Vítor Manuel Ferreira Ribeiro de Moura

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Instituto de Letras e Ciências Humanas
Universidade do Minho
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ORCID: 0000-0002-3126-2084


Grupo de Investigação

GIEP


Categoria Profissional

Professor Auxiliar


Atividade Profissional

Docente no ILCH desde 1993. Leccionou unidades curriculares nas áreas da estética, estética da música, estética da arquitectura, filosofia e teoria do cinema, estética do teatro, lógica e teorias da argumentação, filosofia da linguagem, filosofia social e política e história das ideais políticas e sociais.
Foi director do Departamento de Filosofia entre 2008 e 2012, director-adjunto do CEHUM (2008-2016) e é o actual director da licenciatura em Teatro. Membro do Conselho Científico e do Conselho Pedagógico do ILCH.


Qualificações Académicas

Doutorado em Filosofia pela Universidade de Wisconsin-Madison (2006).

Mestre em Filosofia Contemporânea pela Universidade de Coimbra (1993).

Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras do Porto (1989).


Áreas de Investigação de Interesse

Estética, Filosofia da Linguagem, Filosofia Política.


Projetos de Investigação

• Membro do projecto inter-universitário europeu de investigação “European Citizenship” (projecto coordenado pela Universidade de Reading (Inglaterra))

• Investigador do projecto “Heidegger em Português”, sob a coordenação da Profª Irene Borges Duarte, do Centro de Filosofia de Lisboa, com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (PRAXIS/C/FIL/13034/98)

• Investigador do projecto “Filosofia e Cinema – Mapa de um Encontro”, sob a coordenação do Prof. João Mário Grilo, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/FIL-REL/112891/2009)

• Investigador Responsável e Coordenador do projecto de investigação “O uso de metáforas na pesquisa biomédica", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/FIL-FCI/111783/2009). Resultado da avaliação final do projecto: “A - Relatório Final APROVADO. Os objectivos científicos previstos foram plenamente atingidos. Os resultados evidenciam grande qualidade científica, nomeadamente ao nível das publicações em revistas internacionais com referee. O projecto contribuiu para a formação de jovens investigadores e para a projecção internacional da equipa envolvida.”

• Investigador do projecto “Aesthetic experience of the arts and the complexity of perception”, financiado pelo Ministerio de Economía y Competitividad espanhol (início em 2016).



Publicações

Livros

• A autonomia dos mundos – traços gestaltistas na obra de Ludwig Wittgenstein, Braga-Coimbra: Angelus Novus, 1997

• SaloméLeninDada, Braga-Coimbra: Angelus Novus, 2001

• Arte em Teoria – Uma antologia de Estética, Braga: Centro de Estudos Humanísticos, 2009 (Coordenação da edição, introdução e tradução)

• Co-organizador e co-editor de Estudos Performativos – Global Performance / Political Performance, Braga: Húmus / Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2010

• Co- organizador e co-editor de Pensar Radicalmente a Humanidade – Ensaios em Homenagem ao Prof. Doutor Acílio da Silva Estanqueiro Rocha, Braga: Húmus / CEHUM, 2011

• Co-organizador e co-editor de Vozes, Discursos e Identidades em Conflito – Actas do XII Colóquio de Outono, Braga: Húmus / CEHUM, 2011

• Co-organizador e co-editor de Estética, Cultura Material e Diálogos Intersemióticos – Actas do XIII Colóquio de Outono, Braga: Húmus / CEHUM, 2012

• Editor das Actas do IX Simpósio Galaico-Português de Filosofia, publicadas em Diacrítica, nº 26/2, Braga: CEHUM, 2012

• Co-organizador e co-editor de Humanidades: Novos Paradigmas do Conhecimento e da Investigação – Actas do XIV Colóquio de Outono, Braga: Húmus / CEHUM, 2013

• Co-organizador e co-editor de As Humanidades e as Ciências: Disjunções e Confluências – Actas do XV Colóquio de Outono, Braga: Húmus / CEHUM, 2014

• Co-organizador e co-editor de Conflito e Trauma – Actas do XVI Colóquio de Outono, Braga: Húmus / CEHUM, 2015

