade Profissional

. Docente da Licenciatura em Teatro
. Artista - Artes Performativas
. investigador


Qualificações Académicas

2006 – Doutor em Estudos Teatrais pelo l’Institut d’Etudes Théâtrales, da Université de La Sorbonne-Nouvelle - Paris III.
Tema da Tese: “Contribution à la formation corporelle de l’acteur: l’expérience d’Alexandre Del Perugia ´´.
Directora da Investigação : Beatrice, PICON-VALLIN
. 1995 – D.E.A. (Diplôme d’Etudes Approfondie), pelo l'Institut d'Etudes Théâtrales, Université de La Sorbonne-Nouvelle – Paris III.
Tema do trabalho de pesquisa: “Recherche sur l’organicité du “corps scénique”. Director da Investigação: Pierre Voltz.
(Diploma com reconhecimento ao grau de Mestre pela Universidade de Évora – 03/07/97, para progressão na carreira docente e continuação dos estudos)
.1991 – Licenciatura em Educação Física - Ramo Educação Especial e Reabilitação (Psicomotricidade). Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa.

2016/17 (Out/Maio - 8 meses intensivos) – Frequenta o programa internacional em Artes Performativas - Conservatory Siti Company (www. siti.org/conservatory) em Nova Iorque, USA (8 meses de trabalho intensivo)

2003 – Seminário de Formação para jovens encenadores, promovido pelo Teatro Nacional D. Maria II, onde foram intervenientes, entre outros, formadores de renome internacional: Beatrice Picon-Vallin, Gennadi Bogdanov, Eimuntas Nekrosius, Krystian Lupa.

1987 – Curso de actores no Instituto de Formação Investigação e Criação Teatral (IFICT). Direção de Adolfo Gutkin.

1986/87 – Curso de Formação de Monitores de Expressão Dramática no Centro Artistico Infantil – Fundação Calouste Gulbenkian (1 ano de formação com uma sessão semanal).
Orientação do Prof. Sampaio da Nóvoa.



Áreas de Investigação de Interesse

Formação do ator/performer
Análise de processos de criação
Teatro in situs e comunidades


Publicações

a) Livros

. PORTEIRO, Tiago, Fotografia” de um núcleo de investigação e criação teatral com enquadramento universitário − LUME, Biblioteca da Escola Superior de Teatro e Cinema, Sebentas e Colecção Investigação em Teatro, 2010
Publicado também na Revista Eletrônica do LUME – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Universidade de Campinas (UNICAMP), ILINX, Nº 1, ilinx.lumeteatro.com.br, 2012

b) Capítulos ou partes de livros

. PORTEIRO, Tiago, « Vision – à deux vitesses – sur la formation institutionnelle pour le cirque au Portugal », cap. 7, 123-129pp, in Richard Etienne, Jean Vinet et Josiane Vitali (Org), Quelles formations professionnelle supérieure pour les arts du cirque ?, L’Harmattan, 2014

. Autoria de dois verbetes “Educação pelo Movimento”; “Clown”, Ingrid Koudela e José Simões (coordenação.), Léxico de Pedagogia do Teatro, Editora Perspectiva, Brasil, 2015

c) Artigos


PORTEIRO, Tiago e PROVIDÊNCIA, Bernardo, EmCaixa / Projeto de Artes Performativas e Design, 1st International conference on Social Arts and Transdiciplinarity, 24-25/06, Évora (a publicar no final de 2017)

. FERREIRA, Manuela e PORTEIRO, Tiago, 3 Processos de criação para o Cale  Festival de Artes de Rua do Fundão. Relato dos criadores. In Práticas Artísticas Comunitárias, Hugo Cruz, Isabel Bezelga e Paulo S. Rodrigues (Coordenação), PDF Porto, ISBN: 978-989-8550-42-2, Livro digital / Junho de 2017, pp. 447-461

RAYNER, Francesca, PORTEIRO, Tiago, “Investigação artística em contexto universitário em Portugal”, in Repertório: Teatro & Dança – Ano 19 – Número 27, 2016.2, pp. 104-116, ISSN 2175-8131 (versão eletrônica)

. PORTEIRO, Tiago, “Estudo de caso. Projecto - Percursos ~~ Metodologia J. Lecoq ~~ Portugal”, in Investigação e(m) Artes: perspectivas - Encontro/Debate, Christine Zurbac e José Alberto Ferreira (coordenação geral), Universidade de Évora, Escola de Artes, Évora, ISBN – 978–989–96532–3–8, DEZ, 2014, pp.117-128

. Sam MEYLER, Tiago PORTEIRO e Zach MAINEN, “Biological motion: a quantification tool for actors? A brief experiment and commentary”, in Arte e Ciência em Diálogo, Coord. João Carlos Carvalho, Grácio Editor, 2013, pp. 275-280, ISBN: 978-989-8377-51-0.

