Vanda Andreia Santos Figueiredo

GRUPO2I

Vanda Figueiredo licenciou-se em 2008 em Ensino de Português, na Universidade do Minho, e obteve, em 2009, uma pós-graduação em Teoria da Literatura (especialização em Literaturas Lusófonas), também pela Universidade do Minho, instituição na qual foi docente em cursos de Português Língua Estrangeira e de preparação para o acesso ao Ensino Superior.
Atualmente, desenvolve um projeto de doutoramento no Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, subordinado à temática da corporalidade, mais concretamente às representações do corpo moderno na literatura portuguesa e outras artes.

Bolseira de Investigação.

- Licenciatura em Ensino de Português.

- Pós-graduação em Teoria da Literatura, Ramo de Literaturas Lusófonas.

Literatura portuguesa moderna e contemporânea; literatura comparada; retratística.

- Desde 2013: desenvolve o projeto de doutoramento (financiado pela FCT) O corpo moderno: representações na literatura portuguesa e outras artes.

- Desde 2017: integra o Grupo de Investigação em Identidade(s) e Intermedialidade(s), (Grupo2i), do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, coordenado pela Professora Doutora Eunice Ribeiro, grupo dedicado à reflexão sobre estudos de identidade e diálogos interartísticos e intermediais, com particular enfoque na contemporaneidade.

CAPÍTULOS DE LIVROS:

- Figueiredo, Vanda, “Edmundo de Bettencourt”, a publicar na obra A Dinâmica dos Olhares - Cem Anos de Literatura e Cultura em Portugal , coordenada por Ernesto Rodrigues e Rui Sousa, a publicar pelo Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL). (*em preparação; publicação prevista para 2018).

- Figueiredo, Vanda, “Anticorpo”, redação da entrada para o Dicionário dos Antis: História da Cultura Portuguesa em Negativo, coordenado pelo Professor Doutor José Eduardo Franco, a publicar pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (*em preparação; publicação prevista para 2018).

- Figueiredo, Vanda, “Ser-em-projeto: movimento(s) da corporeidade”, a publicar no Livro de Atas do Congresso Internacional Professor Manuel Sérgio: Obra e Pensamento (*em preparação).

- Figueiredo, Vanda, “O corpo em excesso: uma leitura de A Farsa”, a publicar no Livro de Atas do Congresso de História das Ciências da Saúde: PHARMAKÓN – Do combate da enfermidade à invenção da imortalidade, CITCEM, Universidade do Porto (*em preparação).

REVISTAS:

- Figueiredo, Vanda (2015). “O corpo, êsse, ficou partido, / a esmo disperso: o corpo desmantelado e as suas fissuras”, Revista Portuguesa de Humanidades – Estudos Literários, Vol. 19-2, Axioma – Publicações da Faculdade de Filosofia, Universidade Católica Portuguesa, pp. 57-78.
(ISNN: 0874-0321; ISBN: 978-972-697-248-8)

- Figueiredo, Vanda (2016), “Anticorpo como cultura negativa”, Revista Diacrítica , Série Ciências da Literatura, N.º 30/3, Húmus/ Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho. (ISNN: 0870-8967)

Comunicações orais por convite :

- Apresentação da comunicação "Teixeira de Pascoaes e Mário Cesariny: o(s) bailado(s) da existência" no âmbito do Triénio Pascoalino. Teixeira de Pascoaes: Pensamento e Missão. Congresso Internacional comemorativo dos 140 anos do seu nascimento e 65 da sua morte, no dia 30 de março de 2017, no Centro Cultural de Amarante.

- Apresentação da comunicação "Ser-em-projeto: movimento(s) da corporeidade" no Congresso Internacional Professor Manuel Sérgio: Obra e Pensamento, no dia 21 de março de 2017, na Fundação Calouste Gulbenkian.

-Apresentação da comunicação "O corpo em excesso: uma leitura de A Farsa" no Congresso de História das Ciências da Saúde: PHARMAKÓN - Do combate da enfermidade à invenção da imortalidade, no dia 26 de outubro de 2016, no Museu da Farmácia, em Lisboa.

- Apresentação da comunicação "Mário Cesariny: uma poética do corpo" no I Colóquio Internacional Corpo em Perspectiva, no dia 23 de setembro de 2016, na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte (via skype ).

- Apresentação da comunicação Anticorpo como cultura negativa no Colóquio Internacional Cultura(s) em Negativo: Mitos Negros, Antis e Mudança Social ,no dia 1 de outubro de 2015, na Universidade do Minho.

- Apresentação, em junho de 2014, de um Seminário no Mestrado em Mediação Cultural e Literária, do Instituto de Letras da Universidade do Minho, na disciplina de Temas de Literatura e Cinema, intitulado "O sujeito moderno e a corporalidade: representações no cinema, na literatura e na pintura".

Comunicações em painel ("poster")

- Apresentação de um póster científico sobre o projeto de doutoramento em desenvolvimento no Encontro Ciência 2017 (Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal organizado pela FCT, em colaboração com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência), entre os dias 3 e 5 de julho de 2017, no Centro de Congressos de Lisboa.

- Exposição de um póster científico sobre o projeto de doutoramento em desenvolvimento nas III Jornadas de Investigadores Júniores do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, no dia 1 de junho de 2017, na Universidade do Minho.