• Co-organizador e co-editor de Outros Mapas – Linguagem, migração, diáspora, Braga: Húmus / CEHUM, 2016





Capítulos de Livros

• “No barco de Teseu: a suspeita da transformação nas óperas de Strauss e Hofmannsthal”, in A mulher, o louco e a máquina, Braga: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 1998 (http://hdl.handle.net/1822/9249)

• “Uma Investigação Filosófica de Edmund Burke: o excesso por fascículos”, in Inquérito à Modernidade: Actas do Colóquio Edmund Burke, Braga: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 1999 (http://hdl.handle.net/1822/8852)

• “Two texts on dance”, in Poéticas Inter-Artes – do texto à imagem ao palco, ao écran, Braga: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2006 (http://hdl.handle.net/1822/8972)

• “Inversões, ou a obra de arte como origem”, in A morte e a origem – Em torno de Heidegger e de Freud, Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2008

• “ ‘A Valquíria cavalga livre’ – Wagner e Lévi-Strauss”, in Pensar Radicalmente a Humanidade – Ensaios em Homenagem ao Prof. Doutor Acílio da Silva Estanqueiro Rocha, João Cardoso Rosas e Vítor Moura (orgs.), Vila Nova de Famalicão: Húmus / CEHUM, 2011

• “Another look at immoral art” in Sociedades en Crisis. Europa y el concepto de Estética. Congreso Europeo de Estética, Madrid: Ministério da Cultura de Espanha, 2011

• “Le condizioni del nuovo: l’interazionismo metafórico rivisitato”, in Fenomenologia della Scoperta, Mauro Maldonato (ed.), Milão: Bruno Mondadori, 2011, pp. 269-278

• “The secret diaries of a music lover: associating emotions to music”, in Proceedings of the Fifth Mediterranean Congress of Aesthetics – Art, Emotion and Value, Universidade de Múrcia, 2012 (http://www.um.es/vmca/proceedings/index.php)

• Moura, V., Pietrobon, R., Monteiro, P., Maldonato, M., “A presença da metáfora em artigos de investigação biomédica”, in Humanidades: Novos Paradigmas do Conhecimento e da Investigação – Actas do XIV Colóquio de Outono, Braga: Húmus / CEHUM, 2013

• Moura, V., Pietrobon, R., Monteiro, P., Maldonato, M., “Metáforas na investigação biomédica – diagnóstico e tipologia”, in As Humanidades e as Ciências, Disjunções e confluências – Actas do XV Colóquio de Outono, Braga: Húmus / CEHUM, 2014, 59-76

• “A doença wagneriana (1813 – 2013)”, in As Humanidades e as Ciências, Disjunções e confluências – Actas do XV Colóquio de Outono, Braga: Húmus / CEHUM, 2014, 691-704

• “Seeing-from: Imagined viewing and the role of hideouts in theatre”, in Proceedings of the European Society for Aesthetics, vol.6, Fabian Dorsch e Dan Ratiu (eds.), European Society for Aesthetics, 2014, 258-275 (http://www.eurosa.org/volume-6/)

• “Kundry must die: stage direction and authenticity”, in Proceedings of the European Society for Aesthetics, vol.7, Fabian Dorsch e Dan Ratiu (eds.), European Society for Aesthetics, 2015, 370-390 (http://www.eurosa.org/volume-7/)

• “Testing the Blending”, in Proceedings of the European Society for Aesthetics, vol.8, Fabian Dorsch e Dan Ratiu (eds.), European Society for Aesthetics, 2016, 336-353 (http://www.eurosa.org/volume-8/)

• “Unexpected findings and documentaries”, in Thinking Reality and Time through Film, Christine Reeh e J.M. Martins (eds.), Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2017, 266-282





Artigos


• "Wittgenstein: a Possibilidade do Jogo Transcendental", in Diacrítica, Braga: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 1994 (http://hdl.handle.net/1822/3041)

• "As muitas probabilidades da injustiça", in Diacrítica, Braga: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 1996 (http://hdl.handle.net/1822/2846)