. PORTEIRO, Tiago e MEYLER, Sam [et al], « Cartografar a identidade corporal. Diálogo entre arte, pedagogia e ciência. Ferramentas audiovisuais (primeiro passo)”, in Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cénicas, UDESC, Nº 19, 2012, pp. 33-38

. PORTEIRO, Tiago, “Um incompreensível esquecimento”, in Sinais de Cena, nº 7, 2007, pp. 73-75

. PORTEIRO, Tiago, “Naufrage sur l’île de Faial”, in Théâtre/public, nº 186/187, 2007, pp. 117-119

. PORTEIRO, Tiago, «L’acrobatie selon Alexandre del Perugia », in Arts de la Piste, Nº 31, Mars 2004, pp. 24

d) Artigos em actas de congressos e outros

. PORTEIRO, Tiago, “Fotografia ao serviço do actor - um meio de prolongar vivências do corpo em cena. Relato de uma experiência”, in Maria João Brilhante, Paula Magalhães, Filipe Figueiredo, (org.), Imagens de uma Ausência. Modos de (re)conhecimento do teatro através da imagem. Actas – Colóquio Internacional. 2ª Encontro OPSIS, Colibri e Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2012, pp. 151-164 ISBN: 978-989 689 185-5.

. PORTEIRO, Tiago, « Cirque et médecine: Changer de modèle? », in Médecine du cirque : vingt siècles après Galien, Actes du colloque du cirque, Paris La Villette – 21 novembre 2003, Écrits sur le sable, Ed. Entretemps, 2004, pp.133-135.
Comissão científica: Philippe Goudard (Univ. Montpellier III), Denys Barrault (Institut National des sports de Vincennes INSEP), Benoit Bardy (Univ. Montpellier I)
Organização du Centre National des Arts du Cirque (França) e da Société Française de Médecine du Cirque (França).



Orientação de Projetos de Pós-doutoramento

Doutor Eugénio Tadeu Pereira - “O aquecimento vocal para o trabalho cênico: indagações e procedimentos”.


Orientação de Teses de Doutoramento

2008/2012 – Orientação da tese desenvolvida por Alejandro César Grosso Laguna, sob o tema “O acompanhador musical na aprendizagem da frase de movimento em dança. Processos associados”*. Programa de Doutoramento em Estudos Teatrais da Universidade de Évora; co-orientação Prof. Favio Shifres da Univ. Nacional de La Plata (UNLP) e Prof. Ângelo Martinho – Univ. do Minho
Bolseiro FCT com a referência: SFRH/BD/44102/2008
*Titulo actual: “Revisión de problemas comunicacionales en la classe de Técnica de Danza Observados por um músico de danza”.

2012/ 2014 – co-orientação da Tese de Doutoramento de Cláudia Petrina Leite da Silva, Programa de Pós - Graduação em Artes Cénicas (PPGAC/UNIRIO), como orientação do Prof. Doutor Walter Gervásio Virgulino de Souza (UNIRIO), intitulada: “Por um corpo cénico em devir e suas ressonâncias: experiências formativas e de criação”, defendida no dia 11/07/2014
Também orientador da doutoranda, no programa Institucional de Doutorado Sanduíche no exterior – PDSE (Portugal – Set. 2012 a Jan. 2013)



Orientação de Teses de Mestrado

2008 – orientação do projecto da aluna Ana Francisco
2009 – orientação da dissertação do aluno João Lopes
2010 – orientação do projecto da aluna Andreia Macedo
2014 – orientação do projecto da aluna Maria da Luz Lopes



Outros Dados

ACTIVIDADE ARTÍSTICA

– Ator/performer

. 2017 – participa enquanto ator no projeto teatral “Adam and Evie” de Charles Mee, Projeto final do Siti Conservatory, Nova York, Dixon Theater;
. 2014 – participa enquanto actor no projecto performativa Excursão: vais ou não? Festival CALE/ Fundão.
. 2013 – participa enquanto actor no Laboratório de criação - Corpo, voz e composição cénica, dirigido por Jorge Parente (21 artistas envolvidos de 7 nacionalidades diferentes), a partir do texto de Shakespeare, Macbeth – (100h) e com apresentação pública
. 2012 – Performer na Oficina-Performance Esquecidos, com a direcção de Manuela Ferreira. Integra o projecto Casa de Bonecas; Festival CALE/ Fundão
. 2010/11 – ator/contador/co-criador no projecto “Estórias de engraxar”; Festival Internacional de Artes de Rua (FIAR) – Palmela; Festas da cidade/Guarda; IIª Aniversário da Casa das Histórias Paula Rego (Cascais) ; Biblioteca Pública de Montemor-o-Novo
. 2009 – “Misantropo”, de Molière, encenação de Ana Tamen; Produção CASSEFAZ;
Palácio Marques de Tancos, Lisboa
. 2008 – “Retrato de Família”, encenação de Patrick Murys, Silvares, Fundão
– “Molière, Molière. Modos de usar”, de Ana Tamen, Teatro Municipal de São Luís
. 2006 – “Sobreviver” de Lúcia Sigalho a partir de textos de Gonçalo M.
Tavares, Teatro Municipal de São Luís
. 1999 – « Ode Marítima » de Fernando Pessoa ; apresentações em Portugal e França
. 1998 - « Sortida de Caretos » de Filipe Crawford, EXPO 98
- « Tramóias em Meninos com estrelas», C. Cultural de Belém, Lisboa;
. 1994 - « Le Triomphe de l'amour» de Marivaux. Encenação: Marc Zammit ;
Opéra de Metz, Colombes, Théâtre d'Arras, Scène Nationale d'Angoulême
. 1993 - integra o grupo de teatro Papa - Léguas
- «A Festa», direcção de Madalena Vitorino
- «Diário de um desaparecido», ópera de Leos Janacek com coreografia de Madalena Vitorino, RTP Canal 2
- Interprete num projecto de vídeo-instalação « Água», direcção de Ricardo Rezende e Alberto Blumenschein, "Lisboa Capital Europeia da Cultura 1994"
. 1990/1991 - na adaptação televisiva do romance « Mau tempo no Canal » de
Vitorino Nemésio. Realização de José Medeiros; RTP Açores
. 1989 - Convidado por Georgio Barberio Corsetti para participar no terceiro
espectáculo da trilogia sobre Kafka: "A Construção da muralha Chinesa” ;
Sommertheater Hambourg, Wiener Festwochen – Viena; Festival de Tardor,
Barcelona ; Szene Theater Festival – Salzbourg ; "Encontros Acarte » – Lisboa
. 1989 - "Pierrot e Arlequin" Texto de Almada Negreirros. Encenação de Filipe
La Féria
. 1988 - "De noite - Uma saída inesperada" a partir de Kafka. Encenação de
Georgio Barberio Corsetti ; "Encontros Acarte » Lisboa
- "À procura do presente", texto e encenação de Adolfo Gutkin


