PLP

Poéticas em Língua Portuguesa

O Grupo de Investigação Poéticas em Língua Portuguesa é composto por investigadores do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho e por investigadores exteriores com reconhecido trabalho académico no âmbito dos estudos portugueses.

Os seus elementos têm vindo a desenvolver intensa investigação no âmbito dos estudos portugueses, de que tem resultado uma vasta e incontornável bibliografia especializada, reconhecida internacionalmente.

Para além disso, têm vindo a organizar sistematicamente colóquios, seminários, ciclos de conferências, que têm contribuído para um produtivo aprofundamento científico desta área de estudos. Têm sido igualmente protagonistas de múltiplas acções de divulgação, perante um público mais alargado, da literatura e cultura em língua portuguesa em múltiplos contextos.

Este grupo de investigação visa a reunião destes investigadores, que até agora têm vindo a desenvolver isoladamente o seu trabalho científico no âmbito dos estudos portugueses, brasileiros e africanos de língua portuguesa. A possibilidade de investigação colaborativo que este Grupo representa permitirá integrar novas abordagens críticas nos estudos das literaturas de língua portuguesa, permitindo rever parte do conhecimento herdado e produzir novas leituras dos tópicos em análise. A particular constituição do grupo, que parte da associação de especialistas das várias literaturas de língua portuguesa, garante, por um lado, uma investigação de primeira linha em cada domínio particular, e por outro, a sua abertura a outras e novas perspectivas críticas, decorrentes precisamente da intersecção de tópicos de análise entre os diferentes objectos envolvidos.


Coordenador:
Carlos Mendes de Sousa

Membros CEHUM:
Investigadores seniores:
Ana Maria Ribeiro; Carlos Mendes de Sousa; Isabel Cristina Mateus; Maria do Carmo Cardo Mendes; Maria Micaela Ramon; Rita Patrício; Sérgio Sousa