• “Quantas vezes deve morrer Coriolano? – uma ou outra coisa sobre a presença de Maquiavel no teatro político de Shakespeare”, in Ciberkiosk, nº1, Coimbra, 1998

• “Nos 150 anos de uma expedição”, in Ciberkiosk, nº2, Coimbra, 1998

• Tradução de “A alma do homem sobre o Socialismo” de Óscar Wilde, in Zentralpark, Revista de Teoria e Crítica, Braga: Angelus Novus, 1999

• Recensão da obra Textos sobre o Belo, o Sublime e o Trágico, de Friedrich Schiller, tradução, introdução e notas de Teresa Rodrigues Cadete, in Ciberkiosk nº3, Coimbra, 1999

• “Wittgenstein: Investigações Estéticas”, in Revista Portuguesa de Filosofia, Tomo LV, nº 1-2, Braga: Faculdade de Filosofia de Braga, 1999

• Recensão da obra A última palavra, de Thomas Nagel, in Ciberkiosk, nº4, Coimbra, 1999

• “Composicionalidade, assimetrias e dualidade de funções”, in Diacrítica, nº17/1, Braga: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2003, 221-234 (http://hdl.handle.net/1822/8970)

• “O espaço teatral e a condição do espectador”, in IN SI(s)TU, nº 5-6, Porto: Associação Cultural Insisto, 2003; re-impresso in Teatro do Mundo – O Teatro na Universidade, Ensaio e Projecto, Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2007

• “Intentions in Action”, in Intelectu (www.intelectu.com), nº 8, Maio, 2003 (http://hdl.handle.net/1822/2848)

• “O giroscópio”, in Relâmpago, nº12 (Abril), Lisboa: Fundação Luís Miguel Nava, 2003

• “Emerson, Nietzsche e o ‘animal metafórico’ “, in Diacrítica (série de Filosofia e Cultura), nº 18/2, Braga: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2004

• “Velocidade e acordo: o carácter metafórico das ideias estéticas”, in revista Philosophica, nº 24, Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa: Lisboa, 2004; re-impresso em Kant: Posteridade e Actualidade – Colóquio Internacional, Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2007

• “The cinematic Muthos”, in Análises – Actas do 2º Encontro de Filosofia Analítica, Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2006

• Texto de apresentação da exposição Superfícies, do Pintor Carlos Corais, na Casa-Museu Nogueira da Silva, de 10 de Março a 18 de Abril de 2006

• Introdução do livro Espíritos Elementares, do fotógrafo Paulo Gaspar Ferreira (Porto: In-Libris, 2006)

• “A experiência de representações musicais”, in http://sexta-feira.dyndns.org/interartes/, 2007

• “Gostar ou avaliar: David Hume e a crítica de arte”, in Diacrítica, nº 22, Braga: Centro de Estudos Humanísticos, 2008

• “Questions sur Profession Éthicien, de Daniel Weinstock”, in Diacrítica, nº22-2, Braga: Centro de Estudos Humanísticos, 2008

• “A moral da história”, in Censura e Inter / dito – Actas do IX Colóquio de Outono, Braga: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2009, 39-61

• ”Merleau-Ponty (1908-2008): mundo da vida / carne do mundo”, in Diacrítica, nº 23-2, Braga: Centro de Estudos Humanísticos, 2009, 335-359

• “Luzes, câmara ou acção? Três ontologias para a imagem em movimento”, in Diacrítica, nº 25-2, Braga: Centro de Estudos Humanísticos, 2011

• “Timing the Aesthetic Experience”, in Cosmo – Comparative Studies in Modernism, nº 6, Turim: Università degli Studi di Torino, 2015, 111-122

• Texto do catálogo da exposição o interior é o exterior, do Pintor Carlos Corais, na Casa-Museu Nogueira da Silva, de 5 de Maio a 28 de Junho de 2017




Traduções


• Co-tradução, do inglês, com introdução e notas, da obra O Atomismo Lógico de Wittgenstein, de James Griffin, Porto: Porto Editora, 1998

• Co-tradução, do alemão, do capítulo “Para quê Poetas?” da obra Caminhos da Floresta, de Martin Heidegger, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002