– Encenações

. 2015 – Concebe e faz a direcção artística, conjuntamente com Manuela Ferreira, do Projeto Performativo Siga a Banda, Festival CALE/ Fundão (último espetáculo de uma triologia).
. 2014 – Concebe e faz a direcção artística, conjuntamente com Manuela Ferreira, do Projeto Performativo Excursão: vais ou não?, Festival CALE/ Fundão.
. 2012 - Concebe e faz a direcção artística, conjuntamente com Manuela Ferreira, do Projeto Performativo Críticos; Guimarães NOC NOC/Associação cultural Ó da casa /CEC
. 2012 – Concebe e faz a direcção artística, conjuntamente com Manuela Ferreira, do Projeto CASA DE BONECAS, para o Festival CALE/ Fundão. (Projecto a partir de um figura carismática da cidade D.ª Apolinária Formiga, que integra artistas, associações e gente da comunidade e que engloba 5 ações performativas: Oficina-Performance Esquecidos; Aventais das Marias, Instalação-Atelier de Costura; Vai e Volta - Instalação de Almofadas para levar e trazer; Cochichos, Áudio-Retratos; Vozes p’rá Rua, Instalações Sonoras).
. 2010 – Concebe e faz a direcção artística, conjuntamente com Manuela Ferreira, do projecto “Estórias de engraxar” – Produção: Festival Internacional de Artes de Rua (FIAR) – Palmela
. 2008 – “E nós aqui no meio de não saber nada”, (espectáculo comemorativo dos 50 anos do Vulcão dos Capelinhos);Teatro de Giz; Horta
. 2007 – « Constelações », Festival Escrita na Paisagem, Lages do Pico, Fundão, Évora.
. 2001 – “Ovo + 5 = Ionesco?” (6 textos curtos de Ionesco); Teatro de Giz, Horta
2000 – “Dort Doucement”, de João Tuna (dramaturgias emergentes - DRAMAT); Festival Luso- Francês, Paris
. 1999 – “Actores de Boa Fé” de Marivaux, GATUE, Univ. Évora
- « Ode Marítima » de Fernando Pessoa ; Lisboa, Évora, Montemor-o-Novo, Lisboa, Paris
. 1998 – “Tramóias em “Meninos com estrelas”, C. Cultural de Belém, Lisboa;
. 1997 – “Auto dos Físicos” de Gil Vicente, CENDREV, Évora
. 1996 – “Aonde? Aonde?” , Adapt. do romance “Jacques le Fataliste” de Diderot ; GATUE, Univ. Évora
– « Será já noite ?», de J. P. Sarazac, GATUE, Univ. Évora

– Outras actividades

. 2007/2008 – Responsável pelo movimento cénico do espectáculo “Cândido ou o optimista” encenação de Cristina Carvalhal, Teatro Maria Matos
. 2006/2007 – Entrevistador e Entrevistado no documentário-ficção “A ilha de Arlequim”, Realização de José Medeiros, Produção Teatro de Giz e RTP – Açores

Pedagogia no domínio do movimento cénico

. 2003/2001/1997 – Orientação de seminário para actores - “A corporeidade do actor” no Conservatório Regional da Horta (20h)

. 1998 – Atelier de interpretação e encenação, II Encontro de Teatro, Formação e Lazer. Escola do Espectador - Teatro da Trindade (30h)

. 1996 – Orientação de seminário para actores: “A corporeidade do actor”, Escola de actores do CENDREV - Centro dramático de Évora. (dois módulos intensivos de 3 semanas).