• Tradução, do inglês, do artigo “Sobre a Tradução: de Platão a Heidegger”, de John Sallis, in Heidegger, Linguagem e Tradição – Colóquio Internacional, Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2002

• Tradução, do alemão, do artigo “Por que necessita a Europa de uma Constituição?”, de Jürgen Habermas, in Europa, Cidadania e Multiculturalismo, Braga: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2004

• Tradução, do inglês, do artigo “Sobre os laços que unem: personagens, emoções e ficções populares”, in Diacrítica, nº 19-2, Braga: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2005

• Co-tradução, do inglês, da obra de Nelson Goodman, Linguagens da Arte, Uma abordagem a uma teoria dos símbolos, Lisboa: Gradiva, 2006

• Tradução, do alemão, do artigo “Sobre a Fenomenologia da Pulsão e do Desejo em Husserl”, de Rudolf Bernet, in Subjectividade e Racionalidade – Uma abordagem fenomenológico-hermenêutica, Porto: Campo das Letras, 2006

• Tradução, do italiano, e comentário de « Expansão e fragmentação do horizonte estético », de Mario Perniola, in Diacrítica - Filosofia, 20, 2, Braga Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, 2006

• Tradução, do inglês, de “Refinando historicamente a arte” de Jerrold Levinson, in Diacrítica, nº22, Braga: Centro de Estudos Humanísticos, 2008

• Revisão da tradução, feita a partir do alemão por Bernhard Sylla, de “Da faculdade linguística e da origem da linguagem”, de Johann Gottlieb Fichte, in Diacrítica, 28-2, Braga: Húmus / CEHUM, 2014, 111-153

• Tradução, do inglês, de “Sobre o referir”, de Peter Strawson, in Filosofia da Linguagem – Uma antologia, Braga: Húmus e CEHUM, 2017

• Revisão da tradução, feita a partir do alemão por Bernhard Sylla, de “Superação da metafísica através da análise lógica da linguagem”, de Rudolf Carnap, in Filosofia da Linguagem – Uma antologia, Braga: Húmus e CEHUM, 2017

• Revisão da tradução, feita a partir do alemão por Bernhard Sylla, de “Contribuições para uma crítica da linguagem”, de Fritz Mauthner, in Filosofia da Linguagem – Uma antologia, Braga: Húmus e CEHUM, 2017



Orientação de Projetos de Pós-doutoramento

• Supervisão do projecto de pós-doutoramento da Doutora Maria João Araújo, com o título “Music and Emotion” (concluído em 2014).


Orientação de Teses de Doutoramento

• Orientação da tese de doutoramento Operar conceptualmente na arte. Operar conceptualmente na arquitectura, do Arquitecto José Manuel do Couto Ramos Capela, docente da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho. A dissertação foi defendida no dia 26 de Abril de 2013, na Universidade do Minho, tendo sido aprovada por unanimidade.

• Orientação da tese de doutoramento Expressão e Criatividade no Retrato «Naturalista» do Século XX, do Mestre Carlos Alberto Lago Cruz Corais, docente da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho. A dissertação foi defendida no dia 3 de Junho de 2013, na Universidade do Minho, tendo sido aprovada por unanimidade.

• Co-orientação da tese de doutoramento Leituras Críticas de Alain Renaut sobre a Autoridade em Hannah Arendt: Uma Crise consequente nos Países em vias de Desenvolvimento?, do Mestre Luís Cipriano Manuel (Universidade Pedagógica de Moçambique). A dissertação foi defendida a 8 de Maio de 2017, na Universidade Pedagógica de Moçambique, em Maputo, tendo sido aprovada por unanimidade.

• Orientação da tese de doutoramento Preencher o Vazio Urbano – Casa do Artista, da Arquitecta Gisela Liliana Vilaça Rebelo de Faria.

• Orientação da tese de doutoramento Filosofia e Cinema: Uma intersecção entre a Estética e a Moralidade do Filme, da Mestre Sara Tiago Gonçalves (bolsa de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia SFRH/BD/113199/2015).

• Orientação da tese de doutoramento Forma e Compreensão Musical – Uma abordagem pluridisciplinar ao debate entre concatenacionismo e arquitectonicismo, do Mestre Tiago Morais Ribeiro de Sousa.

• Supervisão do projecto de pós-doutoramento da Doutora Maria João Araújo, com o título “Music and Emotion” (concluído em 2014).

• Orientação local do doutorando Omar Martínez Alejos, da Universidade da Corunha, que visitou a Universidade do Minho ao abrigo de um programa de mobilidade entre as duas universidades (1º semestre de 2016/2017).



Orientação de Teses de Mestrado

• Orientação da tese de Mestrado em Educação Musical As qualidades expressivas no ensino do Piano - Um estudo pedagógico aplicado à obra para a infância de Francisco Lacerda, da Licenciada Maria Cristina de Magalhães Dornelas. Defendida a 27 de Julho de 2007, obtendo a classificação de Muito Bom.

• Orientação da tese de Mestrado em Educação Musical Estudo da Ontologia da Obra Musical e sua aplicação à versão para viola e piano da Sonata Op. 120, nº 2, de Brahms, do Licenciado Jorge Miguel da Costa Alves. Defendida a 2 de Dezembro de 2009, obtendo a classificação de Muito Bom.

• Orientação da tese de Mestrado em Filosofia A dimensão ético-política da Crítica da Faculdade de Julgar de Immanuel Kant, do Licenciado Martinho Artur Pinto dos Santos Moura. Defendida a 6 de Junho de 2011, obtendo a classificação de 18 valores.

• Co-orientação da tese de Mestrado em Mediação Cultural Antonioni e a situação do homem moderno, da Licenciada Joana Zehmer Matos. Defendida a 25 de Julho de 2011, obtendo a classificação de 18 valores.

• Orientação da tese de Mestrado Integrado em Arquitectura Fausto: a Dramaturgia e o Espaço, da Arquitecta Ana Rita Palmeira Malheiro Matos. Defendida a 16 de Julho de 2012, obtendo a classificação de 15 valores.

• Orientação da tese de Mestrado em Mediação Cultural, Análise da relação entre imagem e música em algumas produções cinematográficas do género melodrama, do licenciado Everton Samuel dos Santos Melo. Defendida a 29 de Julho de 2013, tendo obtido a classificação de 13 valores.

• Orientação da tese de Mestrado em Mediação Cultural, Arte Urbana: o caso do Porto, da licenciada Vanda de Fátima Lopes Teixeira. Defendida a 3 de Março de 2016, tendo obtido a classificação de 17 valores.

• Co-orientação da tese de Mestrado Integrado em Arquitectura com o título Arquitectura: Forma e Uso, de Maria Falcão Gonçalves Bessa d’Orey. A tese foi defendida a 11 de Julho de 2017, tendo sido aprovada por unanimidade com a classificação de 19 valores.

• Orientação da tese de Mestrado em Filosofia A contribuição filosófica do cinema, do licenciado André Manuel Gonçalves Martins.

• Orientação da tese de Mestrado em Arquitectura, As capas das publicações periódicas culturais no século XX em Portugal, do Arquitecto Pedro Negrões Soares.

• Orientação da tese de Mestrado em Mediação Cultural, A metonímia no cinema, pelo licenciado Luís Miguel Peixoto Leite.

• Orientação da tese de Mestrado em Mediação Cultural, Literacia Visual – Filosofia da Fotografia, da licenciada Dora Lopes.

• Orientação da tese de Mestrado em Mediação Cultural, O cinema como filosofia – Estudo de algumas questões filosóficas levantadas por Luís Buñuel na sua obra cinematográfica, do licenciado António Lopes Pereira.

• Orientação da tese de Mestrado em Educação / Educação Visual, Análise da criatividade na aprendizagem da disciplina de Educação Visual – O caso das EPC Natite e Unidade do Município de Pemba do licenciado Arsénio Constantino Xavier (Universidade Pedagógica de Moçambique).

• Orientação da tese de Mestrado em Mediação Cultural, Objectividade e Realismo no Documentário Transmedia, da licenciada Luísa Cristina Leite Alvão de Carvalho.